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sexta-feira, 4 de maio de 2018

Escola João Beraldo realiza encontro pedagógico com professores para auxiliar implementação da Base Nacional Comum Curricular.



Foi assim que concebemos nosso "Dia D da Base", como um momento formativo importante em que nos aproximamos ainda mais do documento e que atendemos ao chamado de engajamento ao processo de implementação da Base na escola. 
Para dar conta deste grande desafio de colaborar na transformação  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em currículo da rede estadual de Minas e da nossa escola,   é que os professores da Escola João Beraldo reuniram hoje, dia 04 de Maio de 2018, para discutir e conhecer mais profundamente este documento que é destaque na garantia dos direitos de aprendizagem de todos os estudantes e da qualidade social  da educação. É preciso que todos  os profissionais da escola se apropriem do conteúdo da Base para que possa levá-la à prática das  salas de aula na rotina do seu dia a dia um ensino sintonizado com as exigências do século XXI. 


Existem dimensões importantes que envolvem a implementação deste documento obrigatório  na construção do currículo do Estado de Minas Gerais e talvez a que se coloca como a mais importante é da grande necessidade do mesmo se tornar amplamente compreendido e exercitado pelos docentes. Se os docentes não tomar a BNCC como uma ferramenta importante de seu trabalho, como um recurso fundamental que surge para orientá-lo na preparação dos seus planos de aula, adquirindo completa familiaridade e domínio sobre o mesmo,  a Base estará fadada ao fracasso.  É de suma importância que nos habituemos com toda essa temática e ampliemos a nossa compreensão para que possamos colaborar na construção do currículo da rede estadual de Minas Gerais como um todo e da nossa escola em particular. 

Sugiro os vídeos com comentários, onde professores falam sobre os fundamentos da BNCC para cada componente curricular:
https://www.informativogirassol.blog.br/2018/04/na-area-de-linguagens-da-bncc-estao.html#links
Nesse sentido a Base Nacional Curricular vem provocar mudanças na dinâmica interna da escola promovendo a revisão do seu Projeto Político Pedagógico, alterando as relações do professor com as temáticas a serem trabalhadas, as concepções de educação, aprendizagem. Ou seja este documento necessita ser atualizado com as demandas do século XXI. É preciso fazer os devidos alinhamentos do PPP com a Base. O PPP direciona o fazer pedagógico, e a Base traz  determinações que devem ser contempladas no PPP, dispositivo  que norteia e conduz a dinâmica interna da escola. 

Depois do "Dia D da BNCC" que aconteceu na Escola João Beraldo e em todas as escolas de Minas, ocorrerão os desdobramentos importantes, conforme o calendário apresentado pela Secretaria de Estado, para que se efetive e aconteça o currículo, instrumento essencial para a conquista da qualidade educacional. Vamos conferindo os próximos passos, e acompanhando o cronograma apresentado:



Slides que usamos para apresentação da temática:
https://drive.google.com/file/d/1dL3zuOsHu4Tjkc6d2DoplLnv2BcNkrFQ/view?usp=sharing

Durante a apresentação assistimos estes vídeos do MEC, explicando as competências gerais e das áreas:

10 COMPETÊNCIAS GERAIS
http://midias.baseemacao.org.br/BNCC/BNCC_AS_DEZ_COMPETENCIAS.mp4





Enfatizamos que a Base é um documento complexo, obrigatório e para que este tenha sucesso no processo de implementação é importante o entendimento dos professores enquanto principal agente de implementação e de  transformação do documento em currículo escolar.
Resultado das nossas discussões:
https://drive.google.com/file/d/1Ad0JVdVLDfF7zUoEV8fNSNneIeNZlm2p/view?usp=sharing

Valeu colegas, aprendemos muito juntos!
                                                                   Deodato Gomes

quarta-feira, 2 de maio de 2018

UMA VERDADE MAIS INCONVENIENTE ENTRA EM CARTAZ NO CINE JOÃO BERALDO. Depois do filme acontece a discussão. Se alguém da comunidade quiser assistir conosco é só agendar com a Direção da Escola.



O Projeto Cinema na Escola coloca em cartaz dois filmes. O primeiro, assistimos hoje, 02 de Maio de 2018, em atividade de formação continuada com todos os professores e se chama:  “Uma verdade mais inconveniente”. O filme é um documentário do ativista e senador americano, Al Gore que trata  do problema das mudanças climáticas e a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera com o consequente efeito do aquecimento global.


O tema foi abordado em seu primeiro documentário de 2006 “Uma verdade inconveniente”,  e retorna agora 10 anos depois neste novo  filme que recebeu um mais em seu nome, em relação ao documentário anterior, sendo batizado de “Uma verdade mais inconveniente”. No seu novo filme Gore continua sendo o arauto de uma catástrofe climática anunciada e em vias de acontecer que extinguirá a vida no Planeta Terra. No novo documentário, ele mostra que pouco mudou no mundo, desde o seu primeiro filme, com a mesma temática. 


   Em relação aos avanços necessários para conter as mudanças climáticas desde 2006 a coisa está é piorando, e o nível de poluição continua subindo a cada ano. Gore, mostra um pouco das alternativas existentes, apresentando cidades que estão no caminho da energia 100% sustentável nos Estados Unidos.
Se trouxermos para o âmbito religioso, o documentário apresenta uma idéia de que estão colocadas as condições para o fim, para o apocalipse da existência da humanidade no Planeta Terra. A Terra continuaria existindo mas sem a vida humana, que nela habita. Al Gore cita inclusive um trecho de Deuteronômio 30:19: “Pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a invocação do mal; e tens de escolher a vida para ficar vivo”, como que sugerindo que o homem tem feito o a escolha da morte quando insiste nesta economia capitalista do carbono.

Gore em seus  documentários faz uma reflexão para nos convencer o quanto as emissões de gases de efeito estufa (GEE) que concentram suas moléculas na atmosfera, cada vez mais em partes por milhão,  estão afetando  o planeta de tal forma,  a ponto de elevar as temperaturas da terra, promovendo o aquecimento do planeta.
Metano-CH4, Nitrogênio N2O, CO2- carbono

 Ele viaja o mundo todo e na Groelândia apresenta o derretimento de montes de gelo; em  Miami apresenta as inundações, a possibilidade da inundação das ilhas maldivas, as enchentes e secas no mundo todo, como consequências da concentração do dióxido de carbono na atmosfera terrestre.

Ele afirma que  tudo isso comprova o risco que a humanidade está correndo devido ao fato de vivermos  em uma sociedade em que o dinheiro é quem dita as regras. A crise do clima é moral e é também a crise da  democracia pela qual passamos.  Segundo ele o problema só piora porque o esforço feito na reunião de Paris foi tudo por água abaixo com a eleição de Trump que tirou os Estados Unidos do acordo que foi costurado com muita negociação e mediação do próprio Gore. Sobre a saída dos Estados Unidos do acordo de Paris e a eleição do Trump,  ele até lembra a fala de um boxeador quando disse que “todo mundo tem um plano, até levar um soco na cara”.
As novas gerações vão perguntar quando receber um planeta com poucas condições de vida: "O que vocês tem na cabeça? Os cientistas falando, a mãe natureza gritando e vocês nada fizeram  para conter a autodestruição da vida." Lembra Gore

Gore apresenta também soluções, mostra por exemplo  que a energia solar e a energia eólica se tornaram alternativas viáveis e eficientes aos combustíveis fósseis que tanto poluem, e que,   o que impede de ser implementadas é a falta de vontade política dos líderes mundiais. Inclusive o filme mostra uma visita que ele faz a uma  cidade do interior do Texas  em que o prefeito está implementando uma política de energia sustentável.

Após o filme houve um pequeno debate,  vários professores se manifestaram destacando pontos do filme,  acrescentando posições e ampliando a reflexão. Alguém lembrou a área rural do municipio de Carlos Chagas, que quando olhamos pelas fotos do satélite da internet mais parece um deserto. O Gore inclusive reforça a importância da vegetação no combate ao aquecimento global, uma vez que a planta precisa do CO2, dióxido de carbono, para realizar seu processo de fotossíntese. 
A fotografia da terra no espaço chama bastante a atenção e é  quando Gore enfatiza a necessidade de se estabelecer uma conexão profunda com o planeta, o nosso lar comum,  que dividimos com os 7,6 bilhões de humanos que vivem na terra. 
Peguei esta imagem do site da NASA. É visão fotográfica  real e detalhada da Terra de um satélite da NASA. Crédito de imagem: NASA. Fala a verdade gente. Não te emociona de ver sua casa no universo.


Por Deodato Gomes
Veja as fala de Al Gore no filme:

“Sempre começava os meus treinamentos com fotos do planeta. Quando vemos a Terra do espaço, estabelecemos uma conexão com o lar que compartilhamos.”  
                                                                                                                    
Este filme integra o nosso Projeto Cinema na Escola, conscientes de que "o cinema jamais será mero entrentenimento." Por este trabalho todos os alunos assistirão ao filme e depois serão estimulados a expressarem suas impressões. Se alguém da comunidade quiser assistir conosco, pode, é só agendar com a direção da escola. 


Estamos lutando para equipar a nossa sala de cinema com um ar condicionado. Temos tudo só falta este recurso para tornar nossa sala melhor ainda. Você pode nos ajudar.

Um roteiro de atividade escolar sobre o documentário foi preparado, e apresento aqui como sugestão para aplicação a estudantes depois de assistirem ao filme e debaterem acerca do mesmo. É apenas uma sugestão que inclusive pode ser melhorada. Acesse o roteiro pelo link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1IxJu4OH8GoS0TTrg5UrVkaQdabYX9S-e/view?usp=sharing


Assista ao trailer do filme



terça-feira, 1 de maio de 2018

O trabalho é uma dimensão importante da nossa realização como ser humano e por ele participamos da responsável tarefa de construir um mundo melhor.


Caro Colega trabalhador, trabalhadora,

   O trabalho é uma dimensão importante da nossa realização como ser humano, ainda mais quando se trabalha com educação. É pelo trabalho que participamos da responsável tarefa de construir um mundo melhor. Mil parabéns pra você trabalhador da Escola João Beraldo.                                                                                                                                                                                        Deodato

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Na BNCC a área de Ciências humanas trabalha com os componentes de História e Geografia.

A BNCC estabelece que as Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a noção de contextualização marcada pelas categorias de  tempo e espaço.



Veja os aspectos fundamentais que a BNCC estipula para os componentes História






Veja os aspectos fundamentais que a BNCC estipula para os componentes Geografia.



A área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico


Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, com a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo.


O professor Herbert da Silva explica os principais pontos que a BNCC define para esse componente:


A matemática como componente da BNCC.


Em Matemática, a BNCC apresenta cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.




A professora Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema, explica as principais mudanças que a BNCC traz para o componente Matemática.

Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos quatro componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.


A área de LINGUAGENS da BNCC é composta por quatro componentes, são eles: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física.

Abaixo apresentamos vídeos com os aspectos mais importantes que a BNCC define para cada um dos componentes da área. Pedimos aos professores que baixem em seu celular antes do nosso encontro do dia 04de Maio de 2018 – Sexta Feira.



Especialista fala sobre os pontos fundamentais da BNCC para o componente Língua Portuguesa.






Uma professora especialista destaca as principais mudanças que a BNCC traz para o componente Língua Inglesa. Entenda:





Priscilla Vilas Boas, professora de dança e mestre em Educação, fala sobre as mudanças que a BNCC traz para o componente Arte.





