Bullying

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025


Quando o trabalho ganha forma e memória: o ano de 2025 registrado nas páginas do Prosinha.

Que alegria de fechar assim um ano na Educação Infantil!

Acesse o Portifólio no link a segur:

https://drive.google.com/file/d/1uUKeZP6R4YkG4l2YdPzEzeullIuszGxB/view?usp=sharing

Encerrar um ciclo é também reconhecer o caminho percorrido. Foi com esse espírito que recebemos, recentemente, a visita de Damaris de Paula e Alcinéia, que vieram até nós para fechar oficialmente o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo de 2025. O encontro contou ainda com a presença de Leonardo Menezes, Diretor da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, e da psicóloga Rita de Cássia, reforçando o caráter coletivo e interdisciplinar desse momento.

Nas mãos, Damaris trouxe um documento que fala por si: o Portfólio de Serviços Educacionais 2025, referente ao trabalho com o livro didático da Educação Infantil Prosinha, voltado às crianças de 4 e 5 anos. Trata-se de uma coleção organizada de ações, projetos e práticas pedagógicas construídas no cotidiano das salas de aula, em diálogo permanente com a formação continuada dos professores.

O portfólio registra reuniões, formações presenciais e on-line, momentos de planejamento, práticas de “mão na massa” e reflexões pedagógicas que revelam as habilidades construídas e as experiências vivenciadas ao longo do ano. Mais do que um relatório, o documento se apresenta como uma verdadeira vitrine pedagógica, onde é possível comprovar, de forma prática e visual, o nível de qualidade do trabalho desenvolvido com nossas crianças.

Ao folhear suas páginas, percebe-se que o Prosinha não foi tratado como manual fechado, mas como aliado do planejamento docente, respeitando a autonomia dos professores e a singularidade das infâncias. Um registro que preserva memórias, valida o fazer pedagógico e reafirma que a Educação Infantil, quando bem cuidada, deixa marcas profundas e duradouras.

Um documento que fala por si: quando a Educação Infantil mostra, em imagens e práticas, a qualidade do que constrói.

Um documento que fala por si: quando a Educação Infantil mostra, em imagens e práticas, a qualidade do que constrói.

Feliz demais estamos com este trabalho!

Acesse o portifólio no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1kDE4qHASvGwTuTVoOVa-V-VP7RU4grqT/view?usp=sharing

Recebemos, com alegria e sentido de dever cumprido, a visita de Damaris de Paula e Alcinéia, que vieram até nós para fechar oficialmente o trabalho desenvolvido ao longo de 2025. Além de mim participaram também Leonardo Menezes e Rita Psicóloga.  O encontro teve um simbolismo especial: em mãos, elas trouxeram um documento que não é apenas técnico, mas profundamente humano — o Portfólio de Serviços Educacionais 2025.

Trata-se de uma coleção cuidadosamente organizada de ações, projetos e experiências vivenciadas junto às nossas crianças, especialmente aquelas de 0 a 3 anos, fase em que cada gesto pedagógico deixa marcas duradouras. O portfólio registra reuniões, formações, planejamentos, práticas em sala, momentos de “mão na massa” e reflexões coletivas que deram sentido ao cotidiano da Educação Infantil ao longo do ano.

Mais do que relatar atividades, o documento demonstra habilidades construídas, aprendizagens significativas e o compromisso com uma pedagogia intencional, respeitosa e sensível às infâncias. É uma verdadeira vitrine pedagógica, que permite comprovar, de forma prática e visual, o que sabemos fazer — e, sobretudo, como fazemos bem.

Ao folhear suas páginas, percebemos que ali estão materializados o planejamento, a formação continuada, o diálogo entre teoria e prática e o cuidado cotidiano com nossas crianças. Um registro que preserva memórias, valida o trabalho docente e aponta caminhos para seguir avançando.

Quando a Educação Infantil se mostra assim, documentada, refletida e vivida, ela fala por si — com qualidade, seriedade e beleza.

IF Goiano lança cartilha sobre saúde mental e bem-estar digital e convida educadores à leitura


IF Goiano lança cartilha sobre saúde mental e bem-estar digital e convida educadores à leitura

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) acaba de lançar a cartilha Vivências Virtuais Saudáveis”, um material atual, necessário e altamente recomendado para profissionais da educação que atuam em contextos cada vez mais mediados pelas tecnologias digitais. A publicação foi desenvolvida pela Comissão Institucional de Saúde Mental e Psicologia (CISMEP) e tem como foco a promoção do bem-estar digital entre estudantes e servidores.

Partindo do reconhecimento de que a vida on-line impacta diretamente a saúde emocional, o convívio social e o desempenho acadêmico, a cartilha apresenta orientações práticas para o uso consciente das tecnologias. O material aborda temas como equilíbrio no tempo de tela, gestão emocional, autocuidado, convivência respeitosa nas redes, prevenção ao cyberbullying e segurança digital.

Com linguagem acessível e fundamentação técnica, o documento também dialoga com a Lei nº 15.100/2025, que trata da restrição do uso de aparelhos eletrônicos nas escolas, reforçando o papel pedagógico dos educadores na mediação do uso das tecnologias.

Mais do que alertar sobre riscos, a cartilha propõe caminhos educativos para uma presença digital ética, segura e saudável. Trata-se de uma leitura essencial para professores, gestores e equipes pedagógicas comprometidos com uma educação integral, humana e alinhada aos desafios do tempo presente.

👉 Acesse a cartilha e aprofunde esse debate em sua prática educativa.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Escola Brazilino celebra encerramento de Projeto de Leitura com autógrafos, arte e emoção: “A leitura cria memórias e escreve histórias”!

Escola Brazilino celebra encerramento de Projeto de Leitura com autógrafos, arte e emoção: “A leitura cria memórias e escreve histórias”

No dia 02 de dezembro de 2025, uma terça-feira marcada por expectativa e emoção, a Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza viveu o encerramento de um dos projetos mais significativos de seu ano letivo: o Projeto de Leitura – A leitura cria memórias e escreve histórias. O evento, realizado às 13h, reuniu estudantes, professores, famílias, autoridades e convidados para celebrar a força da leitura e da escrita como caminhos essenciais para a formação humana.

A culminância do projeto coroou um ano inteiro de trabalho dedicado ao livro, ao afeto literário e à autoria juvenil. Os alunos do 6º ao 9º ano apresentaram ao público três cadernos artesanais produzidos ao longo de 2025: “Histórias Fabulosas – 6º ano”, “Histórias Fabulosas – 7º ano” e “Memórias de um Céu Cinzento – 8º e 9º anos”. Cada página, cuidadosamente escrita e editada pelos próprios estudantes, se transformou em registro concreto de suas descobertas, sensibilidades e vozes autorais.

O ponto alto da tarde foi a sessão de autógrafos, em que os jovens autores autografaram seus livros para os convidados — um gesto que simbolizou orgulho, autonomia e a afirmação de que a escola é, sim, lugar de criação literária.

Da abertura ao encerramento: um fio contínuo de encantamento

Ainda em 30 de maio de 2025, dia em que o projeto foi aberto oficialmente, já era possível perceber que a iniciativa tomaria proporções grandiosas. A cerimônia de abertura — registrada anteriormente em nosso blog — emocionou pela estética, pelo simbolismo e pelos convidados especiais. Naquele dia, o painel central anunciava a proposta com uma frase que se tornaria marca da escola:
“A leitura cria memórias e escreve histórias.”

