Bullying

domingo, 21 de setembro de 2025

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência!

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Celebrar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133/2005, é também celebrar conquistas que, dia após dia, se traduzem em esperança, renascimento e renovação. A data, sugerida pelo ativista Cândido Pinto de Melo, carrega um simbolismo profundo: tal como as flores que desabrocham na primavera, somos chamados a renascer em atitudes e práticas que fortalecem a inclusão e a justiça social.

Na Rede Municipal de Educação de Carlos Chagas, temos a alegria de atender com mais de 80 crianças e adolescentes com deficiência, que são acompanhados diariamente por mais de 40 professores de apoio. Esses profissionais são pontes indispensáveis: mediam, orientam, apoiam e, sobretudo, acreditam no potencial de cada estudante. A presença deles transforma salas de aula em espaços verdadeiramente inclusivos, onde a diferença não é barreira, mas sim riqueza.

A educação inclusiva não é apenas um direito legalmente assegurado: é um compromisso ético, humano e pedagógico. Quando acolhemos e garantimos oportunidades a todos, estamos construindo uma sociedade mais justa, plural e solidária.

Hoje, reafirmamos nossa luta e nosso orgulho por cada passo conquistado. Que continuemos firmes, renovando nossa missão de educar para a vida, com dignidade, respeito e esperança. 🌸✊

sábado, 20 de setembro de 2025

O autorretrato e a construção da identidade!

O autorretrato e a construção da identidade

O autorretrato é muito mais do que um simples exercício artístico: ele é um convite ao autoconhecimento. Desde o Renascimento, quando artistas começaram a se representar para afirmar sua presença no mundo, até os tempos contemporâneos, essa prática tem se revelado um espaço de questionamento e de afirmação da identidade.

Rembrandt, mestre dos autorretratos, registrou em sua obra as marcas do tempo, as transformações do corpo e as inquietações da alma. Seus quadros funcionam como um diário visual, revelando que cada fase da vida nos apresenta uma nova versão de nós mesmos. Essa lição é atual: não somos identidades fixas, mas sujeitos em constante mudança.

O artigo mostra que, ao produzir um autorretrato, seja numa tela ou numa simples folha de papel, o indivíduo organiza pensamentos, sentimentos e memórias. Esse gesto, aparentemente simples, eleva a autoestima, desperta a sensibilidade e permite reconhecer as múltiplas faces do “eu”.

Na escola, o autorretrato pode ser um poderoso recurso pedagógico, pois ajuda o estudante a refletir sobre quem é e quem deseja ser. Assim, a arte cumpre sua função mais profunda: humanizar, despertar consciência e revelar que a identidade é sempre uma construção em processo.


📖 Referência

RAUEN, Roselene Maria; MOMOLI, Daniel Bruno. Imagens de si: o autorretrato como prática de construção da identidade. Revista Digital do LAV, v. 8, n. 11, p. 51-73, 2015. DOI: 10.5965/198431781112015051.

Emoções que nos humanizam!

Emoções que nos humanizam

As emoções fazem parte da essência do ser humano. Longe de serem simples reações instintivas, elas representam processos complexos que envolvem corpo, mente e cultura. Alegria, medo, tristeza, surpresa, raiva e nojo não são apenas expressões básicas e universais — elas nos conectam às nossas experiências mais profundas e às pessoas ao nosso redor.

A ciência tem demonstrado que as emoções resultam da interação entre fatores biológicos, cognitivos e sociais. Um sorriso pode nascer de uma sensação de bem-estar, mas também pode ser uma escolha consciente para mediar um conflito. Do mesmo modo, o medo pode proteger, preparando o corpo para a fuga, mas também pode paralisar, dependendo da interpretação que damos ao evento.

No cotidiano escolar e social, compreender a força das emoções é essencial. Elas moldam nossas relações, influenciam a aprendizagem e orientam nossas decisões. Reconhecer que a cultura e a história de vida de cada pessoa afetam a forma de sentir e expressar emoções amplia nossa capacidade de empatia e diálogo.

Refletir sobre as emoções é, portanto, refletir sobre nós mesmos. É abrir espaço para o autoconhecimento e para a construção de vínculos mais humanos e solidários.


📖 Referência

MIGUEL, Fabiano Koich. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 20, n. 1, p. 153-162, jan./abr. 2015. DOI: 10.1590/1413-82712015200114.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Os Cadernos Avançando na Aprendizagem e o SAEB!

📌 SOLICITAÇÃO AOS GESTORES ESCOLARES

Caros Gestores,

Os Cadernos Avançando na Aprendizagem são um conjunto de atividades elaboradas a partir da análise das habilidades prioritárias avaliadas na Matriz do SAEB e do SIMAVE. Essas habilidades são fundamentais para a consolidação da aprendizagem dos estudantes concluintes das etapas finais da Educação Básica – no caso da nossa rede, o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental.

O material é composto por dois volumes: Caderno do Estudante e Caderno do Professor. Ambos possuem as mesmas atividades, mas no material do professor há cronograma de aplicação, habilidades avaliadas em cada item, gabarito e resolução comentada.

Este é um momento em que toda a escola deve estar plenamente voltada para esta atividade. Precisamos preparar nossos alunos com intensidade para as Provas do SAEB 2025, e a execução dos cadernos deve ser tratada como prioridade máxima da instituição.

➡️ Neste sentido, solicito a cada Diretor Escolar:

  1. Providenciar a impressão dos Cadernos do 5º e do 9º ano (Língua Portuguesa e Matemática).

  2. Organizar a aplicação integral junto aos alunos, em tempo hábil, de acordo com o cronograma de aulas.

  3. Acompanhar diretamente a execução, garantindo que todos os professores estejam engajados e que nenhum aluno fique sem acesso ao material.

  4. Tratar este período como preparatório oficial para o SAEB, mobilizando a comunidade escolar no sentido de assegurar foco total no fortalecimento das aprendizagens.

👉 Os links abaixo dão acesso direto aos materiais:

  • LINK CADERNOS 5º ANO – Língua Portuguesa e Matemática

  • LINK CADERNOS 9º ANO – Língua Portuguesa e Matemática

Este é o chamado para que cada escola assuma o compromisso de preparar seus estudantes para o sucesso. 

Cabe aos Gestores assegurar a impressão, aplicação e acompanhamento pedagógico do uso dos Cadernos.

Contamos com o empenho e dedicação de todos.

PROVAS DO SAEB: prioridade absoluta!

Orientações SAEB 2025 x Cumprimento da Condicionalidade II para a Complementação-VAAR FUNDEB.

Solicitamos a todos especial atenção para fins das avaliações do SAEB 2025, as quais serão realizadas em breve, em especial pelo fato de que os resultados dessas avaliações são de grande relevância para fins de cumprimento da Condicionalidade II para a Complementação-VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados) da União ao FUNDEB.

A participação efetiva e qualificada da rede municipal de ensino neste processo avaliativo é mais do que uma exigência, uma vez que implica na garantia de recursos essenciais para a educação municipal.

Em 2025, sua importância é amplificada pela ligação direta com os repasses do VAAR FUNDEB, tornando a atenção e o engajamento de cada Secretaria Municipal de Educação absolutamente indispensáveis.

É importante lembrar, ainda, que o SAEB 2025 e a Condicionalidade II para a Complementação-VAAR FUNDEB tem uma conexão direta e indispensável.

A participação no Saeb 2025 transcende o objetivo pedagógico de diagnóstico e assume uma dimensão financeira crucial para a rede municipal de ensino, uma vez que a União destina recursos adicionais ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) por meio da Complementação-VAAR, vinculada a condicionalidades específicas.

Neste ponto, o atendimento à Condicionalidade II do FUNDEB VAAR está diretamente vinculada à participação da sua rede de ensino no Saeb, como condição para que o município faça jus a essa complementação. Especificamente, é indispensável garantir a participação de no mínimo 80% dos estudantes da rede municipal nas etapas avaliadas. ESTE PERCENTUAL NÃO É APENAS UMA META, MAS UM REQUISITO LEGAL PARA QUE O MUNICÍPIO SEJA ELEGÍVEL AO RECEBIMENTO DOS RECURSOS DO VAAR.

ATENÇÃO PARA AS CONSEQUÊNCIAS DA NÃO CONFORMIDADE:

Baixa participação, inconsistências nos dados ou a não realização da avaliação podem ter impactos severos. Tais fatores podem inviabilizar o cálculo dos indicadores necessários, comprometendo diretamente o repasse dos recursos da Complementação-VAAR da União ao FUNDEB. Isso significa menos investimento na educação de seus alunos, menos recursos para infraestrutura, formação de professores e material didático, impactando a qualidade do ensino oferecido.

A aplicação regular da prova do Saeb 2025, conforme previsto, ocorrerá em um período específico e crucial para o planejamento das escolas.  Assim, destacamos os seguintes pontos para que a Secretaria Municipal de Educação e as escolas da rede possam preparar os alunos e o ambiente escolar para os dias de provas e alinhar o melhor planejamento possível:

           Período de Aplicação: A aplicação impressa dos testes está agendada para acontecer entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025. Este é o momento em que os estudantes demonstrarão o aprendizado desenvolvido, e a preparação da rede deve culminar nesta janela de tempo.

           Etapas e Disciplinas Avaliadas: 5º e 9º anos do Ensino Fundamental: Serão avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de forma censitária em todas as escolas participantes.

           Aplicação Amostral Complementar: Para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, haverá também a aplicação amostral de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, fornecendo um panorama mais abrangente do desenvolvimento dos alunos nessas áreas.

           Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos): O Saeb 2025 contemplará escolas públicas e privadas, tanto urbanas quanto rurais, nessas etapas de ensino.

ATENÇÃO: Pela primeira vez de forma mais abrangente, a Educação Infantil (creche e pré-escola) também será incluída, em instituições públicas, privadas ou conveniadas, evidenciando a busca por um diagnóstico mais completo desde os primeiros anos.

           Questionários Abrangentes: Além dos testes de proficiência, o Saeb aplicará questionários contextuais essenciais. Estes instrumentos coletam dados valiosos sobre o ambiente educacional, as condições de ensino e aprendizagem, e o perfil dos participantes.

ATENÇÃO: Uma novidade importante é a inclusão de novos questionários para as famílias dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, buscando uma perspectiva mais holística sobre o desenvolvimento das crianças nesta fase inicial.

           População de Referência (Quem Participa e Quem Não): É fundamental compreender quais turmas e instituições são elegíveis para a avaliação. As turmas multisseriadas, de correção de fluxo, Educação de Jovens e Adultos (EJA), magistério, Educação Especial não regular e grupos com menos de 10 estudantes (salvo exceções previstas em normativas específicas) geralmente não integram a população de referência para a aplicação censitária.

Instrumentos de Avaliação: Censitários e Amostrais

A Portaria que rege o Saeb 2025 (em anexo) estabelece claramente os dois tipos de aplicação, cada um com sua relevância e abrangência:

           Aplicações Censitárias:

1 - Englobam questionários destinados às secretarias municipais de educação, diretores escolares, professores e alunos de todas as redes públicas avaliadas.

2 - Incluem as provas de Língua Portuguesa e Matemática para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou às matrizes de referência de 2001, dependendo da etapa.

3 - Estas avaliações buscam um retrato da realidade da maioria das escolas e estudantes.

           Aplicações Amostrais:

1 - São realizadas em um subconjunto selecionado de escolas e alunos.

2 - Incluem questionários e testes aplicados em escolas privadas, na Educação Infantil (creche e pré-escola), no 2º ano do Ensino Fundamental e nas avaliações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

3 - As informações amostrais complementam o panorama censitário, oferecendo dados mais aprofundados sobre grupos específicos ou áreas do conhecimento.

ESTRATÉGIAS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO E A PARTICIPAÇÃO EFETIVA

Para garantir não apenas a participação, mas também a melhor performance possível dos estudantes de sua rede de ensino e o cumprimento da Condicionalidade II, sugerimos um plano de ação abrangente:

           Utilização de Avaliações Diagnósticas: Implemente e utilize regularmente avaliações diagnósticas nas escolas da rede, uma vez que as mesmas são ferramentas poderosas para identificar os pontos fortes e as lacunas de aprendizado dos alunos, permitindo intervenções pedagógicas direcionadas antes da aplicação oficial do Saeb.

