O Cartão de confirmação com o local de prova do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já está disponível. clique na imagem abaixo e acesse e imprima o mesmo. Não deixe para a última hora.
Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
MESTRADO - Processo Seletivo para o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas foi prorrogado até o dia 16/10. Para professores das áreas afins de Biologia, Física e Matemática.
http://www.pucminas.br/pos/ensino/destaques.php
domingo, 2 de outubro de 2016
domingo, 25 de setembro de 2016
O JOVEM E O ENSINO MÉDIO: SONHOS E DESAFIOS DE UMA BOA ESCOLA. - Clique na imagem e acesse a Medida Provisória 746 de 22-09-16 que trata das mudanças no Ensino Médio.
O JOVEM E O
ENSINO MÉDIO: SONHOS E DESAFIOS DE UMA BOA ESCOLA.
Deodato
Gomes Costa
O caso de qualquer escola
brasileira de Ensino Médio tomada isoladamente é emblemático e mostra um pouco
o retrato de todas as escolas de Ensino Médio do Brasil. Altas taxas de
reprovação, de abandono e um IDEB muito abaixo das metas preconizadas pelo MEC.
Mesmo quando a escola é contemplada com uma política pública que visa a
melhoria do processo de ensino buscando oportunizar inovações na equipe e mudar
os índices negativos, o resultado do investimento não passa de simplesmente
dotar a escola de equipamentos e recursos materiais, sem atender o
objetivo central da política que é o de elevar o IDEB e reduzir as altas
taxas negativas. Não é à toa que existe mais de 1,5 milhão de jovens fora da
escola. O censo escolar de 2015, que chega a apresentar 16% da população desta
faixa etária como um número alimentados cada vez mais por um processo de
abandono escolar. O problema é que o quadro não se reverte, constituindo uma
vergonha nacional. É triste demais ver legiões inteiras de jovens abandonados à
sua própria sorte. Estes são os verdadeiros
analfabetos funcionais, sem condições de uma leitura de mundo, do seu tempo e
de sua história. Um grupo em que escola
pouca atração exerce sobre os mesmos, em consequência muitos partem para
o mundo da criminalidade e das drogas. Há escolas públicas de sucesso que conseguem
êxito no seu trabalho, muito pela atuação dos profissionais docentes que são responsáveis
e buscam implementar inovações proporcionando algum triunfo e menos por projetos e políticas governamentais. Quando na Escola há mobilização muito grande por parte dos professores envolvidos,
visando à interdisciplinaridade de um projeto, tornando-o mais apropriado e
interessante aos olhos dos educandos, tem se toda a chance de dar
certo. Desde a coordenação de uma equipe como um todo até chegar ao aluno,
com o envolvimento e compromisso da equipe, o sucesso de cada jovem pode se
tornar real. O Ensino Médio no Brasil na opinião de todos, é péssimo e isto
reflete principalmente nos índices de proficiências alcançados pelos alunos nas
avaliações externas. As redes de ensino precisam se estruturar para acompanhar
a implementação das políticas públicas, desde os órgãos centrais que precisam
buscar o feedback dos resultados e impactos provocados, até o monitoramento de
todas as fases, e aí, cada nível gestão tem seu papel específico no processo de
acompanhamento. Um ponto importante deste conjunto de ações, são os momentos de
avaliação desde sua concretização em sala de aula até os comitês que se formam
a nível central, visando corrigir os desvios e acertar os caminhos. Uma
política pública muitas vezes não dá certo porque os responsáveis por levar à
prática as propostas ficam foram da construção da mesma, gerando pouca adesão
na implementação. É o que está acontecendo neste momento com a Medida
Provisória do governo federal que se pretende a mudança do Ensino Médio. Fomos
surpreendidos com a mesma que se propõe a enfrentar toda a problemática das
Escolas de Ensino Médio, mas pelo que se vê, como já amplamente colocado por
muitos especialistas, esta vem de forma autoritária sem uma conversa com a
comunidade educacional, e por isso mesmo com poucas chances de obter êxito.
Pelo que se sabe uma Medida Provisória já começa valendo, apesar de ter que se
passar pelo legislativo. Não se consegue a adesão dos professores para esta
reforma estando eles fora da construção da mesma. Esta que é uma questão
central. Segundo o que sabemos Medida Provisória foi um recurso muito utilizado
pela ditadura militar para imposição de certas políticas e agora vê-se que quer
mudar um nível de ensino de forma tão arbitrária e impositiva. Da forma como
está sendo implementada estas mudanças sem levar em conta toda a discussão feita
ao longo destes anos e que estão acumuladas tanto no PNE, quanto na Base, não
lograrão efeito. Daniel Cara, representante da Campanha Nacional pelo Direito à
Educação alerta que: "Apesar de
dizer que considera o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), a MP é totalmente dissonante das
discussões atuais sobre o Ensino Médio. Discorda dos debates da
Conferência Nacional de Educação e das melhores pesquisas sobre essa etapa
feitas aqui e no mundo, que dizem basicamente que uma reforma do ensino médio
feita sem envolver alunos e professores tem enormes chances de dar errado.” Pela Meta 6 do PNE, deve se oferecer a
educação em tempo integral, que consta na proposta da MP, com o encaminhamento
de diversas estratégias de implementação da mesma. Pela Medida Provisória a
Educação Integral deverá acontecer no Ensino Médio aumentando para 7 horas
diárias o tempo de permanência do jovem na escola, mas para isto é preciso
fazer uma verdadeira revolução na rede física das escolas com instalação de
quadras poliesportivos, laboratórios, bibliotecas, auditórios, refeitórios e
banheiros de excelentes qualidades, questão que sem implementar a meta 20 do
PNE, que é de ampliação do investimento em educação, não tem como tornar
real. Daniel Cara critica também a Medida Provisória no que diz respeito
aos investimentos no Ensino Médio Integral quando diz que "liberaliza
demais a distribuição de recursos para a Política de Fomento à Implementação de
Escolas de Ensino Médio Integral. A transferência de recursos financeiros
prevista para esse fim será efetivada automaticamente pelo FNDE, dispensada a
celebração de convênio, acordo, contrato ou instrumento congênere, mediante
depósitos em conta corrente específica. Segundo o mesmo, o texto constitui "(...) é
um castelo de areia com dois problemas: primeiro, abre espaço para malfeitos
com recursos do FNDE - que perde mecanismos de controle, segundo, tornar
integral o ensino médio, com mudanças apenas no percurso do estudante tende a
ser contraproducente." A
flexibilização do currículo, quando tira a obrigatoriedade da Educação Física,
é questionável, primeiro pelo fato de ser uma disciplina atrativa. Atletas
olímpicos surgem e morrem é na escola mesmo pelo fato de muitos jovens não
encontrarem apoio para desenvolverem seus talentos e se tornarem atletas de
alto rendimento. Quanto a filosofia e sociologia, a última vez que
tiraram estas disciplinas da grade curricular, foi na ditadura militar, estas
são palavras de um jovem na rede e não necessitam de nenhum comentário.
PORTAL VERMELHO. Entrevista com
Daniel Cara http://www.vermelho.org.br/noticia/287137-8>
Acesso em 24.Set.2016.
VEJA.COM
Mais de 1 milhão de jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, segundo Censo
Escolar 2015. http://veja.abril.com.br/educacao/mais-de-1-milhao-de-jovens-de-15-a-17-anos-estao-fora-da-escola-segundo-censo-escolar-2015/ Acesso 24. set. 2016
VALIAÇÕES
FINAIS SOBRE O PNE 2001-2010 E PRELIMINARES PNE 2014-2024. SOUZA, Donaldo
Bello. 2014
BRASIL.
Lei n.13005, de 25 de Junhode 2014. Aprova Plano Nacional de Educação. -PNE e
dá outras provid~encias. Diários Oficial da República Federativa do Brasil,
Brasília, DF, 26 jun.2014
ESTUDO
DA IMPLEMENTAÇÃO E DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM
TRÊS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MANAUS/AM. Alcântara. Hadaquel da Silva.
Mattos, Leonardo augusto Felipe de. Júnior, Lourival Batista Oliveira.Sem data.
PROEMI
- Ensino Médio Inovador.Exemplo. Experiência de Implantação do ProEMi em Afonso
Claudio. Acesso.24.set.2016
Clique na imagem para acessar a Medida Provisória.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFJF.
Estão abertas as inscrições para o
Processo de Seletivo para os Cursos de Graduação a Distância da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas 1225 vagas para cinco cursos de
graduação a distância: Licenciatura em Computação, Licenciatura em Educação
Física, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em
Pedagogia, em 16 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil
(UAB) – Araxá, Barroso, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete,
Coromandel, Durandé, Governador Valadares, Ipanema, Juiz de Fora, Lagoa Santa,
Lavras, Salinas, Sete Lagoas, Timóteo e Ubá. Os cursos e vagas, no entanto,
variam conforme o polo.
Os interessados poderão optar por duas modalidades de ingresso:
(a) Processo Seletivo Específico de Provas, para o qual concorre a proporção de
70% (setenta por cento) do total das vagas, ou (b) Aproveitamento da pontuação
obtida em uma das duas mais recentes edições do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), para o qual concorre a proporção de 30% (trinta por cento) do total das
vagas.
De acordo com o edital, o candidato concorre apenas a uma vaga
destinada ao curso e ao polo para o qual originariamente tenha se cadastrado.
Além disso, 50% (cinquenta por cento) das vagas ficam reservadas, em cada um dos
cursos e em cada um dos polos, para os egressos de escolas públicas.
O exame será aplicado, no dia 16 de outubro de 2016, nas cidades
de Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras e Sete Lagoas. As provas serão
realizadas em um único dia, nos horários de 9 às 12 horas (primeira prova
presencial) e de 14 às 18 horas (segunda prova presencial), exclusivamente na
cidade para a qual o interessado se inscrever, em locais a serem divulgados em
seu comprovante definitivo de inscrição, que será obtido, exclusivamente, pela
Internet.
A isenção da
taxa de inscrição no processo de seleção para ingresso nos cursos de graduação
a distância 2016 poderá ser solicitada no ato do cadastramento online da
inscrição, do dia 5 de setembro de 2016 e até somente o dia 16 de setembro de
2016, no
Inscrições
Os candidatos poderão se inscrever das 15h do dia 05 de setembro
às 15h do dia 26 de setembro, somente on-line no site da COPESE
No período de cadastramento da inscrição, o candidato deve ler
atentamente as instruções e preencher o formulário, com seus dados completos e
enviá-los eletronicamente. Em seguida, deverá imprimir a Guia de Recolhimento
da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00 e
efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo definido pelo Edital.
A isenção da taxa de inscrição no processo de seleção para
ingresso nos cursos de graduação a distância 2016 poderá ser solicitada no ato
do cadastramento online da inscrição, do dia 5 de setembro de 2016 e até
somente o dia 16 de setembro de 2016, no site da COPESE.
O comprovante definitivo de inscrição deve ser impresso a partir
das 15 horas do dia 10 de outubro de 2016 e até a véspera das provas (até o dia
15 de outubro de 2016), no site da COPESE.
Resultado
O gabarito das provas objetivas do processo seletivo específico
será divulgado no dia 16 de outubro de 2016, uma hora após o término das
provas, no site da COPESE. Já a nota da redação será divulgada no dia 03 de novembro
de 2016, a partir das 15 horas.
O resultado final do Processo de Seleção para Ingresso nos
Cursos de Graduação a Distância 2016 será divulgado no dia 16 de novembro de
2016, a partir das 15 horas, no site da COPESE.
Outras
informações: (32) 2102-3738 / 2102-3755 –
Fonte: Centro de Educação a
distância da Universidade Federal de Juiz de Fora-Replicado da página da Secretaria de Estado da Educação.
terça-feira, 20 de setembro de 2016
A Coordenação de Processos Seletivos (Copese) da UFVJM prorroga a data limite para o pagamento da taxa de inscrição da Sasi para o dia 22 de setembro.
A Coordenação de Processos Seletivos (Copese) da UFVJM prorroga a data limite para o pagamento da taxa de inscrição da Sasi para o dia 22 de setembro, em razão da falta de energia elétrica no Campus JK nos dias 15 e 16 de setembro, que ocasionou a interrupção no serviço do Portal da UFVJM e impossibilitou a impressão do boleto.
Você pode gerar um novo boleto com a data de pagamento atualizada no link abaixo:
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
ABANDONOU OS ESTUDOS E QUER RETORNAR EM 2017?
O jovem que deixou de estudar e quer retornar aos estudos tem uma oportunidade de programar a sua volta às salas de aula em 2017. Para atender ao chamado para o retorno aos estudos, pedimos comparecer na Escola João Beraldo. Pedimos a toda a comunidade que participe desta grande mobilização para trazer o adolescente de volta à escola. Estamos ao mesmo tempo buscando entender as causas da evasão escolar dos jovens bem como que condições uma escola deve ter para que seja mais atrativa e conectada à realidade da juventude.
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
O dia da Virada Educação, este grande movimento de reflexão sobre a educação, se aproxima e este ano aproveitando o contexto das Eleições Municipais estamos organizando uma grande Roda de Conversa com a temática da nossa cidade. O trabalho foi montado, discutido e aprovado na nossa última Reunião Pedagógica. Combinado que não mencionaremos nomes de candidatos e nos ateremos apenas nas problemáticas da nossa querida Carlos Chagas.
O próximo sábado (17/09) será de muita
interação em nossa escola. Neste dia dedicado à VIRADA EDUCAÇÃO, vamos abrir as
portas da nossa escola para discutirmos numa grande RODA DE CONVERSA o tema: A
cidade que temos e a cidade que queremos, além de apresentarmos para a
comunidade presente as ações e projetos que desenvolvemos. Tendo a cidade como
eixo temático podemos conversar também sobre: gestão democrática e participação
juvenil, comunicação, novas mídias, linguagens e tecnologia, diversidade,
inclusão e ações afirmativas. É uma boa oportunidade para conversarmos: alunos,
pais e professores. Vamos também fazer o lançamento da Campanha VEM - 2016, que
fará o chamamento aos jovens em situação de evasão escolar, para que retomem
seus estudos, em 2017.
terça-feira, 13 de setembro de 2016
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
Fica uma pergunta, por que não mostraram e não estão mostrando os Jogos Paralímpicos? Se fala tanto em inclusão e não se pode ver os paratletas que tem tanto para ensinar a toda sociedade. Postamos aqui esta canção aqui em homenagem a todos os nossos alunos especiais que poderiam se ver na tv se o ser humano fosse ao menos nestes jogos o centro dos interesses. É muita falta de atenção e sensibilidade. Quanto estamos deixando de aprender com a potencialidade dessa gente que luta e supera tantos obstáculos apesar de toda limitação? Quanto preconceito incrustado no coração dos poderosos donos dos meios de comunicação. Enquanto refletimos sobre isto voemos na leveza desta animação.
quarta-feira, 7 de setembro de 2016
"Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!". (D. Pedro I em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga)
História da Independência do Brasil
A Independência do Brasil ocorreu em
7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia
de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do
Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite
política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle
econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no
Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em
recolonizar o Brasil.
Dia do Fico
- D. Pedro não acatou as
determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para
Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que
ficaria no Brasil.
Medidas pré independência:
Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I
tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de
independência:
- Organização da Marinha de Guerra
- Convocou uma Assembleia
Constituinte;
- Determinou o retornou das tropas
portuguesas;
- Exigiu que todas as medidas tomadas
pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a
aprovação de D. Pedro.
- Visitou São Paulo e Minas Gerais
para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados
em várias regiões.
A Proclamação da Independência
Ao viajar de Santos para São Paulo,
D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato
para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu
famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”
Pós Independência
- D. Pedro I foi coroado imperador do
Brasil em dezembro de 1822;
- Portugal reconheceu a
independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;
- Em algumas regiões do Brasil,
principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses,
contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente
reprimidas pelas tropas imperiais.
domingo, 4 de setembro de 2016
É Caetano transformando o tempo em poesia! Posto aqui uma canção em homenagem a ANA VITÓRIA minha irmã que completa hoje 60 anos. É uma preciosidade de Caetano na voz de Maria Gadú é arte, é perfeita, é linda demais!Oração ao tempo!
É Caetano tranformando o tempo em poesia! Sem palavras. Interprete você mesmo cada verso desta Canção e descubra esta beleza. "Senhor tão bonito quanto a cara do meu filho" Como você vê este verso? "Compositor de destinos" Verso que Caetano faz a metáfora com sua arte, simplesmente linda esta canção!...
