"Discutir com uma pessoa que renunciou à lógica é como dar remédio a um homem morto."Thomas Paine
🧠 Reflexão Pedagógica: Lógica como Alicerce da Educação
A frase de Thomas Paine nos provoca: “Discutir com uma pessoa que renunciou à lógica é como dar remédio a um homem morto.” Ela nos convida a pensar sobre o papel da lógica na vida escolar e na formação de nossos alunos.
Na educação, a lógica não é apenas uma habilidade cognitiva, mas um princípio de coerência, de busca pela verdade e pelo diálogo construtivo. Quando um educador renuncia à lógica, ele perde o rumo — e corre o risco de não enxergar o potencial do aluno, de não construir caminhos possíveis para o conhecimento. A lógica é a ponte entre o que ensinamos e o que o aluno pode compreender, passo a passo.
Renunciar à lógica é ceder ao improviso sem critério, ao autoritarismo, ao discurso vazio. Crescer como educador exige consistência, argumentação, escuta ativa e disposição para o raciocínio.
Se quisermos ajudar nossos alunos a crescerem, precisamos ser faróis de clareza. Precisamos ensinar a pensar — e para isso, precisamos pensar também. Que nas nossas reuniões possamos refletir juntos: Estamos ensinando nossos alunos a raciocinar? E nós, estamos raciocinando com amor e lógica?
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