Bullying

sábado, 21 de março de 2026

O Despertar da Memória: Quando o Afeto Escreve o Amanhã no LEEI 2026!

O Despertar da Memória: LEEI 2026 e a Reconstrução do Olhar Docente

Na quinta-feira, 19 de março de 2026, o 3º piso do Polo UAB se tornou mais que um espaço formativo — transformou-se em um lugar de reencontro com a essência de ser educador. Ali aconteceu o 2º encontro do grupo de profissionais do LEEI 2026, conduzido pela diretora Edina Duarte, que, mesmo diante das exigências da gestão escolar, aceitou o desafio de liderar essa jornada com coragem, sensibilidade e compromisso.

O encontro teve início com a encenação “O Caderno de Planos do Educador”, revelando que planejar, na Educação Infantil, é mais do que organizar atividades: é abrir caminhos para experiências significativas. Em seguida, o louvor com a canção “Eu cuido de ti” envolveu a todos em uma atmosfera de acolhimento e entrega. O gesto simbólico do toque com óleo marcou, de forma profunda, o início de uma caminhada que se estenderá por 18 encontros.

Mas foi no momento da memória afetiva que o encontro ganhou densidade humana. Entre brinquedos e fotografias, cada participante revisitou sua infância. Entre histórias de dor superada e lembranças de alegria, emergia um elemento comum: a presença de um professor que marcou destinos. Sob o olhar de todos, ali se revelou a força do vínculo — é nele que a educação ganha sentido e se torna libertadora.

O ambiente, cuidadosamente preparado com cantinho de leitura e varal de memórias, reafirmava o propósito do LEEI: garantir às crianças o direito à linguagem, por meio de experiências vivas, lúdicas e significativas.

Após o encontro, as palavras ecoaram nos grupos: “momento ímpar”, “histórias de recomeço”, “coragem para avançar”. Sentimentos que confirmam que formar professores é também cuidar de suas histórias.

Encerramos cantando “Nas Asas do Senhor”, certos de que, como águias, seguimos mais fortes. Porque educar é, antes de tudo, transformar vidas — inclusive a nossa.

3 comentários:

GUILHERME CIRIACO DE CRISTO disse...

Momento de muito aprendizado!👏👏👏

Anônimo disse...

Obrigada Deodato por descrever esse momento ímpar com tanta sensibilidade, com tanta verdade.
Saímos do encontro na certeza que educação se faz com compromisso.

Deodato Gomes Costa disse...

OI Edina e Guilherme, este de fato foi um momento muito significativo de grande aprendizagem de vida ! Agradeço a todos a presença viva e compromissada!