As mudanças que a BNCC traz para o componente Educação Física são explicadas pelo professor Luis Vasquinho.





segunda-feira, 16 de abril de 2018

Inscrições para o Encceja 2018 estão abertas. Provas do Encceja Nacional 2018 serão em 5 de agosto. Provas conferem diploma de ensino fundamental e ensino médio para pessoas que não concluíram na idade certa.



As inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)  2018 estão abertas a partir de hoje segunda-feira (16) e poderão ser realizadas até as 23h59 de 27 de abril.

Qualquer dúvida procure a Escola joão Beraldo.

Acesse o sistema e faça sua inscrição, por meio do link abaixo:


As provas estão marcadas para 5 de agosto em Nanuque.


domingo, 15 de abril de 2018

CNE fará audiências públicas sobre proposta de base curricular no ensino médio.



Depois que o MEC entregou sua proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio para o Conselho Nacional de Educação (CNE), este apresentou o cronograma de audiências públicas. 



Mas não divulgou as cidades onde acontecerão as audiências. Sabe-se que a audiência de São Paulo acontecerá no dia 06/07.

A proposta esvazia currículo

A proposta para o ensino médio que o MEC encaminhou ao Conselho Nacional trata de apenas duas disciplinas: Português e Matemática, inseridas respectivamente nas áreas do conhecimento de Linguagens e Matemática.

O documento muito genericamente as Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Para se ter uma ideia do grau de esvaziamento, de um total de 565 páginas, apenas 10 estão reservadas às Ciências da Natureza e outras 20 para Humanidades.

Conteúdo à distância

Soma-se a isso a divulgação, pelo Jornal Folha de S. Paulo, de uma proposta em discussão no CNE que libera até 40% da carga horária para ensino a distância. O texto em debate atualiza as Diretrizes Curriculares e não foi tornado público.

Vamos fazer a leitura da proposta apresentada pelo governo e assistir as audiências que acreditamos que serão veiculadas pela internet.

 Site das audiências: http://cnebncc.mec.gov.br/

Acesse a proposta na íntegra:

Professores da Escola João Beraldo passam por capacitação e aprimoram seu sistema de Avaliação Escolar.





Avaliação é uma dimensão fundamental da prática pedagógica e cumpre importante papel no processo educacional.  Conhecer os variados sistemas e tipos de avaliação é indispensável ao professor que quer ter prática diferenciada e  busca aprimorar seu exercício docente. Foi o que refletimos em nosso encontro de  sábado dia 14 de Abril. A nossa capacitação ajudou nos compreender os vários tipos de avaliação que existem, seus objetivos e os fins a que se destinam. O professor tem o dever de ofício de se instrumentalizar deste saber e aplicá-lo com eficiência no seu dia a dia, uma vez que a avaliação interfere muito diretamente na trajetória escolar dos estudantes. Acreditamos que a prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no seu próprio campo de trabalho é que  contribue efetivamente para o surgimento de uma re-significação das inúmeras temáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem, como por exemplo a avaliação..


Impulsionado pela necessidade de melhorarmos a nossa prática avaliativa foi que organizamos este momento de reflexão. A aprendizagem alcançada neste encontro alicerçará o trabalho desenvolvido sobre avaliação de aprendizagem da escola como um todo. 


 A capacitação ministrada por Rafael Neves, que é mestre pela UFVJM, professor universitário e coordenador dos inspetores da S.R.E de Teófilo Otoni vem amparar o sistema de avaliação da Escola João Beraldo e auxiliar na definição de uma estrutura mais eficaz do nosso processo avaliativo. Vai ajudar também ao professor a melhorar na prática a sua técnica de  elaboração de provas e a sua compreensão dos aspectos metodológicos que envolvem a configuração da avaliação como um todo. A reflexão desenvolvida por Rafael junto ao corpo docente da nossa escola foi excelente e vai influenciar bastante o dia a dia da avaliação. Já saímos da capacitação com  mudanças importantes em determinados aspectos do nosso sistema.  Como dizemos de algo que foi muito bom: super-recomendamos.


Acreditamos que é através de um processo formativo capaz de mobilizar os saberes da teoria e da prática da educação que os docentes compreenderão e desenvolverão as competências e habilidades necessárias para a investigação da sua própria atividade docente, especialmente agora quando o Estado de Minas se mobiliza em torno da implantação de uma nova Base Curricular. 
Para acessar o registro em fotos do evento:
https://photos.app.goo.gl/YgmqJ96cGxY8dCMP2

Houve momentos importantes de interação, denotando a satisfação dos professores em participar desta capacitação  o que agradou bastante Rafael que externou para os presentes este sentimento. Agradecemos a Rafael pelo brilhantismo, seriedade e conhecimento com que conduziu os trabalhos que muito nos enriqueceu.





sexta-feira, 13 de abril de 2018

DOCCTOR MED – CONSULTAS MÉDICAS oferece consultas para todas especialidades em Teófilo Otoni com preços acessíveis





Docctor MED – Consultas Médicas oferece consultas para todas especialidades em Teófilo Otoni com preços acessíveis, se tornando uma boa alternativa para os mais pobres e sem plano de saúde. Como está difícil conseguir consultas com especialistas no SUS e Ipsemg principalmente para neste tempo tão difícil em que vivemos. Deparamos na escola todos os dias com situações de alunos que necessitam consultar um especialista, desde psiquatras, dermatologista, neurologistas, mas o acesso é bem reduzido. Cobramos de pais, mas os mesmos não tem como garantir este cuidado com seus filhos. A gente fica muito triste com esta situação.  Como seus pais não podem pagar ficam a espera do SUS que demora muito a chegar e às vezes não chega. Tudo é mais difícil para os mais pobres.  Pelo que informei o preço é de R$ 100,00 (cem reais), ainda caro para quem não pode pagar mais é um pouco mais acessível.
Muito bom é que além de consultas, oferece também os  exames laboratoriais, de imagem ou complementares tudo a preço “popular”.  

Vale a pena. As consultas podem ser marcadas por telefone – (33)-3536-3690, whatsapp(33) 99966-1031

Veja a página da clínica na internet:

terça-feira, 10 de abril de 2018

Universidade Federal oferece 490 vagas para os cursos de licenciatura em Física, Matemática, Química e Administração Pública (bacharelado), na modalidade EAD. Esta é sua oportunidade.



A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) divulgou hoje o edital do Processo Seletivo para os Cursos de Graduação a Distância - EAD, para ingresso no primeiro semestre de 2019. São 490 vagas ofertadas para os cursos de Administração Pública (bacharelado) e licenciatura em Física, Matemática e Química. 
A seleção dos candidatos será por meio das modalidades de Aproveitamento da Nota do Enem e Processo Seletivo Próprio. Os candidatos poderão inscrever-se nas duas modalidades. 50% das vagas ofertadas em cada modalidade serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
O candidato que pleiteia a isenção total ou parcial da taxa de inscrição deverá preencher o formulário on-line de cadastro de pedido de isenção, disponível neste link, no período de 24 de abril a 10 de maio e observar as normas do edital para o envio da documentação à UFVJM.
O resultado do pedido de isenção estará disponível no site da Copese no dia 5 de junho .
As inscrições para o Processo Seletivo de Educação a Distância – EAD nas modalidades de Aproveitamento da Nota do Enem  e Processo Seletivo Próprio deverão ser realizadas no período de 5 de junho a 5 de julho, via internet , também por meio do endereço eletrônico da Copese.
As provas serão realizadas no dia 16 de setembro, no horário das 8h às 13h, nas seguintes cidades: Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Divinolândia de Minas, Itamarandiba, Januária, Minas Novas, Nanuque, Padre Paraíso, Pedra Azul, Taiobeiras, Teófilo Otoni e Turmalina.
https://drive.google.com/file/d/0Byty4GeJMmEEUVRaVzFXVG9UX0kxVDc5XzZCcm1LWWUxVHZV/view?usp=sharing