PARABÉNS ANA VITÓRIA PELOS SEUS 60 ANOS! QUE DEUS DERRAME TODAS AS BENÇÃOS E GRAÇA SOBRE SUA VIDA!
Recebemos em nossa escola os Diretores do SICOOB: Sr. Valdeí Barbosa, o Sr. Mafran e a funcionária Marília. Eles vieram fazer a entrega dos cofrinhos do Projeto de EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA JOÃO BERALDO
Recebemos em nossa
escola os Diretores do SICOOB: Sr. Valdeí Barbosa, Sr. Mafran e a funcionária Marília Coutinho.
Eles vieram fazer a entrega dos cofrinhos do Projeto de EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NA ESCOLA JOÃO BERALDO –O trabalho está sendo muito bem feito em sala pelo Prof. Ednard e agora cada aluno vai receber o seu para
fazer a sua poupança. Ele foi batizado de RIQUINHO-JB. Cada aluno deverá colocar sempre um dinheirinho no cofrinho. Cada
estudante com suas economias, vai poder abrir sua poupança no SICOOB no final
de 2016 e posteriormente realizar um sonho. Nas palavras de Mafran, não importa quanto ganhamos,
importa o quanto economizamos.
A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis - Horta na Escola.
O manual “A Escola promovendo hábitos
alimentares saudáveis”, feito por pesquisadoras da Universidade de Brasília,
traz o passo-a-passo para a introdução de uma horta às atividades escolares. As
instruções e aplicações são eficientes para qualquer tipo de instituição e
podem ser aplicadas com alunos das mais diversas idades. A primeira preocupação
de projetos que inserem as hortas em escolas é promover a alimentação
saudável, vinculando isso à educação e aos novos hábitos. Ao mesclar a prática
do cultivo de alimentos com conteúdo trabalhados em sala de aula, os alunos
podem aprender novos conceitos de forma lúdica e prática, reforçando o
conhecimento teórico adquirido e fazendo a ligação entre os livros e a vida
real. Segundo o manual, “a horta pode ser um laboratório vivo para diferentes
atividades didáticas”, que ainda trazem outras vantagens à comunidade.
Acesse o manual de HORTA NA ESCOLA aqui:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf
A Horta Orgânica - Construir uma horta é uma tarefa complexa que se realiza em varios passos. Não é difícil, mas requer atenção, cuidado e muita paciencia. Como se planeja? Que é conveniente semear primeiro? Encontra as respostas nessa aula inicial do curso e conheça os prinClique na imagem cípios da agricultura orgânica.
Clique na imagem para acessar as videoaulas. |
Já pensou em fazer sua refeição usando vários
ingredientes da sua própria horta? Essa sensação é muito boa e você deveria
experimentar. Então que tal começar a preparar a sua hortinha? Esse assunto é
abordado em 10 video aulas, com a duração de 30 minutos cada uma, com várias
dicas interessantes. Veja os temas das aulas.
Aula 1 – A Horta Orgânica;
Aula 2 – Composição do Solo e Adubos;
Aula 3 – O Plantio (Primeira parte);
Aula 2 – Composição do Solo e Adubos;
Aula 3 – O Plantio (Primeira parte);
Aula 4 – O Plantio (Segunda parte);
Aula 5 – As culturas;
Aula 6 – A Horta em Vasos;
Aula 7 – Controle de pragas e doenças (Primeira parte);
Aula 8 – Controle de Pragas e Enfermidades (segunda parte);
Aula 9 – Cuidados e manutenção de uma horta orgânica;
Aula 10 – A Colheita.
Aula 5 – As culturas;
Aula 6 – A Horta em Vasos;
Aula 7 – Controle de pragas e doenças (Primeira parte);
Aula 8 – Controle de Pragas e Enfermidades (segunda parte);
Aula 9 – Cuidados e manutenção de uma horta orgânica;
Aula 10 – A Colheita.
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Respeitável público! Senhoras e senhores… Meninos e meninas… Damas e cavalheiros! A Escola João Beraldo tem a honra de receber sua majestade: o Circo.
Respeitável público! Senhoras e senhores…
Meninos e meninas… Damas e
cavalheiros! A Escola João Beraldo tem a honra de receber o Circo.
Cobertura completa em fotos: https://goo.gl/photos/d5vAiBPRec28HQGaA
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