Bullying

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Centro de Referência Virtual do Professor disponibiliza material bibliográfico dos concursos da Educação.

           O material Bibliográfico do Concurso está todo disponibilizado, não é preciso comprar apostilas. Tudo está disponível no Centro de Referência Virtual do Professor (CRV) para os concursos da Secretaria de Estado de Educação com editais abertos.  O acesso direto aos documentos pode ser feito aqui, através de um link. Basta clicar no ícone ao lado do Centro de Referencial Virtual do Professor  para obter todo o material

         Além dos editais em aberto, também estão disponíveis para consulta dos candidatos documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto do Idoso, Educação Inclusiva (Afrodescendentes, pessoas com deficiência, indígenas) e Noções Gerais de Informática.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

TEM SEMPRE ALGO A SER DITO NO TÉRMINO DE UM ANO E NO RECOMEÇO DE OUTRO! Um tempo de reflexão e de balanço de vida!...



  
         Tem sempre algo a ser dito no término de um ano e no recomeço de outro. O  ano de 2014 se encerra. Tudo valeu a pena neste ano que termina. Quantos horizontes foram abertos na vida de todos nós. Viajamos por tantos conhecimentos ensinados e aprendidos. Vibramos e nos alegramos com as vitórias de cada um que convive aqui nesta casa do saber. Transpomos montanhas enfrentamos problemas, vencemos tantos stress, choramos com tantos descaminhos e sorrimos também com muitos encontros. Alguns se despediram da gente, partiram, foram navegar em outro mar.  Outros voltarão em 2015. Trarão novas histórias para nos contar. Chegarão carregados de esperanças.  Por mais que não queiramos pensar, o fim de ano é sempre um momento de reflexão  e de  um balanço de vida. É um passar de vários trailers pela mente, mostrando nos tudo que vivemos. Nas turbinas desta vida, onde tudo passa muito rapidamente fica sempre a impressão de algo que não fizemos, do sonho adiado, do lamento pelo que se perdeu nos descaminhos.
    Venha 2015! Venha mesmo! Acende de novo em nós a esperança de um tempo melhor! O ano é novo e nova também devem ser as promessas! Estamos a mil anos luz da plenitude, mas não importa, não se pode deixar de sonhar! Não se pode deixar de planejar! Como podemos recomeçar um novo ano sem sonho? Olhar para trás,  não para lamentar o que não se fez, o que se perdeu, sob pena de se transformar em uma Estátua de Sal, como na história da esposa de Ló contada no capítulo 19 do livro de Gênesis, que reli hoje.
Estátua de Sal
A mágoa tomou conta do seu coração e ela estava cega para ver a grandeza do horizonte que se abria à sua frente, porque estava presa ao ontem.  Os Girassóis, esta magnífica  flor, segue sempre a luz sem se preocupar com a noite que ficou para trás. Quantas noites escuras onde não víamos caminhos neste 2014 vivemos? Mas quantas possibilidades também se abrem para 2015! Recomeçaremos! Fora o desânimo dos que acham que tudo será como sempre foi. Tudo é novo no olhar daquele que vê a vida com os olhos da esperança. Tudo é novo para aquele que tem um coração capaz de vibrar diante dos pequenos êxitos. Viveremos a sabedoria dos que experimentam o novo com alegria e acolhimento, porque não é apenas uma novidade passageira. Agradecer por tudo é preciso! Agradecemos por todos os meses e dias de 2014, por estes dias mais quentes de dezembro que nos prepara para 2015, pela poesia de um livro de poemas musicados que ganhei de presente do irmão Josino, pela luz do sol, pelos finais de semana, pelos dias de aula, pelo amanhecer, pelo entardecer, pelos problemas que tivemos e pela disposição de superá-los, pelas feridas e pelas cicatrizes. Pela vontade de pedir perdão à alguém que machuquei.