O “Varal de Memórias”, com fotos antigas da escola nas Capoeiras, reforçava o compromisso com a identidade local. Três presenças ilustres enriqueceram o encontro:

  • Fidelcino Martins, poeta e compositor do Hino de Carlos Chagas;

  • Emanuela Trindade, escritora e leitora apaixonada;

  • Dagmar Soares, Secretária Municipal de Cultura, que fez um resgate histórico emocionante da escola e de seu papel na comunidade.

A Educação Infantil também encantou com uma delicada encenação musical, prenunciando o que viria nos meses seguintes. Ali, já estava claro: aquele projeto nascia forte.

Encerramento: um espetáculo de leitura, arte e sensibilidade

No encerramento de 02 de dezembro, marcado por brilho e organização, três convidados retornaram para celebrar com a comunidade escolar:

  • Dagmar Soares, Secretária de Cultura, que valorizou o trabalho da escola parabenizando a todos e destacou o impacto da leitura na vida do aluno;

  • Fidelcino Martins, contador de causos, que mais uma vez encantou com histórias curiosas e cheias de sabedoria;

  • Nice, coordenadora do Polo UAB de Carlos Chagas, que recebeu livros autografados pelos alunos.

As apresentações foram conduzidas com maestria pelo professor de Língua Portuguesa Luciano Barros, cuja narração sensível costurou todo o roteiro com mensagens de valorização à leitura e à escrita. Cada anúncio dele reafirmava o compromisso da escola com a formação de leitores e escritores.

O figurino, confeccionado em TNT, chamava atenção pela criatividade e capricho. Tudo simples, mas extremamente bem feito — um exemplo de zelo pedagógico e estético.

As apresentações que emocionaram o público

Ao longo da tarde, o público acompanhou um verdadeiro espetáculo literário-multidisciplinar. Entre os destaques:

  • Turma de Juscilaine (1º período) com Chapeuzinho Vermelho;

  • Turma de Keisy (2º período) com Branca de Neve e os Sete Anões;

  • Turmas de Aline (1º ao 3º ano) com um belíssimo tributo ao cordel e ao cangaço;

  • Turmas de Wênia (4º e 5º ano) com o musical O Mágico de Oz;

  • Turmas do 8º e 9º ano com declamação de poemas autorais, incluindo “O Amor Escondido” e “O Voo Silencioso”.

As leituras, as dramatizações e as músicas revelaram o quanto os alunos mergulharam no universo literário durante o ano.

Autores de verdade: o orgulho do autógrafo

Quando chegou o momento dos autógrafos, uma onda de emoção atravessou o auditório.
Os alunos, agora autores reconhecidos, sentaram-se diante do público para assinar seus livros — um ato simbólico de autoria, pertencimento e autoestima.

Foi impossível não notar nos olhares dos estudantes a alegria por ver seus textos transformados em obras palpáveis.

A palavra final do diretor

Ao final do evento, o diretor Guilherme Ciriaco de Cristo agradeceu emocionado a todos os envolvidos, ressaltando que o sucesso do projeto só foi possível graças ao esforço conjunto de professores, equipe de apoio, famílias e alunos.

Como disse com toda convicção volto a  reafirmar aqui neste blog que a escola cumpriu sua missão de formar leitores em um tempo em que “as telas gritam mais alto do que os livros”.

Meu registro como Dirigente Municipal de Educação

Da minha parte, só tenho a celebrar. Parabenizo cada educador, cada estudante e cada mão que ajudou a fazer deste projeto um farol de leitura em nossa rede municipal.

Valeu, Escola Brazilino.
Valeu, professores.
Valeu Supervisora.
Valeu, diretor Guilherme.
Valeu, Luciano Barros.

Vocês provaram — mais uma vez — que quando a escola acredita na leitura, ela devolve  imaginação e futuro para os alunos.

Que venham novas memórias. Que venham novas histórias. 📚✨

Governo de Minas anuncia feriados e pontos facultativos para 2026; serviços essenciais permanecem garantidos!

