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sábado, 23 de novembro de 2024

Orientações para o Diretor Escolar – PRÉ, DURANTE e PÓS-Aplicações das Avaliações Externas Somativas 2024!

Orientações para o Diretor Escolar – Atividades Pré-Aplicação das Avaliações Externas Somativas 2024

Período de Aplicação: 25 de novembro a 06 de dezembro de 2024

A aplicação das Avaliações Externas Somativas é um processo essencial para a mensuração da qualidade da educação municipal. O papel do Diretor Escolar é estratégico para garantir que o processo ocorra com organização e eficiência. Abaixo seguem as atividades detalhadas e o cronograma das ações para orientar sua atuação:


1. Preparativos Preliminares

a. Divulgação na Comunidade:

  • Informar à comunidade escolar sobre as Avaliações Externas, ressaltando a importância da participação de todos os alunos.
  • Utilizar cartazes, reuniões e comunicados digitais para garantir ampla divulgação.

b. Participação na Capacitação:

  • Participar da capacitação ministrada pelo Secretário Municipal de Educação, caso sua escola oferte o 9º ano.
  • Assinar a Lista de Presença/Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade, conforme orientações do manual.

c. Planejamento de Capacitações Locais:

  • Planejar e realizar a capacitação dos Professores Aplicadores e da Comissão de Acompanhamento, garantindo um número superior ao necessário para cobrir eventuais imprevistos.
  • Utilizar os Manuais de Orientação para capacitar as equipes.

d. Armazenamento dos Materiais:

  • Garantir um local seguro para o armazenamento dos pacotes de testes, em conformidade com as orientações de segurança do manual.

2. Organização das Equipes e Agendamento

a. Definição das Equipes:

  • Montar as equipes que participarão da aplicação dos testes, de acordo com o quantitativo e os critérios descritos abaixo:
EquipeQuantitativoCritérios de Seleção
Professores Aplicadores1 por turma avaliadaProfessor da escola, desde que não seja professor de Língua Portuguesa ou Matemática, nem professor da turma avaliada.
Comissão de Acompanhamento3 pessoas por turnoMembro do Colegiado Escolar ou pessoas da comunidade escolar, indicadas pelo Colegiado.

b. Plano de Distribuição:

  • Criar um plano detalhado de distribuição dos Aplicadores por turma, especificando a alocação de cada aplicador para as salas de aula.
  • Exportar as informações para as planilhas oficiais.

3. Recebimento, Conferência e Distribuição dos Materiais

a. Conferência dos Pacotes de Testes:

  • Ao receber os pacotes de testes, verificar se há materiais suficientes para todas as turmas a serem avaliadas.
  • Checar a quantidade de testes de cada turma, conferindo as etiquetas nos pacotes.

b. Ações em Caso de Insuficiência de Material:

  • Caso a quantidade de testes seja insuficiente, consultar a seção "Situações de Aplicação" no manual para as orientações de reposição.

c. Controle do Material:

  • Preencher a Ficha de Controle do Material – Diretor Escolar conforme as instruções presentes no Manual do Diretor. Essa ficha deve ser preenchida diariamente, garantindo o controle total sobre os materiais recebidos e distribuídos.

4. Durante o Período de Aplicação

  • Acompanhar o Processo: Esteja disponível para resolver eventuais dúvidas ou imprevistos.
  • Garantir a Regularidade: Supervisionar as salas para assegurar que os testes sejam aplicados de acordo com as normas e sem interferências externas.
  • Auxílio às Equipes: Prestar suporte às equipes de aplicação e acompanhamento, caso necessário.

Orientações para o Diretor Escolar – Atividades no Dia (Durante) da Aplicação das Avaliações Externas Somativas 2024

Para garantir a organização e a execução adequada das Avaliações Externas Somativas, é essencial que o Diretor Escolar siga as atividades abaixo detalhadamente, assegurando que tudo ocorra de forma tranquila e eficiente.


1. Atividades no Dia da Aplicação

a. Chegada Antecipada:

  • Compareça à escola com 1 hora de antecedência para organizar todos os preparativos antes do início das avaliações.

b. Providenciar Materiais:

  • Disponibilize materiais básicos para empréstimo aos estudantes, como lápis, borrachas e canetas pretas, (de qualidade).

c. Recepção da Comissão de Acompanhamento:

  • Receba os membros da Comissão de Acompanhamento e entregue-lhes as folhas de instruções e relatórios que deverão ser preenchidos ao longo do processo.

d. Conferência dos Materiais:

  • Confirme se anotou, na Ficha de Controle do Material – Diretor Escolar, a quantidade de Cadernos de Teste conforme a etiqueta dos pacotes. Esta conferência é essencial para evitar divergências.

e. Verificar Presença dos Aplicadores:

  • Confirme o número de Professores Aplicadores presentes e certifique-se de que sejam suficientes para atender às turmas avaliadas.

f. Entrega de Materiais aos Supervisores:

  • Entregue os materiais das Avaliações Externas do 2º e 5º Ano do Ensino Fundamental aos Supervisores de Escola (aplicadores externos).

g. Distribuição dos Pacotes de Teste:

  • Entregue ao Professor Aplicador o pacote de testes correspondente à turma e a lista com os nomes e datas de nascimento dos estudantes.

h. Assinatura do Formulário de Rastreamento:

  • Solicite aos Aplicadores que assinem o Formulário de Rastreamento de Unidade (FRU) para atestar o recebimento dos pacotes.

i. Sincronização do Início do Teste:

  • Certifique-se de que todas as turmas iniciem o teste no mesmo momento, garantindo uniformidade no processo.

j. Monitoramento da Aplicação:

  • Acompanhe e monitore a aplicação, verificando se todos os procedimentos estão sendo seguidos corretamente.

k. Organização de Teste Alternativo:

  • Providenciar teste em outra turma, quando necessário.

l. Suporte aos Aplicadores:

  • Esteja presente durante toda a aplicação para auxiliar os Professores Aplicadores em eventuais dúvidas ou situações inesperadas.

m. Comunicação com a SRE:

  • Relate imediatamente à  Secretaria Municipal de Educação qualquer ocorrência que possa ocorrer:

n. Encaminhe os  Questionários Contextuais:

  • Distribua os logins dos Questionários Contextuais aos professores (conforme as etapas e disciplinas aplicadas) e responda ao Questionário do Diretor.

2. Instruções para o Questionário Contextual

O Questionário Contextual é parte essencial do processo e deve ser preenchido de acordo com as orientações abaixo:

  • Link de Acesso: https://avaliacaoemonitoramentosimave.caeddigital.net/#!/pagina-inicial
  • Etapas Avaliadas:
    • 2º Ano, 5º Ano e 9º Ano do Ensino Fundamental
  • Disciplinas:
    • Língua Portuguesa e Matemática
  • Respondentes:
    • Diretor de Escola
    • 2º e 5º Ano EF: Professor Regente de Turma
    • 9º Ano EF: Professor de Língua Portuguesa e Matemática
  • Usuário e Senha: Login e senha aleatório disponibilizado pelo Diretor de Escola

Resumo Final de Atividades

  1. Chegar com antecedência para organizar e revisar os preparativos.
  2. Conferir a presença de aplicadores e distribuir pacotes de teste e materiais de apoio.
  3. Monitorar e auxiliar durante todo o processo de aplicação.
  4. Garantir uniformidade no início do teste e organização das turmas.
  5. Relatar qualquer ocorrência à Secretaria de Educação imediatamente.
  6. Distribuir e orientar o preenchimento dos Questionários Contextuais, além de preencher o Questionário do Diretor.
  7. e. Usuário e Senha: Login e senha aleatório disponibilizado pelo Diretor de Escola

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Orientações para o Diretor Escolar – Atividades Pós-Aplicação das Avaliações Externas Somativas 2024

Período de Devolução: Após o término da aplicação, devolva o pacote imediatamente à Secretaria Municipal de Educação.

A etapa de devolução dos materiais das Avaliações Externas é tão importante quanto a aplicação, pois garante a integridade dos dados coletados e a segurança do processo. Para facilitar, segue um roteiro detalhado das atividades que o Diretor Escolar deve realizar:


1. Após a Aplicação – Organização e Conferência dos Materiais

a. Recebimento dos Pacotes de Testes pelos Aplicadores:

  1. Verificar lacres: Certifique-se de que todos os pacotes de testes entregues pelos Aplicadores estejam lacrados e inviolados.
  2. Assinatura do Comprovante de Aplicação: Assine o Comprovante de Aplicação, destacado da Ata de Sala, confirmando a devolução do material pelos Aplicadores.
  3. Formulário de Rastreamento de Unidade (FRU): Preencha o campo "Devolução" no Formulário de Rastreamento de Unidade – Via do Diretor Escolar, atestando que os pacotes indicados foram devolvidos pelos Aplicadores.
  4. Ficha de Controle do Material: Complete o preenchimento de todos os campos da Ficha de Controle do Material, conforme as instruções detalhadas no manual do Diretor Escolar.

b. Recebimento dos Malotes do Supervisor de Escola:

  • Receba, imediatamente após a aplicação, os malotes lacrados da Avaliação Externa Somativa – 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, entregues pelo Supervisor de Escola. Certifique-se de que estão devidamente identificados e lacrados.

2. Devolução do Material à Secretaria Municipal de Educação

Após organizar e conferir os materiais, devolva-os juntos à Secretaria Municipal de Educação imediatamente, seguindo os itens abaixo:

Materiais a serem devolvidos:

  1. Caixas de Avaliação:

    • Contendo os pacotes de testes aplicados no 9º ano do Ensino Fundamental e, se aplicável, no 3º ano do Ensino Médio.
  2. Formulário de Rastreamento de Unidade (FRU):

    • Entregar a Via do Diretor Escolar, devidamente preenchida e assinada.
  3. Lista de Presença/Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade:

    • Garantir que todas as listas estejam assinadas por todos os envolvidos.
  4. Relatórios da Comissão de Acompanhamento:

    • Verificar se estão preenchidos, envelopados e lacrados antes da devolução.
  5. Ficha de Controle do Material – Cópia do Diretor Escolar:

    • Devolver uma cópia completa e assinada da Ficha de Controle do Material.
  6. Materiais do 2º e 5º Anos do Ensino Fundamental:

    • Devolver todos os materiais referentes ao 2º e 5º anos EF juntamente com os materiais do 9º ano EF, garantindo a unificação no momento da entrega.

3. Cuidados Finais

  • Organização: Certifique-se de que todos os itens estão organizados por categoria (caixas, formulários, relatórios, listas) para facilitar o recebimento pela Secretaria Municipal de Educação.
  • Prazos: Garanta que a devolução seja realizada dentro do prazo estipulado para evitar atrasos no processo de análise.
  • Contato: Caso surjam dúvidas durante o processo de devolução, entre em contato com a equipe de suporte da Secretaria Municipal de Educação.

Agradecimento Especial

A Secretaria Municipal de Educação agradece profundamente o comprometimento e dedicação de todos os Diretores Escolares e suas equipes neste processo. Seu trabalho é essencial para que o direito de aprendizagem dos estudantes seja garantido e para que possamos avaliar e aprimorar continuamente a qualidade da nossa educação.

Estamos certos de que, com sua liderança e organização, as Avaliações Externas Somativas transcorrerão com excelência.

Fonte: slides utilizados na preparação por Andréa-S.R.E..

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