Bullying

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

DIA INTERNACIONAL DO ESTUDANTE- O Dia Internacional dos Estudantes é o 17 de novembro e alude à repressão dos protestos dos estudantis contra a ocupação nazista da Checoslováquia, realizados entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939, no então Protetorado da Boêmia e Morávia. Nós vamos celebrar com uma grande Gincana Recreativa. Uma das tarefas é aquela em que os alunos deverão assistir em seu celular este vídeo que aborada o problema do bullying.



LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015.

Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying).
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o  Fica instituído o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional.

§ 1o  No contexto e para os fins desta Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

§ 2o  O Programa instituído no caput poderá fundamentar as ações do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, bem como de outros órgãos, aos quais a matéria diz respeito.

Art. 2o  Caracteriza-se a intimidação sistemática (bullying) quando há violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação e, ainda:

I - ataques físicos;
II - insultos pessoais;
III - comentários sistemáticos e apelidos pejorativos;
IV - ameaças por quaisquer meios;
V - grafites depreciativos;
VI - expressões preconceituosas;
VII - isolamento social consciente e premeditado;
VIII - pilhérias.

Parágrafo único.  Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

Art. 3o  A intimidação sistemática (bullying) pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:

I - verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;
II - moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;
III - sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
IV - social: ignorar, isolar e excluir;
V - psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;
VI - físico: socar, chutar, bater;
VII - material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;
VIII - virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.

Art. 4o  Constituem objetivos do Programa referido no caput do art. 1o:

I - prevenir e combater a prática da intimidação sistemática (bullying) em toda a sociedade;
II - capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema;
III - implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação;
IV - instituir práticas de conduta e orientação de pais, familiares e responsáveis diante da identificação de vítimas e agressores;
V - dar assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores;
VI - integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade, como forma de identificação e conscientização do problema e forma de preveni-lo e combatê-lo;
VII - promover a cidadania, a capacidade empática e o respeito a terceiros, nos marcos de uma cultura de paz e tolerância mútua;
VIII - evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores, privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil;
IX - promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de intimidação sistemática (bullying), ou constrangimento físico e psicológico, cometidas por alunos, professores e outros profissionais integrantes de escola e de comunidade escolar.

Art. 5o  É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).

Art. 6o  Serão produzidos e publicados relatórios bimestrais das ocorrências de intimidação sistemática (bullying) nos Estados e Municípios para planejamento das ações.

Art. 7o  Os entes federados poderão firmar convênios e estabelecer parcerias para a implementação e a correta execução dos objetivos e diretrizes do Programa instituído por esta Lei.

Art. 8o  Esta Lei entra em vigor após decorridos 90 (noventa) dias da data de sua publicação oficial.

Brasília,  6  de novembro de 2015; 194o da Independência e 127o da República.

DILMA ROUSSEFF
Luiz Cláudio Costa
Nilma Lino Gomes


Este texto não substitui o publicado no DOU de 9.11.2015  

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Inauguramos os espelhos nos sanitários da Escola João Beraldo, trazendo duas reflexões para os nossos adolescentes e a sua busca de identidade e de sua afirmação social . Sabe-se o quanto o adolescente é ligado a sua imagem e o quanto esta interfere na sua saúde mental e autoestima.


O espelho é importante na construção da  identidade adolescente, pelo fato do mesmo, como o Narciso do mito grego,  ser extremamente ligado à própria imagem, por isso mesmo fundamental para a construção de sua autoestima. Por isso fizemos questão de colocar espelhos nos sanitários, disponibilizando aos estudantes a sua própria imagem.

   O ADOLESCENTE É UM SER EM FORMAÇÃO

“Espelho, espelho meu, existe alguém ...” A adolescência é a fase da formação da identidade do jovem, de descobertas e também da busca do autoconhecimento. Ter uma identidade formada está relacionado á aquisição de valores, princípios e conceitos, capazes de modificar comportamentos, porém, na adolescência nada é estável nem definitivo, o que provoca conflitos na personalidade do jovem. As descobertas na vida do adolescente são como portas abertas para uma ampla visão do mundo, por isso é de grande importância o acompanhamento e a orientação da família e da sociedade para os perigos oferecidos pelo mundo. Grande parte dos adolescentes já fez essa pergunta: Afinal, quem realmente sou? As dúvidas nessa idade são frequentes e as respostas, sempre bem contraditórias. A necessidade de autoconhecimento está relacionada com a velocidade das modificações físicas e psicológicas que ocorrem com cada adolescente. Portanto, o processo de formação do adolescente consiste na busca da identidade e da personalidade, além da necessidade de autoconhecimento.


"Insegurança"

O adolescente se olha no espelho e se acha diferente.Constata facilmente que perdeu aquela graça infantil que, em nossa cultura , parece garantir o amor incondicional dos adultos, sua proteção e solicitude imediatas. Essa insegurança perdida deveria ser compensada por um novo olhar dos mesmos adultos, que reconhece as imagens púbere como sendo a figura de outro adulto, seu par iminente. Ora, se olhar falha: o adolescente perde ( ou, para crescer, renuncia) a segurança do amor que era garantido à criança, sem ganhar em troca outra forma de reconhecimento que lhe parecia nessa altura devido .



Ao contrario, a maturação, que , para ele, é evidente, invasiva e destrutiva do que fazia sua graça de criança, é recusada, suspensa, negada. Talvez haja maturação, lhe dizem, mais ainda não e maturidade.Por consequência, ele não é mais nada, nem criança amada, nem adulto reconhecido.


O que vemos no espelho não e bem nossa imagem. É uma imagem que sempre deve muito ao olhar dos outros. Ou seja me vejo bonito ou desejável se tenho razoes de acreditar que os outros gostam de mim ou me desejam.Vejo e suam, o que eu imagino que os outros vejam.Por isso o espelho e ao mesmo tempo tão tentador e tão perigoso para o adolescente:porque gostaria muito de descobri o que os outros veem nele. Entre a criança que se foi e o adulto que não chega , o espelho do adolescente é frequentemente vazio.Podemos entender então como essa época da vida possa se campeã em fragilidade de alto estima(...).

Parado na frente do espelho, caçando as espinhas, medindo as novas formas de seu corpo, desejando e ojerizando seus novos pelos ou seios, o adolescente vivi a falta do olhar apaixonado que ele merecia quando criança e a falta de palavras que os admitam como par na sociedade do adultos. A insegurança se torna assim o traço próprio da adolescência.


Grande parte das dificuldades relacionadas dos adolescentes, tanto com os adultos quanto com seus coetâneos, derive dessa insegurança. Tanto de uma timidez apagada quanto os estardalhaço maníaco manifestam as mesmas questões, constantemente a flor da pele, de quem se sente não mais adorado e ainda não reconhecido:será que sou amável , desejável, bonito, agradável, visível, invisível, oportuno inadequado?

1) no primeiro parágrafo o autor diz que o adolescente "se acha diferente". Para justificar essa afirmação,diz que o adolescente perde algo sem ganhar nada em troca que compense essa perda. Responda de acordo com o texto :

a) O que o adolescente Verifica que perdeu ao se olhar no espelho?

b) Essa perda, em nossa Cultura, acarreta outras perdas. Quais são elas?

C) Talvez não houvesse tantos conflitos se essas perdas resultassem em algum ganho. Qual é o ganho que não acontece e que seria importante para o adolescente, segundo o autor ?




ATENÇÃO Professores de Matemática e Língua Portuguesa conheça um excelente material de trabalho da escola interativa. É só clicar na imagem abaixo.


     ATENÇÃO Professores de Matemática e Língua Portuguesa, no portal da ESCOLA INTERATIVA tem material didático voltadas para o apoio à aprendizagem na área de Matemática e Língua Portuguesa. O mesmo é muito rico com toda possibilidade de aplicação em sala de aula.  Vale a pena conhecer pois o mesmo pode muito auxiliar no enriquecimento de suas aulas.


segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Começa nesta segunda-feira a Campanha VEM Iniciativa vai até 25 de novembro.


A Campanha VEM deste ano será realizada no período de 25 de setembro a 25 de novembro de 2017. Estamos aguardando  a todos vocês que por algum motivo saíram da escola antes de concluírem seus estudos na Educação Básica e agora desejam retornar. Convocamos todos que estão em situação de evasão.  Cerca de 14% dos adolescentes de 15 a 17 anos, da nossa cidade, estão fora da escola.

Os interessados poderão se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível  AQUI, manifestando o seu interesse em retomar os estudos, especialmente no ensino médio, regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que o Cadastramento Escolar 2018 deste ano contemplou também a EJA Ensino Fundamental. Você terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018.

Sargento Gomes faz palestra para os estudantes da Escola João Beraldo no Dia Nacional do Trânsito – 25 de Setembro de 2017.



Dia 25 de Setembro é o Dia Nacional do Trânsito.


Recebemos hoje em nossa escola o Sargento Gomes e o Soldado Bredoff que brilhantemente fizeram uma palestra para os nossos alunos sobre o trânsito. 




Pelo que o Sargento Gomes disse, vimos que a melhor maneira de se comportar no trânsito é usar a consciência, conhecendo e respeitando as leis para evitar acidente.



Alguns dos nossos alunos são proprietários de motos e não tem habilitação porque não tem 18 anos ainda, mas ele foi enfático e disse aos nossos jovens,  que o documento que autoriza a dirigir um veículo é a carteira de habilitação e que sem ela a pessoa pode ser multado.


Ele explicou bastante sobre multas que nos chega em casa através de uma  cartinha indicando uma infração de trânsito e tudo é pensado para garantir o direito de caminhar com segurança seja a pé motorizado.



Conforme foi explanado, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma série de infrações que são feitas ao volante, e cada uma delas é caracterizada como leve, média, grave ou gravíssima. E a soma de pontos pode resultar até na cassação da carteira, tendo o motorista que passar por um curso de reciclagem para poder voltar a obter o direito de dirigir.


 O Sargento Gomes concluiu sua fala com a seguinte colocação:



   De coração agradecemos!




domingo, 24 de setembro de 2017

Professor Clovis Barros Filho em entrevista disse que happy hour é escape de quem está insatisfeito com o que faz e no caso ele aconselha a mudar de profissão! Veja a entrevista do professor que debatemos no último dia da nossa Semana Escola em Movimento dia 23 de setembro de 2017

  


Um momento de grande reflexão e crescimento foi vivenciado na nossa Semana Escola em Movimento,  na Escola João Beraldo no último dia 23 de setembro, sábado, quando assistimos a entrevista com o  intelectual e escritor Professor Clovís Barros Filho. Na entrevista o professor nos fez pensar sobre o relação trabalho e felicidade. Segundo este autor, não podemos ser felizes apenas nos feriados e finais de semana, quando se está fora do ambiente de trabalho. Não se pode ir para o trabalho como um animal que está indo para o matadouro. O trabalho envolve uma das dimensões mais sublimes do ser humano: a sua realização. A felicidade não está no depois, no futuro ela precisa ser encontrada  no presente, no instante mesmo em que estamos trabalhando. A energia vital, a alegria está também nas metas alcançadas, e atendimento entusiasmado daqueles que estão sob a responsabilidade de quem trabalha dando o melhor de si. O escritor ainda é mais enfatico quando pontua que o famoso "happy hour" acaba que uma forma de escape daqueles que não estão felizes com o que fazem  para quem ele aconselha a mudar de profissão. 
Veja o vídeo que assistimos e que deu uma conversa muito bacana entre a gente.



Vejam alguns pensamentos do Professor Clóvis de Barros filho.

O amor não se ganha só com um Eu Te Amo, e sim com atitudes, respeito e carinho.
Clóvis de Barros Filho

Amor pode ser desejo. Quando estamos apaixonados. Gostaríamos que a vítima da nossa paixão permanecesse ao nosso lado todo o tempo. Como não dá, pensamos nela sem parar. Amamos o que desejamos, quando desejamos, enquanto desejarmos. E podemos desejar quase tudo. Desde uma pessoa até uma groselha bem gelada. Para desejar, basta não ter. Sempre que desejamos, é porque algo nos falta. Desejamos o que não temos, o que não somos, o que não podemos fazer. Assim, o desejo é sempre pelo que faz falta. E o amor, também.



Ou você ama e deseja o que não tem, ou tem, mas aí, sem desejo, sem amor. Paradoxo platônico da existência. Ora, se a felicidade para você e para mim implica ter o que se quer ter, então, o amor não será feliz nunca. Aragon é poeta. Não há amor feliz para ele. Eu sou professor de Ética na Comunicação, ou seja, um pobre desgraçado na definição afetiva daquele filósofo e do Estado que me paga.




Mas Platão e seus tristes seguidores não têm sempre razão. Porque amor pode ser também alegria. É o que nos propõe Aristóteles, seu mais conhecido aluno. E alegria é diferente de desejo. Porque sempre acontece no encontro, na presença. O mundo alegra quando está bem diante de você. Não é como o objeto do desejo, confinado nos seus devaneios. O amor aristotélico é pelo mundo como ele é. Não pelo mundo como gostaríamos que fosse.




Seja um pouco mais afetivo e um pouco menos racional.
Clóvis de Barros Filho


É que eu adoro o que eu digo. É impressionante como eu me encanto com o que o eu mesmo falo, é impressionante o quanto eu entendo quando eu mesmo explico. Porque tem gente que condena, as pessoas consideram isso arrogância. Mas pare para pensar: Se você vai ter que conviver com você mesmo até o fim, se você vai ter que se aguentar até o fim, se você vai ser espectador de você mesmo até o fim, é melhor que se encante com o que faz.
Clóvis de Barros Filho

A vida é uma sequência de encontros inéditos com o mundo, e portanto ela não se deixa traduzir em fórmulas de nenhuma espécie.
Clóvis de Barros Filho

Você sabe que encontrou a felicidade quando vive um momento que não quer que acabe.
Clóvis de Barros Filho

De qualquer forma, você continuará assim. Vivendo como dá. E enquanto der. Procurando esticar o encontro que alegra e abreviar o que entristece. E a vida que vale a pena? Só pode ser uma. A sua. Esta mesma que você está vivendo desde que nasceu. Mas com tudo. Seus encontros, certamente. Mas também seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças e, por que não, suas filosofias também.
Clóvis de Barros Filho

O que há de mais essencial em nós é nossa energia vital, tanto é assim que, quando ela acaba, é porque a vida acabou também. Tal como uma estrela, que brilha enquanto tem energia. Você também é assim, uma estrela. Não vira estrela depois que morre, é estrela agora, em vida.
Clóvis de Barros Filho


A vergonha é um tipo particular de tristeza, você se apequena, você se acanha, você brocha, mas tem uma causa particular. Vergonha é uma tristeza específica, é uma tristeza que tem como causa você mesmo, uma tristeza que tem como causa um atributo flagrado por você em você mesmo. A vergonha, portanto, é uma tristeza que não sai da primeira pessoa: é você que observa você, que vê o que você fez, que não gosta do que vê, que não gosta do que fez, aí você se acanha. Você, causa da própria tristeza. Você, criatura envergonhada. Aí eu te pergunto: o que poderia querer dizer alguém sem vergonha?
Clóvis de Barros Filho

Tudo o que eu percebo no mundo, percebo em mim. Isto nada mais é do que o meu corpo afetado pelo mundo.
Clóvis de Barros Filho

Muitos teóricos buscam ininterruptamente esmiuçar a felicidade, porém, dizer a si mesmo - sou feliz! Seria facilmente constatado como utópico.
Não existe uma vida que seja 100% feliz, o que existe, são momentos felizes.
E quando estou ao seu lado posso dizer - sou feliz! No momento que saio da sua presença, a felicidade não se encontra mais.
Porque um instante de vida feliz é um instante de felicidade, que você torce para não acabar tão rápido. Um instante de vida feliz é um instante que você agarra, que você lamente que tenha acabado, que você articula para repetir o mais rápido possível.
E o que eu posso desejar, é que seja o seu caso ao meu lado, que quando pensarmos que existirá um fim, por que só podemos lamentar o que em um momento tenha sido bom pra nós.
E que se a vida foi e está sendo boa quando estamos juntos, significa que a felicidade tão perseguida está instaurada em cada momento, e esses momentos devem serem lutados conservados e para que não ecoam pelas mãos.
Os afetos lembram mais um instrumento de corada, por exemplo uma harpa, do que um instrumento de sopro uma corneta, em uma harpa a corda vibra por muito mais tempo do que o dedilhar que lhe deu causa, na corneta o som sai rigorosamente ao mesmo tempo do sopro que lhe deu causa.
Os afetos são assim, como harpa, vibram muito mais tempo, e que nossos momentos sejam como o dedilhar e que nossa harpa não pare de vibrar, para que quando você me encontrar venha vibrando de calor e alegria, porque minha corda por você não parará de vibrar tão cedo.
Clóvis de Barros Filho

O universo é uma zona infinita, povoado por energia em trânsito. Logo a vida boa é com energia, com potência de agir. Alegria...
Clóvis de Barros Filho


O mundo te respeitará na exata proporção que você não tiver medo dele. Por que tudo é só uma relação de forças...
Clóvis de Barros Filho





 Felicidade é a pretensão ilusória de converter um instante de alegria em eternidade.
Clóvis de Barros Filho

"O gênio é alguém que rearticula de maneira mais criativa que os outros, uma polifonia discursiva à disposição."

Clóvis de Barros Filho



CHEGA AO FIM A NOSSA SEMANA ESCOLA EM MOVIMENTO.

Concluímos nossa Semana Escola em Movimento com um saldo bastante positivo das ações empreendidas. 
Neste ano priorizamos de forma absoluta a análise, o conhecimento e a apropriação dos nossos resultados nas Avaliações Externas.  Na quinta feira dia 21 vivemos um momento de grande encantamento ao assistir ao filme: O Vendedor de Sonhos. É preciso sonhar os nossos alunos. 


Dia 22 de Setembro foi a vez dos pais marcarem presença, quando foram chamados à responsabilidade pelos resultados dos seus filhos tanto nas avaliações internas quanto nas externas de larga escala.  



Encerramos também nosso campeonato de Tênis de Mesa.


Dia 23 de Setembro foi o dia de nós nos debruçarmos mais diretamente para os nossos resultados. Discutimos e estabelecemos compromissos de ações a serem desenvolvidas juntos aos alunos e à escola como um todo. 


SEMANA ESCOLA EM MOVIMENTO-Terminou o nosso campeonato de Tênis de Mesa, este que é considerado um dos esportes mais populares no mundo. Também chamado de Pingue-Pongue e Mesatenismo.




Terminou o nosso campeonato de Tênis de Mesa, este que é considerado  um dos esportes mais populares no mundo, também chamado de Pingue-Pongue e Mesatenismo.





As regras do esporte são específicas, uma partida é disputada em Sets ímpares, os torneios no âmbito nacional possuem o padrão de disputa com um melhor de 5 Sets e os internacionais cujo limite é de 7 sets. Vence a partida o jogador que ganhar 3 ou 4 Sets. A contagem do Set é feita até 11 e se houver empate, será somado mais dois pontos de vantagem. Para iniciar o jogo, começa com o saque de um dos adversários  e segue a marcação da pontuação geral.

Medalhamos todos os campeões.


quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Em continuação à nossa Semana em Movimento assistimos ao filme O Vendedor de Sonhos. Vivenciamos uma rica reflexão acerca da nossa responsabilidade. É inerente ao ofício do professor a necessidade de termos sonhos, de sermos portadores de esperança. É preciso sonhar os nossos estudantes. Olhar para eles com um olhar de futuro.

Para que os professores precisariam de sonhos?

OS SONHOS E OS PROFESSORES
Os professores, não precisam de sonhos para ter eloquência, metodologia, conhecimento lógico. Nem precisam de sonhos para gritar com os alunos, implorar silêncio em sala de aula, dizer que não terão futuro se não estudarem.

Os professores precisam de sonhos para transformar a sala de aula num ambiente prazeroso e atraente, que educa a emoção dos seus alunos, que os retira da condição de espectadores passivos para se tornarem atores do teatro da sua própria educação.

Precisam de sonhos para esculpir em seus alunos a arte de pensar antes de reagir, a cidadania, a solidariedade, para que apendam a extrair segurança na terra do medo, esperança na desolação, dignidade nas perdas.

Precisam de sonhos para serem poetas da vida e acreditarem na educação, apesar de as sociedades modernas a colocarem em um dos últimos lugares em suas prioridades.


Precisam de sonhos espetaculares para terem a convicção de que são artesão da personalidade e saberem que sem vocês nossa espécie não tem esperança, nossas primaveras não tem andorinha, nosso ar não tem oxigênio, nossa inteligência não tem saúde.


O filme está recheado de frases poderosas  que nos fazem pensar na nossa condição de ser humano dentro desta sociedade que suga o tempo precioso da convivência edificadora.Sabemos que o processo para se adquirir a “verdadeira riqueza” precisa ser uma constante:

“Insista nos seus sonhos.”
 “Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar.”
 “O primeiro a ser beneficiado pelo perdão é aquele que perdoa, não o perdoado.”
 “O segredo do sucesso é conquistar aquilo que o dinheiro não pode comprar.”
 “Quando alguém tira a própria vida, mata a si e também um pouco daqueles que ficam.”
 “Todo mundo merece uma segunda chance.”
“Você não morre quando o coração para de bater, morre quando, de alguma forma, deixa de se sentir importante.”

OS SONHOS E O TRABALHO
Nós não  precisamos de sonho para ser um trabalhador comum, massacrado pela rotina, que faz tudo igual todos os dias e que vive apenas em função do salário no final do mês.
Mas precisamos de muitos sonhos para ser um profissional que procura a excelência, amplia os horizontes de sua inteligência, fica atento às pequenas mudanças, tem coragem para corrigir rotas, tem capacidade para prevenir erros, tem ousadia para fazer das suas falhas e dos seus desafios um canteiro de oportunidades.
Precisaremos de sonhos para enxergar soluções que ninguém vê, para apostar naquilo que crê, para encantar seus colegas, para surpreender sua equipe de trabalho.

O ADOLESCENTE E O SÁBIO
Um dia um adolescente chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: “Que tamanho tem o universo?” Acariciando a cabeça do adolescente, ele olhou para o infinito e respondeu: “ O universo tem o tamanho do mundo.”
Perturbado, ele novamente indagou: “que tamanho tem o meu mundo?” O pensador respondeu: “Tem o tamanho dos seus sonhos.”
Se os seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.
Shakesperare disse que “ quando se avistam nuvens, os sábios vestem  seus mantos”.  Sim! A vida tem inevitáveis tempestades. Quando elas sobrevêm, os sábios preparam seus mantos invisíveis: protegem sua emoção usando sua inteligência como paredes e os seus sonhos como teto.
Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, sua primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances.
A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz, de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz, dos jovens, idosos.


Sem sonhos nossas primaveras não tem flores!


É um momento de esplendor da natureza, onde as plantas  florescem. É quando  somos presenteados pelo universo com tamanha beleza. 21 de Setembro de 2017 É o início da primavera!

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

SEMANA ESCOLA EM MOVIMENTO NA JOÃO BERALDO COLOCA EM DESTAQUE A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS!


Realizaremos a nossa Semana Escola João Beraldo em Movimento. Retomaremos as nossas discussões sobre avaliação externa e interna com o  objetivo principal de vivenciarmos um momento de diálogo, reflexão e planejamento coletivo, a fim de empreendermos ações para o desenvolvimento da Educação em nossa escola e  contribuir para a promoção do desenvolvimento integral dos nossos estudantes.

·      Na quarta feira dia 20 – apropriação dos resultados pela equipe pedagógica, reunião às 17:30. Juelice, Neinha, Givanilma e Deodato. Levar o material que estudamos em uma das nossas reuniões pedagógicas com os gráficos e tabelas dos resultados da escola João Beraldo e distribuição de tarefas. 


·     Na quinta Feira dia 21 de Setembro de 2017 – Vamos assistir ao filme o Vendedor de Sonhos de Jaime Monjardim. Horas: 17:30 na Sala de Cinema JB.

·       Campeonato de Tenis de Mesa – 22 de Setembro de 2017


Veja o trailer do filme que assistiremos:



·     Na sexta Feira dia 22 de Setembro de 2017 – às 17:30 realizaremos uma grande reunião com pais e responsáveis, quando entregaremos e discutiremos os resultados das avaliações com os pais.  Terá sorteios de brindes e de cestas básicas nesta reunião.


·      DIA DA VIRADA – 23 de Setembro de 2017 - Sábado  novo momento de uma discussão mais específica acerca dos nossos resultados nas avaliações em larga escala. Com ampla reflexão acerca do que podemos fazer para melhorar.  Os processos e os resultados das avaliações serão discutidos a partir dos seguintes eixos: Direito à Aprendizagem; Gestão Democrática e Participativa; Fortalecimento do Trabalho Coletivo; Relação da Escola com a Comunidade.




 Lançamento da continuidade da Campanha VEM, quando começaremos a chamar e a realizar  busca ativa de jovens em situação de evasão escolar. A Campanha irá acontecer de 25 de setembro a 30 de novembro. Discutiremos também o Plano de Ação produzido a partir dos Itinerários Avaliativos.