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sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Um Desfile de Ouro: cidadania, esporte e orgulho em Presidente Pena!

O dia 5 de setembro amanheceu em festa 🎉 em Presidente Pena, com o grande desfile cívico que tomou conta da avenida do distrito. A expectativa era alta 😃, e a comunidade se reuniu para prestigiar o evento que encheu de orgulho não só os organizadores, mas todos os presentes 👏. No centro das homenagens, estavam as diretoras Sônia, da Escola Estadual Olga Prates, e Zaida Kretli, da Escola Municipal São José, cujo empenho foi fundamental para o sucesso da celebração 🎊. Suas escolas, cada uma com uma identidade única, brilharam em suas apresentações ✨, mas algo curioso aconteceu: os temas de ambas se encontraram em uma sintonia surpreendente 🤝.

Enquanto a Escola São José explorava com maestria as conquistas das medalhas de ouro 🥇 nas Olimpíadas, a Escola Olga Prates trouxe à tona a força do esporte 🏅, ressaltando seu impacto transformador na vida de estudantes. O desfile foi uma verdadeira aula de cidadania 🇧🇷, com carros alegóricos coloridos e criativos 🚗🎨, que não só encantaram, mas também emocionaram o público ❤️.

Parabéns também aos professores 👩‍🏫👨‍🏫, que, com dedicação e organização, prepararam seus alunos para este grande momento 🏫. E, claro, um agradecimento especial aos pais 👪, que sempre apoiam as escolas e confiam na educação que ali se faz 🙌.

Foi um verdadeiro show na avenida 🎆. Valeu, Sônia! Valeu, Zaida! Parabéns a todos os professores e alunos que fizeram deste desfile cívico um espetáculo inesquecível 🌟. Presidente Pena, por um dia, respirou história, esporte e orgulho cívico! 🏅🎉

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quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Ecoando Liberdade: um dia de história, esperança e união em Epaminondas Otoni!

No coração do Distrito de Epaminondas Otoni, sob o céu claro da manhã de 04 de setembro ☀️, a comunidade da Colônia se reuniu para celebrar o 3º Momento Cívico do município de Carlos Chagas. O desfile, repleto de simbolismo e esperança, trouxe à tona o orgulho e a força de um povo que valoriza sua história e reafirma, ano após ano, os valores da liberdade e da educação 🎓🇧🇷.

À frente do evento, os diretores Leudiana, Vinicius e Mafran, com sua dedicação incansável, conduziram suas escolas com maestria 👩‍🏫👨‍🏫. Era visível o brilho nos olhos de cada estudante ✨, reflexo do trabalho cuidadoso dos professores e do apoio incondicional dos pais 👨‍👩‍👧‍👦. A comunidade educacional inteira se uniu para transformar este dia em um marco de cidadania e compromisso com o futuro 🌱.

A Escola Municipal Oscar João Kretli emocionou ao revisitar as raízes do Vale do Mucuri 🌿, honrando as famílias que construíram a região. A Escola Nelson Lisboa de Matos fez um alerta urgente sobre o meio ambiente 🌍, lembrando que a liberdade também implica cuidar do planeta. Já a Escola Estadual Epaminondas Otoni ressaltou o papel transformador da educação 📚, reforçando que o conhecimento é a chave para um futuro mais justo ✊.

Na pracinha, todos se concentraram para o momento final. O som da fanfarra ecoou com força 🎶, emocionando os presentes, enquanto o Hino Nacional ressoava pelo ar 🇧🇷. Pais, alunos e professores, lado a lado, mostraram que a liberdade conquistada em 1822 continua viva nos gestos e nas ações de hoje 💫.

Esse dia, mais do que uma celebração, foi uma promessa: a de que juntos, como comunidade, seguiremos construindo um Brasil mais forte e mais livre 💪💖.

@professordeodatogomes

Visualise todo o álbum aqui neste link: https://photos.app.goo.gl/QdKeSyUAkEtoiRk29

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Desfile Cívico da Semana da Pátria em Mayrink destaca tradições e cultura de Minas Gerais!

CARLOS CHAGAS-MG - Hoje, dia 03 de setembro de 2024, o Distrito de Mayrink foi palco do 2º dia de Desfile Cívico da Semana da Pátria. O evento, organizado pela Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, trouxe para as ruas um espetáculo vibrante que homenageou o Estado de Minas Gerais, resgatando sua rica história e tradições.

Com o tema "O Estado de Minas Gerais", a escola apresentou um desfile que encantou a todos os presentes, destacando as características marcantes de Minas. A celebração começou com a impactante figura do Professor Clodoaldo, caracterizado como Tiradentes, revivendo o espírito libertário do movimento da Inconfidência Mineira. Em seguida, alunos caracterizados como garimpeiros desfilaram portando bateias, representando a história do ouro em Minas, enquanto outros estudantes trouxeram à tona as delícias da culinária mineira, exibindo o famoso queijo, doce de leite e a tradicional farofa de torresmo.

O desfile também fez alusão às belezas naturais do estado, com menções às majestosas montanhas mineiras, incluindo referências às formações geológicas do município, como a Pedra da Baleia e a Pedra da Boca. Além disso, foi destacada a força do desenvolvimento industrial e siderúrgico de Minas Gerais, refletindo o progresso e a modernização que o estado alcançou ao longo dos anos.

O evento contou com a presença ilustre dos Secretários Municipais, que fizeram questão de enaltecer a importância do momento cívico. Aédio, Secretário de Governo, Carol, Secretária de Assistência Social, Dyogo, Secretário de Esporte, e o Secretário de Educação, reforçaram em suas palavras o valor de manter vivas as tradições cívicas e a história do estado, especialmente em momentos de celebração nacional como a Semana da Pátria.

Um dos pontos altos do desfile foi a apresentação da Fanfarra, que como sempre, brilhou intensamente. O ressoar dos tambores e os repiques envolventes ecoaram pelas ruas de Mayrink, despertando emoções e reacendendo o orgulho pelas tradições cívicas.

A participação massiva de alunos, pais e de toda a comunidade do Distrito de Mayrink foi notável, mostrando a força do engajamento local em momentos tão significativos. Parabenizamos a todos os envolvidos por proporcionar este lindo e emocionante momento cívico, que certamente ficará marcado na memória de todos.

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Visualize todo o álbum:https://photos.app.goo.gl/cENvcrYbiKKqWFABA

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza celebra Independência com desfile cívico no meio rural!

No dia 02 de setembro de 2024, a Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza, localizada na zona rural de Carlos Chagas, realizou uma emocionante celebração antecipada do 07 de Setembro. O evento contou com um desfile cívico que reuniu a comunidade local, ressaltando o valor do patriotismo e da união.

A diretora Flávia e os professores da escola foram parabenizados pela organização do evento, que, apesar de simples, destacou-se pela sua beleza e autenticidade. O tema escolhido, "O Brasil é Agro", trouxe homenagens significativas a entidades locais que fortalecem o setor agropecuário.

O Sindicato Rural de Carlos Chagas, representado por seu presidente André Costa, foi homenageado por sua contribuição essencial ao desenvolvimento rural. O SICOOB, na figura de Valdeí Barbosa, também foi celebrado por seu papel na inclusão financeira e no apoio ao crescimento da comunidade. Erika, representando a COOLVAM, e a Max Beef, do grupo Supremo Carnes, foram igualmente reconhecidas por suas contribuições à economia local e nacional.

Durante o momento cívico, as falas de Valdeí Barbosa, André Costa, da diretora Flávia e dos Secretários de Esporte e Educação sublinharam a importância do agro para a cidade e para o Brasil, tornando o evento um marco de orgulho e união para todos os presentes.

Como sempre a Fanfarra é um espetáculo a parte!...

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Veja todas as imagens aqui: https://photos.app.goo.gl/SJvkqdYLJkPDA84A9

sábado, 31 de agosto de 2024

Estudantes de Carlos Chagas participam pela primeira vez do 13º Concurso Silemg de Desenho e Redação!

Carlos Chagas – Ontem, (30 de agosto), foi o encerramento das inscrições e o prazo final para o envio dos trabalhos para o 13º Concurso Silemg de Desenho e Redação. Em um exemplo notável de entusiasmo e organização em tempo recorde, 13 escolas de Carlos Chagas estão participando pela primeira vez deste concurso, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (SILEMG). A adesão, que inclui 9 escolas municipais, 03 estaduais e a Cooperativa Educacional de Carlos Chagas (Cooeducar), foi impulsionada pelo incentivo do presidente da COOLVAM, Sr. Welson Souto.

Apesar da agenda escolar lotada e do pouco tempo disponível para trabalhar o tema, as escolas se mobilizaram rapidamente, reconhecendo a importância desta oportunidade. O concurso não apenas permite que os estudantes expressem suas ideias, criatividade e habilidades artísticas, mas também promove um entendimento mais profundo sobre a cadeia do leite, abordando desde seus benefícios para a saúde e bem-estar até questões de sustentabilidade do setor.

As escolas participantes são:

    1-Escola Municipal Aymar Westin Nobre

    2-Escola Municipal Maria Ribeiro Tavares

    3-Escola Estadual Professora Antônia Bernardo

    4-Escola Municipal Presidente Tancredo Neves

 5-Cooperativa Educacional de Carlos Chagas (Cooeducar)

    6-Escola Estadual Dr. João Beraldo

    7-Escola Estadual Geraldo de Souza Norte

    8-Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza

    9-Escola Municipal do Povoado de Francisco Sá

    10-Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni

    11-Escola Municipal Nelson Lisboa de Matos

   12- Escola Municipal Oscar João Kretli

 13-Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro

Os Diretores fizeram a inscrição e enviaram as produções de desenho ou redação dos estudantes das suas instituções, com a expectativa de não apenas se destacarem no concurso, mas também de ter começado um processo de entendimento sobre a relevância do leite, sua cadeia de produção como um alimento essencial tanto para a economia local quanto para a saúde da comunidade.

O Concurso SILEMG de Desenho e Redação demonstra ser uma iniciativa que integra educação, cultura e responsabilidade social, promovendo o conhecimento e o desenvolvimento das novas gerações em torno de uma temática altamente relevante. 

Parabéns a todas as Escolas pela participação!...

Valeu gente!...

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quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Redução das Desigualdades Educacionais: Um Caminho para Garantir a Complementação-VAAR do FUNDEB!

A Lei 14.113/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), introduziu a complementação-VAAR (Valor Anual por Aluno Resultado), um dos mecanismos de redistribuição de recursos federais para reduzir desigualdades educacionais entre estados e municípios. Para que os Entes federados (estados, Distrito Federal e municípios) se habilitem a receber essa complementação, a lei estabelece cinco condicionalidades específicas no artigo 14, parágrafo 1º. Essas condicionalidades são critérios que buscam assegurar que os recursos sejam direcionados de maneira eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

Uma das condicionalidades, o inciso III, trata especificamente da redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais. Essa condicionalidade exige que os Entes federados demonstrem esforços concretos para reduzir as disparidades nos resultados educacionais, considerando as diferenças socioeconômicas e raciais, conforme medido nos exames nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Explicação Detalhada do Inciso III:

Redução das Desigualdades Educacionais: A condição estipula que os Entes federados devem implementar políticas e práticas educativas que busquem ativamente reduzir as desigualdades de desempenho entre diferentes grupos socioeconômicos e raciais. Isso inclui, por exemplo, esforços para melhorar o desempenho de estudantes de famílias de baixa renda, estudantes negros e indígenas, e aqueles em áreas rurais ou periféricas que historicamente têm menos acesso a recursos educacionais de qualidade.

Medidas nos Exames Nacionais: as desigualdades são medidas através dos resultados obtidos nos exames nacionais do sistema de avaliação da educação básica, como o SAEB. Esses exames oferecem um panorama da proficiência dos alunos em diversas disciplinas, como língua portuguesa e matemática, e são utilizados para identificar as lacunas de desempenho entre diferentes grupos de estudantes.

Especificidades da Educação Escolar Indígena: É importante destacar que, ao aplicar esta condicionalidade, a lei respeita as especificidades da educação escolar indígena. Isso significa que as realidades culturais e linguísticas das comunidades indígenas devem ser consideradas, evitando que a padronização dos critérios de avaliação ignore as particularidades dessas comunidades.

Comentário:

A inclusão dessa condicionalidade na Lei 14.113/2020 reflete a preocupação em combater as desigualdades que persistem no sistema educacional brasileiro. O Brasil é marcado por profundas desigualdades socioeconômicas e raciais, que se refletem claramente nos resultados educacionais. Alunos de regiões menos desenvolvidas, pertencentes a minorias raciais ou com condições socioeconômicas desfavoráveis, tendem a ter um desempenho inferior nos exames nacionais em comparação com seus pares de grupos mais favorecidos.

