Bullying

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Entre ladeiras e histórias: alunos da Escola Manoel Esteves de Carlos Chagas desbravam Ouro Preto!

Para visualizar todas as imagens basta clicar na foto.

“Ouro Preto: a chave dourada que abre horizontes”

Na tarde de sexta-feira, 11 de julho de 2025, às 13h20, partimos da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni, com um grupo de alunos e uma comitiva de educadores, em direção a um destino que prometia mais que paisagens: prometia transformação. A bordo do ônibus, estavam os professores Edilane, Helem, Vinícius, a supervisora Vanessa, Adriana, o diretor Leonardo, duas cantineiras, a nutricionista Anny e eu, Deodato, o motorista do amarelinho: sempre ele, Paulo.

13 horas de estrada depois, já de madrugada, chegamos a Ouro Preto. A cidade adormecia, mas em nós, o coração palpitava como se já estivéssemos no alto das ladeiras.

No dia seguinte, começou nossa imersão. Não foi apenas uma visita guiada — foi uma travessia. Com o guia André à frente, a cada passo ouvia-se história, arte, luta e fé. Cada olhar lançado ao casario, cada explicação diante das igrejas e das minas, era como banhar-se no rio da sabedoria. Lembrei-me então de Heráclito: “Nenhum homem se banha duas vezes no mesmo rio, pois nem o rio é o mesmo, nem o homem.” E assim aconteceu com nossos alunos — já não eram mais os mesmos.

Começamos pela Praça Tiradentes, onde antes ficava o pelourinho e hoje se ergue a estátua de um mártir da liberdade. De lá, seguimos à imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que guarda os restos mortais do gênio Aleijadinho. Em silêncio e respeito, cruzamos os corredores subterrâneos de uma antiga mina de ouro, onde a escuridão ensinava mais que a luz.

Chegamos então à Igreja de São Francisco de Assis, verdadeira joia do barroco mineiro, cuja beleza corta a respiração. Em seguida, ganhamos tempo livre na feirinha de Pedra Sabão — e ali, cada aluno pôde tocar, barganhar e sentir o artesanato vivo da cultura mineira. A Igreja do Pilar nos arrebatou com seu esplendor dourado, quase inacreditável aos olhos.

Já diante da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, os alunos observaram com atenção sua arquitetura singular e o casario que a cerca, refletindo sobre a força da cultura negra. Encerramos no Museu da Casa dos Contos, onde a memória dos impostos, da escravidão e das revoluções ainda pulsa entre as paredes.

Não foi apenas uma excursão educativa. Foi um presente que o tempo nunca apagará. Alunos que talvez jamais tivessem outra chance de ver de perto tamanha grandeza agora carregam em suas mochilas uma chave simbólica — como disse o guia André — que, um dia, poderá abrir portas em suas vidas.

Nada é perfeito — exceto o valor da experiência vivida. Valeu, Senhor, o nosso cansaço, a nossa entrega. A memória desses dias já é ouro dentro de nós.

Nosso profundo agradecimento à Secretária de Educação de Ouro Preto, Débora Etrusco, à Diretora Luciana Fernandes, da Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira, por abrirem as portas do Paço da Misericórdia e ao nosso empolgado Guia André por abrirem as portas do saber e assim nos acolherem com tanta generosidade.

Esta viagem termina, mas a jornada dos saberes recém-descobertos está apenas começando. Ouro Preto agora mora dentro dos nossos alunos — e isso, nem o tempo, nem o esquecimento, poderá apagar.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Alunos da Escola Dr. Manoel Esteves Otoni embarcam hoje para excursão educativa em Ouro Preto e Mariana!

Alunos da Escola Dr. Manoel Esteves Otoni embarcam hoje para excursão educativa em Ouro Preto e Mariana

🗓️ Por Deodato Gomes Costa – Secretário Municipal de Educação | 11 de julho de 2025

Na tarde desta sexta-feira (11), ao menos 30 pessoas entre alunos e professores da Escola Municipal Dr. Manoel Esteves Otoni embarcam em uma excursão educativa para as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, acompanhados pelo diretor Leonardo Menezes e professores da escola. A saída está marcada para as 13h, em frente à própria unidade escolar.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, os estudantes viverão dois dias de intenso aprendizado fora da sala de aula. O roteiro inclui visitas guiadas à Praça Tiradentes, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, antiga mina de ouro, Igreja de São Francisco de Assis, além da Igreja do Pilar, uma das mais ricas do Brasil em arte barroca.

Haverá ainda momento de apreciação cultural na Feirinha de Pedra-Sabão, visita ao Museu Casa dos Contos e um passeio final pelo Centro Histórico de Mariana. Segundo o secretário Deodato Gomes Costa, a proposta é unir educação, história e identidade cultural, promovendo uma aula inesquecível para os alunos da rede municipal. 📚✨

quinta-feira, 10 de julho de 2025

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terça-feira, 8 de julho de 2025

Carlos Chagas fortalece rede de proteção à aprendizagem com foco na Busca Ativa Escolar: "Fora da escola não pode!"

Carlos Chagas fortalece rede de proteção à aprendizagem com foco na Busca Ativa Escolar: "Fora da escola não pode!"

Carlos Chagas, MG – 02 de julho de 2025

Na tarde da última terça-feira (02), às 14h, a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas sediou uma importante reunião intersetorial com o objetivo de construir e fortalecer a rede de proteção à garantia do direito de aprendizagem das crianças e adolescentes, com foco na estratégia da Busca Ativa Escolar, promovida pelo UNICEF em parceria com UNDIME, CONGEMAS e CONASEMS.

Estiveram presentes representantes da educação, saúde, assistência social, conselho tutelar e Ministério Público, compondo um comitê técnico comprometido com o lema: “Fora da escola não pode!” Participaram da reunião: Erick Venâncio (Saúde), Damaris Ramos e Nádia Rapina (Conselheiras Tutelares), Ludmila A. Soares-Secretária Municipal de Saúde, Luiz Fernando Hollerbach (MP-MG), Joice Wan Der Maas (Assistente Social da Educação), Rita de Cássia Medrado (Psicóloga da Educação), Célia Rodrigues Silva (Assistência Social), Gislene Burman (CRAS) e o Secretário de Educação, Deodato Gomes Costa.

Durante o encontro, Joice Wan Der Maas apresentou o vídeo “Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, destacando o papel central da escola no enfrentamento da evasão. A reflexão sobre a história fictícia de “Joana” – criança que deixou a escola para cuidar da avó doente – ilustrou como a atuação integrada entre educação, saúde e assistência social é essencial para garantir o retorno e a permanência escolar.

A plataforma Busca Ativa Escolar foi demonstrada na prática, com o cadastro da servidora Ludmila, Secretaria Municipal de Saúde, e a simulação da criação de um alerta. Foi ainda apresentado o fluxograma de atuação, que prevê:

  1. Identificação do caso pelo agente comunitário;

  2. Encaminhamento ao supervisor institucional (diretores escolares);

  3. Ação coordenada com a Secretaria de Educação quando necessário.

Os participantes destacaram que nenhuma criança ou adolescente deve ficar fora da escola, e que as causas da evasão – como vulnerabilidade social, trabalho infantil e ausência de transporte – exigem respostas coletivas e políticas públicas efetivas.

A reunião marcou o início de um novo ciclo de enfrentamento à exclusão escolar no município, com o compromisso firme de atuar em rede para assegurar que o direito à educação seja realidade para todos e todas.

📌 “Não basta identificar a ausência. É preciso construir caminhos de volta para cada criança que está longe da escola”, reforçou o Secretário Deodato Gomes Costa.

Carlos Chagas realiza XV Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS!

Carlos Chagas realiza XV Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

Carlos Chagas, MG – 11 de julho de 2025

Na manhã desta sexta-feira (11), na cidade de Carlos Chagas acontecerá  a XV Conferência Municipal de Assistência Social, evento que marca duas décadas de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência ocorre das 08h às 13h, na sede da Associação de Amparo à Criança Francisco de Assis, localizada na Rua Dr. José Delvart Pimenta Murta, nº 59, no bairro Lagoinha.

A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMASC), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e tem como objetivo mobilizar representantes do poder público, usuários da política pública de assistência, entidades da sociedade civil e demais segmentos da população para debater os avanços, desafios e estratégias de fortalecimento da rede de proteção social.

Além de relembrar o percurso histórico do SUAS e suas conquistas ao longo de duas décadas, o encontro também será espaço para reflexão e deliberação de propostas voltadas ao aprimoramento das políticas públicas locais, em consonância com os princípios de universalidade, equidade, integralidade e participação popular.

A XV Conferência reforça o compromisso do município de Carlos Chagas com o fortalecimento da cidadania e da justiça social, em um momento crucial de reafirmação de direitos e de resistência frente às vulnerabilidades sociais.

“O futuro é agora”, destaca o lema da Prefeitura de Carlos Chagas, reafirmando o papel estratégico da assistência social na construção de um presente mais justo e humano.

domingo, 6 de julho de 2025

a CANÇÃO You Needed Me - Anne Murray (Lyrics) 🎵 ' e o vínculo transformador entre Professor e Aluno!


A Canção 'You Needed Me' e o Vínculo Transformador entre Professor e Aluno

Interpretada por Anne Murray, a canção You Needed Me,  que eu gosto demais, pode ser compreendida, sob a ótica pedagógica, como uma representação simbólica do poder da relação entre professor e aluno. A letra retrata com sensibilidade o impacto que alguém pode ter na vida do outro quando oferece apoio incondicional, escuta e acolhimento – elementos essenciais na prática educativa.

O professor, assim como a figura presente na canção, é muitas vezes aquele que “enxuga as lágrimas”, “dá esperança” e “restaura a dignidade” dos seus alunos. Em momentos de confusão ou desânimo, ele atua como ponte para a autoestima, reconstruindo sentidos e resgatando o potencial que muitas vezes os estudantes desconhecem em si mesmos.

Ao mesmo tempo, a frase “You needed me” revela uma reciprocidade comovente: também o professor precisa do aluno para que sua vocação se realize. O vínculo se fortalece quando há troca, confiança e reconhecimento mútuo. A elevação do aluno ao “pedestal” representa o gesto do educador que acredita, valoriza e aposta nas possibilidades do outro.

Essa relação afetiva, carregada de sentido, transforma ambos. A canção, portanto, ecoa como uma metáfora da missão docente: fazer com que cada aluno se sinta visto, necessário e capaz de alcançar sua própria eternidade simbólica. Afinal, educar é isso — elevar vidas com afeto e presença verdadeira.

sábado, 5 de julho de 2025

📰 Deu no Medeiros Neto Notícia: A despedida de um gigante da medicina veterinária!

📰 Deu no Medeiros Neto Notícia: A despedida de um gigante da medicina veterinária.

O falecimento do renomado médico-veterinário Dr. Armando Leal do Norte, ocorrido no dia 3 de julho de 2025, comoveu profundamente as comunidades de Carlos Chagas, sua cidade de origem e coração e Medeiros Neto, sua terra de afeto e de parte da sua missão. Diversas homenagens foram prestadas por amigos, familiares e admiradores. O portal Medeiros Neto Notícia cobriu de forma sensível e detalhada os principais momentos dessa despedida. A seguir, apresentamos as três reportagens completas, que agora também estão disponíveis aqui em nosso blog:


📄 1. “Amigo e coautor de crônica, James Barboza presta sua última homenagem ao seu seleto admirador, republicando um valoroso texto”
Em uma tocante homenagem, o jornalista e cronista James Barboza, coautor de crônicas com Dr. Armando, decidiu republicar um de seus textos mais valiosos. A crônica intitulada “Dr. Armando: o desenhista de bichos que reinventou a vida” relembra com lirismo a trajetória do homem simples, genial e altruísta, que marcou a história da pecuária brasileira com o desenvolvimento do Red Norte.
📎 Leia a íntegra: Clique aqui para abrir o PDF
📌 Referência: Medeirosneto.com, 04/07/2025 às 21:27:29


📄 2. “Corpo do Dr. Armando Leal do Norte acaba de chegar a Medeiros Neto”
Matéria breve, mas impactante, informa a chegada do corpo à cidade de Medeiros Neto para o velório, realizado na Igreja Cristã Maranata, antes do translado para sua terra natal, Carlos Chagas.
📎 Leia a íntegra: Clique aqui para abrir o PDF
📌 Referência: Medeirosneto.com, 04/07/2025 às 14:17:14


📄 3. “Forte comoção marca despedida do Dr. Armando Leal do Norte em Medeiros Neto”
A despedida foi marcada por muita emoção, orações, música e agradecimentos públicos. A esposa, Ana Meire, e o irmão, Geraldo Souza Norte, prestaram homenagens profundas. Uma seresta ao som de violão selou o último adeus ao homem que, segundo Ana, era um "patrimônio público".
📎 Leia a íntegra: Clique aqui para abrir o PDF
📌 Referência: Medeirosneto.com, 04/07/2025 às 19:58:56


📌 Em tempo: O legado do Dr. Armando Leal do Norte ecoa nas palavras de seus amigos, nas mãos de seus discípulos e nos campos do Brasil. Carlos Chagas também presta suas homenagens públicas a esse homem de ciência, fé e generosidade.

Carlos Chagas inicia nova fase do LEEI com participação de todos os gestores escolares.


📰 Notícia – Educação em Foco

Carlos Chagas inicia nova fase do LEEI com participação de todos os gestores escolares.

Após o sucesso estrondoso da edição 2024, o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI/CNCA) retorna em 2025 com força total e muitas novidades para a Rede Municipal de Educação de Carlos Chagas. A nova fase do LEEI já está prestes a começar, e a expectativa é ainda maior: 37 profissionais da educação comporão uma nova turma de formação, entre eles 13 professoras da pré-escola (4 e 5 anos), 4 docentes da creche (0 a 3 anos), e agora, de forma inédita e obrigatória, 11 gestores e os  supervisores escolares.

A obrigatoriedade da participação dos gestores escolares marca um novo capítulo na formação continuada da Educação Infantil. A inclusão das lideranças escolares é determinação direta do Programa Nacional, que entende que o fortalecimento da oralidade, leitura e escrita na primeira infância exige alinhamento entre supervisão pedagógica, direção e docentes.

📘 Mas afinal, o que é o ProLEEI/CNCA?
É um programa de formação continuada promovido pelo MEC, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com foco na qualificação das práticas pedagógicas em oralidade, leitura e escrita. Seu objetivo central é promover uma educação infantil sensível, inclusiva, lúdica e culturalmente rica, respeitando os direitos das crianças e valorizando o protagonismo docente.

🎯 Objetivos principais do Programa:

  • Apoiar a formação teórico-prática das docentes;

  • Estimular o uso da linguagem como experiência social e estética;

  • Reforçar os direitos de aprendizagem na primeira infância;

  • Construir repertórios literários, culturais e linguísticos.

🧑‍🏫 Como será organizada a formação em 2025:
O curso terá formato híbrido, mesclando 64 horas presenciais (em encontros quinzenais) e 62 horas remotas, via AVAMEC, com participação em lives, fóruns e seminários. As certificações serão emitidas por universidades federais conveniadas e exigem frequência mínima de 75% em ambas as modalidades e aproveitamento mínimo de 60% nas atividades propostas.

A formação será coordenada localmente pela gestora Edna Duarte, profissional experiente e entusiasta da educação infantil, que conduzirá os encontros com foco no diálogo, sensibilidade e compromisso com os direitos de aprender.

📢 Convocação especial aos gestores escolares
Todos os gestores e supervisores das escolas da rede municipal que atendem a Educação Infantil devem participar do LEEI-2025. Essa diretriz visa garantir que o olhar institucional para a infância seja construído coletivamente, com base em práticas educativas sólidas e coerentes.

O LEEI 2024 já foi considerado por muitos professores como um divisor de águas em suas trajetórias profissionais. Agora, com a ampliação do público-formando e o engajamento de toda a gestão escolar, o ProLEEI/CNCA 2025 promete ir ainda mais longe na transformação da Educação Infantil de Carlos Chagas.

📚 Educação Infantil é prioridade. E cuidar da infância é compromisso coletivo.

ARGUMENTAÇÃO!

