Iluminando mentes, girando ideias – onde a educação floresce e as reflexões ganham neurônios, guiando pais, educadores e alunos na dança contínua em busca do saber, tal como girassóis em seu compasso com o sol.
A
dimensão da existência humana vai muito além daquilo que podemos sentir ou
mensurar, tampouco compreender. Não é à
toa que Drummond nos diz que no seu coração sequer cabem as suas dores. A nossa
finitude e incapacidade para entender aquilo que acontece, na maior parte das
vezes, nos paralisa e nos coloca diante do traço trágico que nos forma, como se
não houvesse saída, ou não houvesse tempo o suficiente para que possamos chorar
nossas lágrimas.
Quando
estamos dentro do furacão ou diante das tantas travessias a que temos que
passar, tendemos a esquecer que a vida também é constituída por transições,
ciclos, mudanças a que temos que passar a fim de que possamos crescer e
tornar-se algo mais próximo daquilo que realmente somos. São as longas e
silenciosas metamorfoses da vida, como falou Rubem Alves, e sem as quais
continuamos a ser lagartas ou borboletas sempre com as mesmas cores.
Evidentemente,
até pela nossa condição humana de finitude e, consequentemente, incapacidade de
apreender tudo aquilo que nos forma (interna e externamente), sentimos enorme
dificuldade em passar por esses momentos, o que em alguns casos pode ser até
mais desesperador, com o desenvolvimento de problemas graves, como a ansiedade
e a depressão.
No
entanto, é preciso que busquemos perceber que grandes coisas surgem de momentos
de conflito e que se estamos sob a ação de um tempo que não conseguimos
controlar, não há como lutar contra ele, tentando se apegar a momentos que já
não existem ou forçosamente querendo chegar a lugares futuros. É necessário
aprender a conviver com esse tempo, sabendo que as quedas fazem parte da vida,
assim como as transformações que delas decorrem.
Dito
de outro modo, precisamos – como versa o poema da Cecília Meireles – aprender
com a primavera a deixar-nos cortar para que possamos voltar sempre inteiros,
já que, ainda que não percebamos, sempre há galhos que precisam ser podados ou
retirados para que novos ramos possam crescer. É como na estória do Pequeno
Príncipe, em que a rosa diz para o principezinho que precisa suportar duas ou
três larvas se quiser conhecer as borboletas.
A
bem da verdade, sabemos o quanto é difícil suportar essas “larvas”, afinal,
somos tão pequenos diante da imensidão do universo. Entretanto, é nesse mesmo
universo que habitamos, onde a dor e o sofrimento se fazem presentes, que
também se esconde a inexplicável poesia da vida, a que encontramos se soubermos
olhar. Sendo assim, em cada travessia que fazemos se esconde uma transformação,
pois para cada coisa que morre, há sempre outra que nasce, já que “devemos
morrer para uma vida, antes que possamos entrar em outra”.
Dessa
forma, somos como rios que vão fluindo, reconstruindo-nos de modo diferente a
cada tempestade que nos abate, pois somos seres transitórios e é nessa
transitoriedade que nos encontramos. Por isso, lembrando mais uma vez Cecília –
“A vida só é possível reinventada” – para que a cada estação possamos
experimentar o vento com um novo gosto e lavar nossa alma com uma nova luz.
Com este Certificado encerramos uma das etapas da V Conferência. Entrego o mesmo a todos os professores como forma de agradecimento pelo bonito envolvimento que tonou possível este intenso processo de educação ambiental, em nossa escola. Sem o acolhimento deste trabalho por parte dos docentes jamais teria realizado com o sucesso que foi. Vocês são geniais!
Os nossos alunos também merecem pelo protagonismo da sua própria aprendizagem. Valeu meninos e meninas, este Certificado também é de vocês.
Posteriormente divulgaremos o Projeto vencedor e os alunos que ganharam uma poupança no SICOOB.
Criar um clima intimista e reflexivo em sala de aula para desenvolver a dinâmica. Colocar uma música de fundo para ajudar na construção do momento
1 - Oração. Utilizar o momento para fazer uma oração refletindo as atitudes de um estudante;
2 - Leitura DRAMATIZADA da mensagem Eco e a Vida – Fazer a leitura Dramatizada de acordo com a indicação no texto dos personagens, levar apenas 4 cópias para a sala de aula, conforme a quantidade de personagens;
3 - Faça questionamentos: Que situações existem hoje em nossa sociedade que lembram Jesus Crucificado? Que situações existem em nossa sociedade que lembram Jesus Ressuscitado? Cada aluno deverá realizar esta atividade em folha impressa indicada abaixo e devolver para o professor através de foto no forms ou no whats.
4 - Este é o texto mensagem da dinâmica. Leitura meditada do Texto: Páscoa, o amanhecer da vida, de Gabriel Chalita. quem for aplicar a dinâmica deve absorver este texto e incorparar em suas falas as idéias centrais do mesmo antes de iniciar o trabalho.
5-Entregar os Bombons com mensagens se for o caso para cada aluno, ou mesmo um pedaço de bolo de chocolate envolto no papel alumínio, sempre com um cartão para valorizar e dar sentido a este procedimento, pode ser de forma virtual. Nada de coelhos, a figura central sempre é Jesus. As alusões ao cartão é a Ressureição de Cristo.
6 – Cantar a canção: Renova-me Senhor Jesus ou a música Ressussita-me de Aline. Pedir para os alunos ouvir a música no celular e cantar com os alunos em sala virtual.
7-Fazer a leitura do cartão que acompanha o bombom e solicitar que os alunos fixem em seu caderno. 8-Propor uma atividade em que o aluno produza algo, possibilitando sua expressão. Como seria para um estudante viver a Páscoa hoje em meio a esta Pandemia? (Um cartaz, uma frase, um cartão etc)
8-Acesse aqui todas as peças da dinâmica no formato word:
Observação: Realizamos esta dinâmica com todos os nossos alunos na 4ª feira dia 28 de Março e foi um sucesso. Cada Professor realizou no seu 1º horário. Garantimos a folha de atividades para todos os alunos.
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A Oração de Cristo Ressuscitado e o Estudante
Ó Cristo ressuscitado,
Tu és a luz que ilumina a mente de todos os estudantes.
Fica ao nosso lado na jornada do conhecimento, nos caminhos da vida e em todas as nossas aulas.
Promova em nós a compaixão para que possamos acolher o saber e crescermos no seu seguimento.
Renova o desejo de entender o conhecimento que vem da sua ressureição.
Nos ilumine Senhor torne o nosso coração bondoso. Ensina-nos a buscar o silêncio e respeitar cada professor e colega desta sala de aula.
Que o teu Santo Espírito nos ensine a arte de elucidar as belezas do teu saber.
Abra nossos olhos para te reconhecer em tudo que cada professor nos ensinar.
Dá-nos a coragem de não desistir, de buscar e fazer o bem.
Que nossos irmãos e irmãs, colegas desta escola, possam conhecer-te através de nós e nós possamos conhecer-te através deles.
Amém.
por Deodato Gomes Costa _____________________________________________________________________________
O ECO E A VIDA
Fazer a leitura dramatizada: O professor é o pai, um aluno o filho, outro aluno é o narrador e outro é o eco.
Narrador: Um filho e um pai caminhavam por uma montanha, de repente, o menino caiu, se machucou e gritou:
Filho: – Ai!!!
Narrador:Para sua surpresa, escutou sua voz se repetindo em algum lugar da montanha:
Eco– Ai!!!
Narrador:Curioso o menino perguntou:
Filho – Quem é você?
Narrador:E recebeu como resposta:
Eco– Quem é você?
Narrador:Contrariado gritou:
Filho– Seu covarde!
Narrador:E escutou como resposta:
Eco– Seu covarde!
Narrador:O menino olhou para o pai e perguntou, aflito:
Filho– O que é isso:
Narrador:O pai sorriu e falou:
Pai –– Meu filho, presta atenção.
Narrador:Então o pai gritou em direção à montanha:
Pai –– Eu admiro você!
Narrador:A voz respondeu:
– Eu admiro você!
Narrador:De novo o homem gritou:
Pai- – Você é um campeão!
Narrador:A voz respondeu:
– Você é um campeão!
Narrador:O menino ficou espantado. Não entendeu. E o seu pai explicou:
Pai – As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA. A VIDA lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mau aos outros. A VIDA lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou, praguejou às pessoas que lhe cercam. Nossa VIDA é simplesmente o reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade, crie mais amor, compreensão, harmonia no seu coração. Se agir assim, a VIDA lhe dará felicidade, sucesso, amor das pessoas que lhe cercam.
Amanheceu. O túmulo está aberto. A noite demorada não resistiu. A luz chegou.
É um novo dia de novos dias que se sucederão. Os esforços dos senhores do poder deram em nada. Nada é mais forte do que o amor.
A Páscoa é a celebração do amor. Do amor que vence o ódio. Da vida que vence a morte. Da liberdade que vence a escravidão.
Julgaram Jesus. Condenaram-no a deixar este mundo. Primeiro a cruz, depois o túmulo. A cruz persiste como sinal do que houve. O túmulo está vazio. Era pequeno demais para caber tanta vida.
Na Páscoa, é a vida de Cristo que renova a nossa. Adolescentes e Jovens estão carentes de um sinal. Enquanto celebramos a Páscoa, há jovens aprendendo a matar, há outras chorando os pais, mortos "em nome de Deus", há outras vitimadas pelas violências tantas. Estamos carentes desse sinal. Enquanto celebramos a Páscoa, há famílias destroçadas pela violência, há guerras dentro das casas, lares que se transformam em palcos de morte. Apedrejadores em posição de alerta. E Jesus nos olhou com compaixão.
Enquanto celebramos a Páscoa, há alguém ao nosso lado, esperando um gesto de amor, um reconhecimento, um cuidar. E Jesus nos deixou o mandamento do amor, do amor a Deus e ao próximo. Quem há de pegar a essência que ficou no amanhecer daquele túmulo para perfumar os ambientes e aliviar as dores? Quem precisa de mim hoje? Se conseguíssemos responder a essa pergunta e encontrássemos o nosso irmão, colega de sala o professor, celebraríamos uma Páscoa muito mais significativa. Seríamos menos escravos, menos trancafiados em nossos túmulos. Tristes de nós quando nos afeiçoamos aos túmulos e nos negamos a ver que estamos vivos e que o dia já amanheceu.
Tristes de nós quando fechamos os olhos fingindo que é bom estar onde estamos, no lugar dos mortos, dos que desistiram. Tristes de nós quando - avarentos de atitudes e de sentimentos - somos incapazes de abraçar a generosidade.
Páscoa é alegria. É esperança. Por que um filho de carpinteiro marcou a história da humanidade? Que carpintaria de alma é essa? Que poder é esse que atravessa os tempo e continua a fascinar? O seu fascínio está além das religiões. Está além do que conseguimos ver ou compreender. Seu legado é simples. Amar. Sem barreiras nem fronteiras. Sem muros. Sem nada que impeça de estender as mãos e cuidar. Do próximo. Do distante. De qualquer um cujos olhos se encontram com os nossos.
Páscoa é passagem. Barreiras, muros e túmulos tentam interromper o curso das vidas. E há quem defenda isso. Deixemos, por ora, essas escuridões de lado.
Amanheceu. E a esperança voltou a nos fazer companhia.
Por: Gabriel Chalita (fontes: Diário de S. Paulo e O Dia-RJ) | Data: 16/04/2017
Nesta Terça Feira, 27 de Março, aconteceu o Dia D da
Alimentação Escolar. Foi um momento importante de encontro dos Gestores das
Escolas, produtores locais e técnicos da Emater. Interpretamos como um momento de renovação de compromissos de
todos os atores envolvidos nesta política, em trabalhar para consolidar cada vez mais o processo de
comercialização dos produtos da agricultura local.
Produtores
A novas formas de serem encaminhada a compra dos produtos da agricultura local, agora de forma coletiva entre as escolas, vai falicitar bastante para os agricultores e diretores de escola. A chamada pública coletiva, momento de trabalho colaborativo conjunto entre as escolas e as planilhas de organização
de preços e compras entregues pelos técnicos da EMATER, vem auxiliar a vida dos gestores escolares, que vivem imersos em muitos compromissos, e tornar mais eficaz todos os procedimentos que envolve a os 30% dos recursos destinados à agricultura famíliar.
Carlos Chagas tem avançado na operacionalização desta política de valorização dos produtores locais e tem garantido o percentual de
compras da agricultura familiar para a Alimentação Escolar. Mas é
preciso avançar mais, o produtor precisa de mais incentivo para produzir e diversificar
sua produção ampliando o leque de oferta para as escolas. Sonhamos com 100% de Alimentação Escolar preparada com ítens da produção local.
O Projeto Sementes Presentes, alimento e trabalho no
campo, que integra a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo Novos
Encontros, do Governo de Minas Gerais, foi discutido por todos os presentes que já fizeram solicitações de mudanças em relação à entrega das sementes que na visão dos agricultores presentes estas devem chegar no mês de outubro. Segundo os mesmos o vínculo do programa com o cadastro único leva as sementes para quem não é do campo e não produz.
Pelo Projeto Semente Presentes o pequeno produtor receberá assistência técnica e
insumos para aperfeiçoar a produção e terá acesso ao mercado institucional
facilitado, por meio de ação articulada com as compras institucionais da
alimentação escolar das escolas públicas.
Os 30% de aplicação do recurso na Agricultura
Familiar é a grande oportunidade que o
pequeno produtor local tem para comercializar sua produção por isto mesmo ele tem
investido para adequar seu espaço de produção às normas da vigilãncia sanitária, e assim garantir mais qualidade aos produtos destinados à merenda das escolas, como bem mostrou Cristiane a técnica da Emater.
A EMATER de Carlos Chagas, intermedia a relação dos
gestores com os produtores e sua associação, que tem agora o desafio e a
necessidade de se transformar em cooperativa e de atualizar a documentação que
habilita cada produtor para a venda: Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A cooperativa vai abrir mais possibilidade para os produtores mais aumentar mais ainda a responsabilidade e os desafios.
O DAP identifica e qualifica os
agricultores familiares e também suas organizações em forma de pessoa jurídica
para acessar as políticas públicas. Estão empenhados para renovar este instrumento de habilitação.
Uma boa alimentação é fundamental para o
desenvolvimento da capacidade cognitiva dos nossos estudantes. O casamento do homem
do campo, sua produção com a Alimentação dos estudantes das escolas públicas tem proporcionado os benefícios para a redução
da pobreza na área rural e a oportunização de alimentos saudáveis nos
refeitórios das nossas escolas.
Foi mágico, foi grandioso foi bonito demais o nosso evento. A participação de todos neste momento tão significativo para a Comunidade João Beraldo garantiu o alcance de muitas aprendizagens para todos os nossos estudantes. Um mês de intensas pesquisas e estudo, muito debate e busca de entendimento sobre este líquido precioso que garante a vida da humanidade na terra que é a água. Foi um tempo de muitas aulas diferentes, de visita a nascentes de rio com ações de reflorestamento para proteção, visita ao rio, à Ascata, ao aterro controlado do lixo que trouxeram muita consciência da necessidade de um consumo sustentável. Foi um tempo em que relembramos momentos cruciais de seca que vivenciamos em Carlos Chagas. Faltam palavras para expressar este mergulho nestes momentos tão ricos da nossa escola. Cada aluno, cada professor foi vetor importante deste processo educativo que fez a abordagem acerca desse líquido que é agora um dos grandes problemas de todos os países do mundo. O problema da água proporcionou momentos singulares e rico de importantes reflexões. A água é um dos mais importantes bens naturais, um bem comum, e hoje se tornou o centro de disputa entre grandes empresas transnacionais. Portanto é preciso aproximar esta temática da realidade das novas gerações. A água corre livre na natureza, gera vida por onde passa, porque deixá-la virar mercadoria e ser privatizada? É preciso lutar para fazer a defesa deste ingrediente essencial para a vida.
Fica aqui este recado:
OS RIOS CRESCEM PORQUE SUAS ÁGUAS SE ENCONTRAM. SE NOS ENCONTRARMOS COM O OBJETIVO DE CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS, CRESCEREMOS TAMBÉM.
Além de transformar a água em mercadoria, as grandes empresas transnacionais que utilizam muito a água para a produção de seus produtos e conquistar os seus lucros realizam a guerra da água em vários países do mundo se apropriando e deixando as populações com sede. Para garantir a matéria prima sob seu controle compram terras onde existem grandes lençóis de água e privatizam os mananciais. Em nosso país não tem sido diferente, empresas como a Nestlé, Ambev e Coca Cola seguem nesta postura.
Sucesso total a V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola João Beraldo. Participação massiva de toda a comunidade escolar. Depois de pouco mais de um mês de muito estudo, debates e discussões em sala sobre o problema da água os estudantes divididos em grupo criaram seu Projeto de Ação voltado para enfrentar o problema da água em nossa comunidade. Veja álbum completo: https://photos.app.goo.gl/xbEBTOWwKExN0JKo1 Na conferência os estudantes apresentaram e defenderam seus Projetos que foram submetidos à apreciação de todos os delegados na V Conferência.
Tudo começou com um momento de oração conduzida por Fleuza
que fez referência ao livro de Gênesis 1:1-2
No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Fundamental para o sucesso da V Conferência foi o envolvimento dessa equipe que deram as mãos e fizeram este momento acontecer com todo sucesso.
O Engenheiro Ambiental Paulo Cézar Tomich marcou presença e ajudou na reflexão e avaliação dos Projetos de Ação construídos pelos alunos.
Foi um momento em que paramos para pensar de onde vem esse bem precioso que é a propria vida. Como chega e como é tratada na escola e em nossa casa essa água que consumimos?
Mais consciência se criou da importância de cuidar desse recurso que é vital para a sobrevivência do ser humano no planeta.
Marcou presença uma representante da Comunidade Quilombola dos Marques que nos contou como enfrentam o problema da água naquela comunidade.
O vereador e professor Odeni falou sobre a necessidade de implementação de uma coleta seletiva em nossa cidade. Durante o tempo de estudo e pesquisa o professor acompanhou os alunos até a ASCATA onde se faz o processamento dos objetos recolhidos para reciclagem.
Visitaram também o aterro controlado e deu para perceber a necessidade de uma política de coleta seletiva, para redução do material que é descartado no aterro e aumento dos objetos a serem reaproveitados.
O prêmio do Projeto de Ação escolhido na V Conferência contemplou os estudantes vencedores com uma poupança que foi doada pelo vereador Odeni.
Fazer uma faculdade, sem dúvida, pode ser o primeiro passo para que um jovem conquiste diferenciais em sua vida profissional e pessoal.
Isadora - Engenharia de Alimentos - na UFES
A vida na faculdade tem, sim, muitos momentos de descontração, alegria e diversão. Porém, na maior parte do tempo, o estudante se depara com uma infinidade de obrigações e responsabilidades, o que requer uma postura mais madura e uma boa dose de disciplina e autonomia.
Jovana - faz Medicina Veterinária - UNIVÉRTIX em Matipo-MG
Gabriel vai fazer Ciências da Computação na Faculdade Pitágora-Prouni
O Estudante não pode ser desamparado neste momento. O maior problema é se manter estudando. Mesmo que as universidades federais sejam gratuitas, os gastos na graduação são um obstáculo que, sem a ajuda do governo, pode se tornar intransponível.
Maricele - Bacharelado em Ciências e Teconologia-UFVJM
Daniel Paiva - Ciências Contábeis - UFVJM
Rose Ribeiro - Fisioterapia - UNEC
Kassandra - Administração - UFVJM
Lembramos aqui que a juventude precisa de mais atenção. Principalmente os jovens mais pobres que querem vencer na vida. Ajudar um jovem a encontrar seu caminho é contribuir para a melhora da nossa sociedade. Quantos deles estão sendo feridos e abandonados à própria sorte?
Ian - Farmácia na UNEC pelo Prouni
Na Universidade, eles podem requerer uma assistência estudantil que ajuda a custear despesas enquanto permanecem naquela instituição.
Maycon Costa - Direito - Doctum
O maior desafio agora é permanecer, ter disposição para estudar bastante e não desanimar. Estudar na Universidade é muito diferente de frequentar uma escola de Ensino Médio.
Olívia Souza - Direito - UNIPAC
Somado a este desafio tem o gasto com o transporte que é um grande obstáculo. Alguns alunos nem fazem a matrícula porque não tem como pagar o ônibus. O ano passado houve desistência em função deste problema.
A
USP, por meio da Escola de Engenharia de
São Carlos, está com inscrições abertas para o curso “Água como elemento
interdisciplinar do ensino nas escolas”. A iniciativa é direcionada a
Professores da Educação Básica.