Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
domingo, 15 de maio de 2016
sábado, 14 de maio de 2016
CAFÉ LITERÁRIO VIRA TRADIÇÃO NA ESCOLA JOÃO BERALDO E SUA 16ª VERSÃO É UM SUCESSO!
Aconteceu nesta sexta feira dia 13 de
maio de 2016 o nosso 16º Café Literário, um momento muito especial para todas as mães
dos alunos da nossa escola. O nosso Café Literário, foi um momento de aprendizagem, uma aula de emoção em homenagem às mães no pátio da escola! Um toque de carinho, um mimo, um momento regado
a muita poesia e canções! Uma mãe disse “não posso perder este momento mágico,
que já espero todo ano” outra disse que ela veio participar da última versão,
uma vez que é o último ano de sua filha na escola”. Como podemos ver virou uma
tradição, algo tão importante porque foi e sempre será feito a muitas mãos. Uma
postura colaborativa de todos é que fez e faz o milagre da beleza e do amor acontecer. VEJA A COBERTURA COMPLETA EM FOTOS:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1039940106084671.1073741835.161295143949176&type=1&l=ea1160a9ff
terça-feira, 10 de maio de 2016
segunda-feira, 9 de maio de 2016
FAÇA SUA INSCRIÇÃO DO ENEM AQUI. Clique na imagem para fazer a sua inscrição! Atenção! Já se pode fazer inscrição on-line para a edição do ENEM de 2016. O prazo vai até o dia 20. A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do exame na internet. No ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante.
domingo, 8 de maio de 2016
sábado, 7 de maio de 2016
JOÃO BERALDO REALIZA 3ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DO ANO DE 2016 TRAZENDO A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AVALIAÇÃO!
Foi olhando a necessidade de debatermos uma das temáticas educacionais mais importantes do nosso dia a dia é que trouxemos o assunto avaliação da aprendizagem, na nossa 3ª Reunião Pedagógica, para nossa reflexão através do de uma capacitação que ocorreu neste sábado dia 07 de Maio. Foi enriquecedor discutirmos os aspectos relacionados a este tema de tão alta relevância: O que é avaliação da aprendizagem? Como se avalia? Qual a importância dessa temática no processo de formação continuada dos docentes? Qual é verdadeiramente a função da avaliação da aprendizagem? A avaliação é sempre uma questão delicada na rotina docente exatamente porque faltam nos muitas vezes embasamento teórico e domínio das técnicas e instrumentos de avaliação. Foi muito feliz a pedagoga Elaine, profissional integrada ao Instituto Prosperar quando apresentou e discutiu o problema da avaliação conosco. O que se avalia é a aprendizagem e esta não pode ter um caráter classificatório e excludente, como bem demonstrou no pensamento dos estudiosos do tema, apresentados pela Elaine. A avaliação serve para orientar o trabalho do professor no sentido de garantir a trajetória de sucesso escolar do aluno.
Criar uma rotina de estudos é uma tarefa árdua, mas perfeitamente possível se você tiver em mente seus objetivos e planejar bem as suas tarefas durante o dia. Listamos aqui oito dicas práticas para te ajudar a organizar uma rotina de estudos. Vamos conhecê-las:
A conquista da tão sonhada vaga em um curso
superior e a aprovação em um concurso ou
processo seletivo normalmente exigem do estudante muita dedicação e preparação.
Mais do que saber o conteúdo das disciplinas e áreas do conhecimento, é
importante saber desenvolver o seu raciocínio lógico, fazer a conexão entre os
saberes e ainda ficar por dentro do que ocorre em nosso país e no mundo em
termos de atualidades e conhecimentos gerais, principalmente para quem está se
preparando para a as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para
isso, é importante criar uma rotina de estudo. Uma tarefa árdua sim, mas
perfeitamente possível se você tiver em mente seus objetivos e planejar bem as
suas tarefas durante o dia. Listamos aqui oito dicas práticas para te ajudar a
organizar uma rotina de estudos.
1 – Definir bem os horários de estudo é
fundamental para criar uma rotina. Você deve delimitar os dias e em quais
horários irá estudar, os intervalos de descanso e criar uma planilha. Coloque
no papel, ou um cartaz na parede, para que você visualize diariamente a sua
rotina de estudos. Se preferir, faça lembretes no seu smartphone ou computador.
2 – Procure manter sua rotina de estudos de
segunda a sábado, sempre respeitando os horários de sono. O descanso é
fundamental para manter a concentração. O domingo você pode aproveitar para
descansar e curtir suas atividades de lazer.
3 – Aproveite parte do seu tempo livre
navegando na Internet para pesquisar assuntos de atualidades, em portais de
notícias e artigos, pois esses assuntos são recorrentes nas provas do Enem. Não
custa lembrar que a leitura de jornais, revistas e livros é sempre bem-vinda
para qualquer estudo.
4 – Relembrar o conteúdo estudado
naquele dia ou na semana na escola ou no cursinho é uma boa dica para fixar
aquele conhecimento. Resolver questões diversas sobre esse conteúdo é uma forma
de colocar em prática a teoria passada em sala de aula pelo professor.
5 – Praticar redação é prerrogativa para se
dar bem em quase todos os processos seletivos. Tente escrever pelo menos uma
redação por semana. Veja os temas e estilos de textos mais recorrentes nos
vestibulares, Enem e concursos e peça ajuda a um professor para corrigi-la.
6 – Resolva provas de vestibulares
antigos, concursos e provas do Enem de anos anteriores. A partir do segundo
semestre, o estudante pode, uma vez por semana, destinar até duas horas por dia
para fazer questões de provas passadas. Dessa forma, você vai se adaptando aos
tipos de questões que costumam ser cobradas nessas avaliações.
7 – Simulados também são bem
interessantes porque, além de medir o conhecimento, o estudante pode treinar a
situação do dia da prova. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular.
Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.
8 – A palavra chave é: persistência.
Persistência para não desistir do seu planejamento diário, para não cair na
tentação de sair com os amigos no horário de estudos, assistir TV, perder horas
do seu dia em redes sociais, para não deixar as coisas pra depois. Pode
acontecer de um dia ou outro você quebrar a sua rotina de estudos, mas é
preciso conhecer e respeitar os seus limites e manter o foco sempre na
aprovação. Depois de um tempo você vai perceber que a rotina de estudos se
tornou algo natural no seu dia-a-dia.
Blog da Educação-SEE.
Blog da Educação-SEE.
sexta-feira, 6 de maio de 2016
Escola João Beraldo realizará processo de eleição dos membros do colegiado no mês de maio.
COLEGIADO ESCOLAR
Será realizado no mês de maio o
processo de eleição dos membros do colegiado da nossa escola. O colegiado é um
órgão representativo da comunidade escolar, com funções de caráter deliberativo
e consultivo. As funções de caráter deliberativo compreendem as decisões
relativas às normas previstas no regimento escolar, aos processos educativos,
às diretrizes pedagógicas, a gestão de pessoas, administrativas e financeiras,
em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola e ao Plano de
Gestão. Já as funções de caráter consultivo referem-se à análise de questões de
interesse da escola, propostas pelos diversos segmentos da comunidade escolar,
e à apresentação de sugestões para a solução das referidas questões. O órgão é
composto pelo presidente e por representantes da comunidade escolar, membros
titulares e suplentes, pertencentes às seguintes categorias: profissional em
exercício na escola e comunidade escolar atendida pela escola. Nossa escola
terá 12 membros titulares e 12 suplentes. A votação e apuração dos votos serão
realizadas no dia 21 de maio nas
próprias escolas. Os membros do colegiado escolar, titulares e suplentes, serão escolhidos pelos pares das respectivas categorias. O mandato dos membros eleitos terá duração de três anos, sendo permitida uma única recondução consecutiva por igual período. Estão aptos a votar para a composição do colegiado escolar: profissionais em exercício na escola; estudantes regularmente matriculados e frequentes; pai, mãe ou responsável por estudante regularmente matriculado e frequente na escola.
próprias escolas. Os membros do colegiado escolar, titulares e suplentes, serão escolhidos pelos pares das respectivas categorias. O mandato dos membros eleitos terá duração de três anos, sendo permitida uma única recondução consecutiva por igual período. Estão aptos a votar para a composição do colegiado escolar: profissionais em exercício na escola; estudantes regularmente matriculados e frequentes; pai, mãe ou responsável por estudante regularmente matriculado e frequente na escola.
Assembleia escolar
Assim como o colegiado escolar, a
assembleia é um órgão representativo da comunidade escolar, com funções de
caráter deliberativo e consultivo nos assuntos referentes à gestão escolar. A
assembleia deverá ser convocada pelo colegiado. A assembleia é a instância
máxima de consulta e deliberação da comunidade escolar e deve ser constituída
por profissionais em exercício na escola, estudantes, pais, mães ou responsáveis
por estudantes. Nela, devem ser discutidos assuntos de interesse da
comunidade escolar, de caráter consultivo e deliberativo relativos ao regimento escolar, processos educativos, diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras. As assembleias devem ocorrer, ordinariamente, pelo menos uma vez por ano, sendo uma delas destinada à Prestação de Contas da Gestão Escolar nas dimensões pedagógica, administrativa e financeira, conforme previsto em resolução do Calendário Escolar.
comunidade escolar, de caráter consultivo e deliberativo relativos ao regimento escolar, processos educativos, diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras. As assembleias devem ocorrer, ordinariamente, pelo menos uma vez por ano, sendo uma delas destinada à Prestação de Contas da Gestão Escolar nas dimensões pedagógica, administrativa e financeira, conforme previsto em resolução do Calendário Escolar.
quinta-feira, 5 de maio de 2016
3ª REUNIÃO PEDAGÓGICA - Tema Avaliação Ministrado pelo Instituto Prosperar
Ao tratar-se do tema avalição da aprendizagem, é possível pensar imediatamente à educação ou à escola. Ademais, como diz (DEMO, 1995) esse termo insurgi determinados sinônimos como: abalançamento, cálculo, estimativa, ajuizamento, ponderação, valorização, mensuração, medição, dentre outros. Entende-se ainda que a avaliação não diz respeito apenas ao processo de ensino. Ao refletir-se de uma forma mais abarcante, confere-se que a avaliação faz parte da ação humana caracterizada pela reflexão. Deste modo, ela se institui em um processo intencional, amparado por diferentes ciências e que se sobrepõe a qualquer prática. Desse modo, há possibilidades em se falar na avaliação das várias atividades profissionais, como de uma empresa, de um programa, de uma política. Quando conjecturar-se, também se avalia; e avaliar é também planejar, estabelecer objetivos. Pensa-se assim que os critérios de avaliação, que condicionam seus resultados, sejam sempre dependentes às finalidades e aos objetivos previamente constituídos para qualquer prática, educativa, social, política ou outra (DEMO, 1995).
A educação que a escola valoriza, reflete no seu modo de avaliar. Percebe-se a partir daí, que essa mesma prática precisa ser apropriada para julgar o valor do aluno e permitir que ele cresça, como indivíduo e como integrante de uma comunidade.
Considera-se assim, que a avaliação constitui-se em uma janela por onde se conjectura toda a educação. Ao investigar-se a quem ela beneficia, a quem interessa, Questiona-se também o ensino que privilegia. Neste contexto, demonstra-se a concepção de escola, de homem, de mundo, e sociedade, a partir do momento em que o professor inquire-se o seu critério de avaliação.
A atribuição de notas na classificação de desempenho, em testes e provas com resultados quantitativos e numéricos é enfatizada na prática positivista e tecnicista. Nela, o mais importante é o produto. Ou seja, conjectura uma educação fundamentada na memorização de conteúdo.
Quando trata-se da avaliação qualitativa, esta fundamenta-se num protótipo crítico e tem em vista à melhoria da qualidade da educação. Sua evidência é no processo. Ela reflete um ensino que busca a construção do conhecimento. E imprescindível, lembrar, que a autenticidade da avaliação consiste e articulação com o projeto político-pedagógico da escola. É ele que dá significado ao trabalho docente e à relação professor-aluno.
quarta-feira, 4 de maio de 2016
HORA DO ENEM - Programa 2
Neste episódio, você fica por dentro de como a geografia do século XXI ajuda na criação de mapas virtuais e GPS em um papo com a engenheira cartógrafa Arlete Meneguette. De quebra, ainda se aquece para o Enem com dicas e comentários de professores sobre como a globalização interfere nos processos produtivos e como se formam as chuvas convectivas.
HORA DO ENEM - X da Questão — Matemática 1
O professor Sandro Davidson do QG do Enem resolve a questão 148, do carderno azul de 2014.
HORA DO ENEM - Programa de Divulgação.
Neste programa, você vai descobrir a relação entre música e Pitágoras em uma conversa com o professor e engenheiro eletrônico Miguel Ratton. E, para não sair do ritmo de quem está se preparando para o Enem, o episódio traz duas questões que já caíram em provas anteriores do Enem resolvidas e comentadas por professores: uma sobre equação da circunferência e outra sobre logaritmo.
HORA DO ENEM Programa 1
O Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Tão certo quanto o átomo não é a menor porção da matéria, aqui você irá encontrar uma forma de estudar que se encaixa no seu perfil. Pode escolher: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados online, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo! Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.
terça-feira, 3 de maio de 2016
Caros Alunos já começa nesta semana a aulas de Espanhol. Os estudantes que se matricularam e estudam pela manhã fazem o curso a tarde e assim também para com os estudantes que estudam a tarde que frequentam as aulas pela manhã. Não percam esta excelente oportunidade de aprender uma importante língua estrangeira moderna.
A língua
espanhola hoje é considerada a terceira língua mais falada no mundo e não se
limita apenas aos falantes de língua materna, que já ultrapassa os 300 milhões
de pessoas. Esse número cresce a cada ano pela quantidade de indivíduos que
aprendem o idioma como uma língua estrangeira. O espanhol se destaca no mundo
comercial, principalmente na comunidade europeia, onde hoje é uma das línguas
mais utilizadas. Outro dado interessante é que vem alcançando um número
considerável de internautas, sendo atualmente a terceira língua mais utilizada
na internet. No Brasil, a proximidade com as fronteiras de países
hispanofalantes levaram o governo brasileiro a introduzir a língua espanhola
como oferta obrigatória nas escolas, através da Lei nº 11.161, em 05 de agosto
de 2005. É por isto que nós fazemos questão de oferecer este contéudo para os
nossos alunos que de maneira bastante livre optam por estudar esta língua.
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