Bullying

quarta-feira, 14 de junho de 2017

terça-feira, 13 de junho de 2017

PARABÉNS AOS NOSSOS ALUNOS PELA 2ª FASE NAS OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA!




   Alunos da 2ª fase das olimpiadas da matematica
MARIA PAULA SEDLMAYE -6º ANO – MATUTINO NÍVEL1
GABRIEL ALVES DA SILVA-7º ANO - VESPERTINO-NÍVEL1
ERISLENE ALVES BARBOSA- 6º ANO- MATUTINO- NIVEL 1
KISSILA SANTOS LIMA- 6º ANO- MATUTINO- NIVEL1
MIKAELE SANTOS SILVA- 7º ANO- VESPERTINO- NIVEL 1
MARINA FERREIRA ALVES-6º ANO-VESPERTINO- NIVEL 1
ISAQUE MOREIRA DA CRUZ- 6º ANO – VESPERTINO- NIVEL 1
MAYCON TEIXEIRA DA COSTA – 9º ANO- VESPERTINO- NIVEL 2
RAIANDRA RODRIGUES SILVA – 9º ANO – VESPERTINO- NIVEL 2
JEFERSON DIAS DE SOUZA -9º ANO- VESPERTINO – NIVEL 2
DÉBORA CRISTINA NOGUEIRA BOTELHO- 8º ANO- MATUTINO- NIVEL 2
MAURICIO DE SOUZA PINTO- 9º ANO-MATUTINO- NIVEL 2
KEVIN ALVES SANTANA – 9º ANO – MATUTINO- NIVEL 2
JEFFERSON PEREIRA FERNANDES LIMA- 9º ANO- MATUTINO- NIVEL- 2
VICTORIA KAYRA ARAUJO MARQUES – 1º ANO- MATUTINO- NIVEL 3
MIKAEL JÚNIOR RAMALHO PESSOA- 1º ANO- MATUTINO- NIVEL 3

  Não perca a data da 2a Fase


YANN DA SILVA CRUZ- 1º ANO- MATUTINO- NIVEL 3
SIRLIENE BATISTA FAGUNDES – 3º ANO – NIVEL 3
INGRID SANTOS RODRIGUES- 3º ANO – NIVEL 3
WELLISSON EDUARDO BATISTA DE FIGUEIREDO- 2º ANO- NIVEL 3
LEANDRO RODRIGUES NASCIMENTO- 3º ANO MATUTINO- NIVEL 3
MARICELY LURDES MARTINS DOS SANTOS- 3° ANO – MATUTINO- NIVEL 3
PEDRO HENRIQUE REIS SILVA SOUZA – 3º ANO- MATUTINO- NIVEL 3
MAYCON SILVA ABREU- 3º ANO- MATUTINO- NIVEL 3
LUDMILA RODRIGUES- 3º ANO – MATUTINO – NIVEL 3
MICHAEL LEVATE SANTANA- 2º ANO – MATUTINO – NIVEL 3
MARIANE SILVA MOREIRA DE ARAÚJO – 1º ANO – NIVEL 3
RAMON DIAS SANTANA- 1º ANO – MATUTINO – NIVEL 3
Novamente o aluno Yann foi agracidado com a Mençao honrosa. 

 Yann ja esta na 2ª fase de 2017. 
YANN DA SILVA CRUZ- 1º ANO- MATUTINO- NIVEL 3
IADSON SANTOS DE SOUZA – 3º  ANO – MATUTINO- NIVEL 3
ALEX SILVA PINTO- 2º ANO – MATUTINO- NIVEL 3
LUCAS GONÇALVES DE SOUZA – 3º ANO – MATUTINO – NIVEL 3
WILHEMBERG BRAGA DE SOUZA- 1º ANO – MATUTINO – NIVEL 3
HERLAN DE SOUZA RIBEIRO- 1º ANO- MATUTINO- NIVEL 3

sexta-feira, 9 de junho de 2017

quinta-feira, 8 de junho de 2017

O professor Fernando Penna explica a Reforma do Ensino Médio.



Não é de modo algum com uma pseudo reforma autoritária como essa que se vai se resolver o problema da evasão e dos baixos índices de aprendizagem dos  8 milhões de estudantes do ensino Médio do nosso país. Todo mundo sabe que este nível de ensino precisa de mudanças, pois a forma como está estruturado não atrai a nossa juventude,  mas uma reforma encaminhada desta maneira não tem como. Jogou se no lixo toda a discussão que vinha sendo feita anteriormente,  abandonou-se uma conversa acumulada, que apontava o caminho certo da verdadeira reforma. A reforma imposta aí  acentua a desigualdade e a discriminação que já existe na sociedade. Aos estudantes pobres do Brasil, será sempre reservada a pior aprendizagem.   O professor Fernando Penna pontuou muito bem,  a educação brasileira precisa é de bons salários para professores e de escola com infraestrutura adequada. Estamos acelerando o retrocesso, como diz o deputado Molon. Quando é que este país vaí avançar na qualidade da sua educação básica e oferecer condiçoes e oportunidades para  que a sua  juventudade possa encontrar um caminho de realização?

segunda-feira, 5 de junho de 2017

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELETIVO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF). GRANDE OPORTUNIDADE PARA QUEM QUER ESTUDAR!.


Estão abertas as inscrições para o Processo de Seletivo dos Cursos de Graduação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas 652 vagas para quatro cursos de graduação a distância: Licenciatura em Computação, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, em 13 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Bicas, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Ilicínea, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas, Timóteo, Tiradentes e Ubá. Os cursos e vagas, no entanto, variam conforme o polo.

Localize o curso, as vagas e o polo onde funcionara:
 Faca sua inscrição, clique no link abaixo:

 As inscrições para este processo de seleção será realizado no período compreendido entre as 15 horas do dia 05 de junho de 2017 até às 15 horas do dia 23 de junho de 2017, somente online no site da COPESE através do link: http://www.ufjf.br/copese/processos-seletivos-ead/ead-2017/

Acesse o Edital,
clique na imagem:


MAIS DE DIÁRIO DIGITAL.


Mais Orientações sobre o Diário Escolar Digital.

Aids avança entre os jovens brasileiros. Os jovens descuidaram da proteção e não têm mais a mesma percepção do risco que correm.

Aids avança entre os jovens, eles descuidaram da proteção e não têm mais a mesma percepção do risco que correm.




Depoimento de um Jovem portador do HIV.

       Olá pra galera que acha que só acontece com vizinho é bom ler meu relato. O HIV está presente na minha vida há poucos meses e eu não me envergonho do meu status sorológico , pois acho que quanto mais nos soropositivo nos escondermos mais damos brecha ao preconceito.

    Meu nome é Luis tenho 19 anos, sou portador do vírus HIV,não sou magro nem tenho aparência caquética , pelo contrario malho e me cuido e tenho uma vida sexual ativa, hoje mais segura pois sei dos cuidados que tenho que ter. Tudo começou no dia 26 de junho desse ano, resolvi fazer uns exames de rotina inclusive para HIV , coletei o sangue pela manhã e fui buscar meu resultado a tarde, pois bem tudo estava perfeito até que o bioquímico me chamou em sua sala e me deu a bomba , meu teste tinha dado positivo para HIV, parecia que o chão tinha aberto sobre os meus pés fiquei desesperado sai do laboratório arrasado pensando que minha vida tinha acabado, não conformado e parecendo um zumbi pois não consegui dormir, no outro dia resolvi repetir o exame em outro laboratório, para o fim da minha esperança de não ter sido infectado , o segundo exame também deu positivo, sem esperança e desolado procurei o posto de saúde mais próximo da minha casa , repeti os exames e mais uma vez deu positivo , felizmente a enfermeira que me atendeu era instruída e me acalmou, pois fim com encaminhamento em mãos fui ao SAE da minha cidade  "Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS" chegando lá tive uma consulta com a psicóloga de plantão a mesma me acamou e disse que não era o fim. Agora mais calmo, na outra semana passei pela primeira  vez por uma infectologista , e fui fazer os exames  e  o acompanhamento do vírus, no outro mês passei novamente pela infectologista, agora com todos os exames em mãos , pra minha sorte minha infecção era recente , estava somente com 17 mil copias por gota de sangue , e meu CD4 estava alto 600 por gota de sangue ,segundo a minha médica eu dei sorte pois descobri um problema de saúde que mais a frente poderia me matar, caso eu não tivesse descoberto a tempo. Infelizmente muitos rapazes da minha idade não tem a mesma sorte que eu tive e só vai descobrir quando já é tarde, e muitas vezes já não é caso de HIV e sim de AIDS .
         
     O vídeo está correto o numero de casos de HIV no Brasil mais que dobrou de 10 anos pra cá , a maioria pessoas jovens , sei disso pois é o que mais vejo onde faço tratamento , e algo muito curioso me chamou atenção , é que boa parte das pessoas que eu vejo se tratando lá são sim  homossexuais, muitos de 30 anos pra baixo. não é uma regra pois hoje não existe mais GRUPO de risco e sim COMPORTAMENTO de risco,  vejo também muitas mulheres se infectando, muitas delas casadas que provavelmente contraíram dentro de seus casamentos. Vendo alguns comentários abaixo vejo, que tem muita gente desenformada, eu tenho HIV não sou infeliz e levo uma vida normal , mas se eu pudesse escolher eu não teria HIV, pois tomar remédio todo santo dia não é fácil, sem contar que você perde uns dos bens mais precisos da sua vida,  o direito de poder escolher gosta de quem você quiser , pois muitas vezes as pessoas são desinformada e tem preconceito, mesmo você aparentando ser saudável e tratado , hoje é mais fácil muitos quererem fazer sexo com uma pessoa de sorologia
desconhecida, do que com um portador que sabe das suas obrigações e provavelmente está se tratando, não sabendo alguns ignorantes, que o risco de você contrair HIV com uma pessoa tratada, é quase nulo, pois uma vez CVI - carga viral indectável e uso de preservativo é quase 98% de chance de vc não contrair, é a mesma coisa de você ser atingido por um meteoro, a falsa segurança de muitos que pensa que sair por ai transando com pessoas de sorologia desconhecidas diminui o risco , ai é que caí do cavalo e muitas vezes é tarde de mais. Eu faço uso de medicamentos mas tem muita gente que não precisa ou não quer fazer devido aos efeitos colaterais da medicação e simplesmente só faz o acompanhamento, já vi vários casos de pessoas que passam o HIV de propósito. não devemos ter medo do portador que  se trata e sim de quem não sabe que tem HIV , pois essas são as pessoas que transmitem o vírus, por isso camisinha sempre até em relações monogamica pois hoje HIV/AIDS não tem cura .


Deixe suas respostas na caixa de comentários:
1)-O que significa sexo seguro ou sexo protegido?
2)-Qual é faixa etária onde a Aids mais avança e porque?
3)-O que mais te chama atenção no depoimento do jovem?

domingo, 4 de junho de 2017

NOSSA 4ª REUNIÃO PEDAGÓGICA, FOI RECHEADA DE MUITA DISCUSSÃO, REFLEXÃO E APRENDIZAGEM! Agradeço a todos que compareceram!

Dia 03 de Junho aconteceu nossa 4ª Reunião Pedagógica de 8 horas, quando foram discutidos vários assuntos, que relacionamos abaixo:


A nossa Reunião Pedagógica é um espaço coletivo e individual de reflexões e de organização das ações. Um espaço onde o pedagógico prevalece, mas tocamos também nas questões administrativas. É um espaço de formação continuada e de consolidação de compromissos. É nela que se repassam as orientações do sistema, se discute as  funções e responsabilidades de cada um de nós nas atividades a serem desenvolvidas.   É nesta importante reunião que amarramos as nossas práticas. É também o nosso espaço de encontro, de escuta, de trocas, de articulações e de transformação. Confesso que aprendo demais nas reuniões da nossa escola.

Sempre marque presença na Reunião Pedagógica de sua Escola, contribuindo com a discussões e com a aprendizagem de todos. 


Já falamos do ET, que no caso do Planeta é o Extraterrestre mas no caso da Escola existe o EC, Extraescola. É o professor alienado da sua Escola.  Quem não participa das reuniões vira um ET de escola, porque fica literalmente por fora dos encaminhamentos e de toda política educacional encampada pela Escola. 


O problema não é o desconto no pagamento, o problema maior que percebemos é que você fica alienado dos direcionamentos da Escola que você trabalha.


Confiram abaixo os principais pontos da nossa reunião.
           Procure saber como se fecha o Diário.

Atencao para o fechamento do Diario Digital relativo ao 1º bimestre.


20 de Junho de 2017
Terça Feira
1-Na minha escola todo mundo é igual? Interessante reflexão fizemos.

    3-Ponto de discussão

Primeiros passos
Organize um inventário de motivação dos alunos. Registre os momentos bem que eles se mostram engajados e também quando estão desinteressados. Assim, é possível refletir sobre o que não dá certo e recorrer, quando necessário, às estratégias mais mobilizadoras.

Ações práticas -Compartilhe os objetivos.
  • Registrar na lousa a agenda do dia e os objetivos de aprendizagem. Assim, os alunos conseguem acompanhar o próprio progresso e se mobilizam para cumprir as expectativas.
Valorize (mesmo) o saber de seus alunos
  • Semanalmente, abra inscrição para que três estudantes contem aos colegas sobre o que gostam de fazer e deem dicas de filme, música, livro ou game. Registre as sugestões que, depois, podem ser incorporadas nas aulas.
Inove
  • Experimente a Rotação por Estações de Aprendizagem, na qual o professor organiza diferentes cantos na sala, cada um com uma atividade diferente do mesmo tema. Divididos em pequenos grupos, os alunos fazem um rodízio até completarem o circuito.
Avaliação do processo
Responda ao seguinte questionário:
  • Dou oportunidade para que os alunos decidam e façam escolhas sobre a rotina do dia?
  • Promovo atividades em grupo com frequência?
  • Minhas aulas permitem discussões para que apresentem ideias sobre os temas?
  • Utilizo diferentes metodologias nas aulas?
  • Solicito a participação dos alunos? Se sim, de todos, sem distinção?
  • Faço as correções registrando para mim mesmo onde estão as principais dificuldades dos estudantes?
Ao lado das questões coloque números de 0 a 5, onde 0 é "não fiz isso ainda" e 5 é "faço sempre". Em junho, mais da metade das respostas devem receber ao menos a nota 3. Em novembro, nenhum tópico pode ter menos que 2 e cinco deles devem ter nota 5.

Atenção
  • Vale insistir em uma ação que, de primeira, pode não ter dado certo. Na maioria das vezes, as mudanças demoram a acontecer.
  • Fique atento para ver se a estratégia está sendo bem planejada. Peça ajuda para o coordenador pedagógico para encontrar erros no processo e sugerir ações mais efetivas.
Saiba mais
  • Em fevereiro, NOVA ESCOLA apresentou seis metodologias inovadoras na Educação, entre as quais design thinking, cultura maker e aula invertida. Acesse em bit.ly/metodos-inovadores.
  • Talvez nem tudo se aplique a sua realidade, mas o livro Aula Nota 10, do norte-americano Doug Lemov, traz estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas e favorecer a participação dos alunos.                              Fonte: Nova Escola de Março 2017 
 4-Festa Junina-Fechamos uma série de procedimentos relativo ao nosso Projeto Junino. 



4-PAAE

5-Lembramos a todos da vacina antigripal, que agora é para todos. 





5
O que é
Muito ligada a Ciências, propõe que os alunos partam de um problema concreto para discutir um conteúdo (o caso real acima traz um bom exemplo). Esse problema, que pode ser proposto pela própria turma, é investigado por meio de procedimentos típicos do método científico, como formação de hipóteses, coleta de evidências e experimentação, com a mediação do professor. A prioridade é o estímulo ao raciocínio lógico, à argumentação e ao trabalho coletivo.
Vantagens
Ao se esforçar para entender o problema, pesquisar dados, formular e confrontar hipóteses, o aluno coloca suas estruturas de pensamento em conflito o tempo todo, o que gera um grande desenvolvimento de habilidades, como raciocínio lógico, no entendimento e resolução de uma questão.
Pontos de atenção
O problema proposto precisa ser significativo para os alunos, estar de acordo com os conhecimentos prévios da turma e, ao mesmo tempo, oferecer um desafio que exija esforço. Se o problema for muito difícil ou muito fácil, não haverá motivação.
Primeiros passos para começar

- Inicie pelo básico, sondando os interesses da turma e os conteúdos do ano letivo. Um bom problema deve contemplar as duas coisas.

- Não escolha um primeiro problema muito complicado. Você se arrisca a gastar muitas aulas e esquecer o resto do currículo ? ou a não resolvê-lo.

- Priorize problemas que permitam experiências concretas.

Grau de inovação
Alto - Abandona o modelo conteudista e foca em habilidades de raciocínio.
Custo
Baixo - Basicamente, só depende de uma mudança na maneira de planejar as aulas.

Caso real
Wanessa Pickina Silva Suzuki, professora de Ciências na CE Paulo Freire, em Londrina (PR), propôs aos alunos do 8º ano uma investigação sobre a presença dos microrganismos em vários ambientes da escola. A turma, então, fez uma lista de hipóteses sobre quais seriam os mais contaminados e, com a ajuda da docente, decidiu fazer experimentos. Os alunos coletaram material utilizando cotonetes e o depositaram em um substrato que fornecesse alimento, e descobriram que caldo de carne com gelatina incolor funcionaria bem. Também debateram sobre onde deixar as amostras para descansar. Por fim, registraram os resultados. ?Foi quando pude ver quanto avançaram na capacidade de argumentar?, diz.                             Fonte: Nova Escola de Fevereiro 2017      

6-ATENÇÃO AO E-mail para onde deverão ser mandadas as atividades avaliativas-: prova72horasantes@gmail.com.

7-Será rodado o novo horário com a inserção das HORAS ATIVIVIDADES

8-Calendário de Reposição – da EJA pronto. Reposição começa hoje. 

9-Legislação de dispensa por falta. Artigo 23 – Inciso IX – ocorrência de faltas no mês em número superior a 10% (dez por cento) da carga horária mensal de trabalho do professor, nela incluída a extensão.
10-Itinerários Educativos - Análise dos resultados, discussão dos resultados e registro da discussão.
         Caro colega Professor avalie a reunião. As discussões nos ajudam a crescer profissionalmente? Houve aprendizagem significativa que ajudará no seu trabalho em sala de aula? 
10-Outro momento em que refletimos sobre a nossa incapacidade de agradecimento, a nossa cegueira em não ver tudo que somos e temos diante do grande exemplo de Lindalva, esta Senhora que apesar de toda a negação de vida ela é muito feliz.

Muto Obrigado a todos que compareceram!
Deodato Gomes 

sexta-feira, 2 de junho de 2017

CALENDÁRIO DE RECOMPOSIÇÃO DA EJA-Educação de Jovens e Adultos.



O tempo deixa perguntas, mostra respostas, esclarece duvidas... Mas acima de tudo, o tempo traz verdades.