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quinta-feira, 25 de setembro de 2025

🌱 Alunos da Escola Brazilino conhecem a riqueza da pedagogia da alternância na EFASA.

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🌱 Alunos da Escola Brazilino conhecem a riqueza da pedagogia da alternância na EFASA.

No coração da zona rural de Carlos Chagas, um grupo de 20 estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Brazilino Rodrigues de Souza, localizada na Vila Levy, viveu uma experiência única de aprendizado fora dos muros da sala de aula. A visita técnica à Escola Família Agrícola de Serra dos Aimorés – EFASA proporcionou aos jovens não apenas conhecimento, mas também inspiração para valorizar o campo onde vivem.

A recepção foi calorosa: a monitora Paulina acolheu os visitantes, e o professor Geovane apresentou a proposta da escola, que funciona em regime de pedagogia da alternância, alternando períodos de estudo na escola e vivências práticas na comunidade. Logo na chegada, os alunos da Brazilino foram brindados com um café da manhã, seguido por um delicioso almoço, marcando o espírito de hospitalidade que acompanhou toda a jornada.

Durante a visita, os estudantes conheceram de perto a estufa de mudas de hortaliça, a pocilga, a horta, o estábulo e o capril. Também participaram de um momento especial preparado pelos alunos da EFASA, que apresentaram a produção da escola e deram as boas-vindas com alegria e entusiasmo.

A comitiva da Brazilino foi acompanhada pelo diretor Guilherme Ciríaco de Cristo, pela especialista Silvana, pela assessora Nalva Kretli e pela agente da alimentação escolar Merinha, pelas professoras Karelly Brandão e Mayane, todos conduzidos com segurança pelo motorista Zé Lima. Em um instante de emoção, o diretor Guilherme fez uma oração de agradecimento e recordou seus tempos de estudante técnico agrícola em São João Evangelista, destacando que a visita “foi um momento especial por oportunizar aos alunos a vivência de uma experiência formadora em uma escola agrícola”.

Mais do que uma atividade pedagógica, a visita à EFASA cumpriu um papel social: educar para que os jovens reconheçam o valor do meio rural e percebam nele um espaço de futuro. Para os alunos da Escola Brazilino, que já vivem a realidade do campo, conhecer uma instituição voltada para a agricultura foi reafirmar que é possível estudar, trabalhar e prosperar no lugar de origem, combatendo a evasão rural e fortalecendo sua identidade comunitária.

A visita, fruto de um ofício encaminhado pelo diretor Guilherme ao diretor da EFASA, Sr. Raul da Cunha Borges Filho, mostrou que a educação pode e deve aproximar os estudantes da vida real, dando sentido ao aprendizado e motivando-os a construir sonhos enraizados em sua própria terra. 🌾✨

Além disso, a Prefeitura de Carlos Chagas assegura apoio contínuo à EFASA, garantindo transporte, alimentação e condições essenciais para a permanência dos estudantes de Carlos Chagas, fortalecendo a educação técnica agrícola de jovens de nossa cidade na EFASA.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Prefeitura de Carlos Chagas cria comitê gestor para combater evasão escolar!

Prefeitura de Carlos Chagas cria comitê gestor para combater evasão escolar

Carlos Chagas, MG — A Prefeitura de Carlos Chagas instituiu de forma permanente o Programa Busca Ativa Escolar, uma iniciativa para garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes na escola1111. A criação do programa foi oficializada pelo

Decreto nº 157/2025, publicado em 18 de setembro de 2025222222222.

Portaria nº 292/2025 em 16 de setembro de 2025, com a responsabilidade de elaborar um plano de trabalho para a execução das ações333333333.

  • Gestor: Deodato Gomes Costa 4

  • Coordenadora Operacional: Joice Wan Der Maas Moreira de Santana 5

  • Secretaria Municipal de Educação: Raiane Rodrigues de Araújo Marques (titular) e Fernanda de Souza Neres Rêgo Gomes Vilela (suplente) 6

  • Secretaria Municipal de Assistência Social: Ana Carolina do Norte Quaresma (titular) e Gislene Reis Burmann da Cruz (suplente) 7

  • Secretaria Municipal de Saúde: Ludmila Aparecida Soares Souza (titular) e Erick Venâncio Pereira (suplente) 8

  • Conselho Tutelar: Edilene Barbosa de Oliveira Rocha (titular) e Damaris Ramos da Silva Lima (suplente) 9

O programa, que já contava com ações em andamento na Secretaria Municipal de Educação (SME), se organiza em quatro eixos: diagnóstico e planejamento intersetorial; formação continuada; monitoramento e análise de dados; e mobilização social10. O objetivo é tratar a evasão escolar como um problema social e educacional que exige a colaboração de diferentes setores11.