Governo de Minas anuncia feriados e pontos facultativos para 2026; serviços essenciais permanecem garantidos

O Governo de Minas Gerais divulgou oficialmente, por meio de comunicado assinado pelo Secretário de Estado de Governo, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira, a lista de feriados e pontos facultativos que irão orientar o funcionamento das repartições públicas estaduais ao longo do ano de 2026. A determinação segue diretrizes do governador Romeu Zema Neto e é válida para todos os órgãos da administração direta e indireta do Estado.

O calendário inclui feriados nacionais, municipais (quando decretados pelas prefeituras) e dias com ponto facultativo, organizados para orientar o planejamento administrativo das unidades estaduais. Entre os destaques, estão datas tradicionais como o Carnaval (16 e 17 de fevereiro – ponto facultativo), a Sexta-feira Santa (3 de abril – feriado nacional), Tiradentes (21 de abril – feriado nacional), Independência do Brasil (7 de setembro) e Proclamação da República (15 de novembro).

Além disso, o Governo do Estado manteve o ponto facultativo em datas como o Dia do Servidor Público (30 de outubro) e vésperas de festividades, como 24 e 31 de dezembro.

Outra marca do calendário é a consideração de feriados municipais específicos, como a Assunção de Nossa Senhora, comemorado em 15 de agosto em Belo Horizonte e cidades onde a data é oficialmente reconhecida pela administração local.

Serviços essenciais funcionarão normalmente

O comunicado ressalta que serviços considerados essenciais não serão interrompidos. Permanecem em funcionamento as unidades de saúde que prestam atendimento médico-hospitalar e de urgência, a rede de hemoterapia da Fundação Hemominas, o Laboratório Central de Saúde Pública, unidades de segurança pública, além dos postos do UAI para serviços de perícia médica e saúde ocupacional.

Museus estaduais e a Fundação TV Minas Cultural e Educativa também seguirão diretrizes específicas de funcionamento, conforme determinações das autoridades competentes.

Com o calendário oficializado, gestores estaduais e municipais podem planejar melhor as ações administrativas, garantindo organização, continuidade dos serviços públicos e previsibilidade à população.

sábado, 29 de novembro de 2025

📰 ANÁLISE EDUCACIONAL: CALENDÁRIO 2026!


📰 ANÁLISE EDUCACIONAL: CALENDÁRIO 2026 

2026 inova no calendário escolar: Sábados Letivos Se Transformam em Pontes entre Família e Escola

O que se observa é que existe um plano estratégico para a redefinição da participação familiar no ambiente escolar.

A grande mudança do ano letivo de 2026 é a transformação do uso dos sábados letivos. Tradicionalmente vistos como dias de compensação de carga horária ou atividades complementares focadas no aluno, esses dias ganharão uma nova e crucial função: serão dedicados a ações de mobilização familiar e comunitária.

O Foco na Corresponsabilidade

As escolas promoverão, nessas datas, atividades que engajem diretamente os pais e a comunidade. O objetivo é duplo:

  1. Fortalecimento do Vínculo: Criar um ambiente escolar mais acolhedor e familiar, quebrando barreiras e promovendo a confiança mútua.

  2. Estímulo à Corresponsabilidade: Oferecer ferramentas e estratégias para que os pais compreendam e apoiem, de forma efetiva, o processo de aprendizagem dos filhos em casa.

Datas-Chave para a Comunidade Escolar

Principais datas do Calendário 2026:

EventoDetalheData
Abertura do Ano LetivoVolta às aulas dos estudantes.04/02/2026
Recesso EscolarPeríodo de descanso no meio do ano.20 a 31/07/2026
Recesso Semana do ProfessorHomenagem e descanso para o corpo docente.13 a 16/10/2026
Encerramento do Ano LetivoÚltimo dia de atividades curriculares.18/12/2026

O desafio agora reside na implementação dessas ações nos sábados letivos, garantindo que o tempo das famílias seja valorizado com atividades realmente significativas e transformadoras.