A argumentação é uma arte e, como toda arte, depende de técnicas. A lógica informal, disciplina que estuda a teoria da argumentação na linguagem do dia a dia, não é muito antiga. Mas ela se utiliza de algumas técnicas da lógica formal que vêm sendo aprimoradas desde, pelo menos, a época de Aristóteles, na Grécia Antiga.
Para começar, vamos entender o que é argumento. Argumento é um conjunto de frases afirmando ou negando algo, articuladas logicamente entre si. Tais frases, chamadas de proposições, dividem-se entre premissas e conclusão. As premissas são as bases para levar à conclusão. Talvez o exemplo mais famoso seja de um argumento chamado silogismo:
Todo homem é mortal (premissa)/Sócrates é homem (premissa)/Logo, Sócrates é mortal (conclusão).
Um argumento não é considerado verdadeiro ou falso, mas válido ou inválido. Por exemplo: Todo queijo é comestível; a lua é feita de queijo; logo, a lua é comestível. Claro que a conclusão é falsa, mas o argumento é válido. Sua conclusão está errada em razão do erro contido nas premissas.
Existem argumentos que parecem bem construídos, mas escondem vários tipos de defeitos. A conclusão não se segue das premissas, ou essas são falsas, ou mesmo a conclusão é correta, mas foge totalmente do assunto. Esse tipo de argumento é conhecido como falácia.
Nessas cartas você encontrará diversos tipos de falácias. Cada uma traz dois exemplos e uma sugestão de contra-argumentação. Em todas elas você pode tentar derrubar os exemplos usando as dicas de “o que argumentar”. Além disso, cada uma propõe um exercício diferente para ajudar a desenvolver as habilidades de argumentação do leitor.
Porque, querendo ou não, ninguém pode escapar desse jogo de argumentação no dia a dia. Nossa melhor opção é aprender a jogar o melhor possível.

A força da palavra: uma reflexão para gestores escolares!

A força da palavra: uma reflexão para gestores escolares

Na escola, cada palavra dita constrói ou desconstrói relações. Gestores, mais do que administradores, são também comunicadores e educadores da convivência. A forma como nos expressamos impacta diretamente a cultura que cultivamos entre professores, alunos, famílias e funcionários.

Por isso, é preciso repensar o vocabulário cotidiano. Expressões como “eu acho”, “me falaram” ou “não sei” podem enfraquecer a autoridade positiva que precisamos exercer. Em seu lugar, palavras como “eu acredito”, “eu observei” ou “vou verificar” comunicam mais responsabilidade, empatia e profissionalismo.

Dizer “essa tarefa é muito difícil” pode criar barreiras mentais; já “essa tarefa é um desafio para mim” abre espaço para o crescimento e a superação. Quando trocamos “ninguém me falou” por “essa informação é nova para mim”, evitamos o jogo de culpas e assumimos uma postura colaborativa e madura.

Comunicar com firmeza, clareza e acolhimento não é apenas uma habilidade técnica: é uma escolha pedagógica. É ensinar com o exemplo que somos capazes de construir ambientes mais respeitosos, proativos e humanos.

Gestão escolar também se faz com palavras. E que nossas palavras sejam sempre sementes de compromisso, escuta e transformação.

Armando Leal do Norte: o veterinário que plantou futuro em terras de tradição!

Armando Leal do Norte: o veterinário que plantou futuro em terras de tradição!

Há nomes que não morrem com o tempo. Eles criam raízes na memória coletiva, florescem no coração de uma cidade e continuam a frutificar mesmo depois da última despedida. Assim é o nome de Armando Leal do Norte, médico-veterinário, pesquisador, homem do campo e da ciência, filho de Carlos Chagas e de sua gente.

Armando nasceu em 23 de julho de 1950, e partiu no dia 3 de julho de 2025, aos 74 anos, deixando atrás de si um rastro luminoso de realizações, pioneirismo e humanidade. Filho de Geraldo de Souza Norte e Carolina Leal do Norte, iniciou sua trajetória ainda nos bancos da Escola João Beraldo,(sempre foi motivo de grande orgulho para todos da escola) onde as festas escolares eram marcadas por sua presença cantando as músicas das paradas de sucesso. De lá, percorreu os caminhos do conhecimento até formar-se veterinário pela UFMG em 1973, voltando para sua terra com uma missão: transformar.

E transformou.

Quando muitos esperavam que o filho do grande fazendeiro se acomodasse à fortuna herdada, Armando contrariou expectativas. Trouxe da universidade as ideias que o campo precisava, ainda que nem todos estivessem prontos para recebê-las. Inseminação artificial, sanidade animal, reflorestamento, conservação do solo, uso racional das águas: palavras que se tornaram práticas graças a ele. A Fazenda Sagres, onde estabeleceu seu trabalho, se tornou referência nacional em pesquisas, convênios com universidades e formação de centenas de estagiários — muitos hoje espalhados pelo Brasil levando consigo os ensinamentos de seu mestre.

A praça Capitão João Pinto, no coração de Carlos Chagas, eterniza sua presença com um busto inaugurado em 17 de dezembro de 1996. Nessa homenagem estão gravados os nomes de quem reconheceu seu valor em vida: Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, Sindicato Rural, COOLVAM, CREDICAR, Nestlé, Diogo Bethonico e amigos. E agora, diante de sua ausência física, a Prefeitura depositou ali uma coroa com uma faixa singela e tocante:
🕊️ "Nosso carinho e gratidão pela amizade e lealdade da família de toda uma vida. Prefeitura Municipal de Carlos Chagas / MG" 🕊️
O Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares expressou:🖤 “Carlos Chagas perde um dos seus filhos mais ilustres. Muito obrigado, Dr. Armando Norte, pelo muito que fez por nossa cidade, elevando e levando o nosso nome por todo o Brasil!”Palavras que selam o reconhecimento de uma vida que foi semente, raiz, tronco e fruto para sua terra natal.

As redes sociais se inundaram de depoimentos emocionados. Palavras como mestre, exemplo, referência, amigo, lenda. Choveram mensagens de luto, mas também de gratidão. “Foi um homem de grande coração”, disse uma seguidora. “Dr. Armando deixa um legado de dedicação e respeito à profissão”, declarou uma jovem estudante de veterinária. Para muitos, ele foi mais que um profissional — foi um farol.

Participante ativo de congressos internacionais, conferencista e autor de dezenas de trabalhos técnicos, Dr. Armando projetou Carlos Chagas no mapa do agronegócio moderno, elevando a cidade ao patamar de centro de pesquisa, orgulho e inovação. Atuou como Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente em Medeiros Neto, onde também deixou marcas profundas.

Mas mais do que títulos, diplomas e feitos, Armando Leal do Norte deixou pessoas. Deixou amigos, filhos, netos, estagiários, admiradores. Deixou uma cidade inteira que se curva em silêncio e respeito diante de sua partida. E deixou uma missão: continuar acreditando na educação, na ciência e no trabalho como caminhos para a transformação do campo e da vida.

Em cada pasto recuperado, em cada animal bem tratado, em cada jovem inspirado a seguir a medicina veterinária, lá estará ele — não como saudade que prende, mas como memória que guia.

Descanse em paz, Dr. Armando. O campo chora. A cidade agradece. E a história registra: você foi um dos grandes. 🌾🖤

Bibliografia utilizada:

NOGUEIRA FILHO, José. Carlos Chagas: 80 anos. 1. ed. Teófilo Otoni, MG: Artes Gráfica Modelo LTDA, 2020.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Carlos Chagas fortalece gestão democrática nas escolas e impulsiona formação com foco na cultura e na transparência!


Carlos Chagas fortalece gestão democrática nas escolas e impulsiona formação com foco na cultura e na transparência

04 de julho de 2025 – Carlos Chagas/MG

Na manhã desta sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas realizou uma reunião ordinária com os diretores das escolas municipais no salão de reuniões da pasta, com o objetivo central de aprofundar os entendimentos sobre o PROGEFE – Programa de Gestão Financeira Escolar e reforçar o papel das escolas na valorização da cultura local e na promoção de uma educação comprometida com resultados e identidade.

Estiveram presentes os gestores Jardson Ferreira (E.M. Presidente T. Neves), Leonardo Menezes (E.M. Dr. Manoel Esteves Otoni), Zaida Kretli (E.M. São José), Renato Aguilar (E.M. Arminda Ribeiro), Edson Santos (E.M. Francisco Sá), Guilherme Cristo (E.M. Brazilino R. de Souza), Verônica Pereira (E.M. Maria R. Tavares), Istênia Figueiredo (E.M. Aymar Westin Nobre) e Leudiana (E.M. Nelson Lisboa), além do Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, e da assessora especial Ednalva Kretli. A diretora Edna Duarte justificou sua ausência.

A reunião iniciou-se com um momento de espiritualidade e reflexão conduzido pelo Secretário, que leu a seguinte mensagem:
“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer for maior!”. A fala emocionada destacou os desafios enfrentados pela gestão escolar frente ao analfabetismo funcional, à evasão e ao desânimo de parte da equipe, conclamando os diretores à liderança com coragem, estratégia e fé.

Em pauta principal, foi abordada a Lei Municipal 2.110/2021, que institui o PROGEFE, garantindo autonomia financeira às unidades escolares. Cada artigo foi estudado, desde os critérios de repasse até os limites de gastos e exigências de prestação de contas. Em seguida, a equipe apresentou as alterações promovidas pela Lei nº 2.237/2024, que passou a estabelecer o repasse em parcela única, com base em dados do SISLAME. A nova norma também reforça o compromisso com o comércio local e detalha sanções para irregularidades.

Outro ponto da reunião foi a parceria com o SEBRAE, que ofertará cursos nas escolas José Joaquim de Amorim e Sítio do Picapau Amarelo. A Escola Dr. Manoel Esteves Otoni também se disponibilizou para receber o curso de Educação Patrimonial, com foco na rota da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas.

Além disso, discutiu-se o tradicional Desfile de 7 de Setembro, com os diretores comprometidos a informar, via planilha, as temáticas que suas escolas apresentarão. Também foi reforçado o convite para a participação entusiástica no Movimento Lume da Fogueira, evento cultural previsto para os dias 04 e 05 de julho, na Rua Dragotim Tocmich, destacando o papel das escolas como guardiãs da cultura popular.

Foram entregues microscópios às escolas Dr. Manoel Esteves, Brazilino, Tancredo Neves e Oscar João Kretli, com previsão de capacitação para docentes dos anos iniciais e professores de Ciências sobre o uso pedagógico do mesmo.

A Secretaria ainda informou que a tradicional FEAC (Feira de Artes, Ciências e Cultura) ocorrerá no final de julho e que os detalhes serão divulgados em breve. A próxima reunião está agendada para o dia 1º de agosto de 2025, com presença confirmada do contador Cristiano, que propôs o valor de R$ 600,00 para serviços contábeis das escolas, incluindo DBE e RAIS.

A reunião encerrou-se com clima de otimismo e compromisso coletivo com a melhoria da gestão educacional e da qualidade da aprendizagem no município.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

PRESENÇA DA POLÍCIA MILITAR NAS ESCOLAS!

 


PRESENÇA DA POLÍCIA MILITAR NAS ESCOLAS
Carlos Chagas, 25 de junho de 2025

A Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas recebeu, na manhã desta terça-feira (25), a visita dos Sargentos Missias e Alex Torres, representantes da Polícia Militar em Carlos Chagas. A presença dos militares teve como principal objetivo renovar as informações e reafirmar o compromisso da Polícia Militar com a Rede de Escolas Protegidas.

Durante o encontro, os sargentos destacaram que a Rede de Escolas Protegidas é fruto de uma colaboração direta entre a Polícia Militar e as instituições de ensino públicas, particulares e conveniadas do município. A iniciativa fortalece a parceria estratégica entre as forças de segurança e a comunidade escolar, promovendo um ambiente mais seguro para estudantes, professores e demais profissionais da educação.

O Sargento Messias também reforçou que está à disposição das escolas para atender às solicitações, prestar orientações, promover ações educativas e contribuir com estratégias de prevenção e cuidado no ambiente escolar.

Essa atuação faz parte de um esforço conjunto para garantir a segurança e o bem-estar de todos os que compõem a comunidade escolar em Carlos Chagas, reafirmando que a educação e a segurança caminham juntas na construção de uma sociedade mais justa e protegida.

terça-feira, 1 de julho de 2025

EVENTO LUME DA FOGUEIRA ILUMINA CULTURA JUNINA LOCAL!

 

🎆 Escolas de Carlos Chagas iluminam a cultura local no evento “Lume da Fogueira”

Carlos Chagas, MG – A valorização da cultura popular e o envolvimento das escolas da rede municipal e estadual de ensino serão os grandes destaques do evento "Lume da Fogueira", promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo com apoio do Ministério da Cultura, nos dias 04 e 05 de julho de 2025, na rua Vereador Antônio Dragotin Tomich.

Sob o lema “No Lume da Fogueira, o povo acende memórias, aquece tradições e mantém viva a chama da cultura”, a festividade contará com apresentações culturais, quadrilhas juninas e shows musicais. Um dos pontos altos da celebração será a participação ativa das escolas da cidade, que protagonizarão os momentos de integração e arte com a comunidade.

📚 Programação com destaque para as instituições de ensino:

📅 Dia 04 de julho – Quinta-feira

A partir das 18h30, o público poderá prestigiar as quadrilhas apresentadas pelas seguintes instituições:

  • APAE

  • ASCOM

  • Escola Estadual Aymar Westin Nobre

  • Escola Municipal Maria Ribeiro Tavares

  • Escola Estadual Professora Antônia Bernardo Rodrigues

  • Escola Estadual Dr. João Beraldo

A noite continua com shows musicais:

  • 21h30 – Banda Fogumano

  • 00h00 – Banda Forró MaximeL – O novo forró no pé

📅 Dia 05 de julho – Sexta-feira

Também às 18h30, seguem as apresentações com:

  • Centro Escolar Municipal Elir de Castro

  • Escola Municipal Professora Arminda Lopes Ribeiro

  • COOEDUDAR

  • Escola Estadual Dr. Manoel Esteves Otoni

  • Escola Estadual Geraldo de Souza Norte

Encerrando com música:

  • 21h30 – Banda Billy Forrozão

  • 00h00 – Banda Silmar Santos – O Vaqueiro do Forró (conforme errata no documento).

A iniciativa reforça a importância da escola como espaço de vivência cultural e interação comunitária. O Secretário Municipal de Educação, Deodato Gomes Costa, recebeu o convite oficial da Secretária de Cultura, Dagmar Soares de Oliveira Martins, reconhecendo o valor da participação das escolas como força viva da tradição junina.

“Eventos como o Lume da Fogueira não apenas celebram nossa cultura, mas também transformam a escola em palco de cidadania, arte e pertencimento social”, destacou Deodato.

A comunidade está convidada a participar e prestigiar esse grande encontro da educação com a cultura popular carlos-chaguense.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

🎓 Convite Especial | Seminário Cultural e Científico 📚

🎓 Convite Especial | Seminário Cultural e Científico 📚
🚂 Minas Gerais: Território de Saberes e Ciências

✨ A Escola Estadual Geraldo de Souza Norte convida você para embarcar numa jornada de conhecimento e encantamento por Minas Gerais!
Vamos explorar a riqueza natural, cultural e histórica do nosso estado por meio de uma abordagem científica e comunicativa, valorizando a identidade regional e celebrando os becos, ruelas e poesias que fazem de Minas um território de saberes e beleza incomparável.

📅 Data: 02 de julho de 2025
🕗 Horários: A partir das 8h (turno matutino) e das 13h (turno vespertino)
🏫 Local: Escola Estadual Geraldo de Souza Norte – Carlos Chagas/MG

📍 Uma vivência educativa inesquecível, para quem ama Minas e acredita na força da educação.
Ah, Minas Gerais... quem conhece, não esquece jamais! 💛

📌 Divulgação: Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas


domingo, 29 de junho de 2025

Educar também é festejar: o exemplo da Escola Oscar João Kretli!

 Clique na imagem para para ver imagens da Festa e para acrescentar outras fotos ao álbum.

O Arraiá da Oscar: quando a roça dança em harmonia com o coração

Há festas que a gente vê. E há festas que a gente sente.

No dia 28 de junho de 2025, um sábado junino de céu limpo e coração aberto, a Escola Municipal Oscar João Kretli, uma querida escola rural da rede municipal de Carlos Chagas, fez muito mais do que celebrar a cultura nordestina: ela escreveu uma página memorável da educação pública com amor, suor e beleza. Foi o Arraiá da Oscar – e o que ali aconteceu não foi apenas um evento, foi uma demonstração de identidade, compromisso e pertencimento.

Esta é a segunda melhor escola do Mucuri. Mas naquele sábado, em cada bandeirinha balançando no vento, em cada chapéu de palha ajustado com cuidado e em cada passo das crianças na quadrilha, o que se viu foi um espetáculo de primeira grandeza, que só não ganha medalha de ouro porque prefere colecionar afeto. Sim, ali estava uma comunidade inteira dizendo, sem palavras, que a escola é o lugar onde a cultura vive, pulsa e ensina.

A comunidade escolar marcou presença em peso. O terreiro se encheu de famílias, de abraços, de risos. Os alunos, em apresentações que iam do encanto à comoção, dançaram, encenaram o casamento da roça com graça e encerraram com uma quadrilha que uniu passado, presente e futuro.

O ambiente? Ah… preparado com tanto cuidado, que parecia bordado à mão por todos: professores, servidores, pais, estudantes. Não houve exagero: tudo foi feito com zelo, com aquele carinho que só existe quando há compromisso coletivo. O diretor Saulo e toda a sua equipe mostraram que, quando há união verdadeira, até a lida mais árdua se transforma em celebração.

