Bullying

domingo, 10 de julho de 2016

OBRAS DO SASI-2016 - Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. É com estas palavras do Bill Gates que apresentamos aqui todas as obras do Vestibular Seriado-SASI. Agora é preparar para a prova dia 13 de novembro de 2016.


Vocês devem conhecer estas falas,  “Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. Acrescentamos mais ainda ao pensamento de Bill Gates, serão incapazes de perceber o mundo em que vivem, serão alienados, sem competência para entender seu espaço e seu tempo.  A declaração de Bill Gates expressa com lealdade a importância da leitura, principalmente neste momento em que você fará o Vestibular Seriado – SASI da UFVJM, bem como o ENEM.  Além de melhorar a escrita e estimular a imaginação, ela também proporciona diferentes tipos de conhecimentos em variadas áreas e para toda vida. A leitura integral da obra é fundamental, a opção pelos resumos não deve prescindir da leitura desta. Os resumos são simples instrumentos de rememoração do que foi previamente lido. Esteja atento às temáticas e aos aspectos das obras literárias. 

OBRAS LITERÁRIAS DA 1ª FASE:
·       Romance: Ponciá Venâncio – de Conceição Evaristo. Eu não encontrei o livro em PDF para publicar aqui, mas disponibilizo um resumo. Clique aqui para acessar o resumo deste romance da literatura Afro brasileira.
             https://1drv.ms/b/s!AhFGJ2ekm76Sh1J3tYLvu-n_l7qf

·       Conto: A Pata da Gazela – de José de Alencar foi escrito baseado no conto “A Cinderela” e na fábula do leão amoroso de La Fontaine. José de Alencar, em  “A Pata da Gazela”, esboça um retrato irônico e crítico da sociedade brasileira do século XIX. A história é bastante singela: um rapaz jovem e sedutor (Horácio) encontra um pé de botina caído na calçada e a trama se desenrola na tentativa dele, e de outro rapaz (Leopoldo) que também observava a cena, de descobrir quem é a dona daquele sapato.
·       Música: Prá não dizer que não fale das flores de Geraldo Vandré. Esta canção é um dos símbolos da luta contra o regime ditatorial implantado no Brasil com o golpe militar de 1964. O Estudante que vai fazer a 1ª fase do SASI, deve fazer uma análise mais detalhada da letra, tendo o cuidado de contextualizá-la na história do Brasil. Sua interpretação extrapolou o seu tempo e virou um hino de protesto que colocando no Brasil de hoje percebemos sua atualidade. Ouça a canção.



OBRAS LITERÁRIAS DA 2ª FASE:
·       Romance: Dom Casmurro-Machado de Assis. Publicado pela primeira vez em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.
                     http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm08.pdf

  • Conto: A terceira margem do rio – Guimarães Rosa. O conto “"A Terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa é todo baseado na Metáfora. já no titulo podemos perceber a primeira metáfora. Um rio só tem duas margens, o que seria então essa terceira margem da qual o título apresenta?” Comentário do Blog Recanto das Letras de Igor P.Gonçalves.




  • Música: Desconstruindo Amélia – Pitty. O próprio título da canção já diz muito de sua interpretação. É o grito de emancipação da mulher diante de uma sociedade machista. A mulher que transcende sua condição de submissão para se colocar socialmente. 



Nenhum comentário: