Bullying

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Relembramos aqui a Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo Gardner, muito estudada e debatida em nossas reuniões pedagógicas que revolucionou os nossos Planos de Aulas e a nossa prática educativa.


Foi muito estudada e debatida em nossas reuniões e nos cursos de formação a teoria das Inteligências Múltiplas, que foi desenvolvida na década de 1980 pelo psicólogo Howard Gardner, quando buscou ampliar o conceito de inteligência. Anteriormente enfatizávamos apenas uma forma de inteligência ligada à forma lógica-cognitiva de ensinar e aprender. Mas este pesquisador abriu muitos caminhos práticos no nosso trabalho de sala de aula, quando afirmou que os testes de QI não eram suficientes para descrever a variedade de habilidades que um aluno possui. Ele afirmou, e estudamos e lemos muito sobre tudo isto, que um aluno que tem facilidade com cálculo não é mais inteligente que outro que tenha capacidade mais forte em um outro campo da inteligência. Ele afirmava também que um aluno que leva mais tempo para aprender uma multiplicação simples, pode aprender melhor a multiplicar por meio de uma explicação diferente e pode ser excelente em outra dimensão da vida, podendo até a entender o processo de multiplicação em um nível bem mais profundo, caso seja considerado sua forma de aprender. Tem muitos outros desdobramentos. Até penso que os estilos de aprendizagem foram pensado a partir da análise desta teoria. O que sabemos é que recebemos muito bem estas reflexões porque elas tiveram implicações na nossa prática de sala de aula. Me deparando com este disco das Inteligências Múltiplas me lembrei destas considerações que jamais todos nós enquanto professores podemos deixar de considerar em nossos Planos de Aulas. Deodato Gomes

domingo, 22 de maio de 2016

Vamos relembrar o fragmento mais conhecido de um Poema muito badalado e conhecido, foi inclusive muito difundido na época das Diretas Já: "No caminho com Maiakóvski". No fundo todo mundo confunde a autoria deste poema que conheci em um livro de Língua Portuguesa, achando que é do poeta revolucionário russo Vladmir Maiakóvski!-(1893-1930). Poeta da Revolução Russa de 1017.


No caminho com Maiakóvski
Eduardo Alves da Costa
"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Encerra-se no dia 31 de maio do corrente, o prazo para que todos os servidores públicos estaduais, agentes públicos, servidores efetivos ou designados, façam a declaração anual de bens e valores de seu patrimônio privado para o Estado de Minas Gerais. Pedimos baixar e preencher o formulário abaixo e entregar ao Diretor com URGÊNCIA.

Termina no dia a 31 de maio o prazo para que todos os servidores públicos façam sua declaração anual de bens e valores de seu patrimônio privado para o Estado de Minas Gerais. A medida é estabelecida pelo Decreto nº 46.933, de 21 de janeiro de 2016, e complementa as declarações que já são exigidas no ato da posse e também quando o servidor deixa o cargo, emprego ou função.  Solicitamos preencher o formulário abaixo e entregar o mesmo ao Diretor.


Clique aqui e acesse o SISTEMA DE REGISTRO DE BENS: https://www.sispatri.mg.gov.br/PaginasPublicas/login.aspx

SEXTING! O fenômeno do sexting passou. Hoje não vemos mais casos como aconteceu em 2014 na cidade e na escola. Mas foi preciso enfrentar o problema de frente com muita criatividade e trabalho junto aos nossos estudantes.

Passou o momento do sexting. Hoje não vemos mais casos como aconteceu em 2014 na cidade e na escola. Mas foi preciso enfrentar o problema de frente com muito trabalho junto aos alunos. Nos assustamos muito em 2014 com os casos de sexting que apareceram envolvendo estudantes da nossa escola e da cidade. Me lembro que todos da escola ficavam perplexos com quando deparávamos a cada dia com um caso novo. Mas enfrentamos a situação que era totalmente nova prá todos nós,  com muito estudo e reflexão, pois não podíamos ficar apenas na perplexidade na qual nos deparamos, partimos então para um trabalho efetivo com todas as turmas onde o problema do sexting e suas consequências foi central. Desenvolvemos um trabalho de conceituação  e de sensibilização quanto as consequências da prática do sexting junto aos nossos estudantes. Pelo que podemos ver realmente deu resultado. Trouxemos inclusive uma psicóloga para trabalhar o tema junto ao professor, pelo fato do problema ser completamente novo. Lembro que na época ela ficou impressionada com o fato de que a maioria dos alunos possuírem celulares de última geração, que nem mesmo alguns professores possuíam. É preciso um trabalho constante de reflexão  que deve ser  feito junto ao jovem sobre o uso consciente da tecnologia auxiliando-o na construção da sua personalidade ensinando-o que não deve se expor de forma tão bizarra nas redes de comunicação. E você o que acha? Realmente passou aquela febre de sexting?

domingo, 15 de maio de 2016

O Projeto de Educação Financeira tem acontecido nas aulas com o Professor Ednard, cujo tema vem colaborando para a formação dos alunos como pessoas autônomas e conscientes de sua relação com a economia.