As imagens que registrei? Não refletem nem um terço do que foi vivido ali. Porque há algo que câmera nenhuma capta: o calor humano, a vibração do trabalho bem feito, o orgulho nos olhos de quem fez parte da construção de tudo aquilo.

Estiveram presentes o Prefeito Nanayoski, Dona Áurea, Zaida, Léo e Nalva — e pude perceber em cada olhar o encantamento diante da organização primorosa e da beleza que transbordava em cada detalhe da festa. Também eles, como tantos outros, se deixaram tocar por esse clima de pertencimento e alegria que a Escola Oscar tão bem soube cultivar.

Como sempre digo, as escolas são as guardiãs da cultura. E a Oscar entendeu esse papel com maestria. Não se tratou apenas de uma Festa Junina. Foi um grito manso de pertencimento, foi um abraço forte da escola em sua comunidade, foi a certeza de que a educação acontece também com pastel fritinho na hora, fita colorida e muito forró.

Planejamento, esforço, dedicação. Por quanto tempo, a equipe da escola costurou esse momento com esmero. E o resultado? Um sucesso vibrante, que tocou fundo todos os que estiveram ali. Alcançaram todas as dimensões possíveis: colaboração, participação, beleza e união. É disso que a escola vive. E é isso que queremos ver sempre: a certeza de que valeu a pena.

Saulo, professores, funcionários: parabéns! Vocês fizeram história. E a história, como toda boa festa, se faz com trabalho, com fé… e com coração.

Missa de 7º Dia: a memória viva de Dinei da Caçamba!

🌹 Missa de 7º Dia de Dinei da Caçamba eternece Carlos Chagas

Neste domingo, 29 de junho de 2025, às 7 horas na Matriz de São Sebastião,  o céu se uniu à terra em orações e saudades. Foi celebrada com a Missa de 7º Dia de Valdene Gonçalves Figueiredo, carinhosamente conhecido por todos como Dinei da Caçamba, um homem simples, generoso e de coração imenso, cuja partida prematura comoveu toda a comunidade de Carlos Chagas.

Desde o anúncio do falecimento, no dia 21 de junho, uma onda de comoção tomou conta da cidade. A nota publicada nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, verifiquei lá que mobilizou mais de 930 manifestações de pesar, revelando o tamanho do amor, carinho e respeito que Dinei conquistou em vida. Amigos, parentes e conhecidos expressaram sua dor e saudade com mensagens sinceras, emojis de lágrimas, mãos em oração e palavras que, mesmo breves, carregavam o peso de uma perda irreparável.

Entre as mensagens, destacavam-se os sentimentos de gratidão por sua amizade, o reconhecimento pela sua humildade e a certeza de que Deus o recebeu de braços abertos. Muitos o descreveram lá no instagram como “um homem do povo”, “amigo de verdade”, “guerreiro de coração enorme” e “exemplo de humildade e bondade”.

Ao final da missa, celebrada com reverência e fé, foi distribuído um cartão na porta da Igreja que ao lê-lo emocionou ainda mais os presentes. Nele, lia-se:

“Você partiu, mas continuará vivendo para sempre em nossos corações. O seu legado de amor, humildade e bondade seguirá a nos conduzir. Que o Pai Celestial acolha a tua alma em Teu infinito amor. Que encontre a paz e a felicidade que tanto mereceu em vida. Sua memória será uma eterna e doce lembrança para todos nós.”

Ao lado da bela mensagem, um versículo bíblico fortalecia a fé que sustentou tantos parentes e amigos de corações enlutados:

“Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.” (Romanos 2:7)

Dinei nasceu em 13 de maio de 1972 e partiu em 22 de junho de 2025, mas deixou um legado que transcende o tempo. O campo florido de margaridas do cartão distribuído hoje é símbolo da primavera que ele espalhou por onde passou. Silencioso, deixei meu pensamento se perder entre as orações. Dinei foi profundamente amado — e continuará sendo. Mas no fundo da alma, também sinto como a política pode afastar as pessoas… porque nela, infelizmente, não cabem as delicadezas do afeto, nem o romance de amizade sincera.

Carlos Chagas chorou, no dia 21,  a ausência de Dinei, mas também se orgulha de ter convivido com alguém que fez da humildade sua grandeza e do trabalho, sua marca. Que sua memória siga viva, inspirando tantos outros a fazerem o bem com o mesmo sorriso generoso que ele carregava no rosto.

Descanse em paz, Dinei da Caçamba. 🌿🕊️

sábado, 28 de junho de 2025

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: Governo Federal lança Guia sobre o uso de telas por crianças e adolescentes!

📲 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: Governo Federal lança Guia sobre o uso de telas por crianças e adolescentes

Carlos Chagas – MG | 2025 – Em um contexto em que o uso de celulares, tablets e outros dispositivos digitais está cada vez mais presente no cotidiano das crianças e adolescentes brasileiros, o Governo Federal lançou, com apoio da UNESCO, o Guia sobre usos de dispositivos digitais por crianças e adolescentes. A publicação é uma importante ferramenta de orientação voltada para famílias, escolas e gestores educacionais.

O material, elaborado a partir de ampla escuta com especialistas, educadores, crianças e adolescentes, apresenta recomendações baseadas em evidências científicas para um uso consciente e saudável das tecnologias digitais, respeitando os direitos à proteção, participação e provisão de crianças e adolescentes no ambiente digital.

🔎 Por que os educadores precisam conhecer o Guia?

Em tempos de hiperconexão, os profissionais da educação são desafiados a repensar o papel das telas dentro e fora da sala de aula. O Guia chama a atenção para os riscos do uso indiscriminado de dispositivos digitais, especialmente na Primeira Infância, e orienta que o uso pedagógico de tecnologias deve ser sempre criterioso, equilibrado e mediado por adultos conscientes de seu impacto.

Além disso, o documento defende que a escola pode (e deve) atuar na promoção da cidadania digital, formando estudantes críticos, autônomos e preparados para os desafios do mundo conectado. Políticas de Educação Midiática e Digital são destacadas como essenciais para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades.

💡 "Educadores são agentes fundamentais na construção de uma cultura de bem-estar digital. Conhecer o Guia é garantir que cada escolha pedagógica com tecnologia esteja ancorada no melhor interesse dos nossos estudantes." – trecho extraído do documento.

📘 O conteúdo inclui:

  • Recomendações por faixa etária;

  • Dicas para mediação familiar;

  • Alertas sobre sinais de uso problemático;

  • Orientações sobre segurança, privacidade e direitos digitais;

  • Reflexões sobre os impactos do design das plataformas e da economia da atenção.

🧠 Destaque para educadores: o Guia também alerta que o exemplo dos adultos influencia diretamente os hábitos digitais das crianças. Por isso, educadores devem não apenas orientar os estudantes, mas também refletir sobre seus próprios usos das tecnologias dentro dos espaços escolares.

📎 Acesse a versão digital completa do Guia:
👉 ACESSE O GUIA AQUI

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Palavras do Leo Tavares! - Quando o futuro bate à porta e não é atendido!

Te falo com o meu coração. Hoje foi um dia triste. Muito. 

Perder na politica é chato, sempre tem aquela resenha. Mas nós já estamos acostumados com isso. Já ganhamos e perdemos várias vezes. Faz parte. 

Mas quem perdeu hoje foi nossa cidade. E vou te falar o porque:

Se contarmos nos ultimos 5 anos, em nossa gestão, todos os recursos de deputados que foram colocados em nosso município, não chega a metade que esse projeto traria para nossa cidade. 

Estavam previstos 25 milhoes em obras, equipamentos e melhorias para nossa educação. Dentre esses recursos, uma creche, novinha, a ser construida para atender as mães e pais que precisam e querem trabalhar e nao tem onde deixar seus filhos. 

Uma nova escola modelo, padrao ouro, para nossos alunos do ensino basico, ultimas series. 

Hoje o municpio ja tem diversas parcerias com a rede estadual, sem receber os recursos, retirando da rede municipal. Como por exemplo, no transporte escolar. Esse projeto iria regulamentar essa situação. 

Quando falamos que o Futuro é Agora, não se faz futuro sem educação. Era justamente isso que buscávamos. 

Mas a politica tem dessas coisas. 

Sigamos em frente, cabeça erguida. Nos desculpe, por nao ter conseguido esse grande feito para Carlos Chagas. 

Mas nao temos medo, nem falta de coragem. Vamos continuar brigando por aquilo que acreditamos!

Deus abençoe a todos nos!

Leonardo Tavares

O silêncio entre um voto e outro!

 O silêncio entre um voto e outro

Na manhã de hoje, 26 de junho de 2025, as paredes da Câmara Municipal de Carlos Chagas pareciam guardar mais do que ecos. Guardavam expectativas. Na pauta, o Projeto de Lei nº 021/2025 — uma proposta que não era apenas técnica, jurídica ou administrativa. Era, sobretudo, um convite à ousadia: assumir integralmente a educação dos anos finais do Ensino Fundamental, acolhendo os filhos da cidade com os braços de sua própria Rede Municipal.

O projeto, proposto pelo Executivo, previa a adesão ao programa estadual “Mãos Dadas” e a municipalização de escolas como a Estadual Professora Antônia Bernardo e a Estadual Olga Prates, além da responsabilidade sobre estudantes de outras unidades da rede estadual. A intenção era clara: tornar a gestão mais próxima, mais sensível e mais comprometida com as especificidades da realidade local.

Mais do que prédios e turmas, falava-se em investir R$ 25 milhões diretamente na educação municipal — na compra de equipamentos, na renovação da frota escolar, na construção de uma nova creche e de uma escola-modelo. Sonhava-se com bibliotecas cheias, computadores acessíveis, paredes reformadas e servidores mais valorizados.

Mas, após discursos contidos e olhares cruzados, vieram os números frios da votação: 7 votos contra, 3 a favor.

No instante seguinte, o silêncio não foi só dos microfones. Foi o silêncio da dúvida, o silêncio da prudência, o silêncio do receio. Cada voto contrário tinha sua razão — política, orçamentária, ideológica — e todo posicionamento merece respeito. Afinal, a democracia também se constrói com desacordos.

Contudo, algo pairava no ar: o futuro. A Rede Municipal já atende 329 alunos do 6º ao 9º ano. Com o projeto, seriam mais 564, totalizando 893 estudantes que poderiam caminhar sob uma mesma gestão, com um planejamento mais coeso, mais integrado.

Seria este o momento ideal? A proposta estava madura o suficiente? Ou teria faltado diálogo, escuta, coragem?

Não há respostas fáceis. A educação, esse terreno de sementes e colheitas demoradas, nem sempre oferece resultados imediatos. Mas ensina. Ensina que cada decisão — inclusive a de recusar um passo ousado — constrói caminhos. E que o compromisso com a escola, com os alunos e com os professores precisa continuar, ainda que por trilhas diferentes.

A memória de hoje não tem final feliz nem triste. Tem um ponto e vírgula. Porque a história da educação de Carlos Chagas continua sendo escrita — entre os corredores da Câmara, as salas de aula e os sonhos de cada professor, cada criança e adolescente que, todos os dias, abre um caderno esperando que o amanhã seja melhor do que o hoje.