Bullying

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Ex aluno retorna à Escola João Beraldo para ministrar palestra.


Hoje pela manhã nos surpreendemos com a presença de um jovem que chegou à escola com o objetivo de ministrar uma palestra para os nossos estudantes sobre eleições e participação política.  O palestrante para nossa alegria era o Edmazinho,  filho da D. Lêda e do Sr. Edimar, nascido em nossa cidade, que só nos orgulhou com sua presença.  Estudou, se preparou, virou advogado, professor universitário e hoje retorna com sua palavra de incentivo e defesa da participação jovem na vida cidadã.  


De todas as lembranças que envolve este jovem com a Escola João Beraldo, destacamos aqui a presença constante de D. Lêda na vida escolar de todos os seus filhos, inclusive com sua participação sempre atuante no Colegiado da instituição. Lembramos também a presença do Sr. Edmar (o pai) que sempre comparecia à escola para ensinar aos nossos  alunos sobre os processos de tratamento da água, numa ação do Projeto Chuá. Por último lembramos aqui, entre muitas outras coisas, apenas para ilustrar, o Cover dos Mamonas Assassinas montado pelo jovem Edmazinho que encantava a todos da escola à época. 




Vamos fazer um pouco de memória. Edmar ingressou na Escola na antiga  1ª série em 1991 e ficou até 8ª série em 1998, pois era o que oferecíamos na época.  Sua primeira professora foi Tia Nádia na 1ª série, na 2ª foi Tia Almerinda(in memorian), na 3ª série Tia Neuma e na 4ª série Tia Cecy e Tia Vitória. E daí seguiu estudando na escola até 1998 na antiga 8ª série, hoje 9º ano, tendo muitas boas histórias para contar.


A presença do jovem Edmazinho, nos permita falar assim, porque foi como  carinhosamente era chamado na escola em seu tempo de estudante por aqui, enriqueceu o conhecimento de todos, porque trouxe incentivo à participação do jovem no processo eleitoral com seu voto e na política de modo geral. Conforme enfatizou é importante a participação do estudante desde a escola, no Grêmio Estudantil  até uma participação mais ampla na sociedade através do voto. Política se discute sim, afirmou ele, e passa longe de uma posição para voto branco ou nulo em eleições. Nesta postura de anular o voto ou votar em branco estamos concordando com o estado das coisas colocado aí. As ideias defendidas são que  política não é papo careta, e não diz respeito apenas ao governo, aos políticos profissionais (deputados, vereadores, prefeitos...), ou que tem a ver apenas com discursos, eleições, partidos ou é coisa somente  de especialista. Edmar mostrou aos jovens que na verdade, a política não está fora de nós, não é algo apenas dos políticos. Ela interessa a todos nós, faz parte do nosso dia a dia.   De acordo com Valdeí, a mensagem foi passada de forma didática, utilizando uma linguagem referenciada na cultura dos estudantes  que prendeu a atenção proporcionando uma interação com os presentes. Sabemos que a atenção do jovem hoje é uma das coisas mais preciosas e mais difíceis de se conseguir. 



Vemos que os jovens não são alienados pois querem saber de política sim, prova disso foi o interesse e a atenção com que os alunos da nossa Escola  acolheu esta palestra. A bibliotecária Bebiana Gomes Chaves assim se expressou na rede social sobre este importante trabalho desenvolvido por Edimar junto aos alunos: “Excelente palestra, grande aprendizado que aconteceu de uma forma descontraída, todos nós adoramos e agradecemos por este empenho”. Agradecemos a Edmar pela presteza e presença tão honrosa em nossa escola. 



Sua presença entre os nossos jovens foi muito importante e valiosa. O jovem hoje busca espelhos em outro jovem para construir seus modelos de escolha. Sua presença já é em si educadora e  indicadora de caminhos para os estudantes. Mais do que tudo você ensinou de que, com estudo e dedicação é possível encontrar uma trilha de realização. Parabéns pelo trabalho e nós agradecemos de coração pela disponibilidade em realizar este trabalho junto aos nossos estudantes e pela inestimável presença. Queremos contar muito mais vezes com você. Parabéns a D. Lêda e ao Sr. Edmar pela consistente educação dedicada ao filho. 
TODAS AS FOTOS DO EVENTO

Nenhum comentário: