Páginas

PÁGINAS

quarta-feira, 9 de abril de 2025

📱 Quando a Diversão Digital Supera o Dever de Aprender!


📱 Quando a Diversão Digital Supera o Dever de Aprender

Você sabia que crianças e adolescentes passam muito mais tempo diante das telas se divertindo do que estudando? A Figura 2 do livro A Fábrica de Cretinos Digitais, do neurocientista Michel Desmurget, traz dados que nos convidam à reflexão.

O gráfico mostra que pré-adolescentes (8 a 12 anos) passam em média 5 horas por dia em frente às telas para atividades recreativas, enquanto dedicam apenas 25 minutos aos deveres escolares. Já os adolescentes (13 a 18 anos) passam cerca de 7 horas por dia se divertindo no digital, contra apenas 1 hora diária para tarefas escolares.

O mais preocupante é a proporção: os pré-adolescentes dedicam 13 vezes mais tempo à diversão digital do que aos estudos. Entre os adolescentes, essa diferença é de 7,5 vezes. Isso levanta um alerta: estamos educando para o saber ou apenas entretendo para o esquecimento?

📌 O que esse dado revela?
Revela uma infância e juventude imersas em um uso desbalanceado das tecnologias. As telas, que poderiam ser aliadas do aprendizado, têm sido consumidas majoritariamente para entretenimento. Segundo Desmurget, isso tem impacto direto no desenvolvimento da atenção, linguagem, memória, saúde emocional e desempenho escolar.

👨‍👩‍👧‍👦 E qual o nosso papel, enquanto educadores e famílias?
Não se trata de abolir as telas, mas de reeducar o uso. Estimular o equilíbrio, orientar o acesso, propor experiências reais, incentivar a leitura, o brincar livre e o convívio social.

Se queremos formar uma geração crítica, criativa e saudável, precisamos olhar para esses dados com responsabilidade. A infância não pode ser sequestrada por algoritmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita!