OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
SASI

Natal

Natal
natal

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

domingo, 10 de julho de 2016

OBRAS DO SASI-2016 - Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. É com estas palavras do Bill Gates que apresentamos aqui todas as obras do Vestibular Seriado-SASI. Agora é preparar para a prova dia 13 de novembro de 2016.


Vocês devem conhecer estas falas,  “Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. Acrescentamos mais ainda ao pensamento de Bill Gates, serão incapazes de perceber o mundo em que vivem, serão alienados, sem competência para entender seu espaço e seu tempo.  A declaração de Bill Gates expressa com lealdade a importância da leitura, principalmente neste momento em que você fará o Vestibular Seriado – SASI da UFVJM, bem como o ENEM.  Além de melhorar a escrita e estimular a imaginação, ela também proporciona diferentes tipos de conhecimentos em variadas áreas e para toda vida. A leitura integral da obra é fundamental, a opção pelos resumos não deve prescindir da leitura desta. Os resumos são simples instrumentos de rememoração do que foi previamente lido. Esteja atento às temáticas e aos aspectos das obras literárias. 

OBRAS LITERÁRIAS DA 1ª FASE:
·       Romance: Ponciá Venâncio – de Conceição Evaristo. Eu não encontrei o livro em PDF para publicar aqui, mas disponibilizo um resumo. Clique aqui para acessar o resumo deste romance da literatura Afro brasileira.
             https://1drv.ms/b/s!AhFGJ2ekm76Sh1J3tYLvu-n_l7qf

·       Conto: A Pata da Gazela – de José de Alencar foi escrito baseado no conto “A Cinderela” e na fábula do leão amoroso de La Fontaine. José de Alencar, em  “A Pata da Gazela”, esboça um retrato irônico e crítico da sociedade brasileira do século XIX. A história é bastante singela: um rapaz jovem e sedutor (Horácio) encontra um pé de botina caído na calçada e a trama se desenrola na tentativa dele, e de outro rapaz (Leopoldo) que também observava a cena, de descobrir quem é a dona daquele sapato.
·       Música: Prá não dizer que não fale das flores de Geraldo Vandré. Esta canção é um dos símbolos da luta contra o regime ditatorial implantado no Brasil com o golpe militar de 1964. O Estudante que vai fazer a 1ª fase do SASI, deve fazer uma análise mais detalhada da letra, tendo o cuidado de contextualizá-la na história do Brasil. Sua interpretação extrapolou o seu tempo e virou um hino de protesto que colocando no Brasil de hoje percebemos sua atualidade. Ouça a canção.



OBRAS LITERÁRIAS DA 2ª FASE:
·       Romance: Dom Casmurro-Machado de Assis. Publicado pela primeira vez em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.
                     http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm08.pdf

  • Conto: A terceira margem do rio – Guimarães Rosa. O conto “"A Terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa é todo baseado na Metáfora. já no titulo podemos perceber a primeira metáfora. Um rio só tem duas margens, o que seria então essa terceira margem da qual o título apresenta?” Comentário do Blog Recanto das Letras de Igor P.Gonçalves.




  • Música: Desconstruindo Amélia – Pitty. O próprio título da canção já diz muito de sua interpretação. É o grito de emancipação da mulher diante de uma sociedade machista. A mulher que transcende sua condição de submissão para se colocar socialmente. 



Nenhum comentário: