ISENÇÃO

ISENÇÃO
ISENÇÃO

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Instituto Avaliar - PAAE

Instituto Avaliar - PAAE
Instituto Avaliar - PAAE

MECFLIX

MECFLIX
MECFLIX

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

sábado, 7 de abril de 2018

Secretaria lança portal dedicado a Especialistas da Educação Básica Plataforma online é voltada para fortalecimento do processo pedagógico


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) lança, quinta-feira (5), por meio do portal da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, a página online voltada para o Fortalecimento da Coordenação Pedagógica e dedicada aos Especialistas de Educação Básica (EEB) da rede estadual de ensino.

O lançamento da plataforma é uma ação inicial do processo de qualificação e formação continuada tendo em vista o contingente de especialistas nas escolas estaduais mineiras – o número de Supervisores Pedagógicos e Orientadores Educacionais se aproxima de 10 mil.


A proposta, além de promover a formação dos profissionais, também é de dar visibilidade para aquilo que é destaque na função da Coordenação Pedagógica e para as boas experiências que acontecem nas escolas. No site da Escola de Formação, clicando na barra superior de navegação em “Portal Especialistas”, o educador encontra um menu com seis áreas principais:

Na aba “Em Foco”, estão as temáticas prioritárias de acompanhamento do EEB em cada bimestre, reforçando a importância do papel deste profissional na escola.

Nas abas “Sala de Leitura” e “Educação à Distância” serão publicados conteúdos ligados a essas temáticas prioritárias de forma a complementar a formação dos profissionais.

Em “Fórum”, os educadores participam de discussões e debates sobre questões importantes do processo pedagógico.

A aba “Coletivo de Educadores”, foi criada com o objetivo de fomentar e dar visibilidade a ações de destaque nas escolas e permitir a troca de ideias e experiências entre os especialistas, com a publicação de práticas inspiradoras na condução do processo pedagógico - experiências registradas por meio de vídeos.

Entre outros importantes conteúdos que constam no portal, está a opção “Destaques Institucionais”, que apresenta as principais ações pedagógicas que a Secretaria de Educação promove para implementação nas escolas. “Já estão no ar, por exemplo, as orientações para a elaboração do Plano de Convivência Democrática, onde a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SEE, que é responsável pela ação, dá o suporte necessário para a inserção do conteúdo no portal. Assim também como acontece com os outros setores da Secretaria quando têm atividades com foco pedagógico de destaque no bimestre”, esclareceu Gabriela.

Para acessar todo o conteúdo exclusivo para especialistas no portal, os educadores precisam se cadastrar na opção “Perfil” e, para isso, é preciso ter o e-mail institucional (nome.sobrenome@educacao.mg.gov.br), que pode ser disponibilizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (NTE/SREs), caso o servidor ainda não o possua.
                                                    Fonte: site da Seemg

Nenhum comentário: