Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
quarta-feira, 3 de maio de 2017
sábado, 29 de abril de 2017
Confira a música "Demarcação Já!", uma homenagem de mais de 25 artistas aos povos indígenas do Brasil. Pelo direito à terra, pelo direito à vida
Incrível, lindo emocionante e muito forte. Aplausos e gratidão aos nossos artistas que lançaram música e vídeo pela demarcação das terras indígenas.
Os indígenas estão protestando contra o enfraquecimento da FUNAI e a paralisação da demarcação das terras promovido pelo presidente Michel Temer. Está também em tramitação no congresso uma Proposta de Emenda à Constituição denominada (PEC 215) que transfere a responsabilidade das demarcações do Executivo para o legislativo. Isto representa mais atraso.
Em defesa dos indígenas, mais de 25 artistas lançaram ontem a canção de protesto Demarcação Já. Participam grandes nomes da música nacional, como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Lenine, Elza Soares, Lirinha, Edgard Scandurra, Zélia Duncan, Criolo, Margareth Menezes e Céu, entre outros.
“Depois de mais de cinco séculos e de n ciclos de etno genocídios, o índio vive meio a mil flagelos, já tendo sido morto”, canta Chico César.
“Os indígenas foram recebidos com bombas de gás lacrimogêneo pela polícia legislativa, quando caminhavam pacificamente até o Congresso em ato que pede o fim do genocídio indígena e o respeito à constituição e aos direitos dos povos originários”, denunciou a deputada federal Luíza Erundina (Psol-SP). Uma das reivindicações dos indígenas é a saída do ministro da Justiça, Osmar Serraglio.
quarta-feira, 26 de abril de 2017
PROFESSOR ASSISTA AO VÍDEO COM O TUTORIAL EXPLICATIVO DO DIÁRIO DIGITAL - Acesse o Diário com o link abaixo.
No
diário digital, o professor registrará diariamente as informações de cada
aluno, que serão enviadas automaticamente ao sistema, via internet, utilizando
inclusive ferramentas móveis, como celular, tablet etc..
ACESSE O DIÁRIO CLICANDO NO ÍCONE ABAIXO:
ACESSE O DIÁRIO CLICANDO NO ÍCONE ABAIXO:
Atenção para as instruções de
uso do diário digital
PRIMEIRO PASSO é localizar o link do
diário
digital em seu e-mail.
1.
Baixe o Diário
em seu notebook, celular ou tablete.
2.
Faça uma nova
senha com 08 (oito) dígitos, seguindo o esboço:
a)-colocar 1(uma) letra maiúscula ;
b)-1(um) caracter (pode ser *-asterisco ou @ arroba);
c)-1(um ) número;
d)-cinco letras.
a)-colocar 1(uma) letra maiúscula ;
b)-1(um) caracter (pode ser *-asterisco ou @ arroba);
c)-1(um ) número;
d)-cinco letras.
3.
Registre
a presença do aluno todos os dias, mesmo quando não estiver on line. Assim que
seu aparelho entrar numa zona de wifi, os dados serão enviados automaticamente
para o Simade.
4.
Dois dias sem
registro de presença implica em bloqueio do acesso ao Diário digital..
5.
Assista o
vídeo acima e entenda como trabalhar.
terça-feira, 25 de abril de 2017
NAVEGAR É PRECISO MAS COM SEGURANÇA! Vamos, neste momento, reforçar as ações de conscientização junto aos estudantes e suas famílias sobre o uso da internet
Alertamos
a toda a comunidade escolar quanto a necessidade de que todos os segmentos
educacionais indistintamente: professores, pais, estudantes se informem sobre os riscos da utilização indevida da
internet e dos jogos que são propostos por muitos sites para nossos estudantes
( Ex: Baleia Azul). É necessário reforçar, nesse momento, as ações pedagógicas
de conscientização junto aos estudantes e suas famílias sobre o uso da
internet.
A
internet é uma ferramenta poderosa de disseminação de informações, importante
para a socialização e o acesso ao conhecimento. No entanto, os educadores, os
pais e os responsáveis devem ficar atentos ao comportamento das crianças,
adolescentes e jovens quando do seu uso.
A
SEE disponibiliza AQUI o Guia Participativo de Segurança
nas Escolas Estaduais, que pode auxiliar os educadores a aprofundar essa
abordagem que já há algum tempo vimos fazendo.
Quando
detectarem algum tipo de atitude ou comportamento atípico do estudante procurar
a Direção da escola para que este possa buscar ajuda profissional e das
instituições públicas, como os Conselhos Tutelares e os Centros de Referência
de Assistência Social. Vamos reforçar também as discussões dos temas que
envolvem a convivência no ambiente escolar, em especial com relação à prática
do bullyng, cujas consequências são danosas à saúde mental dos adolescentes.
domingo, 23 de abril de 2017
INFORMAÇÕES, É TUDO PURA VERDADE... (ou quase nada)?
Há uma epidemia de notícias falsas e elas
estão tendo muita influência entre as crianças, adolescentes e jovens. Se antes
os boatos e as meias-verdades se restringiam a veículos sensacionalistas, hoje
elas dominam a internet.
Nascidas em sites especializados em
criar os factoides, elas chegam ao público pelas redes sociais. As fofocas e
rumores fazem parte da história. O que mudou é a forma como são difundidos.
Elas aparecem misturados aos fatos verdadeiros ou descontextualizados.
Como educar adolescentes,
jovens e crianças para certificar a confiabilidade de uma informação recebida
pela internet?
É preciso ensinar a separar o joio do trigo estimulando a capacidade
de análise dos estudantes.
O caminho
para chegar à verdade é desconfiar do que se lê e até da própria opinião.
5
DICAS PARA SE CHEGAR À VERDADE
Como
atestar a veracidade de uma informação?
1. Questione a origem da notícia
Ao encarar uma mensagem compartilhada
nas redes sociais, a primeira pergunta que o leitor deve se fazer é: qual o
interesse de quem compartilhou essa informação? Uma pesquisa americana mostrou
que jovens de 15 a 27 anos tendem a acreditar em notícias claramente
equivocadas quando elas atestam algo em que eles já acreditam.
Constatar o viés de quem divulgou a informação não é atestado da mentira, mas pode ser um alerta.
Constatar o viés de quem divulgou a informação não é atestado da mentira, mas pode ser um alerta.
2. Desconfie dos autores
Muitas notícias falsas são divulgadas em
sites feitos para se parecer com portais já consagrados. Por isso, abrir um
link antes de compartilhá-lo é fundamental. Preste bastante atenção ao veículo
que publicou a informação e, caso você não o reconheça, procure checar se
jornais e sites tradicionais também divulgaram o mesmo dado. Também vale
observar outras notícias do mesmo veículo e ver se todas apresentam tendência
semelhante.
3. Leia mais do que apenas a
notícia
Boa parte das informações equivocadas
são notícias verdadeiras, mas compartilhadas fora de contexto. Nesses casos, um
detalhe pode fazer toda a diferença: checar informações como a data e o local
de publicação do texto pode impedir você de espalhar por aí uma informação que
já foi desmentida ou que poderia ser lida de uma maneira diferente, dependendo
do período em que foi publicada.
4. Analise o texto com cuidado
Aspectos do próprio texto também são
importantes. Vale se questionar: isso é uma notícia, uma análise ou um texto
opinativo? O autor se posiciona quanto ao assunto? Os dois lados foram ouvidos?
As fontes da informação dada são claras? Quem pode se beneficiar com a
divulgação dessa informação? Levar todos esses fatores em conta durante a
leitura ajuda a assumir uma postura mais crítica sobre os fatos que são
descritos no texto.
5. Considere os riscos antes de
compartilhar
Espalhar uma informação é algo sério.
Por isso, é importante refletir sobre os motivos e as consequências do
compartilhamento de uma notícia: ela é relevante para outras pessoas? Quais
interesses estarei defendendo com esse compartilhamento? E, acima de tudo,
tenho confiança de que essa informação é verdadeira? Se a resposta à última
pergunta for não, é melhor não compartilhar.
Texto Adaptado por Deodato da Revista Nova Escola - Ano 32 Nº 301 Abril de 2017.
terça-feira, 18 de abril de 2017
Nós professores fomos incluídos no grupo de risco para vacina contra gripe. Esta é uma reinvindicação antiga. Sempre a Professora Ruth questionava que pelo fato de lidarmos com um grande público, deveríamos ter esse direito. É uma excelente conquista, para que não nos tornemos receptores nem transmissores do vírus.
Os
Professores são público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
neste ano.
quinta-feira, 13 de abril de 2017
OS MEMBROS DO COLEGIADO DA ESCOLA JOÃO BERALDO SE ENCONTRAM E DISCUTEM VÁRIOS ASSUNTOS.
O colegiado da Escola Estadual Dr. João Beraldo
é bastante atuante e tem conhecimento de tudo que acontece na escola. Hoje dia
12 de Abril de 2017, (Terça Feira), às 10 horas, aconteceu reunião dos seus
membros onde quando foram discutidos variados assuntos, desde o cardápio da alimentação escolar
que foi decidido, a necessidade do aumento das câmeras até a definição das datas
das nossas reuniões que acontecerão toda
2ª quarta feira do mês neste ano de 2017.
Colegiado escolar é um conselho formado pelo
gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos
estudantes e o representante da comunidade local, por meio de eleição direta e
secreta envolvendo todas as pessoas da escola. O colegiado tem mandato de dois
anos e se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.
Quando o colegiado participa efetivamente da gestão
escolar, amplia-se o diálogo com a
comunidade, combate-se as práticas autoritárias, cria-se variadas oportunidades
de fortalecer o vínculo e integração entre a escola e a comunidade em que a
mesma está inserida.
Funções
estabelecidas na Lei Estadual nº. 11.043/08
Deliberativa - o colegiado pode elaborar, aprovar e/ou tomar decisões relativas às ações pedagógicas e administrativas, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos destinados à Unidade Escolar.
Deliberativa - o colegiado pode elaborar, aprovar e/ou tomar decisões relativas às ações pedagógicas e administrativas, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos destinados à Unidade Escolar.
Consultiva - o colegiado pode assessorar a gestão da
Unidade Escolar, opinando sobre as ações pedagógicas, administrativas e
financeiras exercidas pela direção.
Avaliativa - o colegiado pode realizar diagnóstico,
avaliar e fiscalizar o cumprimento das ações desenvolvidas pela Unidade
Escolar.
Mobilizadora - o colegiado
pode apoiar, promover e estimular a comunidade escolar e local em busca da
melhoria da qualidade do ensino e do acesso à escola
Ações
prioritárias:
1.
O acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico da Escola, do Plano de
Gestão e do Regimento Escolar.
2.
O monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para
cumprimento do Calendário Escolar.
3.
A participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos
financeiros.
4.
A articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações
para a integração entre a escola, a comunidade e o território.
quinta-feira, 6 de abril de 2017
O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC ACABA DE APRESENTAR A NOVA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. UMAS DAS NOVIDADES É A INCLUSÃO DAS HABILIDADES SÓCIO EMOCIONAIS COM O OBJETIVO DE TRABALHAR A AUTONOMIA, CAPACIDADE DE SUPERAR OBSTÁCULOS E DE PERSISTIR NOS OBJETIVOS. SE INFORME. VEJA COM O ANTONIO GOIS NO #MINUTOFUTURA. E LEIA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS EM SEGUIDA:
Terceira
e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino infantil
e fundamental foi apresentada nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da
Educação (MEC). O texto não aborda o ensino médio. O documento define a linhas
gerais do que os alunos das 190 mil escolas do país devem aprender a cada ano.
A
base ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e
depois homologada pelo ministro da Educação. Mesmo após essas etapas, ela só
terá efeito na sala de aula quando estados e municípios reelaborarem os seus
currículos em um prazo de até dois anos após a homologação pelo MEC. Serão
esses currículos que detalharão como será abordado cada uma das metas ou cada
um dos eixos da BNCC em sala de aula.
Destaques
da BNCC do ensino infantil e fundamental:
·
Ensino religioso
foi excluído da terceira versão; MEC alega respeitar lei que determina que tema
seja optativo e que é competência dos sistemas de ensino estadual e municipal
definir regulamentação.
·
Conteúdo de
história passa a ser organizado segundo a cronologia dos fatos.
·
Língua inglesa
será o idioma a ser ensinado obrigatoriamente; Conceito de gênero não é
trabalhado no conteúdo; MEC diz que texto defende "respeito à
pluralidade".
10
competências que os alunos devem desenvolver ao longo desta fase da educação:
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações,
fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos,
científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma
sociedade solidária.
2.
Exercitar a
curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo
a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
3.
Desenvolver o
senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de
práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4.
Utilizar
conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como
Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e
digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo.
5.
Utilizar
tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo
as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas.
6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal,
profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade.
7.
Argumentar com
base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e
defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os
direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e
global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros
e do planeta.
8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a
pressão do grupo.
9. Exercitar a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero,
orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de
qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a
qual deve se comprometer.
10. Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na
escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
“Pela
primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens
essenciais a que todos os estudantes têm direito na educação básica” - Maria
Helena Castro
Bebês
e crianças pequenas
A
BNCC também passou a adotar objetivos específicos para três categorias da
educação infantil: crianças de zero a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos
e 11 meses; 4 anos a 5 anos e 11 meses.
A
educação infantil, é a etapa mais inovadora. Ela não obedece a divisões mais
tradicionais por áreas de conhecimento e componentes curriculares. Faz o
cruzamento das áreas com os chamados “campos de experiência”, que incorporam
dimensões como o “brincar” e “explorar”, consideradas indispensáveis à formação
das crianças.
Próximos
passos: dois anos de prazo
O
documento final da BNCC, agora, será entregue ao Conselho Nacional de Educação
(CNE). A comissão vai analisar o texto e preparar um parecer técnico que será
submetido à votação do CNE.
De
acordo com o ministro Mendonça Filho, o calendário de implementação da base vai
dar o prazo de até dois anos após a homologação para que as redes elaborem seus
currículos, que serão posteriormente referendados pelo MEC.
O
CNE deve organizar audiências públicas em cada região do país, para ouvir opiniões
de especialistas e de representantes de professores e sociedades científicas.
Para
que a proposta se transforme em lei, a base ainda precisa ser homologada pelo
ministro da Educação. A implementação da BNCC, no entanto, demandará um ciclo
de trabalho, que envolverá formação e capacitação de professores, mudanças dos
materiais didáticos e reformulação dos currículos das escolas estaduais,
municipais e federais.
Ensino
médio
A
Base Nacional Comum Curricular apresentada pelo MEC nesta quinta (6) trata
apenas dos ensinos infantil e fundamental. A base do ensino médio será revisada
por causa da aprovação do projeto de reforma dessa etapa da educação básica
sancionada pelo Congresso em fevereiro deste ano. A previsão é de que ela seja
encaminhada ao Conselho Nacional de Educação no segundo semestre.
Enquanto
não houver mudanças na base do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) terá os mesmos conteúdos.
"O
Enem vai mudar na medida em que a base do ensino médio for aprovada.
Adaptado por Deodato Gomes do portal G1 de notícias
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Aqueles que passaram pela nossa vida, não vão sós... Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. Você meu irmão já está na luz intensa do amor infinito de Deus!...
Pessoal
neste momento recebi a notícia do falecimento do meu irmão, Lúcio Gomes Costa.
Ele mora em Teófilo Otoni, mas estava em São Paulo, foi visitar o filho Lucas e lá passou mal, com
uma arritimia cardíaca. Foi internado, chegou a ser levado para o CTI. Recebemos
a notícia agora às 18:10, do dia 03 de Abril de 2017. Um irmão muito amado por todos nós da família. Foi se juntar a nossa querida mãe e nosso pai que já está com Deus. Pedimos a Deus o conforto para seus filhos, que eles saibam entender este momento de dor, e que entendam também que o Céu é o destino último de todos, tudo aqui é fugidio, impermanente e provisório. A morte não pode ser o fim, ela é apenas o começo!... A ressurreição de Jesus Cristo nos possibilita este entendimento.
Não esqueçamos das palavras do Pe. Cléo em suas pregações: "A ressurreição é a maior prova da indomável teimosia da vida"!
Não esqueçamos das palavras do Pe. Cléo em suas pregações: "A ressurreição é a maior prova da indomável teimosia da vida"!
Lúcio com as netas Heloísa e Isabella. |
Podem
ter certeza de que assim como uma hora é apenas uma parte do dia, a vida na
Terra também é apenas uma parte da eternidade. É impossível que o melhor da vida seja aqui na Terra. Cada vez precisamos nos convencer de que a única maneira de sermos verdadeiramente felizes e nos sentirmos realizados é vivendo com Deus para sempre.
Primeiro momento no hospital |
O
nosso corpo não é a nossa verdadeira pessoa, apenas a casa física onde nós
residimos. A nossa verdadeira pessoa é o
nosso espírito, que vai viver eternamente.
Em algum lugar na maravilhosa criação de Deus existe um lugar onde podemos nos reencontrar com aqueles que amamos e perdemos por um tempinho.
Lúcio, Isabella e Lucas seu filho. |
Da direita para a esquerda temos Lúcio e seu genro Adriano. |
Meu irmão Nelson, Angelina e duas filhas gêmeas de Lúcio: Luciene, Luciana além do seu genro Adriano, estavam indo para São Paulo, mas no meio do trajeto informamos do fato e eles estão voltando para Teófilo Otoni.
Edina sua sobrinha, Lúcio e Cristina sua sobrinha |
Quando virmos o que Deus tem reservado para todos nós lá, concordaremos com o que Paulo escreveu sobre o Céu:
"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam"
(1Coríntios 2:9)
Por Deodato Gomes
domingo, 2 de abril de 2017
DATAS COMEMORATIVAS - Mês de Abril - “A vida é como o vento de Outono. Ela se encarrega de levar tudo o que não deve permanecer com você.”
Dia
20 de Março começou o Outono
A
gente se sente bem no outono porque nesta estação de transição, o céu de abril
é mais claro e é de uma beleza inigualável. É o céu de Páscoa. Uma temperatura
mais amena, diante de nosso verão que é muito quente. É a estação da renovação,
que vem após o verão.
Imagine você sentado neste banco, tendo sob seu olhar esta paisagem!
Imagine você sentado neste banco, tendo sob seu olhar esta paisagem!
Amo
o silêncio das tardes cinzas de outono o desenho das aves gravados no céu, amo
andar por estes caminhos, entre árvores a balançar na brisa que vem do mar… Amo
as horas paradas do tempo em que o mundo parece ter estacionado numa praia, onde
as ondas fazem graça na areia branca. Sonia Schmorantz.
Imagine você sob caminhando por entre esta paisagem de outono. É um belo momento de paz, de equilíbrio e de relax!... Você não acha?
Imagine você sob caminhando por entre esta paisagem de outono. É um belo momento de paz, de equilíbrio e de relax!... Você não acha?
Tu
és folha de outono voante pelo jardim. Deixo-te a minha saudade – a melhor parte
de mim. E vou por este caminho, certa de que tudo é vão. Que tudo é menos que o
vento, menos que as folhas do chão…Cecília Meireles
Esta pontezinha então é surreal!...Para onde ela pode nos levar? Para onde a imaginação for possível.
Esta pontezinha então é surreal!...Para onde ela pode nos levar? Para onde a imaginação for possível.
“Quando
algo que você goste acabar, lembre-se que as folhas do outono não caem porque
querem e sim porque é chegada a hora.”
“A
vida é como o vento de Outono. Ela se encarrega de levar tudo o que não deve
permanecer com você.”
Assinar:
Postagens (Atom)