Bullying

domingo, 15 de abril de 2018

Professores da Escola João Beraldo passam por capacitação e aprimoram seu sistema de Avaliação Escolar.





Avaliação é uma dimensão fundamental da prática pedagógica e cumpre importante papel no processo educacional.  Conhecer os variados sistemas e tipos de avaliação é indispensável ao professor que quer ter prática diferenciada e  busca aprimorar seu exercício docente. Foi o que refletimos em nosso encontro de  sábado dia 14 de Abril. A nossa capacitação ajudou nos compreender os vários tipos de avaliação que existem, seus objetivos e os fins a que se destinam. O professor tem o dever de ofício de se instrumentalizar deste saber e aplicá-lo com eficiência no seu dia a dia, uma vez que a avaliação interfere muito diretamente na trajetória escolar dos estudantes. Acreditamos que a prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no seu próprio campo de trabalho é que  contribue efetivamente para o surgimento de uma re-significação das inúmeras temáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem, como por exemplo a avaliação..


Impulsionado pela necessidade de melhorarmos a nossa prática avaliativa foi que organizamos este momento de reflexão. A aprendizagem alcançada neste encontro alicerçará o trabalho desenvolvido sobre avaliação de aprendizagem da escola como um todo. 


 A capacitação ministrada por Rafael Neves, que é mestre pela UFVJM, professor universitário e coordenador dos inspetores da S.R.E de Teófilo Otoni vem amparar o sistema de avaliação da Escola João Beraldo e auxiliar na definição de uma estrutura mais eficaz do nosso processo avaliativo. Vai ajudar também ao professor a melhorar na prática a sua técnica de  elaboração de provas e a sua compreensão dos aspectos metodológicos que envolvem a configuração da avaliação como um todo. A reflexão desenvolvida por Rafael junto ao corpo docente da nossa escola foi excelente e vai influenciar bastante o dia a dia da avaliação. Já saímos da capacitação com  mudanças importantes em determinados aspectos do nosso sistema.  Como dizemos de algo que foi muito bom: super-recomendamos.


Acreditamos que é através de um processo formativo capaz de mobilizar os saberes da teoria e da prática da educação que os docentes compreenderão e desenvolverão as competências e habilidades necessárias para a investigação da sua própria atividade docente, especialmente agora quando o Estado de Minas se mobiliza em torno da implantação de uma nova Base Curricular. 
Para acessar o registro em fotos do evento:
https://photos.app.goo.gl/YgmqJ96cGxY8dCMP2

Houve momentos importantes de interação, denotando a satisfação dos professores em participar desta capacitação  o que agradou bastante Rafael que externou para os presentes este sentimento. Agradecemos a Rafael pelo brilhantismo, seriedade e conhecimento com que conduziu os trabalhos que muito nos enriqueceu.





Um comentário:

Juelice disse...

Foi um momento de grande aprendizado. E como isso nos leva a uma reflexão da nossa prática.
Valeu o esforço diretor. Acho que é preciso injetar ânimo sempre para que a fonte do professor nao se esgote.