           Aplicação de Simulados Alinhados: Crie e aplique simulados que reproduzam o formato das provas do Saeb e estejam alinhados com as matrizes de referência (BNCC ou de 2001, conforme o caso). Isso familiariza os estudantes com a estrutura da avaliação, o tipo de questão e a gestão do tempo, reduzindo a ansiedade e aumentando a confiança.

           Reforço nas Áreas-Chave: Direcione esforços para o reforço pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que são as áreas centrais da avaliação censitária. Projetos específicos, aulas de aprofundamento e acompanhamento individualizado podem fazer uma grande diferença.

           Integração de Habilidades no Dia a Dia Escolar: É fundamental que as habilidades exigidas pelo exame do Saeb – como leitura, interpretação de texto, raciocínio lógico e resolução de problemas – sejam desenvolvidas de forma integrada ao currículo diário, e não apenas em momentos pontuais de "preparação para a prova". A proficiência nessas competências deve ser uma constante na prática pedagógica.

           Ambiente de Segurança Emocional: O bem-estar dos estudantes é primordial. Garanta que a preparação para o Saeb não gere estresse excessivo, mas sim um ambiente de incentivo, apoio e segurança. Explique a importância do exame sem gerar pânico, focando no esforço e no aprendizado.

           Engajamento da Comunidade Escolar: Mobilize diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e, claro, os próprios estudantes. Quando toda a comunidade escolar compreende a relevância do Saeb e se sente parte do processo, a adesão e os resultados melhoram significativamente. A participação das famílias, especialmente com os novos questionários, é um elo fundamental.

           Oferta de Capacitação aos Professores: formação continuada para os professores, capacitando-os sobre as matrizes de referência do Saeb, estratégias pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades avaliadas e como utilizar os resultados das avaliações diagnósticas para planejar suas aulas.

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA OS DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A Escola desempenha um papel de liderança e coordenação indispensável neste processo.

           Acompanhamento do Cronograma Oficial do Inep: A Escola deve manter-se constantemente atualizada sobre as datas e os prazos divulgados pelo Inep, responsável pela aplicação do Saeb. A antecedência no planejamento é chave.

           Manter os Cadastros Atualizados no Sistema Saeb: A base de dados do Saeb depende de informações precisas sobre escolas, turmas, alunos e profissionais. Assegure que todos os cadastros sob a responsabilidade da Escola no Sistema Saeb estejam rigorosamente atualizados e corretos. Dados inconsistentes podem comprometer a inclusão de escolas ou estudantes na avaliação e, consequentemente, a Condicionalidade II.

           Os gestores devem mobilizar Especialista e Professores: A Escola deve atuar ativamente na conscientização e mobilização de toda a equipe escolar, realizando reuniões, palestras, e fornecendo materiais de apoio que expliquem a importância do Saeb, os procedimentos de aplicação e as estratégias de preparação.

Em suma, o Saeb 2025 é um marco avaliativo de grande envergadura, com implicações diretas tanto na qualidade pedagógica quanto na sustentabilidade financeira da educação no município.

Reforçamos a necessidade de empenho e dedicação de cada Escola, em especial para fins de assegurar o pleno cumprimento da Condicionalidade II, fortalecendo a educação municipal e garantindo os recursos necessários para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede.

Encontro de Formação em Teófilo Otoni: Recomposição das Aprendizagens e Planejamento Reverso

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Encontro de Formação em Teófilo Otoni: Recomposição das Aprendizagens e Planejamento Reverso

No dia 17 de setembro de 2025, diretores e especialistas da Rede Municipal e da Rede Estadual participaram, a convite da SRE de Teófilo Otoni, de um importante momento de formação. Reunidos no salão da SRE, entre 9h e 17h, tivemos a oportunidade de refletir sobre a implementação do Programa de Recomposição das Aprendizagens/SAEB e sobre o papel do acompanhamento pedagógico nas escolas.

Na parte da tarde, a professora Sandra Liesner conduziu uma palestra marcada pela clareza pedagógica e pela profundidade das reflexões. Ela iniciou destacando os Cadernos Avançando na Aprendizagem, materiais estruturados a partir da análise das habilidades prioritárias da Matriz do Saeb e do Simave, elaborados para os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Cada etapa conta com um caderno do aluno e um caderno do professor, recursos fundamentais para orientar o trabalho em sala de aula.

O objetivo central do material, explicou Sandra, é garantir o desenvolvimento das habilidades básicas e essenciais que ainda não foram consolidadas, assegurando que os estudantes avancem em seus percursos educacionais com sucesso e maior preparo para avaliações externas. Para tanto, ressaltou a importância de investir em diagnósticos bem feitos, capazes de revelar o conhecimento prévio dos alunos e orientar estratégias pedagógicas mais assertivas.

O diagnóstico deve combinar atividades em Língua Portuguesa e Matemática, análise de resultados de avaliações externas, observação do desempenho em sala e acompanhamento constante. Sandra enfatizou um passo a passo para diagnósticos eficientes: definir objetivos claros, escolher métodos adequados, analisar resultados, criar estratégias personalizadas e acompanhar continuamente o progresso. Esse olhar individualizado, lembrou, é essencial, pois cada aluno é único e merece atenção diferenciada.

Outro ponto forte foi a proposta de grupos de nível de aprendizagem, nos quais os estudantes são organizados de acordo com seus avanços ou dificuldades, recebendo atividades adaptadas às suas necessidades. Essa metodologia, quando associada ao reconhecimento dos estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico, leitura/escrita e multimodal), permite um trabalho mais justo e eficaz. Aqui, Sandra nos relembrou da teoria de Neil Fleming (1992), que mostrou como os alunos se apropriam do conhecimento de formas distintas e como cabe ao professor diversificar as estratégias.

Avançando nas reflexões, entramos no estudo da Taxonomia de Bloom, ferramenta clássica da educação que organiza objetivos de aprendizagem em níveis de complexidade – do mais simples ao mais complexo. Sandra retomou tanto a versão original (Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação) quanto a revisada (Lembrar, Compreender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar), lembrando-nos de que ela auxilia o professor a planejar aulas mais claras, avaliar de forma contínua e monitorar a progressão das habilidades.

Para tornar esse planejamento ainda mais efetivo, fomos convidados a refletir sobre o Planejamento Reverso. Diferente do modelo tradicional, no qual se parte do conteúdo, essa proposta inicia pelo fim:

  1. Resultados desejados – o professor define o que o aluno deve ser capaz de fazer ao final da unidade.

  2. Evidências de aprendizagem – estabelece como esse aprendizado será verificado (produtos, avaliações, apresentações, relatórios).

  3. Experiências e instruções – organiza as atividades, recursos e estratégias que levarão o estudante a atingir os objetivos.

Exemplo prático dado por Sandra: ao final de uma aula, o aluno deve ser capaz de interpretar gráficos de barras. Para isso, as evidências podem ser a construção de gráficos com dados reais e a explicação dos resultados. Já as experiências de aprendizagem incluem uma miniaula expositiva, atividades práticas de coleta de dados e roda de discussão em grupo.

Esse modelo, ressaltou a palestrante, garante foco nos objetivos, evita o “ensinar por ensinar” e promove maior clareza pedagógica, além de facilitar o uso de avaliações formativas e diferenciadas.

Em síntese, o encontro em Teófilo Otoni foi uma verdadeira imersão no compromisso com a qualidade da educação. Ao unir diagnóstico bem feito, compreensão dos estilos de aprendizagem, uso estratégico da Taxonomia de Bloom e o Planejamento Reverso, Sandra Liesner nos mostrou que a recomposição das aprendizagens é possível e viável quando o pedagógico é colocado no centro da ação escolar.

Organização do Currículo de Língua Portuguesa no CRMG/BNCC


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Explicação das Palestras – Encontro de Formação em Teófilo Otoni

No dia 17 de setembro de 2025, tivemos um encontro formativo muito significativo no Salão da SRE de Teófilo Otoni, reunindo Diretores e Especialistas da Rede Municipal de Educação e também Especialistas da Rede Estadual, a convite da Superintendência Regional de Ensino. O tema central foi a Formação do Programa de Recomposição das Aprendizagens/SAEB, com o objetivo de refletirmos sobre a implementação das ações pedagógicas e o acompanhamento contínuo nas escolas.

Logo pela manhã, a professora Viviane conduziu sua exposição com profundidade e clareza, trazendo como eixo a Organização do Currículo de Língua Portuguesa no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG/BNCC). Ela nos fez olhar para a engrenagem que sustenta esse currículo: Campo de Atuação, Competência Específica, Habilidade, Eixo e Gênero Textual.

Viviane destacou que os Campos de Atuação são o ponto de partida, pois delimitam os contextos sociais em que os textos circulam. Assim, compreendemos que:

  • Nos anos iniciais, trabalhamos com o campo da vida cotidiana, o artístico-literário, o das práticas de estudo e pesquisa e o da vida pública.

  • Nos anos finais, somam-se a esse percurso o campo jornalístico-midiático, ampliando a leitura crítica da mídia.

  • No ensino médio, entram também os campos da vida pessoal, da vida pública, das práticas de estudo e pesquisa, do artístico-literário e do jornalístico-midiático, com foco no protagonismo juvenil e na formação cidadã.

Ao detalhar os gêneros textuais, Viviane nos levou a refletir sobre a progressão ao longo da escolaridade:

  • Nas séries iniciais, a ênfase está em textos do cotidiano como bilhetes, listas, receitas, convites, fábulas e poemas, fundamentais para o letramento inicial.

  • Nos anos finais, surgem notícias, reportagens, artigos de opinião, resenhas, debates e infográficos, ampliando o repertório e a criticidade.

  • Já no ensino médio, o estudante é desafiado a produzir ensaios, resenhas críticas, dissertações, artigos de opinião, manifestos e projetos de pesquisa, fortalecendo sua autonomia intelectual e sua capacidade argumentativa.

Viviane apresentou ainda a progressão do trabalho com o gênero notícia, mostrando como o mesmo gênero pode ser retomado em diferentes etapas com níveis de complexidade: desde reconhecer personagens e fatos (anos iniciais), até diferenciar fato e opinião (anos finais), chegando à análise crítica da intencionalidade e dos efeitos de sentido (ensino médio).

Essa abordagem reforçou a importância da progressão de habilidades descritas na BNCC, como identificar informações essenciais, comparar versões de um mesmo fato em diferentes mídias, avaliar confiabilidade, justificar semelhanças e diferenças no tratamento das informações e, por fim, analisar criticamente a cobertura da imprensa sobre temas de relevância social.

Encerrando a manhã, a palestrante nos conduziu a uma atividade prática: a construção de um mural dos gêneros textuais, em que cada grupo discutiu, analisou e posicionou os gêneros no campo de atuação e na etapa de ensino correspondente. Esse exercício evidenciou o quanto é necessário planejar o trabalho com os gêneros de forma sistemática, garantindo a progressão de complexidade e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Portanto, ao revisitarmos as falas de Viviane, recordamos que o trabalho com os gêneros textuais não é uma tarefa isolada, mas um processo contínuo, articulado e contextualizado, que dá sentido ao ensino da língua portuguesa e fortalece a formação cidadã.

domingo, 14 de setembro de 2025

Flores sobre Rodas e Cores que Contam Histórias! Que bucólico gente!


Há imagens que não precisam de moldura, pois já nascem obras de arte. Assim são as duas cenas que hoje compartilho neste espaço, como fragmentos de vida que se transformam em poesia visual.

Na primeira, uma bicicleta amarela repousa em meio ao verde. No cesto improvisado, flores lilases transbordam em delicadeza, como se o próprio campo tivesse decidido florescer sobre rodas. Ali, em meio ao riso espontâneo, quem pedala não apenas conduz uma bicicleta, mas carrega também a leveza de uma alegria rara — aquela que nasce do cotidiano simples, sem artifícios. É o instante em que o humano se funde ao espetáculo da natureza, lembrando-nos que a beleza não está nos excessos, mas nos pequenos detalhes que colorem os dias.

Na segunda cena, o tempo parece ter desacelerado. Cores vivas pintam casinhas alinhadas — azul, amarelo, vermelho, verde — como se fossem pinceladas de uma infância guardada em algum lugar da memória. À frente delas, um banco de madeira acolhe a pausa e o descanso. Ali, sentado, o olhar repousa sobre a vida como quem contempla um velho álbum de fotografias: memórias de vilarejos tranquilos, de ruas que guardam histórias, de portas que se abrem para simplicidade.

