Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
domingo, 3 de abril de 2016
domingo, 27 de março de 2016
2ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DE 2016.
Aniversário da Escola João Beraldo Venha celebrar nossos 70 anos ! | |
Pauta:
- Ver o vídeo
sobre o celular; - Organização da
hora atividade; - Debate em sala:
adoção das regras da escola, pontos do regulamento: uniforme, filmagem, atrasos
e outros. Organização da Plenária. - Horas Atividade;
- Apresentação do
Calendário de Avaliação; - Planejamento
anual e quinzenal; - Progressão
Parcial; - Telessalas-informações;
- Aniversário do
colega-homenagem; - Projetos:Dia das
mães-café literário, jornal, lixo; - Apresentação do
Projeto de Educação Financeira; - Outros informes
quarta-feira, 23 de março de 2016
A celebração da Páscoa na história de Israel. A celebração da Páscoa é uma tradição de mais de quatro mil anos. A Páscoa, palavra vinda da língua acádica pesahu, era a festa da primavera dos pastores no Oriente Próximo. Celebrava-se na primeira lua cheia da primavera, do hemisfério norte, como a festa da vida que renascia depois do inverno.
Anos depois, já nos tempos bíblicos, a Páscoa-Passagem, a Páscoa-Saída, foi celebrada como libertação do Egito. O povo hebreu, escravo no Egito, não podia festejar a Páscoa livremente porque o faraó, com medo de que o povo fugisse, não o deixava sair à amplidão e liberdade da estepe. Ainda assim, os hebreus teimosamente mantiveram sua cultura e tradição. A Bíblia conta, no livro do Êxodo, como o povo organizado conseguiu sair da escravidão. E essa saída foi Páscoa-Passagem, que veio ser celebrada por muitos anos em nome de Javé, o Deus libertador (Ex 12,1-14.21-28).
Memória da libertação
No tempo das tribos, lá pelos anos 1.200-1.000 a.C., a festa da Páscoa-Memória era celebrada como festa de família num espaço de catequese. Comiam ervas amargas para lembrar da amargura da escravidão, e pão ázimo ou sem fermento para recordar a saída apressada do Egito. O cordeiro e o sangue faziam memória da libertação. Aos poucos foi estabelecido um ritual para a festa onde o rapaz mais novo da família fazia perguntas ao pai, que respondia explicando o sentido da festa (Ex 13,11-16). Era momento de memória e renovação da Aliança entre Deus e seu povo.
Durante a época da Monarquia, depois da edificação do Templo e especificamente depois da reforma do Rei Josias, os reis e sacerdotes convidavam o povo para celebrar a Páscoa-Sacrifício em torno do templo, para assim unificar a nação (Nm 28,16-25; Dt 16,1-8).
Após a construção do segundo templo, no pós-exílio, a festa passou a ser festa de romaria do povo judeu que ia a Jerusalém. Às três horas da tarde se matavam os cordeiros no próprio templo e depois se levavam para as casas onde se reuniam por famílias para celebrar a ceia conhecida como seder (Ex 12,43). Esta festa é a que se celebrava no tempo de Jesus. Por isso, os evangelhos relatam que Jesus foi a Jerusalém celebrar a Páscoa, e lá mandou preparar a ceia e jantou com seus discípulos (Mt 26,2.19; Mc 14,1.16; Lc 22,1.13; Jo 2,23; 13,1; 18,39). Jesus assumiu o ser Cordeiro, Pão, Vinho, alimento para nós, dentro da tradição judaica.
Feliz Páscoa!
Até hoje, muitos judeus, na véspera da Páscoa, queimam o que eles chamam de hamets, ou seja, tudo o que leva fermento, já que está proibido ter algo fermentado em casa (Ex 12,19). Celebra-se o rito da busca, passando uma vela por toda a casa e recitando uma bonita oração (lembremos 1Cor 5,7-8). Na hora do jantar, na celebração da ceia se acompanha um texto muito antigo dos judeus chamado Hagada de Pesaj.
Para nossos irmãos judeus a celebração da Páscoa, em todo o mundo, é festejar a nova criação. Páscoa é Aliança. Trato de amizade garantido por Deus. Memória e certeza da promessa feita aos pais (Ex 3,6). O Senhor se revela go’el, redentor ou resgatador do seu povo e assim renova os laços que o unem com o seu povo. Páscoa é passagem da escravidão à libertação, da tristeza à alegria. É o memorial da saída do Egito. Louvação orquestrada pela recitação do Hallel, ou seja, pelos salmos 115 ao 118 das nossas bíblias. Ou pelo Grande Hallel que acrescenta o salmo 136: “Dai graças ao Senhor, porque é bom, porque é eterna sua misericórdia”. Esses judeus, em todo o mundo, repetem a despedida da festa: “Até o próximo ano em Jerusalém”, manifestando o desejo de celebrar na cidade de Davi a festa mais importante da fé judaica.
Para as primeiras comunidades cristãs, a Páscoa foi o centro da pregação, da catequese: lembrar a morte e ressurreição de Jesus! O Jesus vivo, ressuscitado, o Kayros que estava e está presente na comunidade e se faz alimento e força para todas e todos nós (1Cor 11,23-26). Para nós, os cristãos, a Páscoa é esta profunda experiência feita memória e vida em Jesus.
Dizer Feliz Páscoa, na tradição cristã, é desejar e fazer acontecer a fecundidade da terra, dos animais e das pessoas. É acreditar na vida de família, na dignidade da educação, na vida da comunidade, em que a celebração de Jesus Ressuscitado nos anima a lutar contra a opressão, no serviço e na solidariedade.
Mercedes de Budallés DiézBiblista, assessora do CEBI, Goiânia, GO.mercedesbudalles@hotmail.com Fonte site do Jornal Mundo Jovem
domingo, 13 de março de 2016
A Escola João Beraldo completa 70 anos em 2016 e passa por uma grande reforma e ampliação, E NÓS NOS ALEGRAMOS COM A REALIZAÇÃO DESTE SONHO!...
A Escola João Beraldo completa neste ano de 2016, 70 anos. Ao longo deste tempo que me encontro a frente desta instituição vimos sempre lutando junto aos órgãos competentes para melhorar a infraestrutura física da nossa escola, consciente da relação que existe entre o espaço escolar com a aprendizagem. Uma escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais. O espaço tem que gerar idéias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Pela segunda vez a escola será ampliada e reformada e desta vez a intervenção é muito mais significativa. Parece sonho mas a quadra esportiva será iluminada, dotada de um palco, banheiros e arquibancada. A comunidade de Carlos Chagas vai ganhar uma escola supermoderna e equipada. Será construído um refeitório, três banheiros para alunos e deficientes, além de toda a parte administrativa, que será muito funcional. Tudo dentro dos parâmetros de acessibilidade total para deficientes. Além de tudo isto, pelo fato de termos realizados as três Conferências Infanto Juvenis, fomos comtemplados com o título de escola sustentável e teremos muitos outros benefícios, como caixa dágua para captação de água das chuvas, pretendemos e temos como meta colocar ar condicionado em todas as salas, além de construir um ambiente propício para biblioteca e salão de reunião. Deixo aqui as fotos dos trabalhos, para que a comunidade possa testemunhar e compartilhar conosco desta grande alegria, de ver a nossa escola pública que se prepara para melhor para servir a sua comunidade.
Confira todas as fotos:
quinta-feira, 10 de março de 2016
terça-feira, 8 de março de 2016
INGRESSO NA MARINHA DE JOVENS DE 18 A 22 ANOS.
Clique no link abaixopara acessar o Edital: https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/Edital.pdf?id_file=3067
segunda-feira, 7 de março de 2016
Na Reunião Pedagógica de sábado dia 05 de Março de 2016 foi discutida sobre a aula expositiva como aquele modelo pedagógico que centraliza toda a responsabilidade do aprendizado na figura do professor, enquanto a oficina propõe um novo desafio: confiar ao aluno o protagonismo de seu aprendizado. Este artigo do Mundo Jovem foi o orientador das nossas conversas.
domingo, 6 de março de 2016
NOSSA HOMENAGEM À MULHER EDUCADORA NESTE 08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
Homenageamos aqui a mulher educadora, neste dia Internacional da Mulher, desta amada escola João Beraldo. Incansável, laboriosa, persistente e ousada, assim é a mulher professora. A Professora João Beraldense, é aquela que, como diz Cora Coralina em seus versos, que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores. A educação tem um corpo feminino. Por isso mesmo fecundo de amor. Está depositada nas mãos da mulher educadora a grande missão de cuidar. Cuidar de pedras brutas informes, são crianças, adolescentes e jovens de todos os jeitos e formas colocados sob o seu servir.
Ela vai na perseverança, superando os percalços, nunca deixa de acreditar no jovem, mesmo quando vem a decepção, porque seu cuidar está além dos pequenos momentos. Muitas vezes, solitária, o sentido de impotência lhe sobressalta e a pequenez se agiganta em seu ser, perante a força sedutora do mundo frente ao seu aluno. Respira fundo, se aquieta, seu coração e se arma da palavra. Nunca pára, caminhando vai sempre tecendo personalidades que recebe, emoldurando caráter, construindo grandes belezas em dimensões jamais vistas, até que, aquele ser sob seu cuidado, por suas próprias asas levanta um vôo para além de tudo que aprendeu, deixando para tráz a sua criadora. A Educação não seria educação se seu corpo não fosse o de uma mulher que sabe acolher em seu ventre sagrado de amor tantas sementes diferentes para que possa frutificar pessoas melhores. Como poderia haver o cuidar se o corpo da educação não fosse o da mulher que se entrega ao trabalho desgastante de colocar no coração de um jovem o encanto, o desejo de ser, e as possibilidades de encontrar um caminho? Tudo expressa uma caridade maior, visível apenas para aqueles que não só vêem, mas reparam como muito bem mostrou em seu livro José Saramago. “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”.
sexta-feira, 4 de março de 2016
JOÃO BERALDO APRESENTA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR O UNIFORME DOS 70 ANOS DA ESCOLA. Já está a disposição para aquisição nas duas confecções da cidade.
Sai o novo uniforme da Escola João Beraldo em
comemoração aos seus 70 anos. O azul marinho é a ponte com a história dessa instituição. O seu primeiro uniforme tinha essa cor. Começa nossa nova campanha pelo uso do uniforme. Todos os estudantes devem freqüentar a
escola, trajados com o uniforme pois ele é parte das ações que, empreendemos
dentro da nossa escola, quando buscamos e permitimos a construção de uma identidade
coletiva, para além das diferenças. O uniforme coloca todos no mesmo patamar
social, econômico, político, religioso, ou de qualquer outra natureza. Podemos “vestir a mesma camisa”, construir
objetivos comuns e convivermos. O uniforme constitui ainda um
importante instrumento de identificação e segurança.
terça-feira, 1 de março de 2016
SAI TABELA DOS JOGOS ESCOLARES - COMEÇA TUDO DE NOVO-A GRANDE FESTA DO ESPORTE ESTUDANTIL DE NOSSA CIDADE-JOGOS ESCOLARES-2016.
Neste 02 de Março de 2016,
acontecerá a abertura dos JOGOS ESCOLARES da nossa cidade. Cinco (05) equipes defenderão a bandeira da
nossa escola nos jogos, distribuídas entre o handebol e o futsal. É bom demais ver o
grande envolvimento de todos para garantir a participação dos alunos. A alegria
é contagiante e toma conta de todos os atletas. Sabemos que o importante é a
participação de todos, como bem salientou as nossas Professoras de Educação: Soraya
e Débora. Os Jogos Escolares é o esporte estudantil que forma a personalidade
da juventude a partir dos valores educacionais para a cidadania. Nosso
lema desde o início dos Jogos Escolares é este:
CHEGAR AO CÉREBRO PELO
MÚSCULO E AO ESPÍRITO PELO CORPO.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO-PAAE 2016 - Caro Professor entregue cópia do certificado de conclusão da oficina ao Diretor para descontar de suas horas atividades.
Excelente oficina de Formação Docente que propicia aos professores aperfeiçoarem habilidades para produzir seus próprios textos, como também desenvolver habilidades didáticas para uso e produção de textos em atividades de ensino e avaliação de aprendizagem escolar. Esta oficina de 40 horas permitirá que desconte hora atividade da sua Carga Horária de trabalho.
domingo, 21 de fevereiro de 2016
Assista a "Cacimba de Mágoa", de Gabriel O Pensador e Falamansa!
Gabriel O Pensador e a Banda Falamansa se juntaram para fazer uma música sobre o maior desastre ecológico já ocorrido no Brasil. Um problema aqui tão pertinho de nossa Carlos Chagas. Parece que vamos nos acostumando com o genocídio de um rio de tão grande importância como é o Rio doce. A palavra genocídio se refere na história ao extermínio deliberado de um povo, mas só me vem este termo quando penso na morte do Rio Doce. É que vejo assim, genocídio de um rio. A música Cacimba de Mágoa ganhou este clipe lindo e denunciador deste terrível acidente que se alastrou pelo rio Doce, desde Mariana, passando por Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Camargos, até chegar Regência, no Espírito Santo. Um pequeno trecho desta canção fala assim "O sertão vai virar mar. É o mar virando lama. Gosto amargo do Rio Doce. De Regência a Mariana"
sábado, 20 de fevereiro de 2016
“O Caminho futuro não existe realmente. Ele é criado por nós através daquilo que planejamos.” Hora de Planejar os Conteúdos a serem ministrados - Sábado - dia 05 de Março de 2016.
Uma das principais tarefas do cotidiano do professor é o planejamento dos conteúdos. Planejar significa estabelecer atividades, recursos, tempo e espaços que serão necessários para atingir um objetivo da forma mais eficiente possível e recortar os conteúdos que serão ministrados no oceano de conhecimentos. É identificar hoje quais atividades você precisa desempenhar para construir o amanhã. Planejar, além de ser uma maneira de organizar a prática educativa de modo a alcançar os objetivos propostos com cada atividade, também ajuda o professor a se prevenir em relação a problemas que possam surgir no meio do caminho. Mas, para que esse planejamento seja deveras significativo e construtivo, tanto para o professor, quanto para seus alunos e grupo, ele não deve ser reduzido ao ato de entregar um formulário para a direção ou especialistas da escola. O foco principal do planejamento é auxiliar o docente a aproveitar o tempo escolar de uma maneira mais qualificada e significativa dentro de sua prática cotidiana. Assim, cada professor deve buscar sua própria estrutura de organização de ideias para acompanhar os avanços e desafios do grupo e de cada aluno, dando sequência ao trabalho. Como a educação e o dia a dia escolar são muito dinâmicos, é importante que o planejamento seja flexível e possa ser ampliado, conforme as necessidades de cada grupo.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
“O Caminho futuro não existe realmente. Ele é criado por nós através daquilo que planejamos.” Hora de Planejar os Conteúdos a serem ministrados - Sábado - dia 05 de Março de 2016.
Uma das principais tarefas do cotidiano do professor é o planejamento dos conteúdos. Planejar significa estabelecer atividades, recursos, tempo e espaços que serão necessários para atingir um objetivo da forma mais eficiente possível e recortar os conteúdos que serão ministrados no oceano de conhecimentos. É identificar hoje quais atividades você precisa desempenhar para construir o amanhã. Planejar, além de ser uma maneira de organizar a prática educativa de modo a alcançar os objetivos propostos com cada atividade, também ajuda o professor a se prevenir em relação a problemas que possam surgir no meio do caminho. Mas, para que esse planejamento seja deveras significativo e construtivo, tanto para o professor, quanto para seus alunos e grupo, ele não deve ser reduzido ao ato de entregar um formulário para a direção ou especialistas da escola. O foco principal do planejamento é auxiliar o docente a aproveitar o tempo escolar de uma maneira mais qualificada e significativa dentro de sua prática cotidiana. Assim, cada professor deve buscar sua própria estrutura de organização de ideias para acompanhar os avanços e desafios do grupo e de cada aluno, dando sequência ao trabalho. Como a educação e o dia a dia escolar são muito dinâmicos, é importante que o planejamento seja flexível e possa ser ampliado, conforme as necessidades de cada grupo.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Quase metade dos brasileiros com 19 anos não concluiu o Ensino Médio São mais de um milhão de jovens que já poderiam estar em um processo de formação melhor, mas que desistiram da escola. Todos Pela Educação diz que dados de levantamento são preocupantes e apontam descumprimento de metas.Isso é muito o retrato da desigualdade social e da má distribuição de renda no Brasil.
Apenas 57% dos jovens com 19
anos concluíram o Ensino Médio. Significa que 43%, quase a metade, não
terminaram os estudos básicos no tempo adequado. São ao todo 1,487 milhão
de pessoas nessa situação. O levantamento foi feito pelo movimento Todos
Pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE
de 2014. Em comparação a 2013, a melhora foi de apenas dois pontos percentuais,
o que revela estagnação no índice, como explica uma das responsáveis pelo
estudo, Alejandra Velasco.
"A meta é que em 2022
todas as crianças completem sua trajetória escolar na idade adequada. No caso
do Ensino Médio verificamos um percentual longe dos 100%. A gente vê melhoria
em todas as regiões, mas infelizmente não observa uma melhoria no ritmo
esperado", diz.
Do total de jovens brasileiros
com 19 anos que não concluíram o Ensino Médio, quase a maioria, 42%, só
trabalha. Outros 29% não trabalham nem estudam. O restante, menos de 30%, ainda
tenta terminar os estudos. É o caso do desempregado Bruno da Costa Gervásio, de
19 anos, morador de Osasco, na Grande São Paulo. Em 2015, ele largou o 2º ano
do ensino médio para trabalhar e ajudar a família.
"Comecei a trabalhar, só
que o horário do emprego não batia com o horário da escola. Aí eu parei de
estudar e fiquei só trabalhando. Deixei de estudar para poder ter meu dinheiro
e ajudar em casa também. Aí a empresa teve perda de cliente e teve que demitir
mais da metade dos funcionários e eu fui junto. Penso em voltar a estudar neste
ano, fazer um supletivo e depois entrar na faculdade de Engenharia Civil",
conta.
O maior número de jovens de 19
anos que não frequenta a escola está no Sudeste, região mais populosa do
Brasil. Seguido do Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Para a ex-secretária de
educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, os dados
refletem a desigualdade social do país e um modelo de ensino ultrapassado, que
não atrai os jovens. Deficiências que vão deixar cicatrizes no futuro.
"A maior parte desses
jovens que não conseguiram concluir o Ensino Médio são jovens pobres. Isso é
muito o retrato da desigualdade social e da má distribuição de renda no Brasil.
E apresentamos a esses jovens uma escola que é muito arcaíca, que não dialoga
com essa juventude e que por isso mesmo não seduz os jovens a permanecerem na
escola. Para esses jovens, com certeza, terão menos oportunidades, serão mais
explorados e pegarão os piores empregos", avalia a ex-secretária.
No Ensino Fundamental a
situação é um pouco melhor. Do total de jovens com 16 anos, 3,5 milhões, ou
74%, concluíram o ciclo e apenas 26% ainda não. No caso do Ensino Médio, os
dados também são positivos quando avaliados entre 2005 e 2014. Nos últimos dez
anos, o Brasil avançou 15 pontos percentuais na taxa de conclusão dessa etapa,
o que indica uma trajetória, ainda que lenta, de melhoria. Fonte - CBN
domingo, 14 de fevereiro de 2016
Conheça a divulgação das Olimpíadas na voz de Toni Garrido de Cidade Negra. Lindo demais!...
Somos time, somos povo, prontos para vencer. Preparados para fazer acontecer. Crescer, Levar, Vencer, Mudar: os Jogos Olímpicos vão reunir atletas de 206 países, dentre eles muitos brasileiros. O maior evento esportivo do planeta reunirá também toda a população brasileira. Estes jogos são uma conquista de toda a nação. Conheça a beleza desta divulgação na voz de Toni Garrido de Cidade Negra.
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