AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

NATAL

NATAL
natal

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Campanha

Campanha
Campanha

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

terça-feira, 25 de setembro de 2018

25 de setembro — Dia Nacional do Trânsito - O desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito em Carlos Chagas. é que provoca acidente.


Registro realizado hoje dia 25-09-18 às 6:20 horas

Alguns motoristas insistem em estacionar seus carros em locais proibidos, mesmo sabendo que existe penalidade.  Sabe-se que quem estaciona em local indevido corre o risco de ser multado, mas o fato é que hoje, dia 25 de Setembro, Dia Nacional do Trânsito, que este ano traz o tema, Nós somos o trânsito" pela manhã, por volta das 6:20 quando ia para o trabalho e passava pelo local onde fui vítima de um acidente, registrei com meu celular um caminhão estacionado exatamente onde existe uma placa de proibido estacionar. Este local, segundo o que escutamos de várias outras pessoas, quando carros grandes estacionam ali, se torna um lugar de risco porque tira a visão de quem está atravessando a rua nos vários sentidos, muitos disseram que o local se torna um  "ponto cego".  No caso o carro tem que avançar mais com o bico pela Eliezer Nascimento para ter visão do outro carro que esteja vindo pela Capitão João Pinto.Vários cidadãos já foram vítimas de acidente naquele local, Alessandro Neres Diretor Escolar da Antônia Bernardo, além de mim e de outros. De acordo com a opinião de diversas  pessoas  que analisaram o fato, esse só aconteceu por causa da não obediência à placa, proibido estacionar, que está fixada ali de forma bastante evidente. Não desejo o que vivi para ninguém, por isso estou fazendo este alerta. Andressa a motorista que entrou com o carro no sentido cooperativa, no dia em que a moto em que eu estava colidiu com o carro que ela dirigia,  disse que não viu a moto em função dos carros grandes  estacionados indevidamente no lugar proibido. Ela tem razão. Respeitar uma placa de trânsito em uma cidade pequena como a nossa é tão importante quanto em uma grande metrópole. São com estas infrações que parecem insignificantes que as tragédias de trânsito acontecem.

Pelo gráfico a seguir, organizado por mim, podemos ver o quanto Carlos Chagas aumentou sua frota de carros desde 2001, aumentando também a necessidade de maior atenção e respeito de todos que trafegam pelas ruas públicas da nossa cidade. Com este crescente aumento na frota da cidade que inclui todos os tipos de veículos que vão do carro, moto ao caminhão,  aumenta também a responsabilidade das autoridades em organizar a cidade para o deslocamento seguro de todos pela vias públicas. 

        Evolução na quantidade de veículos desde 2001 até 2016 na cidade de Carlos Chagas-MG.
                                                                                                Organizado por Deodato Gomes
                                                                                                 Fonte: IBGE-cidades 2018

Pelo gráfico vê-se que o número de veículos em Carlos Chagas em 16 anos saltou de 1379 em 2001 para 5452 em 2016. Não encontrei os dados de 2017 e 2018.  O aumento do número de carros e motos em nossa cidade,  demanda uma educação para o trânsito, como forma de agir preventivamente contra acidentes. Neste ponto ressaltamos o importante papel das escolas de trânsito da cidade. Vejam que o número de carros cresceu quase três vezes mais sem alteração nenhuma na estrutura das ruas. Foi excelente  a iniciativa de pintura de faixas de pedestre no cruzamento da Capitão João Pinto, pena que já estão praticamente apagadas. 



FOTOS DO CRUZAMENTO DA ELIEZER NASCIMENTO COM A CAPITÃO JOÃO PINTO

Muitos se valem da desculpa de uma parada rápida, para descarregar/carregar um objeto, o que não é o caso deste caminhão baú que tudo indica ter passado a noite estacionado naquele local. Não sei qual é o valor de uma multa por estacionar indevidamente, mas as pessoas acham porque a cidade é pequena podem desrespeitar as leis de trânsito  e estacionar em um local que não é permitido, oportunizando acontecimentos de sinistros.
Devemos total respeito à  sinalização pois ela  é um conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam.

                                                                                                                            Por Deodato Gomes





Nenhum comentário: