Páginas

PÁGINAS

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Um Encontro Inesperado

Gosto muito de parar diante das tirinha, observando cada detalhe, cada expressão, cada balão de fala, tentando decifrar as ideias que o artista quis transmitir. E a surpresa é quase sempre garantida ! 

A tirinha  acima apresenta uma reflexão interessante sobre a relação entre alunos e professores, e como a escola é percebida durante as férias. 

Nos primeiros quadros, a professora expressa a percepção comum de que, durante as férias, a escola parece ser esquecida pelos alunos, imersos em suas atividades de lazer.  O encontro inesperado com um aluno a surpreende e a alegra, evidenciando o distanciamento que as férias impõem. 

A fala do aluno, "Estou contando os dias para a volta às aulas!", revela uma perspectiva oposta e inesperada. A frase  "Até lá!" demonstra ansiedade pelo retorno à escola e reforça a ideia de que a escola é um espaço positivo e desejado. 

O último quadro, com a professora pensativa,  sugere que a fala do aluno a fez repensar suas concepções sobre a relação da criança com a escola. A frase "Como é bom lembrar que a escola existe..." pode ser interpretada de diferentes maneiras: como um alívio por parte da professora ao perceber que a escola é importante para o aluno, ou como uma reflexão sobre o papel social e o valor da escola na vida da criança, para além do período letivo.

A tirinha, de forma leve e bem-humorada, nos convida a questionar a percepção comum sobre a relação entre alunos, professores e a escola, mostrando que essa relação pode ser mais complexa e afetiva do que imaginamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita!