Iluminando mentes, girando ideias – onde a educação floresce e as reflexões ganham neurônios, guiando pais, educadores e alunos na dança contínua em busca do saber, tal como girassóis em seu compasso com o sol.
A recuperação é uma excelente chance para aqueles que tiveram dificuldade durante o ano letivo para compreender determinados tópicos em diferentes matérias. É uma forma de esforçar e aproveitar o tempo perdido no decorrer do ano. Para os que ficaram para recuperação, o melhor a se fazer é estudar e garantir o próximo ano.
O Hexag Medicina, curso pré-vestibular especializado no concorrido vestibular de medicina, disponibiliza gratuitamente para os estudantes que não tem condições de acesso ao curso presencial, o material didático do ano anterior em pdf, ou seja de 2017. Além disso, no portal Hexag Solidário há um plano de estudos, um calendário de simulados semanais e videoaulas de todas as disciplinas. Tudo isso para auxiliar os estudantes na difícil tarefa de conquistar a tão sonhada vaga nas melhores faculdades de medicina.. Aproveitem a oportunidade, futuros doutores. Bons estudos! MATERIAL DIDÁTICO DO HEXAG. Acesse o portal e tenha acesso a todo o material. http://www.cursinhoparamedicina.com.br/hexag-solidario/
O último mês
do ano já chega acompanhado pelas músicas natalinas e pelo bom velhinho de
barba longa e roupas vermelhas. É tempo de Natal! Mas não é só o nascimento de
Jesus que é comemorado em dezembro, outras datas fazem parte das festas de fim
de ano.
01 · Dia
Internacional da Luta contra a AIDS
11 · Dia do
Agrônomo
01 · Dia do
Imigrante
13 · Dia do Cego
01 · Dia do
Numismata
13 · Dia do
Marinheiro
02 · Dia Nacional
do Samba
13 · Dia do Ótico
02 · Dia da
Astronomia
13 . Dia de Santa
Luzia
02 · Dia
Pan-americano da Saúde
13 . Dia do Engenheiro Avaliador e Perito
de Engenharia
02 · Dia Nacional
das Relações Públicas
14 . Dia Nacional
do Ministério Público
03. Dia
Internacional do Portador de Deficiência
16 · Dia do
Reservista
04 · Dia da
Propaganda
18 . Dia do
Museólogo
04 · Dia do
Pedicuro
19 · Dia do Atleta
Profissional
04 . Dia do
Orientador Educacional
20 · Dia do
Mecânico
08 · Dia Mundial da
Imaculada Conceição
21 · Dia do Atleta
08 · Dia da Família
22 · Início do
verão
08 · Dia da Justiça
23 · Dia do Vizinho
09 · Dia da Criança
Defeituosa
24 · Dia do Órfão
09 · Dia do
Fonoaudiólogo
25 · Natal
10 · Declaração
Universal Direitos Humanos
26 · Dia da
Lembrança
10 · Dia
Internacional dos Povos Indígenas
28 · Dia do
Salva-vidas
10 · Dia Universal
do Palhaço
31 · Dia de São
Silvestre
11 · Dia do
Arquiteto
31 · Reveillon
11 · Dia do
Engenheiro
O culto à Iemanjá, a queima de fogos
e as tradicionais festas da virada compõem o ritual de Réveillon celebrado em quase todo o mundo no último dia do ano.
O termo que dá nome a essa data é francês e significa “despertar” ou “retomar”,
o que faz todo sentido para as comemorações do dia 31 de dezembro.
Foi um momento de análise crítica coletiva, de encontros e reencontros, recheado com muitas trocas de ideias e conversas inspiradoras, motivados na história de Nicolau que você vê logo abaixo. Muitas descobertas, vontade de fazer as coisas acontecerem e um espírito de compromisso coletivo que marcou este nosso encontro chamado de RODA DE CONVERSA que aconteceu neste dia 28 de Novembro de 2017 na Escola João Beraldo.
Professores, pedagogas, estudantes, servidores do corpo técnico e as cantineiras da Escola João Beraldo, todos foram convocados a debaterem a Reforma do Ensino Médio e as juventudes, com todas as implicações que esta temática desperta. O debate aconteceu a partir dos 6 Eixos propostos pela Secretaria:
1. Base Comum Curricular e Integração Curricular
2. Educação Profissional
3. Ensino Médio Noturno e Educação de Jovens e Adultos
4. Gestão Democrática e Participação
5. Iniciação Científica e Pesquisa
6. Território e Comunidade
Estiveram presentes 80 pessoas dos várias segmentos da comunidade escolar: professores, estudantes, servidores técnicos e cantineiras, todos marcaram presença para conhecer e refletir sobre os desafios que envolvem a problemática da juventude e a reforma do Ensino Médio em nossa escola, no estado e no país.
O evento foi dividido em dois momentos importante e complementares. No primeiro, seguindo a proposta de promover o diálogo e a interação entre os participantes, conhecemos a história de Nicolau e assistimos a palestra ministrada pelo professor Fernando Pena, que apresentou uma visão crítica da Lei 13.415, instituidora da reforma do Ensino Médio. Você pode conhecer a história de Nicolau e a assistir a palestra aqui no Girassol, como nós fizemos em nossa roda. A HISTÓRIA NICOLAU TINHA UMA IDÉIA INSPIROU A NOSSA RODA DE CONVERSA.
A palestra do professor Fernando Pena foi muito esclarecedora e alimentou o nosso debate. Vivenciamos um momento exuberante de reflexão, pois a palestra tornou nossa conversa mais embasada e consciente sobre a implementação desta reforma.
O segundo momento foi dedicado à construção de reflexões e propostas para o fortalecimento da participação estudantil. Seguindo a metodologia proposta nos reunimos em torno dos 6 eixos com os textos básicos entregues anteriormente para os relatores que tiveram o papel de fomentar o debate. Todos os presentes se mostraram bastante preocupados com esta reforma em função da Emenda Constitucional nº 95, que limita por 20 anos os gastos públicos a nível federal. Alguém lembrou um estudo feito apontando que na educação, essa diferença pode chegar a R$ 32,2 bilhões a menos em 10 anos, segundo técnicos da Câmara dos Deputados. Congelou-se os investimentos em educação e o ministro Mendonça Filho, procura o Banco Mundial, com o objetivo de levantar recursos, para bancar a reforma. Em 2018 acontecerá a liberação desses recursos, através do FNDE e o Banco Mundial já fechou um orçamento para o Brasil de 5 bilhões de reais para investir na educação. A proposta da nossa Secretaria de Estado da Educação, Macaé é que todos nós devemos atuar pela revogação da Emenda Constitucional 95. Lembramos aqui as palavras da Secretaria em um encontro de diretores: “É importante a gente
lembrar que saímos nos últimos anos de um índice de 3,6% para 6,4% do PIB
destinados à área de educação. No Plano Nacional de Educação, foi estabelecido
que precisamos de 10% do PIB e 75% do pré-sal para a educação conseguir
alcançar as metas propostas. Com a EC 95, todos esses investimentos estão
suspensos e as metas do Plano ficam ameaçadas”( Macaé-2017)
“O dado concreto é que,
a cada ano teremos, proporcionalmente, menos investimentos, porque aumenta-se o
número de estudantes e o financiamento fica congelado. Isso é bastante grave e
eu falo disso não é para ninguém ficar desanimado, mas é para ter muita força.
A gestão da escola fica mais complexa quando os recursos estão mais escassos e
a gestão do município também” ( Macaé-2017)
É bastante esclarecedora também a forma como um Professor e Pesquisador do PPGP/CAED/UFJF se refere à esta reforma:
"A forma como ela foi realizada, praticamente
contornando o debate público, as circunstâncias políticas em que foi aprovada,
e a sua própria substância, que sem qualquer garantia de viabilidade, propõe a
flexibilização do currículo e “itinerários formativos”, tem tudo para colocar
em risco a sobrevivência do horizonte de igualdade e de equidade que vinha
animando as políticas educacionais até aqui." (Burgos, 2017, p. 11)
Outro ponto muito enfatizado pelos presentes em relação à Lei 13.415, que instituiu a reforma, foi sobre os itinerários formativos. As escolas públicas não estão obrigadas a oferecer e nem tem condições de ofertar todos os itinerários por isso entendeu que se abre mais precedentes para acentuar mais ainda a desigualdade já existente em nossa sociedade. Será que nossas escolas terão condições de oferecer os ITINERÁRIOS FORMATIVOS e possibilitar oportunidades de escolhas para nossa juventude. Seria excelente se isto vier acontecer.
I.linguagens e suas tecnologias;
II.- matemática e suas tecnologias;
III.- ciências da natureza e suas tecnologias;
IV.- ciências humanas e sociais aplicadas;
V. - formação técnica e profissional. No documento recebido pela secretaria está escrito e alguém no debate ainda destacou:
"A oferta dos itinerários dependerá da possibilidade de cada sistema de ensino. A escola não será obrigada a ofertar todos os itinerários"
( TEXTO DE APOIO PARA DEBATE 2017)
O professor Fernando Penna fala que a Lei 13.415 de 16-02-2017, vai criar escolas de rico X escolas de pobres, na medida em que as particulares terão condições de proporcionar todos os itinerários aos seus estudantes e as escola públicas como ficarão pois faltam até mesmo profissional habilitado para tal. Algúem pontuou que é um feedback de um tempo em que na nossa cidade tinha magistério e contabilidade e os estudantes não estudavam os conteúdos gerais, importantes para sua formação.
Outra crítica que a roda de conversa levantou foi sobre a relativização de disciplinas importantes para o processo de formação dos estudantes, uma vez que pela Lei 13.415, apenas Língua Portuguesa e Matemática são obrigatórias. Artes, Sociologia, Filosofia, História e Geografia perdem a obrigatoriedade e vão figurar na base como práticas e estudos. Como vai ficar a formação da cidadania e crítica do aluno sem estas disciplinas que viraram práticas e estudos? Outro ponto que chamou muito a atenção dos presentes foi o problema do notório saber. No Texto de Apoio à roda, documento enviado pela Secretaria, foi afirmado que profissionais poderão ser admitidos sem "formação em licenciatura para ministrar conteúdos afins à sua formação profissional" A Lei 13.415 fala de notório saber e relativiza a formação pedagógica que é fundamental para um ensino de qualidade. Qualquer bacharel, por esta lei, está apto a exercer a docência, ainda que lhe falta a formação pedagógica.
Conscientes do grande desafio que temos diante de todos nós, contamos com o compromisso de todos em seguir dando o nosso melhor nesse processo de construção de uma educação de qualidade e esperamos que todos os segmentos da comunidade escolar deem as mãos para fazermos esta caminhada, encontrando a melhor forma de ir implementando a reforma em nossa escola.
Agradecemos a presença de todos que marcaram presença nesta Roda de Conversa e se dispôs a discutir essa temática que meche com a vida dos nossos estudantes e de todos nós profissionais. Ao final todas as propostas foram encaminhadas para a regional. Cobertura completa em fotos: https://photos.app.goo.gl/d23QUFnsgHG8hZNB3
São Tomé e Príncipe, oficialmente República
Democrática de São Tomé e Príncipe, é um Estado insular localizado no Golfo da
Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total
de 1001 km², com cerca de 192 mil habitantes. Situa-se relativamente
próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
As provas das duas etapas iniciais do SASI 2017 serão
aplicadas no domingo próximo, dia26 de novembro(a
segunda no período da manhã e a primeira a tarde). Serão compostas por 45 questões
objetivas que abordam as disciplinas tradicionais do ensino médio.
O
desempenho individual dos candidatos das duas primeiras fases estará disponível
para consulta a partir de 30 de março de 2018, no portal da Copese.
O FEC – Fundo Estadual de Cultura este ano disponibiliza R$ 9,5 milhões para a democratização do acesso à cultura e fomento das manifestações artísticas produzidas em Minas Gerais.
O lançamento do FEC contribui para democratização da produção cultural do estado e para o fomento às mais diversas manifestações artísticas presentes em Minas Gerais.
Está direcionado mais para o público alvo do interior do estado com manifestações da cultura popular, pequenas entidades, grupos e coletivos.
CATEGORIAS
O edital de 2017 foi subdividido em duas frentes para aprimorar a distribuição de recursos e dar ainda mais transparência ao processo. Uma das frentes destina-se a Organizações da Sociedade Civil e possui valor total de R$ 7 milhões. Este edital está dividido em três categorias: 1) Projetos que promovam as culturas populares e tradicionais, no valor máximo de até R$ 25 mil, totalizando R$ 2 milhões; 2) Projetos de Cultura em Geral: realizados pelas organizações da sociedade civil, com valor máximo de até R$ 100 mil, somando R$ 3,5 milhões 3) Pontos de Cultura: com valor máximo de até R$ 50 mil, somando R$ 1,5 milhões.
A segunda frente é destinada para instituições de Direito Público Municipal e irá contemplar as mais diversas atividades artístico-culturais em projetos de até R$ 100 mil. Cada prefeitura ou instituição pública (Pessoas Jurídicas de direito público) de natureza cultural vinculada à prefeitura poderá apresentar somente uma proposta. O valor total deste edital é de R$ 2,5 milhões.
Foi celebrado um acordo de Cooperação Técnica, entre a UFVJM e a SEE/MG.Entre as metas, consta o levantamento das necessidades de formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica.
Para diagnóstico e planejamento de ações de formação e com o objetivo de realizar o levantamento desta necessidade, a Universidade está coletando informações através de um questionário.
Pedimos aos professores que respondam ao questionário para possibilitar o levantamento solicitado pela UFVJM. O questionário pode ser acessado por meio do seguinte link: