Páginas

PÁGINAS

terça-feira, 20 de maio de 2025

📚 No barco da infância, cada remada é uma descoberta!

📚 No barco da infância, cada remada é uma descoberta

No fim de tarde do dia 16 de maio, quando os ponteiros marcaram 18 horas, um movimento sereno e ao mesmo tempo vigoroso tomou conta do Polo UAB de Carlos Chagas. Não era mais um encontro qualquer — era um mergulho intencional no universo sensível da Educação Infantil. Educadoras e educadores da rede municipal se reuniram para a formação presencial sobre o material didático Prosinha – Volumes 1, 2 e 3, num momento que mais pareceu uma travessia coletiva rumo ao encantamento do ensinar.

Com o apoio da assessora pedagógica Damaris de Paula Pimentel Carneiro e da técnica curricular da Secretaria, Fernanda Vilela, vivenciamos o que, em essência, significa planejar com afeto e educar com intencionalidade. A abertura foi leve como canção: ao som do vídeo “Construir um barquinho”, cada participante foi convidado a refletir — o que carregamos em nosso barco pedagógico?

O material Prosinha, escolhido pela rede para atender crianças de 3 a 5 anos, está em perfeita sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Currículo Referência de Minas CRMG. Ele valoriza o protagonismo infantil, organiza a aprendizagem em campos de experiências e transforma o cotidiano em oportunidade educativa. Durante a formação, a metodologia do World Café propiciou um rico intercâmbio de ideias, em que professores assumiram o papel de anfitriões e viajantes do saber, explorando juntos as práticas antes, durante e depois das atividades propostas nos livros.

Com olhares atentos e corações engajados, os educadores mergulharam na proposta de transformar a rotina escolar em um solo fértil para as descobertas, onde cada traço, som, cor e gesto revela um universo em formação. Não se tratava apenas de aprender sobre o livro, mas de entender que tudo na escola é experiência — e deve ser planejado com significado.

Ao final, como nas boas travessias, havia a sensação de missão cumprida. Cada professor saiu dali com novas remadas para impulsionar seu barquinho — feito de sonho, afeto, escuta e prática pedagógica qualificada.

🌻 Que esse movimento continue, alimentando o rio da Educação Infantil com águas de cuidado, criatividade e compromisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita!