Bullying

sábado, 7 de abril de 2018

Secretaria lança portal dedicado a Especialistas da Educação Básica Plataforma online é voltada para fortalecimento do processo pedagógico


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) lança, quinta-feira (5), por meio do portal da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, a página online voltada para o Fortalecimento da Coordenação Pedagógica e dedicada aos Especialistas de Educação Básica (EEB) da rede estadual de ensino.

O lançamento da plataforma é uma ação inicial do processo de qualificação e formação continuada tendo em vista o contingente de especialistas nas escolas estaduais mineiras – o número de Supervisores Pedagógicos e Orientadores Educacionais se aproxima de 10 mil.


A proposta, além de promover a formação dos profissionais, também é de dar visibilidade para aquilo que é destaque na função da Coordenação Pedagógica e para as boas experiências que acontecem nas escolas. No site da Escola de Formação, clicando na barra superior de navegação em “Portal Especialistas”, o educador encontra um menu com seis áreas principais:

Na aba “Em Foco”, estão as temáticas prioritárias de acompanhamento do EEB em cada bimestre, reforçando a importância do papel deste profissional na escola.

Nas abas “Sala de Leitura” e “Educação à Distância” serão publicados conteúdos ligados a essas temáticas prioritárias de forma a complementar a formação dos profissionais.

Em “Fórum”, os educadores participam de discussões e debates sobre questões importantes do processo pedagógico.

A aba “Coletivo de Educadores”, foi criada com o objetivo de fomentar e dar visibilidade a ações de destaque nas escolas e permitir a troca de ideias e experiências entre os especialistas, com a publicação de práticas inspiradoras na condução do processo pedagógico - experiências registradas por meio de vídeos.

Entre outros importantes conteúdos que constam no portal, está a opção “Destaques Institucionais”, que apresenta as principais ações pedagógicas que a Secretaria de Educação promove para implementação nas escolas. “Já estão no ar, por exemplo, as orientações para a elaboração do Plano de Convivência Democrática, onde a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SEE, que é responsável pela ação, dá o suporte necessário para a inserção do conteúdo no portal. Assim também como acontece com os outros setores da Secretaria quando têm atividades com foco pedagógico de destaque no bimestre”, esclareceu Gabriela.

Para acessar todo o conteúdo exclusivo para especialistas no portal, os educadores precisam se cadastrar na opção “Perfil” e, para isso, é preciso ter o e-mail institucional (nome.sobrenome@educacao.mg.gov.br), que pode ser disponibilizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (NTE/SREs), caso o servidor ainda não o possua.
                                                    Fonte: site da Seemg

Nenhum comentário: