A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade, sobretudo militares, com a monarquia.
Militares e civis estavam insatisfeitos com a monarquia. Os militares, haviam lutado na Guerra do Paraguai e exigiam melhores salários e carreira. Queriam também o direito de se manifestarem politicamente. Na verdade a monarquia estava em uma grande crise e muitos assuntos no debate da época: o abolicionismo, as tretas da Igreja Católica com o estado laico, o embate entre os conservadores e liberais, a sub-representação política das províncias do sudeste, acendia mais o espírito republicano e a crítica a monarquia enquanto forma de governo vigente.
Certo é que o golpe foi dado, e no dia 16 de novembro a família real foi expulsa do Brasil. O Brasil tornou-se um estado laico e o presidencialismo passa a ser a nossa forma de governo, com Deodoro da Fonseca como nosso, primeiro presidente
Em 1889 foi promulgada uma nova Constituição e nos anos seguintes foi disputa ferrenha entre os monarquistas e os republicanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pela sua visita!