Para se habilitar à complementação-VAAR, os Entes federados precisam mostrar que estão não apenas cientes dessas desigualdades, mas que estão adotando políticas efetivas para reduzi-las. Isso pode incluir programas de reforço escolar, investimentos em infraestrutura escolar nas áreas mais carentes, formação continuada de professores para trabalhar com a diversidade racial e socioeconômica, e a inclusão de conteúdos curriculares que valorizem a diversidade cultural e étnica.

A condicionalidade III é, portanto, uma ferramenta poderosa para incentivar os governos locais a assumirem um papel ativo na promoção da equidade educacional. Ao vincular o recebimento de recursos à redução das desigualdades, a lei não apenas reforça o princípio de justiça social, mas também busca assegurar que todos os estudantes, independentemente de sua origem, tenham acesso a uma educação de qualidade que lhes permita desenvolver plenamente seu potencial.

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Carlos Chagas cumpre determinação e envia informações essenciais para habilitação à complementação VAAR do FUNDEB

Na manhã de 27 de agosto de 2024,  concluímos o envio das informações necessárias para que o município se habilite a receber a complementação VAAR do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). O procedimento foi realizado por meio do SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, com os dados enviados às 11h02.

Entre as informações encaminhadas, destacam-se aquelas relativas às condicionalidades exigidas pela Lei nº 14.113/2020. Dentre elas, foi ratificada a legislação municipal sobre o provimento de cargos de gestores escolares, seguindo critérios técnicos de mérito e desempenho, conforme previsto no Art. 14 da referida lei. Documentos como o Decreto nº 116/2022 e o Edital nº 45/2023 foram anexados, evidenciando a adesão às normativas vigentes.

Além disso, também confirmou a adesão do município ao Referencial Curricular do Estado de Minas Gerais, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O envio incluiu resoluções e pareceres de homologação necessários para a validação do referencial curricular no sistema estadual de educação.

Apesar de alguns pontos de atenção, como a necessidade de adequação das normas sobre Computação na Educação Básica, o município não será inabilitado para o recebimento dos recursos em 2025. A Secretaria Municipal de Educação segue comprometida em realizar as adequações necessárias para garantir a continuidade do acesso aos recursos do FUNDEB nos anos subsequentes.

Essa ação reflete o compromisso da gestão municipal em assegurar a conformidade com as exigências legais, visando sempre à melhoria da qualidade da educação pública em Carlos Chagas.

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Iniciativa do Sinfazfisco-MG referente às férias-prêmio vai beneficiar todos os servidores de MG

 Iniciativa do Sinfazfisco-MG referente às férias-prêmio vai beneficiar todos os servidores de MG

Em maio de 2021 o Departamento Jurídico do Sinfazfisco-MG fez um pedido de abertura de incidente de uniformização sobre a tese dos juizados especiais em relação às férias-prêmio e sua conversão em pecúnia pelo não gozo, especialmente pós aposentadoria.

A argumentação em torno da necessidade de conversão em pecúnia das férias-prêmio não gozadas remete não apenas à proteção dos direitos dos servidores, mas também à aplicação dos princípios de moralidade e legalidade na administração pública. A falta de gozo das férias muitas vezes decorre de imposições administrativas, e é fundamental que o servidor não seja penalizado por essa ausência de oportunidade.

Nesse contexto, apesar de algumas decisões contrárias, os juizados especiais tendem a ser mais acessíveis e rápidos na resolução de conflitos, especialmente em questões envolvendo servidores públicos.

A tese dominante é a de que, na falta de gozo das férias-prêmio de forma regular, o servidor tem direito à conversão desse direito em pecúnia, especialmente se a não concessão das férias se deu por imposições administrativas ou de força maior.

Porém algumas decisões afirmavam que seria necessária a comprovação da negativa da Administração em conceder o gozo do benefício antes da aposentadoria ou exoneração do servidor.

Contudo, o entendimento do Supremo Tribunal Federal referente ao ARE 721.001/RJ se alinha ao princípio da vedação ao enriquecimento sem causa da Administração, que foi considerado na análise do pedido de uniformização.

Por esta razão, a decisão agora publicada possibilita que os servidores tenham um acesso garantido a seus direitos, com a dispensa da comprovação da referida negativa, promovendo a justiça e evitando que a administração pública se beneficie da inação ou de imposições que cerceiam o gozo legítimo de suas férias.

Essa é uma conquista que merece ser celebrada, pois representa um avanço na proteção dos direitos de todos os servidores públicos em Minas Gerais.

CLIQUE aqui para ver a decisão do TJMGhttps://sinfazfiscomg.org.br/visualizararquivo?f=https://sinfazfiscomg.sindicalizi.com.br/comum/uploads/sinfazfiscomg/arquivos/C%C3%B3pia_de_ac%C3%B3rd%C3%A3o_IUJ_1.0000.20.542185.2.000.pdf


quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Estudantes da Escola Municipal Oscar João Kretli fazem imersão na história da industrialização no Centro de Memória Usiminas em Ipatinga.

No último dia 23 de agosto, os alunos da Escola Municipal Oscar João Kretli realizaram uma visita educativa ao Centro de Memória Usiminas, localizado na cidade de Ipatinga. A excursão proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de explorar a história da indústria do aço e da própria Usiminas, conectando-se com a trajetória da industrialização no Brasil e o desenvolvimento do município.

Instalado no prédio histórico do antigo Grande Hotel Ipatinga, o Centro de Memória Usiminas foi inaugurado em 23 de outubro de 2021. Desde então, tem sido um espaço dedicado a preservar e compartilhar a história local de maneira interativa e tecnológica. O edifício, que foi o primeiro hotel da cidade e é tombado como patrimônio histórico desde o ano 2000, abriga uma rica coleção de obras de arte e espaços que celebram a cultura industrial.

Os alunos tiveram a oportunidade de explorar os três ambientes que compõem o Centro: a Sala Memorial, a Sala Acervo Artístico e a Sala Grande Hotel. Cada espaço ofereceu aos visitantes uma perspectiva diferente sobre a história e a cultura industrial, conectando a evolução da Usiminas e de Ipatinga com o contexto mais amplo da industrialização no Brasil.

