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domingo, 7 de setembro de 2025

Jorge Manzi – É um erro avaliar o professor apenas pelo desempenho dos alunos!

Jorge Manzi – É um erro avaliar o professor apenas pelo desempenho dos alunos
Referência em avaliação docente, o chileno Jorge Manzi afirma que excesso de controle no ensino retira oportunidade de aprendizado

ENTREVISTA – Isabella Palhares

São Paulo – Uma das maiores referências no mundo em avaliação docente, o chileno Jorge Manzi considera um erro políticas que associam a avaliação do trabalho do professor ao desempenho dos alunos. Ele foi um dos responsáveis por criar políticas de avaliação de professores no Chile, país que se tornou uma das maiores referências mundiais em experiências nesse campo.

Manzi liderou a comissão encarregada de formular o Sistema de Avaliação Docente, criado em 2003. O modelo foi usado como referência para o Programa de Valorização do Magistério (Prova Docente) do Brasil, criado em 2007.

Em agosto, ele lançou o livro “O Que Aprendemos com a Avaliação Docente no Chile”, que reúne mais de 20 anos de dados sobre as políticas no país. O material foi publicado com o apoio do Instituto Península e do Movimento Profissão Docente.

Nesta entrevista, Manzi defende que o acompanhamento do trabalho dos professores é fator fundamental para melhorar a qualidade da educação. Mas ressalta que a avaliação deve ser usada como ferramenta de aprendizagem e não como mecanismo de controle.

Ele também critica modelos que baseiam a avaliação do docente nos resultados das provas aplicadas aos alunos, como as avaliações externas. Para ele, esses sistemas tendem a incentivar que os professores ensinem apenas o que será cobrado nos exames, limitando a aprendizagem.

O especialista veio ao Brasil para participar de eventos e encontros com gestores públicos e especialistas em educação. Ele destacou o recente relatório do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, que determinou a substituição de docentes com baixo desempenho nas avaliações externas.

Manzi defende que indicadores de aprendizado dos alunos não são inúteis, mas sim limitados se usados isoladamente para avaliar professores. “Eles indicam o efeito de muitas outras variáveis, como o nível socioeconômico.”

Ele também enfatiza a necessidade de garantir que a avaliação não seja feita como forma de punição. “É um processo que deve ser entendido como oportunidade de aprendizado profissional.”

O professor critica ainda o excesso de controle dentro da sala de aula. “A docência é uma atividade muito complexa, que requer espaço de liberdade para que o professor possa criar. Se os professores se sentem muito controlados, isso pode tirar a oportunidade de aprendizado deles e dos alunos.”


Jorge Manzi, 68
É PhD em psicologia pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e professor titular na Escola de Psicologia da PUC do Chile. É diretor do Centro de Medição MIDE UC, que desenvolve instrumentos de medição educacional e realiza avaliações nacionais e programas de formação docente no Chile.


“Avaliar o professor apenas pelo desempenho dos alunos é um erro, porque o resultado reflete também o nível socioeconômico”

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