     Dentro da nossa Escola a Educação Financeira se tornou um importante tema que está sendo ministrado no Ensino Fundamental como tema transversal no conteúdo de história e no EJA noturno na disciplina da diversidade. Tem acontecido as aulas com o Professor Ednard, cujo tema vem colaborando para a formação dos alunos como pessoas autônomas e conscientes de sua relação com a economia. Os alunos tem discutido sobre Poupança, Planejamento, Orçamento, Consumo e Investimento, que são abordados como atividades simples nas aulas do Professor Ednard. O trabalho tem a parceria com o SICOOB, onde receberemos os cofrinhos para incentivar os alunos a economizarem para no final do ano abrir sua poupança, além disso contaremos com visitas monitoradas àquela instituição financeira como forma de incentivo dos nossos alunos a conhecer uma instituição bancária e entender o seu funcionamento.

Dentro da nossa Escola a Educação Financeira se tornou um importante tema que está sendo ministrado no Ensino Fundamental como tema transversal no conteúdo de história e no EJA noturno na disciplina da diversidade.

sábado, 14 de maio de 2016

CAFÉ LITERÁRIO VIRA TRADIÇÃO NA ESCOLA JOÃO BERALDO E SUA 16ª VERSÃO É UM SUCESSO!


           Aconteceu nesta sexta feira dia 13 de maio de 2016 o nosso 16º Café Literário,  um momento muito especial para todas as mães dos alunos da nossa escola. O nosso Café Literário, foi um momento de aprendizagem, uma aula de emoção  em homenagem às mães no pátio da escola! Um toque de carinho, um mimo, um momento regado a muita poesia e canções! Uma mãe disse “não posso perder este momento mágico, que já espero todo ano” outra disse que ela veio participar da última versão, uma vez que é o último ano de sua filha na escola”. Como podemos ver virou uma tradição, algo tão importante porque foi e sempre será feito a muitas mãos. Uma postura colaborativa de todos é que fez e faz o milagre da beleza e do amor acontecer.  VEJA A COBERTURA COMPLETA EM FOTOS:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1039940106084671.1073741835.161295143949176&type=1&l=ea1160a9ff

terça-feira, 10 de maio de 2016

CALENDÁRIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DO MAGISTÉRIO - 2016

Calendário do Ensino Regular. Atenção para a ELEIÇÃO DO COLEGIADO, sábado dia 21 de maio 2016.

CAFÉ LITERÁRIO!

Nosso Café Literário será nesta Sexta Feira dia 13 de Maio às 17 horas.

domingo, 8 de maio de 2016

HOMENAGEM ÀS MÃES!

sábado, 7 de maio de 2016

JOÃO BERALDO REALIZA 3ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DO ANO DE 2016 TRAZENDO A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AVALIAÇÃO!




Foi olhando a necessidade de debatermos uma das temáticas educacionais mais importantes do nosso dia a dia é que trouxemos o assunto avaliação da aprendizagem, na nossa 3ª Reunião Pedagógica,   para nossa reflexão através do de uma capacitação que ocorreu neste sábado dia 07 de Maio. Foi enriquecedor discutirmos os aspectos relacionados a este tema de tão alta relevância: O que é avaliação da aprendizagem? Como se avalia?  Qual a importância dessa temática no processo de formação continuada dos docentes? Qual é verdadeiramente a função da avaliação da aprendizagem? A avaliação é sempre uma questão delicada na rotina docente exatamente porque faltam nos muitas vezes embasamento teórico e domínio das técnicas e instrumentos de avaliação. Foi muito feliz a pedagoga Elaine, profissional integrada ao Instituto Prosperar quando apresentou e discutiu o problema da avaliação conosco. O que se avalia é a aprendizagem e esta não pode ter um caráter classificatório e excludente, como bem demonstrou no pensamento dos estudiosos do tema, apresentados pela Elaine. A avaliação serve para orientar o trabalho do professor no sentido de garantir a trajetória de sucesso escolar do aluno. 

Criar uma rotina de estudos é uma tarefa árdua, mas perfeitamente possível se você tiver em mente seus objetivos e planejar bem as suas tarefas durante o dia. Listamos aqui oito dicas práticas para te ajudar a organizar uma rotina de estudos. Vamos conhecê-las:


A conquista da tão sonhada vaga em um curso superior e a aprovação em um concurso ou processo seletivo normalmente exigem do estudante muita dedicação e preparação. Mais do que saber o conteúdo das disciplinas e áreas do conhecimento, é importante saber desenvolver o seu raciocínio lógico, fazer a conexão entre os saberes e ainda ficar por dentro do que ocorre em nosso país e no mundo em termos de atualidades e conhecimentos gerais, principalmente para quem está se preparando para a as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, é importante criar uma rotina de estudo. Uma tarefa árdua sim, mas perfeitamente possível se você tiver em mente seus objetivos e planejar bem as suas tarefas durante o dia. Listamos aqui oito dicas práticas para te ajudar a organizar uma rotina de estudos.

1 – Definir bem os horários de estudo é fundamental para criar uma rotina. Você deve delimitar os dias e em quais horários irá estudar, os intervalos de descanso e criar uma planilha. Coloque no papel, ou um cartaz na parede, para que você visualize diariamente a sua rotina de estudos. Se preferir, faça lembretes no seu smartphone ou computador.
2 – Procure manter sua rotina de estudos de segunda a sábado, sempre respeitando os horários de sono. O descanso é fundamental para manter a concentração. O domingo você pode aproveitar para descansar e curtir suas atividades de lazer.
3 – Aproveite parte do seu tempo livre navegando na Internet para pesquisar assuntos de atualidades, em portais de notícias e artigos, pois esses assuntos são recorrentes nas provas do Enem. Não custa lembrar que a leitura de jornais, revistas e livros é sempre bem-vinda para qualquer estudo.
4 – Relembrar o conteúdo estudado naquele dia ou na semana na escola ou no cursinho é uma boa dica para fixar aquele conhecimento. Resolver questões diversas sobre esse conteúdo é uma forma de colocar em prática a teoria passada em sala de aula pelo professor.
5 – Praticar redação é prerrogativa para se dar bem em quase todos os processos seletivos. Tente escrever pelo menos uma redação por semana. Veja os temas e estilos de textos mais recorrentes nos vestibulares, Enem e concursos e peça ajuda a um professor para corrigi-la.
6 – Resolva provas de vestibulares antigos, concursos e provas do Enem de anos anteriores. A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, destinar até duas horas por dia para fazer questões de provas passadas. Dessa forma, você vai se adaptando aos tipos de questões que costumam ser cobradas nessas avaliações.
7 – Simulados também são bem interessantes porque, além de medir o conhecimento, o estudante pode treinar a situação do dia da prova. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.

8 – A palavra chave é: persistência. Persistência para não desistir do seu planejamento diário, para não cair na tentação de sair com os amigos no horário de estudos, assistir TV, perder horas do seu dia em redes sociais, para não deixar as coisas pra depois. Pode acontecer de um dia ou outro você quebrar a sua rotina de estudos, mas é preciso conhecer e respeitar os seus limites e manter o foco sempre na aprovação. Depois de um tempo você vai perceber que a rotina de estudos se tornou algo natural no seu dia-a-dia.
                                                                Blog da Educação-SEE.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Escola João Beraldo realizará processo de eleição dos membros do colegiado no mês de maio.


COLEGIADO ESCOLAR
Será realizado no mês de maio o processo de eleição dos membros do colegiado da nossa escola. O colegiado é um órgão representativo da comunidade escolar, com funções de caráter deliberativo e consultivo. As funções de caráter deliberativo compreendem as decisões relativas às normas previstas no regimento escolar, aos processos educativos, às diretrizes pedagógicas, a gestão de pessoas, administrativas e financeiras, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola e ao Plano de Gestão. Já as funções de caráter consultivo referem-se à análise de questões de interesse da escola, propostas pelos diversos segmentos da comunidade escolar, e à apresentação de sugestões para a solução das referidas questões. O órgão é composto pelo presidente e por representantes da comunidade escolar, membros titulares e suplentes, pertencentes às seguintes categorias: profissional em exercício na escola e comunidade escolar atendida pela escola. Nossa escola terá 12 membros titulares e 12 suplentes. A votação e apuração dos votos serão realizadas no dia 21 de maio nas
próprias escolas. Os membros do colegiado escolar, titulares e suplentes, serão escolhidos pelos pares das respectivas categorias. O mandato dos membros eleitos terá duração de três anos, sendo permitida uma única recondução consecutiva por igual período. Estão aptos a votar para a composição do colegiado escolar: profissionais em exercício na escola; estudantes regularmente matriculados e frequentes; pai, mãe ou responsável por estudante regularmente matriculado e frequente na escola.
Assembleia escolar
Assim como o colegiado escolar, a assembleia é um órgão representativo da comunidade escolar, com funções de caráter deliberativo e consultivo nos assuntos referentes à gestão escolar. A assembleia deverá ser convocada pelo colegiado. A assembleia é a instância máxima de consulta e deliberação da comunidade escolar e deve ser constituída por profissionais em exercício na escola, estudantes, pais, mães ou responsáveis por estudantes. Nela, devem ser discutidos assuntos de interesse da
comunidade escolar, de caráter consultivo e deliberativo relativos ao regimento escolar, processos educativos, diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras. As assembleias devem ocorrer, ordinariamente, pelo menos uma vez por ano, sendo uma delas destinada à Prestação de Contas da Gestão Escolar nas dimensões pedagógica, administrativa e financeira, conforme previsto em resolução do Calendário Escolar.