         2015 chega e trará suas próprias preocupações. Há muito que se fazer para que a educação seja melhor! Quem sabe em 2015 grande parte dos  sonhos, que  alimentam a nossa vida,  se tornarão realidade? 2015 vem renovar as nossas forças para que sejamos capazes de lutar pelos ideais que temos.  Quem sabe teremos mais fé, mais amor e o nosso céu estará mais estrelado nas noites de lua cheia. Quem sabe olharemos para trás, com gratidão para não nos transformarmos na estátua de sal? Quem sabe, seremos  como os girassóis que apesar de toda a escuridão da noite  busca sempre a luz de um amanhecer?
        Obrigado, Senhor! Graças, milhares de graças demos a Deus pelo  milagre que é viver. Com confiança, com determinação,  em 2015 prosseguiremos sonhando educação e realizando a busca de uma vida plena. 
                                                                           por Deodato Gomes Costa


Charge do Quino
                                                                              
       

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Assim ninguém vai falar que as luzes de Natal não foram acesas em Carlos Chagas neste 2014.

           Fiquei a pensar o que poderia meditar e escrever sobre o Natal aqui no Girassol. Não tem sequer uma luzinha de natal a piscar nas praças da nossa cidade. No dia 17, em pleno aniversário da polis, os citadinos encheram as lojas de Teófilo Otoni. Esta data não precisa do comércio nem de luzes,  para inebriar a todos pela nostalgia natalina. Porque o natal está muito além da tosca emoção provocada pelo piscar de luzes e do movimento comercial. Natal é em si mesmo sempre um clima mágico, um sentimento de encontro mesclado com um grande desejo de infinitude que invade o nosso coração neste tempo. Diante da magnitude do natal, resta apenas meditar a nossa pequenez e efemeridade da vida, bem como, buscar formas de renovar o nosso encanto pela vida. Os dias trazem tantas histórias e acontecimentos que passam completamente despercebidos por nós. A vida é um movimento, este eterno ir e vir das coisas onde vai se perdendo a qualidade interior de se encantar. Os olhos vão se cataratacizando, cegando a medida que tudo vai se tornando mais do mesmo. Acostumamos de tal forma com a rotina que automatizamos todos os afazeres, mesmo os que brotam do mais profundo de nosso ser, emerge da gente de forma maquinal. Os fatos cotidianos passam de tal forma por nos e não conseguimos ver a presença do amor, da solidariedade, da caridade em nada que nos cerca. Nem nos pequenos presentinhos que recebemos não achamos o encanto. Já nem nos alegramos mais com eles. Vira uma troca de falso sentimentalismos no amigo oculto. É bom demais ser lembrado por alguém. Sim, porque quando alguém lhe dá algo é porque sua importância para aquele é grande. Todos lugares: trabalho, casa, rua,  as praças da cidade,  como em  todo ou qualquer ambiente em que de alguma forma estamos inseridos, parecem estar na escuridão do natal e  foram se tornando muito formais. Parece que apenas estamos aqui,  passamos ali para atender uma necessidade daquele momento: de trabalhar para garantir a sobrevivência, de repor energia para retomar a lida, de comprar um objeto, tudo formalmente e usando só  metade de nós mesmos. Onde está o encanto da vida? É preciso o resgatá-lo, não somente no natal mas em todos os tempos. O encanto pela vida que nos faz sorrir felizes e fazer o ato mais burocrático da vida com o grande dom de servir. Sempre somos colocados diante de situações que são verdadeiros milagres e há uma necessidade de entendermos a vida como milagre para fazer permanecer a magia nas coisas findas. O maior poder, não é o poder político, é o poder do amor. Este sim é capaz de revolucionar os poderes letárgicos da cidade.
O amor tem poder transformador e faz acontecer a vida apesar de todos fatores adversos em ação. Uma criança que descobre a leitura, um jovem que se encanta com um livro, uma cura alcançada, um trabalho terminado, um presentinho recebido. Quanto amor escondido e relegado existe em tudo! A força do amor transformador faz milagres quando lança esperança para momentos tão difíceis na vida de todas as pessoas, onde parecia algo intransponível. A vida está plena de mistérios e nós estamos presos pelos limites estreitos demais destes ambientes e situações em que vivemos. É por isso que existe o Natal, para dar um sentido especial em nossa vida e para que possamos fazer prevalecer o clima natalino por toda a vida. Será que ainda podemos resgatar um olhar mais cuidadoso para todas as coisas que nos cercam e para a nossa própria vida? O menino Deus que nasce todo ano vem fazer este apelo. Nosso olhar busca o espetáculo e não enxerga os verdadeiros milagres. José Saramago em seu livro, Ensaio sobre a cegueira disse que “ o egoísmo pessoal, a falta de generosidade, as pequenas covardias do cotidiano, tudo isso contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental, que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que em cada momento for suscetível de servir o nosso interesse”. O nosso dia a dia está repleto de milagres: uma sementinha que se transforma em árvore, uma flor, um pássaro, a terra, o mar, o sol, tudo constitue um milagre. Você já pensou no extraordinário milagre da vida em uma criança que nasce? Somos confrontados em todo o tempo com acontecimentos que guardam tanta simplicidade mas que são grande mistérios da vida. A cada um de nós é dado a oportunidade de olhar metafisicamente, como bem preconizou o Saramago, e fazer a experiência para além do nosso mesquinho interesse individual. Precisamos nos tornar agentes de milagres e nos colocar a serviço do acender das luzes do natal em tudo e em todos os cantos da cidade. Só esta luz é capaz de iluminar todos os bairros, ruas e casas da nossa cidade. Assim ninguém vai falar que as luzes de Natal não foram acesas em Carlos Chagas neste 2014. Tudo porque vamos nos conectar com o encantamento do maior acontecimento de todos os tempos: o nascimento de um Deus que quis experienciar a nossa fragilidade de ser humano. Esse é o milagre maior pelo qual somos todos corresponsáveis.
                                                                                          Boas Festas a todos e a todas!....
                                                                                                   por Deodato Gomes Costa
     Ofereço este lindo clipe de Natal, feito por mim mesmo, com alguns momentos da nossa escola, utilizando uma linda canção de Natal, para mais refletirmos.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

PUBLICADA LISTAGEM DE CLASSIFICAÇÃO PARA DESIGNAÇÃO EM 2015.

            Foi publicada a listagem de classificação para designação em 2015. Clique na imagem abaixo e acesse.


domingo, 21 de dezembro de 2014

CONCLUSÃO DOS 3ºS ANOS DO ENSINO MÉDIO - TURMA 2014

             Este é um momento solene que resgata em nós a esperança e a fé nesta juventude linda, estas foram as palavras do cerimonialista Professor Renato ao iniciar a solenidade de Conclusão do Ensino Médio dos alunos da E.E.Dr. João Beraldo, turmas 2014. São conquista importante, para quem tem como motivação o afeto, o calor humano. Tudo é expressão de um amor profundo. Nos sentimos muito honrados em poder compartilhar este momento com nossos queridos alunos, sabendo que hoje é o final de uma etapa e que daqui para a frente, esta escola e todos os acontecimentos, fatos vividos e situações existenciais, se tornarão história viva no coração de todos estes jovens. O diretor Deodato Gomes pediu Fernando Pessoas sua linguagem poética para dizer que “existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas imcomparáveis” O sentido de tudo é de entrega de vida. Os pais e a escola entrega aos jovens concluintes sua própria vida. Vida para fazer mais caminho.O caminho só existe se alguém o utiliza.  Agora os pais não mais responderão por eles. Este deverão assumir as consequência dos seus atos. Assumir a responsabilidade de tomar decisões. As portas, as janelas do mundo estão abertas, e o mundo é de vocês , mas necessário se faz a conquista, a busca por um lugar no mercado de trabalho, para que não seja mais um que se perde na poeira do seu próprio fracasso. Qualquer jovem hoje pode ser o que quiser ser nesta vida, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do se espera dele. Não importa se a situação é difícil, se estudarem , trabalharem e persistirem transformarão o mundo para melhor.
 