Durante a visita, os estudantes foram convidados a fazer um mergulho profundo na história e a refletir sobre a importância da preservação da memória. Eles puderam apreciar obras de grandes nomes da arte brasileira, como Amilcar de Castro, Tomie Ohtake, Bruno Giorgi, Jorge dos Anjos e Franz Weissmann. A experiência foi ainda mais enriquecedora com a presença de obras do renomado artista plástico Marcos Coelho Benjamim, da cidade vizinha de Nanuque, que tem uma perspectivas sobre a arte e a cultura regional.

Esta é a segunda vez que a Escola Municipal Oscar João Kretli organiza esta importante excursão educativa, reforçando o compromisso da instituição em proporcionar experiências culturais que ampliam o conhecimento dos alunos sobre a história e a arte brasileira. Não é atoa que a Escola tem IDEB 6,5. O Centro de Memória Usiminas, com seu robusto acervo de obras anteriormente restritas aos colaboradores da empresa, agora abre suas portas para o público, permitindo que estudantes e visitantes em geral tenham acesso a um patrimônio artístico e histórico de grande valor.

A visita foi, sem dúvida, uma jornada enriquecedora que conectou os estudantes à uma rica história de construção de uma cidade e de uma empresa bem como a importância da preservação cultural.

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segunda-feira, 26 de agosto de 2024

🚀 Transforme seu futuro com o Tecpop Minas: democratização da tecnologia e do conhecimento para todos! 🌟



🚀 Transforme seu futuro com o Tecpop Minas: democratização da tecnologia e do conhecimento para todos! 🌟

O Tecpop Minas é mais do que um programa; é uma revolução no acesso à tecnologia, ao empreendedorismo e ao conhecimento. Se você deseja se capacitar profissionalmente e conquistar novas oportunidades, este é o momento!

O que é o Tecpop Minas?

O Tecpop Minas é um programa essencial para a inclusão digital e a capacitação profissional dos cidadãos. Oferecendo cursos e conteúdos tecnológicos gratuitos na modalidade online, o programa visa democratizar o acesso à tecnologia e ao empreendedorismo, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social de Carlos Chagas.

Por que o Tecpop Minas é para você?

    Inclusão Digital de Qualidade: Cursos acessíveis e gratuitos, com foco na capacitação digital e profissional.

    Fortalecimento das Políticas Públicas: Apoio às iniciativas locais de inclusão digital, promovendo o desenvolvimento das regiões mineiras.

    Qualificação Profissional: Conteúdos alinhados às demandas do mercado, preparando você para as profissões do futuro.

    Inovação e Desenvolvimento Social: Estímulo à criação de novas cadeias produtivas, gerando emprego, renda e bem-estar para a população.

    Descentralização e Desenvolvimento Local: Ações focadas em reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico em nível municipal.

Quem pode participar?

Todos os cidadãos da nossa cidade que desejam se qualificar e estar prontos para os desafios do mercado de trabalho. Não importa onde você esteja, o Tecpop Minas leva o conhecimento até você!

Como se inscrever?

Basta procurar Yasmin na Biblioteca Municipal para escolher entre os diversos cursos disponíveis e começar a transformar sua vida hoje mesmo! Com conteúdos práticos e uma metodologia inovadora, o futuro está ao seu alcance.

👉 Não perca tempo! Inscreva-se no Tecpop Minas e faça parte da mudança que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento de Minas Gerais.

Para mais informações ou ajuda com as inscrições, procure Yasmin na Biblioteca Municipal!

Juntos, podemos construir um futuro melhor para todos!

#TecpopMinas #InclusãoDigital #Empreendedorismo #CapacitaçãoProfissional #DesenvolvimentoEconômico #MinasGerais #EducaçãoParaTodos #TransformeSeuFuturo


Enccejeiros buscam uma nova oportunidade de Conclusão Escolar.

O motorista Carlinhos já está acostumado com esta viagem, todo ano ele tem essa obrigação.

No domingo, 25 de agosto de 2024, um grupo composto por 13 pessoas de Carlos Chagas partiu rumo à cidade de Nanuque para realizar a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Esta avaliação, promovida pelo Governo Federal, tem como objetivo certificar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que, por algum motivo, não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.

O ENCCEJA se apresenta como uma oportunidade crucial para esses indivíduos obterem a certificação necessária, seja para garantir uma posição no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos em níveis superiores. Desde 2021, a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas tem se dedicado a oferecer o serviço de inscrição e de transporte à comunidade, visando a inclusão e a valorização daqueles que, em algum momento, se afastaram da escola e agora buscam retomar sua trajetória educacional.

A viagem para Nanuque foi organizada com o apoio do transporte escolar municipal. O tradicional ônibus amarelinho partiu pontualmente às 6 horas da manhã, levando os "enccejeiros" até o local da prova. A expectativa é que todos consigam conquistar seu certificado de conclusão, um documento de inestimável importância para suas vidas pessoais e profissionais.

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CHEGUEI AOS 80! Frei Betto.



CHEGUEI AOS 80! 

Frei Betto


       A vida é essa poeira que vendaval levanta na rua e espirala desencontrada no espalho dos desrumos, surpresando sempre.  

       Nunca pressenti morrer cedo ou tarde, exceto na prisão sob a ditadura militar. Ali tive dúvidas se sairia vivo. Preparei-me para o desfecho final. A tortura era recorrente; a tensão, permanente; as transferências, frequentes (oito cárceres em 4 anos, sendo que os dois últimos anos entre presos comuns).

       Entre presos políticos a temperatura letal atingiu o ponto máximo durante os sequestros de diplomatas. Da cadeia, assisti a três: do cônsul japonês em São Paulo (março, 1970); e dos embaixadores alemão (junho, 1970) e suíço (dezembro, 1970). Esta última ação resultou na libertação de frei Tito de Alencar Lima, banido do Brasil pela ditadura.

           Enquanto os sequestradores pressionavam o governo, no cárcere as visitas eram suspensas, inclusive de advogados, e a guarda das muralhas, reforçada. Não seria surpresa se houvesse fuzilamento, conforme as ameaças. 

       Fora aquele período, nada me fez pressentir a morte. Nem os acidentes de trânsito pelos quais passei. O mais grave na adolescência, quando o carro dirigido por Toninho da Matta (que mais tarde se tornou premiado automobilista) se chocou com outro e capotou. Nem escoriações tive. 

       Doenças, as previstas: sarampo, catapora etc. e sarna ao morar em favela. Em 2020, recebi um stent. Escapei (até agora) da Covid, mas tive dengue na década de 1980. A vida tem duas fases, a da sorveteria e a da farmácia. Já ingressei na segunda...

       Em setembro de 1985, aos 41 anos, uma cartomante previu que eu viveria até os 57. Dei fé, sem me inquietar, porque a vidente russa fizera uma previsão que comprovara seu talento: de que dentro de dois meses eu seria muito conhecido em um país estrangeiro. Ela não sabia quem eu era nem o que fazia. Apenas meu nome de registro (que não é o religioso e literário) e a data de nascimento. 

       A consulta se deu por mero acaso. Fui devolver um livro a um casal amigo e lá estava ela no apartamento com suas cartas e búzios. O fato é que, em novembro daquele ano, saiu em Cuba o livro “Fidel e a religião”, com a longa entrevista que me foi dada pelo líder comunista. Os 300 mil exemplares da primeira edição não foram suficientes para atender a demanda.

       Completei 57 em 2001 e nem resfriado tive. Desconfio de que Deus decidiu ampliar meu prazo de validade. E agora chego aos 80 com a mesma disposição dos 40: muitas viagens a trabalho pelo Brasil e exterior; palestras; assessorias; artigos semanais; e vários projetos literários a terminar e iniciar. 

       Por coincidência, acabo de colocar ponto final no 80º livro, que destrincha o Evangelho de João, destinado a completar a tetralogia editada pela Vozes. Já foram lançados o de Marcos (Jesus militante) e o de Mateus (Jesus rebelde). Em breve sai o de Lucas (Jesus revolucionário). Agora passo a trabalhar em novo romance.

       Aos 60 anos, ao visitar uma escola, um aluno de 10 indagou quantos livros eu havia escrito. Respondi 50. Ele calculou em silêncio e reagiu: “Quer dizer que o senhor começou a escrever com dez anos?” 

       Meus parentes e amigos se queixam de que já não dispõem de prateleiras para guardar tantos livros meus. Meu sobrinho-neto, Lucas, aos 8 anos, disse a minha mãe: “Tio Betto escreve muito porque não trabalha...” E Ricardo Kotscho sugere que mantenho no sótão do convento, a pão e vinho, uma equipe de fradinhos que escrevinha o que publico.  

      Somos uma família de sete irmãos (cinco homens e duas mulheres. Éramos oito, mas Tonico, o caçula, Deus o amava tanto que apressou a transvivenciação dele). Meus irmãos geraram meus 16 sobrinhos e 24 sobrinhos-netos. Graças a Deus todos amigos sem nenhuma desavença entre nós. 

       A que atribuo meus saudáveis 80 anos? Primeiro, à genética. Meu pai transvivenciou aos 89 e, minha mãe, aos 93. Depois, a fatores que qualquer especialista em longevidade, como meu amigo Jorge Félix, ressalta: boas amizades (Aristóteles considera a condição número um para ser feliz); bom humor; meditação/oração; leituras; exercícios físicos; e alimentação balanceada. Sobretudo não esquentar a cabeça. Como dizia Oscar Wilde, “a vida é muito importante para ser levada a sério”. 

       Como filho da mãe (Maria Stella Libanio Christo, uma das mais renomadas culinaristas de Minas), aprecio a boa mesa, mas me satisfaço com pouco e o trivial. Doce, só não resisto à minha indispensável “madeleine”: goiabada com queijo. Desde que o queijo seja frescal e a goiabada vermelha como rótulo de Coca-Cola (que não suporto). De goiabada escura desconfio de mistura...

       Peregrino de Deus, viajo a bordo do paradoxo. Como versou o poeta português Antônio Gedeão, “minha aldeia é todo o mundo”. Sempre a trabalho, como discípulo inveterado de São Domingos e confrade de Tomás de Aquino, Giordano Bruno e Bartolomeu de las Casas, andei por quatro continentes e, ainda hoje, retorno ao convento para trocar de mala. Como diz o Kotscho, “Deus está em todo lugar. Betto já esteve…”

       Sei que todos temos prazo de validade (e defeito de fabricação, que a teologia chama de pecado original). Achava que a rainha Elizabeth II era exceção... E não me apego à vida, embora não queira apressar os designíos divinos. Só espero não dar trabalho a terceiros. Nem tentar enganar a dama da foice com essa parafernália hospitalar que onera os planos de saúde e engorda o faturamento dos hospitais. 

       Já posso dizer: viciado em utopia, sou feliz. E fiz muita gente feliz. Mereci até biografias. Melhor ter biografia do que obituário...

        E com todo respeito aos meus amigos e amigas espíritas, não quero voltar. Prefiro a vida eterna. Por acreditar que é terna. Se não for, paciência. Valeu a pena esta existência. Já não tenho medo de nada nem do nada.

        Enfim, como escrevi em “A arte de semear estrelas” (Rocco), “não sei se a minha vida é correta / Sei apenas, não é linha reta. /  Plena de curvas, arredonda ângulos, / Ergue pontes sobre águas turvas.” 

FONTE:“Frei Betto – Biografia” - Américo Freire e Evanize Sydow, prefácio de Fidel Castro (Civilização Brasileira, 2017). Livraria virtual: freibetto.org

domingo, 25 de agosto de 2024

Capacitação em Teófilo Otoni reúne Gestores e aborda desafios do Transporte Escolar.

No último dia 15 de agosto, a Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni sediou um importante encontro destinado à capacitação dos gestores administrativos e operacionais do transporte escolar. Realizado no auditório Joenilton Eudes Duarte, o evento contou com a participação de representantes das redes municipais de ensino, incluindo Deodato Gomes Costa, Secretário Municipal de Educação de Carlos Chagas, Antenor José, Diretor da Divisão de Transporte Escolar, e Hugo, contratado pela Prefeitura para prestar serviços de transporte aos estudantes do município.

A capacitação, que ocorreu das 8:30h às 11h da manhã, foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, destacando a relevância da colaboração interinstitucional para o aprimoramento das políticas públicas educacionais. Entre os temas abordados, a fiscalização de veículos escolares e a legislação aplicável receberam especial atenção, com uma apresentação detalhada realizada pela Polícia Rodoviária Federal. Outro ponto de destaque foi a gestão de frota e contratos, um tema crucial para a eficácia do transporte escolar, apresentado de maneira exemplar por Neliomar, servidor da Secretaria Estadual de Educação e responsável pelo transporte escolar.

O evento evidenciou a importância da parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e as prefeituras municipais, uma colaboração essencial para garantir que crianças e adolescentes tenham acesso seguro e regular às escolas, especialmente em regiões rurais e de difícil acesso. Deodato Gomes Costa ressaltou que o transporte escolar é um pilar crucial para assegurar a inclusão e a equidade no acesso à educação, destacando que o aprimoramento contínuo deste serviço é vital para o cumprimento do direito à educação de qualidade, conforme previsto na legislação.

O valor a ser repassado para o transporte escolar em Carlos Chagas pelo Programa do Transporte Escolar de Minas Gerais (PTE-MG) em 2024, que totaliza R$ 2.161.471,71. Comparado ao valor repassado em 2023, de R$ 1.964.974,28, houve um aumento de R$ 196.497,43. No entanto, apesar deste incremento, os valores continuam sendo insuficientes para cobrir todos os custos do transporte escolar no município, uma realidade que reflete os desafios enfrentados pelas administrações municipais em garantir o transporte escolar de qualidade.

A capacitação realizada em Teófilo Otoni reforçou a necessidade de uma gestão eficiente e de um diálogo contínuo entre os entes envolvidos, visando o fortalecimento e a ampliação dos recursos destinados ao transporte escolar. Este encontro é um exemplo claro de como a integração entre os diferentes níveis de governo e a capacitação técnica são fundamentais para a melhoria da educação pública em Minas Gerais.

Revelação dos Crachás: um momento de terapia e união no IV Encontro Formativo do LEEI!

 


No coração de um dia tão especial quanto o IV Encontro Formativo Presencial do LEEI, vivido no dia 24 de agosto de 2024, fomos agraciados com um momento que ficará para sempre guardado em nossas memórias: a revelação dos crachás. Esse simples gesto, transformado em uma poderosa ferramenta de conexão, trouxe à tona a beleza da empatia e do reconhecimento mútuo, algo raro e profundamente necessário em nossas vidas cotidianas e em nossos ambientes escolares.

Os crachás, confeccionados com carinho e de forma antecipada, foram revelados ali, diante de nossos olhos e corações, em um momento que transcendeu o mero ato de entrega. Foi um instante de manifestação de afeto, onde cada uma de nós pôde dizer, com palavras e olhares, o quanto admiramos nossas colegas.

Um dos momentos mais emocionantes para mim, pessoalmente, foi quando recebi a homenagem da professora que preparou o meu crachá. Fatinha, minha querida prima e professora tão querida pela comunidade, foi a autora desse gesto que me tocou profundamente. Naquele momento, as palavras fluíram com naturalidade, e eu pude expressar o quanto sou feliz por tê-la como prima e, mais ainda, por vê-la brilhar como uma educadora reconhecida e admirada por todos.

Outro instante que marcou profundamente esse encontro foi quando revelei para quem havia confeccionado o crachá. Rosana, nossa supervisora, que, com sua energia contagiante e sorriso iluminador, espalha alegria por onde passa. Ao olhar para ela, não pude deixar de compará-la à minha filha Antônia Vitória, tamanha a semelhança na forma leve e positiva com que encaram a vida. Dizer a Rosana o quanto sua presença torna qualquer ambiente mais leve foi como verbalizar aquilo que todos sentem, mas que muitas vezes fica apenas no coração.

A revelação dos crachás foi mais do que um simples evento; foi uma verdadeira terapia em grupo. Ali, cada palavra dita, cada sorriso trocado, cada olhar emocionado, reforçou a importância de valorizarmos aqueles que estão ao nosso lado todos os dias. Como é maravilhoso poder dizer para um colega de trabalho que ele é especial, que sua companhia faz bem, que é bom estar ao seu lado!

Durante o evento, toda a turma de Professores teve a oportunidade especial de fazer a revelação do crachá para a querida Rose, e o fizeram por meio de Rosana. Foi um momento emocionante, onde Rosana, com sua energia contagiante e palavras carinhosas, transmitiu o carinho e a admiração de todos por Rose, destacando sua importância no grupo. 🌟

Como bem disse Cortella, “A única coisa que você leva da vida, é a vida que você leva.” E que vida mais rica e gratificante podemos ter se praticarmos a empatia em nossas relações diárias, especialmente no ambiente de trabalho, onde passamos grande parte de nossos dias.

Este encontro, com sua simplicidade e profundidade, fortaleceu ainda mais os laços entre nós, educadores, e nos fez perceber o quanto somos importantes uns para os outros e para nossas crianças. Que essa experiência continue a inspirar nossas práticas, iluminando nossos caminhos na educação infantil e fortalecendo nossa união.

Juntos, somos mais fortes! 💪❤️

@professordeodatogomes

Nossos agradecimento à Rose: um ser iluminado que transforma e inspira!

No coração da Rede Municipal de Educação de Carlos Chagas, onde cada professor e aluno é uma estrela que brilha em nosso vasto céu educacional, há uma constelação que se destaca pela sua luz única e incessante: Roselene, nossa querida Articuladora do LEEI. Quando perguntei às professoras da Educação Infantil, que têm a alegria de compartilhar com ela as formações continuadas, sobre quem é Rose para elas, o universo das palavras se abriu em um caleidoscópio de emoções.

Cada professora trouxe à tona um fragmento da essência que é Roselene: acolhedora e doce presença que transforma qualquer ambiente com seu sorriso sereno. Ela é dinâmica e encantadora, uma alma sensível e iluminada que se coloca ao lado de cada colega como uma verdadeira amiga. Em sua maneira de ser, encontramos a sabedoria que só os seres capazes de escutar e compreender profundamente o outro possuem.

Rose é mais do que uma articuladora; ela é uma referência profissional, um exemplo de competência e humanidade que inspira todos à sua volta. Sua flexibilidade, aliada à serenidade e simplicidade, faz dela um ser agraciado, cuja gentileza toca o coração de quem cruza seu caminho. Sua inteligência é um farol que guia, e sua meiguice é um abraço que conforta e fortalece.

Em cada palavra pronunciada pelas professoras, vimos refletido o carinho e a admiração que todos sentimos por ela. Rose é uma dessas pessoas raras que, com seu olhar doce, encanta e acalma, que com sua presença, ilumina e inspira. Ela é um ser maravilhoso e iluminado, cuja luz jamais se apaga, pois sua força vem do amor que ela semeia, da competência com que trabalha, e da humanidade que ela representa.

Hoje, nesta singela homenagem, unimos nossas vozes para agradecer e celebrar a vida e o trabalho de Roselene, essa estrela que não apenas brilha, mas ilumina e aquece os corações de todos que têm o privilégio de conhecê-la. Que sua luz continue a guiar nossos passos e a inspirar nossas formações educacionais. 💫✨

@professordeodatogomes

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quinta-feira, 22 de agosto de 2024

A tardezinha que ajuda a escrever o futuro de dezenas de crianças!

No começo da noite tranquila de hoje, dia 22 de agosto de 2024, numa quinta feira,  em Carlos Chagas, o sol já despontava suavemente para o ocaso, enquanto os professores da Educação Infantil se reuniam com suas telas para uma formação que prometia mais que aprendizado: prometia reflexão e transformação. No centro desse encontro estava a educadora Ândrea Vieira, cuja presença firme e voz acolhedora conduziu os participantes por um caminho de questionamentos e descobertas.

Ândrea iniciou com uma pergunta que pairou no ar como uma brisa suave, mas cheia de profundidade: "Quando pensamos em processo de alfabetização e letramento no ciclo da Educação Infantil, o que te inquieta?" Era uma pergunta que não buscava respostas fáceis, mas que cutucava uma questão central na vida de cada educador presente: como conduzir essas pequenas mentes no vasto oceano das letras e palavras?

O Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, não se furtou a essa provocação. Ele olhou para os rostos atentos dos professores nas telas e, com a sabedoria de quem quer conhecer mais dos meandros da educação, ponderou sobre o grande dilema ético que acompanha cada um deles: alfabetizar ou não na Educação Infantil? E se sim, até onde ir e de que maneira? Deodato ofereceu a problematização pronta, trazendo à tona a complexidade do papel do professor dessa faixa etária, que precisa saber a hora certa de introduzir o universo das letras sem apressar o florescimento natural de cada criança.

Nesse cenário, as angústias, experiências e expectativas vieram à tona, compartilhadas por professoras como Patrícia Kely, Néia e Fernanda, que encontraram no diálogo um espaço para expressar suas dúvidas e aprender umas com as outras, nas prontas respostas de Ândrea. As discussões foram enriquecidas com conceitos fundamentais da alfabetização, contrastando definições clássicas, como a do Dicionário Aurélio, com perspectivas contemporâneas, que enxergam a alfabetização como algo muito além da mera decodificação de palavras.

As horas passaram rapidamente entre debates sobre métodos de ensino, onde o sintético, o analítico, o fônico e o inovador "Método das Boquinhas" foram analisados com a seriedade que cada um merece. Ândrea Vieira não deixou de enfatizar a importância do desenvolvimento da consciência fonológica, aquela habilidade quase mágica que faz as crianças perceberem a música escondida nas palavras. Através de brincadeiras, canções e poesias, ela mostrou que alfabetizar também pode ser um ato de alegria e criatividade.

Ana Paula Rigatti Scherer, uma pesquisadora mencionada por Andrea, deu voz ao conceito de que a consciência fonológica é fundamental para compreender o sistema alfabético, uma chave para abrir as portas da leitura e da escrita.

No final, quando a noite já havia de fato chegado, Ândrea retomou sua pergunta inicial, agora com um olhar mais sereno e respostas mais claras. O papel da Educação Infantil, disse ela, é dar suporte para que as crianças desenvolvam as habilidades de ler e escrever no tempo certo, sem pressa, mas com a certeza de que estarão preparadas para o que vier adiante.

Ao saírem do encontro, os professores levaram consigo mais que novas estratégias. Levaram a convicção de que o que fazem naquelas salas de aula coloridas, onde tudo começa com rabiscos e brincadeiras, tem o poder de transformar vidas e garantir um futuro melhor para as crianças de Carlos Chagas. E essa transformação começa muito cedo, bem ali, nos primeiros passos dados pela alfabetização na Educação Infantil.

Durante a formação, a educadora Ândrea Vieira trouxe um toque gaúcho especial à noite ao aparecer na telinha com um costume bem diferente para todos nós: tomando chimarrão. Com um sorriso no rosto, ela usou o dialeto gaúcho, soltando expressões como "Profes" e "Guria", o que arrancou surpresas dos participantes. No fundo do nosso pensamento estávamos todos fazendo uma comparação divertida com o jeito carinhoso do nosso Nordeste Mineiro, onde os alunos, com todo o afeto, chamam seus professores de "Tia". Foi também um momento de descontração que mostrou que, não importa a região, o carinho e o respeito pelos educadores são universais.

Assim, naquela noite que parecia comum, algo extraordinário aconteceu: o futuro foi escrito, não com caneta e papel, mas com palavras ditas, ouvidas e guardadas nos corações daqueles que têm o poder de ensinar.

@professordeodatogomes

Formação continuada aborda dilemas e estratégias para alfabetização na Educação Infantil!



Na tarde de hoje, os professores da Educação Infantil da rede municipal de Carlos Chagas participaram de uma formação continuada, conduzida pela educadora Ândrea Vieira. O encontro foi marcado por reflexões profundas e debates sobre os desafios e práticas no processo de alfabetização e letramento das crianças na faixa etária da Educação Infantil.

Andrea Vieira iniciou a formação com uma provocação instigante: "Quando pensamos em processo de alfabetização e letramento no ciclo da Educação Infantil, o que te inquieta?" Essa pergunta, que aborda um dos dilemas centrais da educação infantil, foi prontamente respondida pelo Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa. Ele destacou que a questão não apenas levanta preocupações técnicas, mas também um profundo dilema ético para os educadores: deve-se ou não alfabetizar na educação infantil? E, se sim, em que medida e de que forma?

A partir dessa reflexão, o Secretário enfatizou a complexidade do papel do professor, que precisa equilibrar o desenvolvimento natural da criança com a introdução gradual e cuidadosa do processo de alfabetização. A provocação de Andrea Vieira serviu como ponto de partida para que os participantes, incluindo, Patrícia Kely, Néia, Fernanda compartilhassem suas angústias, experiências e expectativas em outros momentos da formação.

A formação explorou conceitos fundamentais da alfabetização, baseando-se em definições clássicas e contemporâneas. Andrea destacou a definição do Dicionário Aurélio, que explica a alfabetização como "ensinar a ler, dar instrução primária, aprender a ler por si mesmo", e contrastou com a visão de Soares (2017), que ressalta que "alfabetizar é muito mais que apenas ensinar a codificar e decodificar."

Os professores foram guiados por uma discussão rica sobre os métodos de alfabetização. A formação abordou o método sintético, que enfatiza a correspondência entre som e grafia, e o método analítico, como global que defende a construção da leitura a partir de segmentos de sílabas e palavras. Foram explorados métodos específicos, como o fônico, que se baseia na associação entre fonemas e grafemas, e o método fonovisuoarticulatório, conhecido como "Método das Boquinhas", que integra estratégias fônicas, visuais e articulatórias.

Outro ponto central foi o desenvolvimento da consciência fonológica, considerada por Andrea como "uma habilidade cognitiva essencial no processo de alfabetização". A educadora destacou a importância de atividades lúdicas, como brincadeiras e poesias, para desenvolver essa habilidade nas crianças.

Ândrea apresentou a contribuição da pesquisadora Ana Paula Rigatti Scherer, que reforçou a importância da consciência fonológica na compreensão do sistema alfabético de escrita.

Por fim, ao retomar a pergunta inicial, a formadora Andrea Vieira buscou esclarecer o papel da educação infantil no processo de alfabetização. Ela afirmou que a função primordial dessa etapa é dar suporte para que as habilidades de ler e escrever sejam desenvolvidas de forma adequada e em tempo hábil, preparando as crianças para os desafios futuros da escolarização.


A iniciativa reflete o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em capacitar seus profissionais, garantindo que estejam preparados para enfrentar os desafios do ensino da leitura e escrita desde os primeiros anos escolares. Ao final do encontro, os professores saíram inspirados e equipados com novas estratégias para aplicar em sala de aula, fortalecendo o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil.

A formação de hoje reafirma a crença de que, com conhecimento e dedicação, é possível transformar a educação e garantir um futuro melhor para as crianças da nossa cidade e que este trabalho começa muito cedo junto às nossas crianças da educação infantil. 

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Resenha de "O Menino e o Pião"


“O Menino e o Pião”, conto de João Anzanello Carrascoza, é uma narrativa lírica e introspectiva que explora a relação entre pai e filho, permeada por silêncios e gestos simples que revelam afetos profundos. A história se desenrola em torno de um menino que, à espera do pai, brinca com um pião na escada de casa, simbolizando o tempo que gira e os ciclos de vida que se repetem. O conto captura a essência do cotidiano, destacando a rotina familiar e a expectativa pela chegada do pai como momentos de conexão emocional.

Carrascoza utiliza uma linguagem poética para descrever as cenas, criando uma atmosfera de nostalgia e ternura. O pião, com seu movimento circular, torna-se uma metáfora para os laços familiares e a passagem do tempo, que, ao mesmo tempo em que une, também inevitavelmente separa. A interação entre pai e filho, especialmente a troca de gestos e olhares, sugere um vínculo forte, mas silencioso, que transcende as palavras.

Em "O Menino e o Pião", Carrascoza convida o leitor a refletir sobre as pequenas coisas que constroem nossas relações e sobre como o amor pode se manifestar nas ações mais singelas do dia a dia, tornando-se um elemento central na formação de nossas memórias afetivas.

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Rede Municipal de Educação faz de 2024 o Ano das Formações na Educação Infantil!

Carlos Chagas, MG — Este ano está sendo marcado por uma série de formações voltadas para os profissionais da rede municipal de educação de Carlos Chagas. A Secretaria de Educação tem se empenhado em promover capacitações que visam aprimorar o ensino e fortalecer o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

Com o objetivo de garantir que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às necessidades específicas dos alunos, o ano de 2024 foi batizado como o "Ano das Formações". A iniciativa é parte de um planejamento anual de acompanhamento pedagógico, desenvolvido em parceria com a assessora pedagógica Gizeli Rodrigues.

A rede municipal de ensino, que atende 1.913 estudantes em 12 escolas, adotou materiais didáticos como a Coleção Prosinha, focados em diferentes etapas da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. O planejamento das formações inclui uma carga horária total de 8 horas, com atividades que variam entre o formato remoto e presencial, abordando temas essenciais como a implantação da metodologia "Prosinha", direitos de aprendizagem, campos de experiências e, mais recentemente, a Consciência Fonológica.

Agenda de Capacitações

Neste ano ocorreu no dia 5 de agosto, quando foi realizada a formação voltada para a contação de histórias. Seguindo o calendário, no dia 7 de agosto, os educadores participaram de um encontro remoto para discutir os direitos de aprendizagem e os campos de experiências, elementos centrais da BNCC.

Nesta semana, no dia 22 de agosto, os profissionais se reuniram novamente, de forma remota, para aprofundar o tema da Consciência Fonológica. Essa formação destacou a importância de trabalhar habilidades linguísticas desde a Educação Infantil, assegurando que as crianças tenham um desenvolvimento pleno e estejam preparadas para as etapas seguintes da alfabetização.

Compromisso com a Educação

"Nosso compromisso é oferecer aos nossos educadores as ferramentas necessárias para que possam desenvolver um trabalho de excelência com nossas crianças. Sabemos que a base é fundamental, e por isso estamos investindo em formações que fortalecem a prática pedagógica", afirmou Deodato Gomes Costa.

Com um planejamento detalhado e a dedicação dos profissionais envolvidos, Carlos Chagas reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública, investindo no desenvolvimento integral de suas crianças e na formação contínua de seus educadores.

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quarta-feira, 21 de agosto de 2024

APAE Carlos Chagas promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla!



A APAE Carlos Chagas realizará, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates, atividades culturais e esportivas, além de ações de conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A semana será aberta no dia 21 de agosto, quarta-feira, com uma rodada de pizza no Restaurante Sabor de Minas. No dia 22 de agosto, quinta-feira, haverá atividades internas, incluindo uma retrospectiva das ações realizadas pela APAE, um testemunho do locutor Netho Fernandes aos usuários da APAE, uma entrevista pela Rádio Pérola FM no espaço físico da APAE e uma avaliação interna dos serviços prestados pela instituição.

Na sexta-feira, dia 23 de agosto, será realizada uma campanha de venda de rifa de uma TV de 43 polegadas em prol da APAE. No domingo, dia 25 de agosto, haverá uma missa em ação de graças pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Igreja Matriz.

A semana será encerrada no dia 28 de agosto, quarta-feira, com uma apresentação da história do movimento apaeano (quem somos e o que fazemos) na Câmara Municipal.

A APAE Carlos Chagas convida a população a participar da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a conhecer mais sobre os direitos e as necessidades das pessoas com deficiência.

@professordeodatogomes