Essas imagens, mais que fotografias, são convites à reflexão. Elas nos lembram que a verdadeira riqueza está no encontro entre o homem e a paisagem, entre o riso e o silêncio, entre a cor e a lembrança. São testemunhos de que o viver simples é, por si só, uma forma de arte.

✨ Que nunca nos falte o olhar capaz de enxergar poesia naquilo que o mundo chama apenas de cotidiano.

Educação e Transporte Escolar

                         Veja todas as imagens do momento:https://photos.app.goo.gl/NhT7voao14wQsnax7

Educação e Transporte Escolar

No dia 11 de setembro, a equipe de gestores escolares de Carlos Chagas, acompanhada pelo Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, pelo Presidente da Câmara Acácio Cheles, pelo vereador Lucão, por Ednalva Kretli, por mim, Deodato Gomes Costa, e pelo Deputado Estadual Gustavo Santana — que foi quem nos abriu as portas para esta agenda — esteve reunida com Lucas Figueiredo Nicolau, assessor da Secretaria de Governo do Estado (SEGOV).

A palavra inicial foi do Prefeito Nanayoski, que destacou com firmeza o compromisso da administração em garantir o direito dos estudantes de chegarem à escola, apesar dos altos custos do transporte escolar. Em seguida, cada participante fez questão de reforçar o peso desse desafio para um município de porte médio como Carlos Chagas.

Discutimos longamente os fatores que agravam a situação: o impacto do 6º horário e do tempo integral, os R$ 400 mil pagos mensalmente para manter as 32 rotas terceirizadas e 8 rotas próprias, além da desproporção gritante entre o que é realizado e o que é reconhecido pelo programa estadual Transcolar — que só cadastra 252 alunos, enquanto a Prefeitura transporta, na prática, mil estudantes diariamente.

O contraste é evidente: os gastos com transporte já superam os investimentos em alimentação escolar. Um paradoxo que ilustra bem o tamanho da responsabilidade assumida pelo município.

Saímos da Cidade Administrativa com uma promessa que nos dá novo fôlego: será agendada uma reunião remota com o Sr. Silas, autoridade responsável pelo tema, para aprofundarmos as discussões e buscarmos soluções concretas.

É assim, no passo firme das conversas e das articulações, que seguimos lutando para que cada aluno de Carlos Chagas continue a ter não apenas escola, mas também o caminho garantido até ela. 🚍📚

Inscrições abertas para profissionais da educação de Carlos Chagas! ✨

Inscrições abertas para profissionais da educação de Carlos Chagas! ✨

📲 Curso de formação online e gratuito "Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula", uma iniciativa da Safernet Brasil e da Embaixada do Reino Unido no âmbito do projeto Disciplina de Cidadania Digital (https://cidadaniadigital.org.br/), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas.

📚 Curso gratuito, online, autoinstrucional e com certificado de 60 horas emitido pelo Ministério daEducação
✅ O curso tem turma exclusiva para os profissionais da educação da Rede Municipal de Carlos Chagas-MG e vai aprofundar os conhecimentos em temáticas como segurança digital, ciberbullying, educação midiática, inteligência artificial e muito mais! Todo o conteúdo é alinhado a BNCC e o complemento de Computação e é pré-requisito que todos façam o curso para implementação.
Os Diretores farão reunião módulo II para explicar esta demanda. Certificado será usado para desempate na contratação.  Assim que concluir o curso,  protocolar o certificado. 
🔗 Inscreva-se até o dia 24 de outubro, com o e-mail institucional, pelo link: bit.ly/curso-cidadania-digital-safernet

Os profissionais terão do dia 01 a 24/10 para fazer a inscrição e o prazo de 60 dias corridos para concluir. 

Decreto 132/2025 regulamenta computação e educação digital no currículo municipal, alinhado à BNCC, Lei 14.533/2023 e resoluções CNE.

🎓 Uma Homenagem à Formanda Jéssica Rodrigues Almeida!

Veja as imagens do convite: https://photos.app.goo.gl/H1ugG8eav9o8kfwJ7

🎓 Uma Homenagem à Formanda Jéssica Rodrigues Almeida

No próximo dia 18 de setembro de 2025, vivenciaremos um momento especial: a formatura de Jéssica Rodrigues Almeida, jovem dedicada que estagiou na Secretaria Municipal de Educação ao lado de nossa nutricionista Anne Thais. É impossível conter a alegria ao ver mais um capítulo de superação e conquistas sendo escrito diante de nós.

Recebemos, com carinho, o convite de formatura da filha querida do Sr. Gerson Almeida, motorista do transporte escolar, e da Sra. Ivanete Rodrigues Moreira, professora da Rede Municipal de Educação. É motivo de orgulho para todos nós que atuamos na educação pública de Carlos Chagas. Ver uma filha de nossa terra, acompanhada de uma família de educadores e servidores comprometidos, alcançar esta vitória é também celebrar a força transformadora da educação.

Jéssica conclui o curso de Nutrição pela UNIASSELVI, trazendo em seu percurso não apenas o empenho acadêmico, mas também o brilho de quem compreendeu que o conhecimento é um instrumento de vida. Como ela mesma registrou em seus agradecimentos, o apoio dos pais, avós, amigos e colegas de estágio foi fundamental para esta caminhada. E nós, da Secretaria, nos sentimos honrados por termos feito parte dessa história, ao lado de Anne, Fernanda e tantos que a acolheram em sua prática formativa.

A colação de grau acontecerá no Auditório Ney Soares, em Belo Horizonte, ocasião em que Jéssica assumirá, diante de sua família, mestres e colegas, o Juramento do Nutricionista: exercer sua profissão com ética, ciência e dignidade, sempre em benefício da vida.

Celebrar essa conquista é, ao mesmo tempo, olhar para o futuro com esperança. Pois cada jovem que se forma traz consigo a promessa de um mundo mais justo, humano e saudável.

Parabéns, Jéssica! Que sua caminhada profissional seja marcada pelo mesmo entusiasmo e dedicação que a conduziram até aqui. Que esta vitória seja apenas a primeira de muitas.

Nós, da Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas, nos alegramos com você e com sua família. Esta vitória é sua, é deles, e também é nossa.

Com carinho e orgulho,
Deodato Gomes Costa
Secretário Municipal de Educação de Carlos Chagas ✨📚

Uma visita à memória negra: vivências e aprendizagens no Centro de Preservação em Juiz de Fora!

Veja as imagens da visitação: https://photos.app.goo.gl/We5faGftY4xgXDGs5

Uma visita à memória negra: vivências e aprendizagens no Centro de Preservação em Juiz de Fora!

No dia 27 de agosto de 2025, tive a alegria de, junto a Nalva, Renan e Patrícia, visitar o Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região, espaço recentemente criado pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEIR). Um lugar que pulsa história, arte e resistência.

Logo na entrada, sentimos o peso simbólico de um espaço que nasce com a missão de tornar visíveis memórias que, por tanto tempo, foram silenciadas. A exposição em cartaz, intitulada “Estesia”, instiga os visitantes a refletirem sobre os efeitos do racismo estrutural e as heranças da escravidão em nosso país. O guia explicou que estesia é o oposto de anestesia: é despertar, sentir, perceber com os sentidos. E foi exatamente isso o que vivenciamos: um mergulho sensorial e emocional nas raízes da cultura negra.

Arte que educa e memória que resiste

Ao percorrer as instalações do Paço Municipal (Av. Rio Branco, 2.234 – Centro, Parque Halfeld), fomos conduzidos por textos, imagens, poesias e registros que nos ajudaram a compreender como a arte pode ser pedagógica. Cada painel era um convite ao aprendizado, ao reconhecimento da luta e à celebração da ancestralidade.

Entre os destaques, vimos o poema “Nasce aqui nossa mágica”, de Marcos Amado e Luiz da Fava, que canta a beleza do Rio Doce, da paisagem e das trajetórias que construíram Juiz de Fora. Também nos emocionamos com as histórias de Dona Rosa, Dona Tereza e Regina, benzedeiras que, com saberes transmitidos de geração em geração, representam a resistência do povo negro por meio da fé, das plantas e das bênçãos.

Outro momento marcante foi ler o texto “RoncóAxéAmémSaraváShalomAleluia, uma prece que mistura tradições cristãs, afro-brasileiras e indígenas, lembrando que espiritualidade também é forma de luta.

O acervo da mostra não se limita às artes visuais. Ali se encontram também referências à culinária, aos costumes e às tradições, compondo uma proposta de preservação integral da memória negra. A intenção, segundo nos explicaram, é que o espaço se consolide futuramente como um Museu da Memória Negra.

Batuque e resistência

Um dos pontos altos foi o espaço dedicado ao Batuque de Nelson Silva, criado em 1964. A narrativa apresentada destaca que não se trata apenas de música, mas de resistência viva, “carne em movimento”, como disse Osvalir de Oliveira. Cada batida de tambor traz consigo o sangue dos escravizados, a fé dos quilombolas e a força dos orixás.

A exposição “Retratos da Resistência” também nos chamou atenção: ao lado de fotos, textos e relatos, aprendemos que a estética e o sagrado no batuque vão muito além dos padrões eurocêntricos — são expressões de beleza e de vida, marcadas por cores, roupas, turbantes e sorrisos dos batuqueiros e batuqueiras.

Reflexões finais

Ao sair do Paço Municipal, fiquei em silêncio, refletindo sobre tudo o que vimos. As paredes históricas daquele prédio, construído entre 1916 e 1918, abrigam hoje vozes que por muito tempo foram caladas. E agora ecoam com força, convidando todos nós a não esquecer.

Registrei tudo em fotos, que compartilho aqui para que você, leitor, também possa sentir um pouco do que sentimos. Porque visitar a exposição “Estesia” é mais do que um passeio cultural: é um ato de aprendizado, de reconhecimento e de compromisso com a história.

E, no fundo do coração, saí com a certeza de que memória não é passado: é raiz e futuro. 🌿🥁✊🏾

sábado, 13 de setembro de 2025

O TDAH NÃO É IGUAL PARA TODO MUNDO!


Professores, o card nos lembra de um ponto essencial: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Isso significa que, em sala de aula, os alunos podem apresentar características bem diferentes, mesmo tendo o mesmo diagnóstico.

Por exemplo, alguns estudantes com TDAH podem ser desorganizados, esquecer tarefas e ter dificuldade em cumprir prazos. Já outros, pela ansiedade de não falhar, tornam-se hiperorganizados, chegam muito cedo por medo de atrasar e anotam tudo de forma obsessiva. Isso mostra que o TDAH pode gerar tanto comportamentos de dispersão quanto de excesso de controle.

Além disso, enquanto alguns alunos se mostram agitados, inquietos e sempre em movimento, outros podem parecer “lentos”, distraídos e desligados. Essa diversidade de manifestações exige do professor uma postura de observação atenta e acolhimento individualizado.

A mensagem central é: não existe um único “perfil de TDAH”. É importante evitar rótulos e buscar compreender cada aluno em sua singularidade. A prática pedagógica deve unir flexibilidade, clareza nas instruções e apoio consistente. Dessa forma, conseguimos oferecer um ambiente que valorize suas potencialidades e ajude a reduzir as barreiras impostas pelo transtorno.

👉 Em sua experiência em sala de aula, você já percebeu como alunos com TDAH podem se comportar de formas tão diferentes — alguns muito agitados e outros extremamente organizados? Como você lida com essa diversidade?”

MUSEU VIRTUAL DE CARLOS CHAGAS – Nossas imagens contam história.


             Para participar clique aqui: https://www.facebook.com/share/g/1TrPLWvzHH/

📣 Convite Especial!

O Museu Virtual de Carlos Chagas é um espaço dedicado a adquirir, conservar, investigar, difundir e expor testemunhos materiais e imateriais da nossa cidade. Nosso propósito é recuperar a história local, dar novo sentido àqueles que deixaram suas pegadas em nossas ruas e praças, e manter viva a memória de nossos tios, primos, pais, avós e bisavós. ✨

Aqui, a história e a cultura da nossa terra estão presentes nas ruas, nos monumentos, no jeito de ser e pensar do nosso povo, registradas nas vivências ao longo do tempo.

🌟 Este é um espaço para celebrar as personalidades que marcaram Carlos Chagas — seja na vida profissional, religiosa, política, social, econômica ou cultural — e que fazem jus à homenagem de representar nossa cidade.

👉 Venha fazer parte deste grupo público, que já conta com mais de 2,2 mil membros! Traga suas fotos, lembranças e memórias: nossas imagens contam histórias, e queremos ouvir também a sua.

MUSEU VIRTUAL DE CARLOS CHAGAS – Nossas imagens contam história.

Homenagem ao Diretor Escolar!

Homenagem ao Diretor Escolar

Hoje celebramos uma figura essencial para a vida de nossas escolas: o Diretor Escolar. Mais que gestor, ele é líder, orientador e guardião de um sonho coletivo: o de oferecer educação de qualidade, humana e transformadora.

Ser diretor é carregar nos ombros a responsabilidade de planejar, organizar e mobilizar pessoas e recursos, sempre com o olhar voltado para a aprendizagem dos alunos. É compreender que nenhuma escola é maior do que o compromisso de seus profissionais, e que cada decisão precisa estar ancorada na esperança de formar cidadãos críticos, autônomos e participativos.

Nesta data especial, reconhecemos o esforço diário que muitas vezes se traduz em noites sem sono, em reuniões difíceis, em escolhas desafiadoras. Reconhecemos também os gestos de cuidado, a escuta atenta, a coragem de enfrentar problemas e a sensibilidade de valorizar cada pessoa da comunidade escolar.

As homenagens que chegam de professores e alunos são merecidas. Elas ecoam o sentimento de gratidão de toda a sociedade, porque sabemos que diretores são faróis que iluminam os caminhos da educação.

É Guilherme, é Verônica, é Léo, Zaida e Edna, é Leudiana, Renato, Istênia, Edson, Jardson e Saulo. São eles que fazem acontecer nossas Escolas Municipais! A vocês, diretores e diretoras, nossa reverência e nosso profundo respeito. Que nunca falte inspiração para conduzir as escolas como espaços de esperança, justiça e vida plena.

Deodato Gomes Costa

Documento Orientador 2025 – Apoio a estudantes com TDAH e Transtornos de Aprendizagem!

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Documento Orientador 2025 – Apoio a Estudantes com TDAH e Transtornos de Aprendizagem

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais lançou em 2025 um importante Documento Orientador com diretrizes pedagógicas para apoiar estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtornos Específicos de Aprendizagem, como a dislexia, a discalculia e a disortografia.

O que o documento traz?

  • Compreensão dos transtornos: explica as diferenças entre TDAH e outros transtornos de aprendizagem, destacando seus sinais e impactos no desempenho escolar.

  • Propostas pedagógicas: apresenta estratégias de adaptação curricular, planejamento pedagógico, avaliação inclusiva e metodologias ativas para fortalecer a aprendizagem.

  • Competências socioemocionais: reforça o papel da empatia, da autorregulação e da autoestima no processo educativo.

  • Plano de Atendimento Individualizado (PAI): instrumento obrigatório para organizar e registrar as ações pedagógicas de cada estudante, acompanhado de relatórios bimestrais.

  • Rede de apoio: valoriza a parceria entre escola, família e serviços de saúde, assegurando acompanhamento integral.

Para quem é este material?

Gestores escolares, especialistas, coordenadores e professores da Educação Básica. O documento orienta práticas pedagógicas inclusivas que respeitam os diferentes ritmos e potencialidades dos estudantes.

Por que é importante?

Ele fortalece o compromisso com uma escola pública justa, acolhedora e inclusiva, garantindo que todos os estudantes tenham acesso às aprendizagens essenciais e possam desenvolver suas habilidades de forma plena.

👉 Este material não é apenas normativo; é um guia prático para apoiar o trabalho docente no dia a dia e transformar o ambiente escolar em um espaço de equidade e oportunidade para todos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

A grande arte de se reinventar com Leo Chaves na Expominas!

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A Grande Arte de se Reinventar com Leo Chaves na Expominas!

Na tarde de terça-feira, 9 de setembro de 2025, às 16h30, a Expominas foi tomada por aplausos, euforia e emoção. Eu, Deodato, junto a Zaida, Guilherme, Edna Duarte, Istênia, Leudiana, Nalva, Léo, Renato, Saulo, Jardson, Verônica e Edson, tivemos o privilégio de participar da palestra “A Grande Arte de se Reinventar”, conduzida pelo cantor e palestrante Leo Chaves, da consagrada dupla Victor & Leo.

Fundador do Instituto Hortência, que atua no fortalecimento das competências socioemocionais nas escolas, Leo compartilhou histórias pessoais e reflexões que se transformaram em lições de vida. Com leveza e profundidade, apresentou as sete habilidades que podem mudar a trajetória de qualquer pessoa: Percepção, Aceitação, Direção, Perseverança, Conexão, Gestão e Marca.

Entre ensinamentos, Leo convidou o público a separar o que faz mal e abraçar o que traz felicidade, a buscar harmonia interior e enfrentar seus próprios monstros, deixando de lado as máscaras sociais para reencontrar-se com a melhor versão de si. Quem esteve lá guardará para sempre a metáfora do “descascar da laranja”, símbolo da criação de vínculos verdadeiros.

A palestra ganhou ainda mais intensidade quando Leo Chaves cantou sucessos, incluindo a emblemática “Deus e Eu no Sertão”, que arrebatou o público. Foi impossível não se emocionar com a voz que mistura afeto, simplicidade e espiritualidade.

Ao final, ficou a certeza: a reinvenção começa aqui e agora, e deve ser cultivada diariamente. Entre a beleza física que encantou muitas mulheres e a beleza interior expressa em suas palavras, Leo Chaves deixou em todos nós a semente da transformação.

"O que plantamos hoje é uma semente que florescerá amanhã e ajudará a transformar o mundo"

Diretores Municipais visitam o Deputado Gustavo Santana na Assembleia Legislativa.

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Diretores Municipais visitam o Deputado Gustavo Santana na Assembleia Legislativa.

Na manhã do dia 11 de setembro de 2025, todos os Diretores das Escolas Municipais de Carlos Chagas, acompanhados do secretário de Educação, estiveram em visita oficial ao gabinete do Deputado Estadual Gustavo Santana, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A iniciativa foi incentivada pelo Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, que tem defendido o fortalecimento da educação municipal e estimulado a busca de parcerias em prol dos estudantes. Nos acompanhou nesta visita também o nosso querido Rodrigo Tavares.

A recepção calorosa e atenciosa do deputado marcou o encontro. Reconhecido pela sua simpatia e proximidade com o municípios de Carlos Chagas, Gustavo Santana mais uma vez demonstrou disposição em apoiar as demandas de Carlos Chagas, cidade que ele sempre tem ajudado com dedicação e compromisso.

Durante a reunião, foi apresentado o Ofício nº 86/2025, que solicita recursos para equipar as escolas municipais com Laboratórios de Informática Móvel. O objetivo é garantir infraestrutura adequada para que alunos e professores tenham acesso a novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, preparando a rede para os desafios da BNCC-Digital a partir de 2026.

As imagens registradas no encontro evidenciam o espírito de união dos diretores e a importância do diálogo entre município e Assembleia Legislativa para o avanço da educação local.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

FEBRE DA MATEMÁTICA!


Febre de matemática

Mozart Neves Ramos
Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira no Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto

Fabiana Prianti
Head de Investimento Social Privado da BB Seguros

Nos últimos anos vem crescendo o caráter de urgência no que se refere ao aprendizado de matemática por parte dos estudantes da educação básica em nosso país. De cada 100 alunos que concluíam o ensino médio, apenas cinco aprendiam o que seria esperado pelo público de testes. Mundialmente, esse quadro foi destacado também em relatórios internacionais, como no Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS, na sigla em inglês). Nas últimas edições, o Brasil superou apenas países da África do Sul e do Marrocos.

Não à toa, em 2020 foi lançado um novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 que deve trazer de forma explícita objetivos e estratégias para reverter esse quadro. Nesse sentido, o Instituto Ayrton Senna (IAS) e o Interdisciplinary Evidence Based Education Discussion (Iede) elaboraram um documento propondo que o PNE valorize o ensino e a aprendizagem da matemática. Na versão que se encontra em discussão no Congresso Nacional, percebe-se uma total falta de ênfase ao desafio da educação básica.

O Ministério da Educação (MEC) reconhece esse caráter de urgência, pois sabe que isso traz impactos no desenvolvimento social e econômico – que se traduz, entre outros aspectos, na redução do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Por isso, acaba de lançar o Compromisso Nacional da Matemática, em parceria com instituições e movimentos sociais que buscam promover um ensino de qualidade em todas as regiões do Brasil.

Para reforçar essa iniciativa, o país poderia se inspirar no modelo brasileiro de Olimpíadas de Matemática, em especial a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), coordenada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Trata-se de uma das maiores competições do mundo. Além disso, o trabalho desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) ao longo de décadas é outro exemplo de mobilização que precisa ser ampliado.

O grande desafio, no entanto, continua sendo a formação dos professores. Sem mudanças significativas nesse campo, dificilmente conseguiremos avançar. Se não mudarmos principalmente a formação inicial, não vamos ter êxito, e isso passa também pelas nossas universidades. É preciso compreender que não basta dominar os conteúdos, mas é essencial saber como ensiná-los. Em outros países, isso se passa pela formação pedagógica dos docentes, que começa dentro da sala de aula.

Nesse sentido, foi muito importante a parceria estabelecida entre o MEC e a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), idealizadora da Higher Education Learning Assessment (HELA), voltada à avaliação da aprendizagem inicial dos futuros professores.

No âmbito da educação básica, algumas iniciativas se destacam, como as Escolas em Tempo Integral, que já demonstraram impacto positivo no aprendizado de matemática, e projetos apoiados pelo Instituto Ayrton Senna e pela BB Seguros, entre outros.

Ainda assim, o Brasil precisa ir além. A Coreia do Sul, por exemplo, estabeleceu o slogan “Febre da Matemática” como parte de sua mobilização nacional. Outras nações seguiram o mesmo caminho.

O Brasil poderia fazer algo semelhante, mobilizando toda a sociedade em torno desse grande desafio da matemática em nosso país.

domingo, 7 de setembro de 2025

Números de padres no Brasil em 2025 revelam desafios e contrastes regionais!

Números de padres no Brasil em 2025 revelam desafios e contrastes regionais

As estatísticas mais recentes sobre o número de padres no Brasil em 2025 apontam que o país conta atualmente com 22.164 sacerdotes, dos quais 15.227 são diocesanos (ligados diretamente às dioceses) e 6.937 religiosos (pertencentes a congregações e ordens).

O estado com maior número absoluto é São Paulo, com 5.290 padres, seguido por Minas Gerais (2.915) e Rio Grande do Sul (1.407). Já o Amapá aparece com o menor número, apenas 55 sacerdotes.

A diferença entre os dois perfis de sacerdotes é significativa:

  • Diocesanos: são aqueles vinculados a uma diocese e que atuam diretamente em paróquias, sob a responsabilidade de um bispo.

  • Religiosos: pertencem a congregações ou ordens, como franciscanos, jesuítas ou salesianos, vivendo em comunidade e seguindo um carisma específico.

A divulgação desses números gerou repercussão nas redes sociais, com comentários que refletem tanto preocupações quanto esperanças para o futuro das vocações:

  • “Na Amazônia reina a Teologia da Libertação… o resultado é esse.”

  • “Eu queria muito ser padre… mas infelizmente muitas dioceses e formadores desmotivam as vocações.”

  • “Os bispos precisam rever critérios, acolher vocações tardias e olhar com o coração.”

  • “Rezem pelas vocações e missões na Região Norte 🥺🙏🏼.”

  • “No Piauí só tem isso de padre? 😕”

  • “SP tá de parabéns! Maior número de padres, agora RJ precisa melhorar isso hein.”

  • “No Amapá só tem 55 padres???”

  • “Tenho curiosidade de saber a quantidade de seminaristas por estado, e a quantidade de ordenações por ano.”

Apesar do baixo número de padres em algumas regiões, especialmente no Norte, a Igreja Católica segue sendo a maior instituição religiosa do país. Como lembraram alguns fiéis: “Vendo esses números, só dá certeza que a Igreja é de Cristo. Mesmo com poucos sacerdotes, continua sendo a maior instituição da Terra. Viva Cristo!”

O levantamento abre espaço para uma reflexão profunda: como incentivar novas vocações e garantir que todas as comunidades tenham acesso à celebração dos sacramentos?

🙏🏼 “Enviai, Senhor, muitos operários para a vossa messe.”