RECITAL POÉTICO - Cantigas de Adolescer-2014 - Parte II

             Todos nós trazemos em nós a poesia pura e inexplorada.  E foi com esta certeza que organizamos este Recital. Quisemos muito  aproximar o texto poético dos alunos,  explorar sua  pureza  e contribuir assim para o desenvolvimento da sua expressão oral. Oportunizar um momento de vivências da poesia na escola é aflorar o  potencial poético dos nossos alunos e sensibilizarmos para uma estética além da TV e da sua massificação. E foi assim que experienciando  este grande momento de rara entrega à linguagem poética adolescente,  pudemos testemunhar a beleza do declamar o jeito de sentir e ser do jovem. O texto declamado foi o grande propulsor da emoção. Uma expressão  da riqueza do universo cultural adolescente: seus amores, desejos, medos, dúvidas, conflitos familiares, e mudanças do corpo. A linguagem e a beleza dos poemas instigou em todos, pais e professores presentes a  este recital,  uma identificação, uma  memória de seu tempo adolescente e se sentisse tomado de muita sensibilidade.
   

CANTIGAS DE ADOLESCER-Recital Poético 2014 - PARTE I

      Todos nós trazemos em nós a poesia pura e inexplorada.  E foi com esta certeza que organizamos este Recital. Quisemos muito  aproximar o texto poético dos alunos,  explorar sua  pureza  e contribuir assim para o desenvolvimento da sua expressão oral. Oportunizar um momento de vivências da poesia na escola é aflorar o  potencial poético dos nossos alunos e sensibilizarmos para uma estética além da TV e da sua massificação. E foi assim que experienciando  este grande momento de rara entrega à linguagem poética adolescente,  pudemos testemunhar a beleza do declamar o jeito de sentir e ser do jovem. O texto declamado foi o grande propulsor da emoção. Uma expressão  da riqueza do universo cultural adolescente: seus amores, desejos, medos, dúvidas, conflitos familiares, e mudanças do corpo. A linguagem e a beleza dos poemas instigou em todos, pais e professores presentes a  este recital,  uma identificação, uma  memória de seu tempo adolescente e se sentisse tomado de muita sensibilidade.
   

sábado, 20 de dezembro de 2014

CONCLUSÃO DO 9º ANO E EJA-2014

Qual o sentido deste momento na vida destes nossos jovens? O que significa concluir o último ano do Ensino Fundamental, uma etapa da Educação Básica? Não existe outro a não ser de que o 9º ano é apenas um passo de toda uma caminhada que precisa ser feita. Ingressar no Ensino Médio é começar uma caminhada rumo a maioridade, é a exigência de mais compromisso do jovem para com ele mesmo. É se esforçar para passar pelas turbulências da adolescência entendendo que se pode sim buscar a satisfação dos seus desejos mas sem fazer a experiência do envolvimento com a droga. É focar mais a vida na busca do saber, para que se possa encontrar a porta aberta da universidade. É reestruturar as metas, encontrar sonhos mais ousados e avançar. É não se contentar e lutar para transformar a realidade.
 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CULTO ECUMÊNICO EM AÇÃO DE GRAÇAS À CONCLUSÃO DAS TURMAS DE 2014

      Foi realmente um momento muito especial para  todas as turmas que se encontraram, juntamente com pais, professores para este tempo de agradecimento. Incontáveis  bençãos e graças foram recebidas durante o ano de 2014. Deus derramou o seu amor no coração de todos nós que fazemos esta escola. Os louvores entoados, renovam as esperanças se abrem novos caminhos a serem retomados. Deus é luz, simbolizado aqui pelo conhecimento que tanto buscamos e que nos ilumina nesta busca incansável por uma realização humana. Que todos saibam compreender as oportunidades que são dadas por Deus. Entregamos nas mãos do Pai esta juventude linda, cheia de energia, que eles possam usar os seus talentos em benefício do outro e da comunidade. Para que serve o conhecimento, a cultura se não for para construir um mundo melhor? Se não é para impulsionar  nos todos para servir mais e melhor. Todo jovem sabe que deve estudar e seguir os conselhos do grande amigo Jesus Cristo, que diz em sua palavra que a casa do jovem deve ser construída sobre a rocha, e esta rocha é a do conhecimento, que liberta e garante a vida. Uma vida construído na rocha do conhecimento jamais será  demolida.   É o final de uma etapa, vamos nos separar, mas levaremos um pouco um do outro e deixaremos um pouco de nós. Obrigado Senhor, mil vezes obrigado, dizemos com toda força da nossa vida por esta grande vitória.
    Nossos agradecimentos a Dalmo que presidiu o Culto, a Juelice que organizou a celebração e a todos os professores padrinhos e madrinhas das turmas que garantiram um gostoso jantar para todos os presentes. 

 

sábado, 13 de dezembro de 2014

ESCOLA JOÃO BERALDO REALIZA MAIS UMA OFICINA DE XADREZ JUNTO AOS ALUNOS DA EJA.

      Com o intuito de melhorar a capacidade cognitiva dos alunos da EJA, a Escola João Beraldo, realizou nesta terça-feira (09 de dezembro),mais uma oficina de Xadrez. Os professores do noturno que tinham compromisso com o PACTO pelo fortalecimento do Ensino Médio em outra escola,  para que pudessem concluir os trabalhos, foram liberados e nós ocupamos o turno com esta oficina.  Estamos empenhado no sentido de promover e divulgar o ensino e a prática do xadrez, com o objetivo de participar das competições dos Jogos Escolares a nível regional e melhorar o desempenho dos alunos. O xadrez é utilizado na educação como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação permitem aumentar o espectro de sua utilização. O nosso objetivo é que os professores de Matemática, Educação Física e Artes incorporem o xadrez em seus planos de aula e que os alunos aprendam e aprimorem a prática do xadrez e venha a participar das competições deste esporte nos Jogos Escolares.                  Confiram as fotos da oficina, abaixo.

ESCALA DE PROVAS DE ESTUDOS INDEPENDENTES - (período de férias escolares)

IMPRESSO DO PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO-(no período de Férias escolares). Montar o Plano de Estudos, fazer cópia para deixar na escola, entregar ao aluno para pai ou responsável assinar, cópiar plano assinado para deixar na escola até 19-12-2014.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

EXCURSÃO EDUCATIVA - alunos do 9º ano matutino visitam a PCH Mucuri.


          O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo e começou com a utilização das chamadas “noras”, ou rodas d’água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda d’água produz energia mecânica e são usadas desde o século I a.C.. A partir do século XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dínamo, a lâmpada e a turbina hidráulica, foi possível converter a energia mecânica em eletricidade.Mas o acionamento do primeiro sistema de conversão de hidroenergia em energia elétrica do mundo ocorreria somente em 1897 quando entrou em funcionamento a hidrelétrica de “Niágara Falls” (EUA) idealizada por Nikola Tesla com o apoio da Westinghouse. De lá para cá o modelo é praticamente o mesmo, com mudanças apenas nas tecnologias que permitem maior eficiência e confiabilidade do sistema.Cerca de 20% da energia elétrica gerada no mundo todo é proveniente de hidrelétricas. Em números aproximados, só no Brasil, a energia hidrelétrica é responsável por 75 milhões de KW. São 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas).  Uma usina hidrelétrica, no Brasil, pode ser classificada de acordo com a sua potência de geração de energia em dois tipos principais: as PCH’s, ou pequenas centrais hidrelétricas que produzem de 1MW a 30 MW e possui um reservatório com área inferior a 3 km² (Resolução ANEEL N.º 394/98), e as GCH’s, ou grandes centrais hidroelétricas que
produzem acima de 30 MW.  A segunda maior hidrelétrica do mundo é a usina de Itaipu, pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Situada no rio Paraná, Itaipu tem uma capacidade de 14.000 MW, respondendo por 16% da demanda nacional e 75% da demanda paraguaia de energia elétrica. A maior do mundo é a Hidrelétrica de Três Gargantas, construída no rio Yang-Tsé, na China. Três Gargantas tem uma capacidade de produzir 22.500 MW.  Claro que os impactos ambientais destes dois grandes empreendimentos são tão colossais quanto eles próprios: Três Gargantas engoliu 13 cidades, 4500 aldeias e 162 sítios arqueológicos importantíssimos para a China. Sem contar os impactos sobre a flora, fauna, solo, alterações do microclima da região, ciclo hidrológico e as milhares de pessoas que tiveram de ser realocadas.  De fato as usinas hidrelétricas são uma fonte renovável de energia, mas isso não significa que sejam ambientalmente corretas e nem que são menos nocivas que outras fontes unanimemente nocivas. Uma tentativa de minimizar os impactos das hidrelétricas é a substituição dos grandes empreendimentos por PCH’s, porém esse é ainda um tema bastante controverso já que mesmo que em menor escala, as PCH’s também causam impactos. Fonte:Brasilescola.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

ESCOLA JOAO BERALDO REALIZA MAIS OFICINA DE XADREZ PARA ALUNOS DA TIA SILVÂNIA.

          Com o intuito de melhorar a capacidade cognitiva dos alunos do 5ºano,  a Escola João Beraldo, realizou nesta sexta-feira (05 de dezembro),mais uma oficina de Xadrez.  Estamos empenhado no sentido de  promover e divulgar o ensino e a prática do xadrez, com o objetivo de participar das competições dos Jogos Escolares a nível regional  e melhorar o desempenho dos alunos. O xadrez é utilizado na educação como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação permitem aumentar o espectro de sua utilização. O nosso objetivo é que os professores de Matemática, Educação Física e Artes incorporem o xadrez em seus planos de aula e que os alunos aprendam e aprimorem a prática do xadrez em sua vida. Confiram as fotos da oficina, abaixo.
          Se alguém quiser rever a 1ªoficina que realizamos aqui na escola e que foi reportagem no Blog da Secretaria de Estado da Educação, aí está olink: http://blog.educacao.mg.gov.br/?p=1411

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Governo de Minas publica editais para preenchimento de vagas na carreira da Educação.Oportunidades são para preenchimento nas áreas de Educação Especial, Ensino Religioso e para atuação no ensino regular. Confira as vagas de Carlos Chagas.

1)-EDITAL PARA ESCOLAS ESPECIAIS E PARA AEE-Atendimento Educacional Especializado      
O edital Seplag/SEE 05/2014 traz oportunidades para preenchimento de vagas para atuação em escolas especiais e Atendimento Educacional Especializado em escolas regulares. Os cargos, neste caso, para os quais os interessados podem concorrer são os das carreiras de Especialista em Educação Básica (Orientação Educacional), Especialista em Educação Básica (Supervisão Pedagógica), Professor de Educação Básica com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Educação Básica para atuação em conteúdos específicos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Professor de Educação Básica Intérprete de Libras e para atuação nas salas de recurso. Leia aqui o edital nº 05/2014-Clique no link.   http://esppsistemas.com.br/arquivos/Minuta_Edital_05_Ensino%20Especial_27.11_retificado.pdf

2)-EDITAL PARA CARGOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A ESCOLA REGULAR
Informações sobre as vagas do concurso para os cargos, na educação básica, de Assistente Técnico de Educação Básica (auxiliar de secretaria); Especialista em Educação Básica (supervisão pedagógica), Especialista em Educação Básica (orientação educacional), Professor de Educação Básica com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Educação Básica para atuação em conteúdos específicos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio podem ser conferidas no edital Seplag/SEE 04/2014. Este edital destina-se a preencher vagas em municípios onde não tem candidato aprovado em concurso público anterior (edital 01/2011). CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL Nº 04: http://fs.esppconcursos.com.br/arquivos/11239cc1419bf4b5d8ee77590b293f5d.pdf

3)-EDITAL PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
Para o cargo de Professor de Educação Básica - Ensino Religioso, o edital Seplag/SEE 03/2014 prevê 1.648 oportunidades. ACESSE O EDITAL DO CONCURSO PARA ESTE CARGO: 
http://www.esppsistemas.com.br/arquivos/ee29084210eb8508f31f268108a22f67.pdf

             A remuneração para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) é de R$1.005,46 para a carga horária semanal de 30 horas. Para os cargos de Especialista em Educação Básica (EEB) é de R$1.455,30, com carga horária semanal de 24 horas. Para os cargos de Professor de Educação Básica (PEB) a remuneração inicial será de R$1.455,30 para uma jornada de 24 horas semanais.
            As inscrições podem ser feitas a partir do dia 10 de dezembro e vão até o dia 11/01/2015, pelo site do IBFC. O valor de inscrição será de R$30,00 para a vaga de Assistente Técnico de Educação Básica, R$40,00 para Professor de Educação Básica e R$45,00 para Especialista em Educação Básica.