Iluminando mentes, girando ideias – onde a educação floresce e as reflexões ganham neurônios, guiando pais, educadores e alunos na dança contínua em busca do saber, tal como girassóis em seu compasso com o sol.
Assim como o sol, acorde
disposto a brilhar hoje. Levante-se com a força e o vigor que procedem do seu
Criador todo-poderoso! Ilumine todos à sua volta, mesmo aqueles que não
reconhecem o brilho de Cristo em você.
E, se alguma nuvem escura
tentar se impor diante de ti, nunca pare de brilhar e refletir o amor de Deus.
As tempestades vêm e vão, mas o sol nunca deixa de dar a sua luz e calor. Não
pela sua própria iniciativa, mas pela vontade de Deus, que o chamou para ser
luz! Pense nisso...
Vocês são a luz do mundo.
Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Mateus 5:14
Todos os
profissionais da educação de Carlos Chagas, das redes pública, privada e
conveniada serão vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 amanhã
dia 11 de junho. A vacina acontecerá na sala de Cinema da Escola Estadual Dr. João Beraldo, a partir das
7 até às 17 horas de forma escalonada seguindo a lista de profissionais da
educação, enviada pelos gestores da Escola. A vacinação abrange todos os profissionais da educação sem distinção, desde quem trabalha na cantina, secretaria, especialistas até os professores, que estejam na ativa neste momento. Professores de licença e afastado aguardarão por outro momento.
Tudo
está sendo organizado para evitar aglomeração e dentro das devidas normas de biossegurança preconizado pelas autoridades de saúde.
A vacinação de todos os profissionais
vai proporcionar mais proteção para o retorno às aulas presenciais de uma forma segura e gradativa. Sabemos
que não adianta vacinar apenas o professor há uma necessidade de vacinar a todos os
profissionais que trabalham nas unidades de ensino ou seja todos os que trabalham e estão no dia a dia
das escolas do nosso município e é exatamente isto que vai acontecer.
Quem tomou a vacina contra gripe tem que esperar 14 dias para tomar a vacina contra a covid-19, mas tem sua dose garantida, conforme afirmou a nossa Secretaria de saúde a senhorita Ludmila.
Fiquem atentos ao horário de sua escola, verifique a escala de vacinação ao fim desta postagem.
Você deve levar o cartão de vacina, o cartão do SUS e o CPF que deve ser obrigatoriamente apresentado no ato da vacinação.
Parabéns a nossa Secretaria de Saúde Ludmila, o Prefeito Municipal Nanyoski, que tem trabalhado intensamente para garantir essa vacina para todos os profissionais da Educação.
Estudo publicado na
revista Nature revelou, pela primeira vez, que pessoas que contraíram a doença
de forma ligeira ou moderada desenvolvem uma célula imunológica capaz de
produzir anticorpos contra o SARS-CoV-2 para o resto da vida.
Uma das observações em
pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 mostra que o nível de anticorpos – proteínas
capazes de impedir o vírus de infectar as células – começa a diminuir após
quatro meses. O importante é perceber se, apesar da queda de anticorpos, o
doente desenvolveu também uma resposta imunológica completa, que inclui a
criação de glóbulos brancos capazes de eliminar o vírus, muitos meses e até
anos após a primeira infecção.
Vários estudos têm
indicado que as pessoas que passam pela infecção e aquelas que são vacinadas
geram uma resposta celular imune que as protege de reinfecções.
O estudo publicado pela
Nature traz boas notícias. Os especialistas analisaram 77 doentes que tiveram a
doença de forma ligeira ou moderada (grupo sobre o qual existiam dúvidas). Na
maioria, eles notaram que os anticorpos diminuem acentuadamente após quatro
meses, mas a redução é mais lenta e essas moléculas ainda estão presentes no
sangue 11 meses após a doença. O estudo foi o primeiro a analisar a presença de
células plasmáticas de longa vida na medula óssea.
As células plasmáticas
são geradas quando um patógeno entra no organismo. No caso da covid-19 é, por
exemplo, a proteína S que o vírus usa para infectar as células humanas.
Após a infecção, essas
células imunes viajam pela medula óssea, onde permanecem em estado latente. Se
o vírus reaparecer, as células regressam à corrente sanguínea e começam
novamente a produzir anticorpos. O estudo mostra que a grande maioria dos doentes
que conseguiram recolher amostras de medula óssea – 15 de 18 – gerou células
plasmáticas no sistema imunológico.
Ali Ellebedy,
imunologista da Escola de Medicina da Universidade de Washington e pesquisador
principal do estudo, destaca, em declarações ao jornal espanhol El País: “As
células plasmáticas podem durar a vida inteira. Essas células vão continuar e
produzir anticorpos para sempre”.
Anticorpos e imunidade
A presença de anticorpos
nem sempre significa que a pessoa está “imune” à reinfecção, embora seja
provável que isso aconteça.
Ellebedy esclarece que se
os anticorpos produzidos por células de longa vida não forem suficientes, o
sistema imunológico ativa as células B de memória, capazes de produzir ainda
mais anticorpos.
Esse estudo encontrou
esses tipos de células em doentes, uma descoberta que é consistente com estudos
anteriores que sugerem que a imunidade contra o SARS-CoV- 2, mediada por
diferentes tipos de linfócitos e células do sistema imunológico, provavelmente
dura anos.
O mesmo ocorre com outras
infecções. Os anticorpos e células de memória contra o SARS, um coronavírus que
provocou a morte de pelo menos 800 pessoas no início da última década, duram
pelo menos 17 anos. Com a varíola, mais de 50 anos após a vacinação, as pessoas
retêm células B capazes de produzir anticorpos se o vírus reaparecer no
organismo.
“Essas células
continuarão a produzir anticorpos eternamente", acrescenta Ali Ellebedy ao
jornal.
Uma das questões que se
coloca é se esse tipo de célula do sistema imunológico é capaz de neutralizar
as novas variantes que têm surgido. “Tudo depende de quanto muda a sequência
genética do vírus”, afirma Ellebedy.
Estudos anteriores
mostraram que o sistema imunológico dos infectados e vacinados neutraliza
suavemente as variantes mais graves detectadas até agora. Existem alguns tipos
de anticorpos que não conseguem neutralizar o vírus, mas o sistema imunológico
nunca aposta tudo numa jogada e produz anticorpos contra muitas proteínas
diferentes do vírus e das células de memória com as mesmas capacidades, de modo
que é muito difícil que a variante escape a todas e, sobretudo, faça alguém
adoecer, a ponto de causar graves problemas de saúde ou até a morte.
“É razoável que esse tipo
de célula forneça imunidade vitalícia”, afirmou Manel Juan, chefe do serviço de
Imunologia do Hospital Clinic em Barcelona.
“Essas células de longa
vida são uma ajuda na imunidade contra outras doenças por muitos anos”,
acrescenta.
Terceira dose
Uma das questões que se
coloca é apurar se uma terceira dose da vacina será realmente necessária,
conforme propõem as farmacêuticas. “Para mim está claro que não é necessário,
assim como não seria necessário vacinar quem já teve a doença”, explicou Manel
Juan.
África González e Marcos
López-Hoyos, da Sociedade espanhola de Imunologia consideram ser “muito cedo
para pensar em terceira dose”.
“É bem provável que a
proteção pela doença ou pela vacina seja para toda a vida, embora seja algo que
terá que ser analisado”, explicou López-Hoyos.
Para o imunologista, “é
necessário estar muito atento ao que acontece com as pessoas mais velhas e com
doenças de base. Em todo caso, pensamos que a necessidade de uma terceira dose
não é tanta quanto dizem os CEOs da Pfizer e Moderna. Em qualquer caso, a
primeira coisa é vacinar toda a população pela primeira dose. Estudos como
esses mostram que a imunização gerada pela infecção é mais protetora do que se
pensava”.
“O sistema imunológico
gera células de curta, média e longa duração em resposta a uma infecção”,
afirma África González, imunologista da Universidade de Vigo.
Segundo a especialista,
“traduzidas em vacinas, existem algumas que fornecem proteção apenas temporárias
para anticorpos humorais, por cerca de seis meses. São eles que carregam os
carboidratos de bactérias e não ativam os linfócitos T”.
“Outras vacinas induzem
respostas celulares e humorais que se mantêm por alguns anos, como a do tétano,
que é recomendada de dez em dez anos. Com outras não é necessário vacinar mais,
depois das três doses recebidas na infância”, conclui.
Você já ouviu falar de
Galileu Galilei? Ele é considerado o pai da ciência moderna por defender o uso
de experimentos para comprovar hipóteses. Mas o que tornou Galileu mais famoso
foi a sua briga com a Igreja Católica sobre o movimento da Terra e do Sol. Galileu
defendia que a Terra girava ao redor do Sol, uma ideia muito estranha, pois, a
época, acreditava-se que a Terra era o centro do Universo. Poucos acreditaram
nele, mas hoje sabemos que Galileu estava certo. Na verdade, o movimento do Sol
que observamos no céu, ao longo do dia, é apenas uma sensação. Por causa dessa
briga, Galileu é visto como o herói que revelou a verdade e a Igreja é vista
como a vilã que o condenou. Mas nem tudo é como parece ser. O herói nem sempre
está certo e a vilã, nem tão errada. Alguns historiadores defendem que a Igreja
não era contra avanços científicos, mas era contra ideias que contradiziam
ensinamentos bíblicos. O próprio Papa era amigo de Galileu e via os estudos
dele com bons olhos. Mas sentiu que sua confiança foi traída quando Galileu publicou
um livro em que defendia as próprias ideias como verdade e não como hipótese,
sem ter provas suficientes para isso e de forma arrogante. Galileu acabou
pagando caro por ter usado as palavras erradas, ficando em prisão domiciliar
pelo resto da vida. Recentemente a Igreja se desculpou pelo erro de ter condenado
Galileu.
Texto originalmente escrito por Brunah Schall para o programa Na Onda da Vida, da Rádio
UFMG Educativa 104,5 FM, e adaptado por Yuri Fernandes.
Esta imagem diz muito sobre a extinção da Ferrovia, quando você segue na direção deste pontilhão até o final do mesmo, depara-se com a Rio Bahia. Qual é a paisagem? É a BR 116 sobrepondo, cruzando o traçado da Baiminas, como era carinhosamente chamada.
Quando me veio a razão já não existia mais a Bahia-Minas, mas confesso que este é um assunto que mexe com muita a gente inclusive comigo. Lembro de quando pequeno ainda do seu traçado em frente a minha casa na Rua Frei Simeão. Depois de conhecer toda esta história ninguém fica imune. Pensar que a Ferrovia foi aberta para levar o milagre econômico ao Vale do Jequitinhonha e a um pedaço do Sul da Bahia. Mas a má gestão, a corrupção, sempre ela, e a precipitada decisão do governo militar de apostar no avanço das rodovias decretaram o fim da linha, em 1966. E mais, extinguir uma Ferrovia para atender a necessidade de expansão das indústrias automobilísticas é para deixar a gente sem entender mesmo.
Ponta
de Areia (BA), Teófilo Otoni (MG) e Araçuaí (MG) – Os verdes olhos de Glair
Farina, de 71 anos, enxergam o passado toda vez que o ex-ferroviário observa,
incrédulo, “o descanso para sempre” da Pochixá, exposta na Praça Tiradentes, em
Teófilo Otoni, a 450 quilômetros de Belo Horizonte. A maria-fumaça é um dos
poucos símbolos que restaram da Bahia-Minas, a ferrovia aberta para levar o
milagre econômico ao Vale do Jequitinhonha e a um pedaço do Sul da Bahia, duas
das regiões mais carentes do Brasil.
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Carlos Chagas, (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
A
Baiminas, como moradores se referem à linha, foi inaugurada em 1881 e
desativada em 1966. Seus 578 quilômetros ligaram o Jequitinhonha ao Atlântico,
de Araçuaí a Ponta de Areia, onde os trilhos desembocavam num porto que recebia
navios da costa do Sudeste. O sertão se tornou parceiro comercial de grandes
centros. Mas não foi só por isso que a ferrovia se tornou um marco na economia.
A estação de Presidente Getulio, anos 1930, provavelmente. Acervo Fany Moreira
A ESTAÇÃO: A estação de Urucu foi inaugurada em 1892. O nome deve ter derivado do rio Urucu, que passava junto à estação.
"A sala destinada ao armazém na estação de Urucu é acanhada, não tendo proporções para acomodar presentemente as cargas. A sua área é de 18,24 m2. O girador de Urucu, cujas alvenarias do centro tinham abatido com o peso da máquina, já acha-se em estado de funcionar" (Pedro Versiani: Relatório do engenheiro fiscal da Estrada de Ferro Bahia e Minas, 1893).
Chamou-se, por algum tempo, Presidente Getúlio, nos anos 1930. Mais tarde, recebeu o nome de Carlos Chagas.
Já foi demolida e em seu lugar construiu-se o forum da cidade.
À
medida que os trilhos avançavam, povoados e cidades eram fundados. Foi assim
que a ferrovia atraiu aportes, fomentou a geração de empregos e estimulou o
plantio em terras até então inóspitas. O progresso puxado pela maria-fumaça é
descrito por vários pesquisadores. Jaime Gomes, autor de Um trem passou em
minha vida, destacou que “milhares de pessoas se deslocaram para aquela região.
(…) Montaram engenhos, serrarias e olarias; fundaram vilas, povoados e até
cidades. Parte do Sul baiano e do Nordeste mineiro prosperaram,
milagrosamente”.
O
avanço econômico é mostrado em números. De 1935 a 1944, por exemplo, o volume
nos vagões de carga passou de 76.874 toneladas para 174.161 toneladas (aumento
de 126%). O total de passageiros subiu em escala maior num período menor, de 51,3
mil pessoas em 1935 para 373 mil homens e mulheres em 1940 (acréscimo de 627%).
Mas
a má gestão, a corrupção e a precipitada decisão do governo militar de apostar
no avanço das rodovias, em detrimento das estradas de ferro, decretaram o fim
da linha. Em muitas cidades e povoados o progresso foi embora. A última viagem
completou 55 anos em maio de 2021. Em alusão à data, o EM e o em.com.br
mostram, em série de reportagens, como boa parte da região que experimentou o
progresso agora está órfã dos trilhos.
Lugares
que prosperaram encolheram. Carlos Chagas, por exemplo, foi o maior criador
estadual de ovinos, ao abrigar 17 mil animais em 1955. No ano em que a
maria-fumaça silenciou, 36,2 mil moradores moravam lá. Em 2010, quando o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o último censo,
pouco mais de 20 mil pessoas residiam no município. À
medida que os trilhos avançavam, povoados e cidades eram fundados. Foi assim
que a ferrovia atraiu aportes, fomentou a geração de empregos e estimulou o
plantio em terras até então inóspitas. O progresso puxado pela maria-fumaça é
descrito por vários pesquisadores. Jaime Gomes, autor de Um trem passou em
minha vida, destacou que “milhares de pessoas se deslocaram para aquela região.
(…) Montaram engenhos, serrarias e olarias; fundaram vilas, povoados e até
cidades. Parte do Sul baiano e do Nordeste mineiro prosperaram,
milagrosamente”.
Já Teófilo Otoni foi o
terceiro município mais populoso do estado na década de 1960, com 130 mil
moradores, atrás de Belo Horizonte e Juiz de Fora. Agora não figura entre os 10
maiores. Na vizinha Itambacuri, o total de habitantes caiu de 29,9 mil para
22,8 mil. Em Poté, onde havia mais de uma estação na área rural, de 20,1 mil
para 15,6 mil. Em Nanuque, de 50,8 mil para 40,8 mil. Em Serra dos Aimorés, de
12,8 mil para 8,4 mil.
Os povoados em áreas
rurais sofreram mais, como se observa em Alfredo Graça. A estação, que foi
ponto final na década de 1940, agora sofre com o abandono. As vidraças
quebradas e defeitos no telhado deixam claro que o imóvel necessita de reforma
urgente. Há propostas para o local ser transformado em espaço para biblioteca,
mas a morosidade do poder público em resgatar o prédio contrasta com a
importância que a edificação teve para o Jequitinhonha.
Em Ponta de Areia, a
estação foi jogada ao chão. O lugar que os trilhos desembocavam no porto se
transformou num mangue, onde ex-funcionários da linha agora caçam siris. O
povoado é distrito de Caravelas. Lá também havia outra estação. Em 1967, um ano
depois da última viagem pela Baiminas, a população de Caravelas e de seus
distritos somavam 31,1 mil moradores. Hoje são 10 mil pessoas a menos.
“Depois que a Baiminas
acabou, o emprego sumiu. O povo foi para outros lugares”, explicou Antônio Lima
Silva, de 80. Ele sente orgulho em dizer que ganhou a vida na estrada de ferro.
“Quanta mudança!”,
completa Glair, o veterano de olhos verdes que fica incrédulo diante da
Pochixá, que descansa numa praça em Teófilo Otoni. Ele trabalhou boa parte da
vida na Baiminas: “Fui contratado aos 11 anos de idade, como ajudante, na mesma
época em que meu pai, então chefe da estação, faleceu. Sou o mais velho de oito
irmãos e ajudei a sustentar a família. Uma pena a região ter ficado assim”.
Lamento como o dele é
ouvido facilmente nos lugares que um dia ouviram o apito da maria-fumaça. Entre
os veteranos, muitos fazem promessas para que as locomotivas voltem a percorrer
os imponentes túneis ao longo da estrada de ferro, como os que existem entre
Ladainha e Teófilo Otoni.
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
DE UMA PONTA A OUTRA
A viagem que virou música
Sete anos depois de a ferrovia ser desativada, Fernando Brant (1946-2015) percorreu o trecho para uma reportagem publicada na revista O Cruzeiro. O antes e o depois da Baiminas inspiraram o parceiro de Milton Nascimento a compor Ponta de Areia. Brant reparou o quanto praças ficaram vazias sem as locomotivas e os vagões. E lamentou o destino de velhos maquinistas. Os versos soam como saudade aos mais antigos: “Ponta de Areia, ponto final/ Da Bahia-Minas, estrada natural/ Que ligava Minas ao porto, ao mar/ Caminho de ferro mandaram arrancar/ Velho maquinista com seu boné/ Lembra do povo alegre que vinha cortejar/ Maria-fumaça não canta mais/ Para moças flores janelas e quintais/ Na praça vazia, um grito, um ai/ Casas esquecidas, viúvas nos portais”.
Estação Getúlio Vargas-Urucu-E. F. Bahia-Minas - km 233,400 (1960)-MG-3563-Altitude: 152 m-Inauguração: 31.07.1892
Sistema de Informação Gerencial, Informatização das Escolas, chamem como quiser, certo é que inserímos, nossas Escolas em uma casa nova, nos computadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, nas nuvens! As Escolas Municipais vão ganhar outro endereço e vão ficar ainda mais fácil chegar até elas e até nós!
Nessa equipe de super educadores, sobra entusiasmo e boa vontade para fazer a inteligência computacional acontecer! Aqui a gente não se cansa de inovar e de educar, porque é isto que nos faz feliz! Inovar e Educar são só dois lados da mesma aprendizagem e do ensino.
Novos Tempos na Educação! #NovosTemposNaEducação2021 - #TamoJuntos
Imensamente gratos por esses dias de aprendizado! O Ideal de servir supera o cansaço de ouvir William dois dias seguidos de 8:30 às 17:30, de forma remota. Agora é enfrentar o desafio e colocar na prática tudo que aprendemos. Muito top informatizar todas as Escolas Municipais. Vamos tirar um atraso na Educação Municipal de anos. Qualidade na aprendizagem passa por esta ação. Sempre Educação, porque ela ressuscita vidas! Retira as pessoas do seu corpo mais sombrio: a ignorância.
Obrigado Senhor, por esse novo dia. Obrigado por ter amanhecido com vida e com saúde.
Obrigado pelos raios de sol, pela luz, pela energia, pelo calor.
Obrigado pelas pessoas que o Senhor colocou ao lado e que também se levantam para um novo dia.
Obrigado pela água para nos lavar, nos reanimar.
Obrigado pelo creme dental, pelo sabonete.
Obrigado pela cama, leito que nos restaurou as energias.
Obrigado pelo canto dos pássaros, pelo verde dos campos e das árvores, pela flores do jardim.
Obrigado Senhor, por tudo.
E agora lhe peço que nos ajude a começar este dia com ânimo, com coragem. Liberta-nos de nossos temores, angústias, ansiedades. Liberte-nos dos complexos de culpa, ódios, rancores aninhados em nosso coração. Liberte-nos, Senhor, de nossas tendências orgulhosas, egoísticas. Ajude-nos a ser nós mesmos. Ajude-nos a ver as necessidades dos outros e a não nos fecharmos no estreito círculo de nossos pensamentos, obsessões, desejos, projetos. Ajude nos a ser uma janela aberta para Deus e os irmãos.
De um lado que possamos ser receptivos à graça, à benção, ao amor de Deus e dos irmãos. De outro lado que possamos ser sinal, luz, ponte de ligação para as outras pessoas, sacramentos, sinal sensível da presença divina, de sua bondade, de seu amor.
Ó meu Deus! Como me sinto feliz em ser seu(sua) filho(a). Pertencer a família divina. Ajude-nos, Senhor, em nossos projetos, sonhos, realizações.
Que hoje não seja um dia qualquer mas um dia marcado pela sua presença eficaz, transformadora.
Amém.
Sol Nascente
Padre Zezinho
No silêncio da manhã que vem chegando
Minha prece de louvor vou começar
Em tons vermelhos vejo o sol
Se levantando para louvar
A criação que novamente despertou
Céus e terra vão cantando a melodia do silêncio sideral
Eu também vou suplicar que o novo dia não me traga nenhum mal
Nesta segunda feira (31 de Maio) começa, na Câmara Municipal e durará três dias, o treinamento para implantação do processo de informatização da Educação na Rede Municipal da nossa cidade. Um trabalho que vai tirar um atraso de anos da Educação na Rede Municipal de Carlos Chagas.
"Conhece-te a ti mesmo", é uma frase célebre do filósofo Sócrates que aborda a importância do autoconhecimento. Esta máxima ganhou aplicação no universo da gestão da educação pública, afinal não é possível gerenciar o que não se pode medir.
Conhecer a própria rede de ensino através de uma gestão de dados eficiente e moderna é o primeiro passo para garantir o direito à Educação, qualificar o trabalho da equipe escolar e garantir avanços.
É por isso que o Prefeito Municipal tem apoiado e incentivado todas as iniciativas de implantação de ferramentas escolares capazes de conectar a Gestão Escolar com todos os seus complexos atos pedagógicos aos Novos Tempos educacionais em que vive a nossa cidade.
Vai oportunizar a apresentação de soluções para o dia a dia das nossas Escolas, com um olhar especial para as necessidades da Rede, através do Programa de Informatização, que será um marco na Educação do município. Porque dizemos que será um marco?
1-promoverá inovações pois vai unificar as informações entre a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas;
2-facilitará a atualização e o armazenamento dos dados dos alunos e registrará a trajetória dos Estudantes;
3-garantirá a organização, a segurança e a confiabilidade dos dados;
4-monitorará a aprendizagem dos estudantes e a qualidade da oferta da Educação pela Rede;
5-Simplificará o trabalho administrativo das Escolas: o planejamento, as tomadas de decisões e as ações que levam à conquista de resultados sólidos;
6-otimizará o trabalho de registro de frequência, do conteúdo programático ministrado e as notas dos estudantes pelo professor, sobrando mais tempo para dedicação ao ensino. O nosso foco é sempre o chão da sala de aula e o professor.
Tudo vai ficar muito mais fácil. Este Programa vem atender a uma vontade do Prefeito de fazer avançar a Educação em nossa Carlos Chagas e será estabelecido por meio de parceria assinada entre o Prefeito e a Universidade Federal de Juiz de Fora/CAED, que oferece todo o suporte necessário à implantação, utilização e manutenção dos sistema.
O treinamento nesta segunda dia 31 de maio é para todos os Secretários Escolares, Diretores, Supervisores e Técnicos da Secretaria Municipal de Educação que operacionalizarão o sistema. A UFJF/CAED, além de todo do treinamento, ainda disponibiliza todo o suporte técnico, através de telefone 0800, e-mail, chat e atendimento presencial, que agora não é possível em função da pandemia.
Faço um convite a todos os Professores, Diretores, Supervisores e Secretários Escolares e comunidade educacional em geral: CONECTE-SE E FAÇA PARTE DESTE NOVO TEMPO PARA A EDUCAÇÃO EM NOSSA CIDADE.
Estamos trabalhando intensamente para que todas as Escolas do Município, todas sem exceção, tenham pelo menos duas internets de qualidade, para atender a parte administrativa e a pedagógica, não somente na Escola como um todo, mas em cada sala de aula de todas as Escolas da nossa rede. O nosso foco é a sala de aula e o professor. Nós acreditamos na Educação como fator de transformação de vidas. E você? Conecte-se e junte se a nós, nesse grande movimento.
Veja aqui as funcionalidades do sistema que está sendo implementado.
Por que tantas crianças e jovens não aprendem de verdade o que se espera deles? Por que ainda existem tantas escolas e faculdades medíocres, pouco atraentes, depois de tantos anos? Entendo que existam escolas mais inovadoras ou tradicionais, mas todas deveriam ser excelentes ou, ao menos, conseguir bons resultados. Temos parâmetros científicos e avaliatórios para saber o que os estudantes precisam aprender em cada fase da vida, tanto na educação básica como na superior. Por isso não podemos aceitar que crianças não consigam ler e escrever com fluência depois de anos de escolarização ou que jovens não saibam interpretar textos complexos ao terminar o Ensino Médio.
Todas as escolas podem e precisam ser interessantes. Escolas interessantes atraem os estudantes, eles gostam de ir. Sabem que vão encontrar ambientes que estimularam a investigação, o diálogo, a solução de problemas, o jogo, a aprendizagem com diversão e ao mesmo tempo com desafios reais. Há questões estruturais que dependem de políticas públicas continuadas, formação e valorização de docentes e gestores, boa infraestrutura física e digital, entre tantos fatores. Mas vemos escolas interessantes da mesma rede, ao lado de outras pouco atraentes. O que elas têm de diferente?
Escolas interessantes começam com gestores acolhedores, que lideram pelo exemplo, que apoiam docentes, estudantes e famílias. As escolas estão limpas, com ambientes atraentes e principalmente pessoas competentes e humanas. Os professores estão motivados, se ajudam, desenham estratégias diversificadas para que os estudantes se engajem, participem, criem, compartilhem. Escolas são vivas e atraentes quando há comunicação, respeito, incentivo. Isso é o básico. Não estamos falando que todas as escolas precisam ter as melhores tecnologias (é ótimo, se for possível), mas o principal é ter um grupo de profissionais que fazem de tudo para encantar crianças e jovens. Sem encantamento não há aprendizagem profunda. Quando os estudantes se encontram em ambientes autoritários, controladores, em que eles só executam tarefas, a aprendizagem é mais superficial e pouco estimulante. Tornar uma escola interessante não depende principalmente de ter uma infraestrutura sofisticada, mas de ter profissionais competentes, abertos, criativos e que se ajudam. Pessoas interessantes e humanas atraem, conquistam, entusiasmam. Pessoas interessantes gostam de aprender, quando ensinam; são flexíveis para adaptar-se a cada situação, pessoa, turma.
Temos escolas com propostas pedagógicas diferentes, umas mais com mais ênfase em projetos e a maioria em conteúdo, mas todas deveriam saber motivar, atrair, engajar os estudantes, utilizando toda a expertise acumulada em gestão, docência, avaliação. Hoje todos nós, os educadores, somos desafiados a incorporar metodologias ativas, competências digitais, trabalhar com a personalização e a aprendizagem em grupos de forma mais integrada, flexível, compartilhada. Precisamos equilibrar informação com experimentação, teoria e prática, materiais analógicos e digitais, espaços físicos e virtuais. Mas o essencial continua igual: educação é o encontro entre pessoas que se ajudam a evoluir em todas as dimensões vitais: ampliar o conhecimento, as competências socioemocionais, o desenvolvimento de valores humanizadores.
Alguns caminhos contribuem para tornar a aprendizagem mais atraente: abrir a escola para que os estudantes e pais participem das decisões importantes; abrir a escola para a comunidade; convidar pais e pessoas da comunidade a compartilhar sua experiência profissional com palestras, oficinas ou a “adotar” alguns estudantes que precisem de maior apoio pedagógico ou socioemocional.
Outro caminho importante é a formação docente em metodologias ativas, com apoio de tecnologias digitais para que os alunos aprendam por descoberta, investigação e resolução de problemas com a orientação de docentes criativos, combinando os itinerários pessoais e a aprendizagem por projetos, jogos e narrativas.
O desenho curricular também pode ser mais flexível. Uma parte do percurso é feita pelo estudante, dentro do seu ritmo e circunstâncias e através de escolhas diferentes. Outra parte é realizada em grupo, de forma mais colaborativa, experiencial e reflexiva com a supervisão e mediação dos docentes nos espaços presenciais e digitais, de forma síncrona ou assíncrona. O percurso se amplia com atividades de tutoria e mentoria para o desenvolvimento dos projetos pessoais e de vida de cada estudante. As escolas mais inovadoras são comunidades vivas, com gestores e docentes criativos, humanos e empreendedores, que estão redesenhando os espaços, currículos, metodologias, tecnologias e avaliação de uma forma flexível, contínua e sistêmica.
José Moran é professor da USP, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na Educação, escreve pro blog Educação Transformadora e colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação e Mídia.
"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O aluno olha na direção
apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico
interiormente e assim pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a
razão pela qual estamos aqui."
"A primeira tarefa é ensinar a ver. Para que as crianças vejam a
beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm que ser educados para que nossa
alegria cresça."
"A educação consiste em duas partes: a das habilidades e a das
sensibilidades. Se não há a educação das sensibilidades, todas as habilidades
são tolas e sem sentido."
"As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver um mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."
"Quando abrimos os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo
inteiro aparece refletido dentro da gente."
"O Conhecimento nos dá meios para viver, mas a sabedoria nos dá
razões pelas quais viver."
Certa vez, minha mãe viu uma flor esplêndida que brotara no muro.
Floresceu escondida. Ela foi me apontar o achado.
– Ela nasceu do impossível, viu? Achou um meio de crescer na pedra.
Eu fiquei maravilhado com aquela planta aérea, que não denunciava pela
aparência como alcançara tal proeza. Não havia terra nenhuma por perto.
– O impossível é o nosso medo. Sem ele, somos possíveis. Não diga “nunca
posso fazer”, festeje o que é um novo jeito de fazer. Ainda que o jardim seja a
parede.
Foi então que eu compreendi que, atrás de cada coisa, de cada lugar, de cada
acontecimento, longe de tudo e perto do que não vemos, há uma flor do
impossível.
Retirado do Livro Coragem de viver de Fabricio Carpinejar
Senhor, nosso Deus, olha
para nós; olha para a humanidade que sofre, de modo particular por todos
aqueles que estão nos hospitais, sofrendo muitas enfermidades, sobretudo a
COVID-19, tantos que estão com dificuldades de respirar, tantos que estão
sedados e inconscientes, esperando superar o seu mal.
Olha para todos aqueles que sofrem juntos com
eles: os seus familiares, as pessoas queridas, os amigos, preocupados com a
saúde de quem está afetado pelo coronavírus.
Olha para todos aqueles que trabalham com os
doentes e por eles, os profissionais da Saúde, os voluntários, todos aqueles
que estão dedicados à pesquisa e produção de medicamentos e da vacina.
Olha para todos aqueles que devem administrar,
tomar decisões políticas e administrativas. Concede-lhes prudência, bom senso e
discernimento para decidir aquilo que é bom, aquilo que é o melhor para este
momento.
Olha, Senhor, para todos aqueles que sofrem as
consequências da doença, também pela falta de trabalho, falta de dinheiro,
falta de comida na mesa, todos os dias.
Concede a todos nós um grande sentimento de
atitude, de solidariedade, de fraternidade, para estendermos as mãos a todos
aqueles que precisam: doentes, pobres, os deserdados da sorte, todos aqueles
que requerem neste momento a nossa ação solidária. Concede a todos nós a
alegria de ver restabelecidos os doentes, a superação deste momento difícil que
estamos atravessando, e concede a todos os que faleceram a tua luz, a tua vida,
como prometeste, que eles vivam junto de ti para sempre. Amém!
Em
entrevista à CNN nesta segunda-feira (10) o presidente do Conselho Nacional de
Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula,
afirmou que o Brasil pode ter uma nova e ainda mais grave aceleração da
Covid-19 no país. ⠀
“Estamos falando de uma terceira onda no Brasil, que pode ser um tsunami. Ainda
que tenhamos uma desaceleração, a melhora foi bem mais tênue do que a gente
acreditava porque o cenário ficou pior que o esperado,” disse Carlos Lula, que
alertou para o rejuvenescimento do perfil dos atingidos pela doença, com mais
jovens sendo internados e morrendo de Covid-19. ⠀
“A projeção que tínhamos no final do ano levava em conta a aceleração da
vacinação contando que a população jovem resistisse a Covid-19 como no ano
passado. Porém, hoje a doença se rejuvenesceu, temos jovens entre a maioria dos
internados e daqui a pouco eles serão a maioria dos óbitos pela Covid-19 no
Brasil.” ⠀
O presidente do Conass ainda faz a ressalva que a “melhora” na situação da
pandemia atualmente está sendo ter números piores que o pior cenário registrado
em 2020, chamando a atenção para um cenário que ainda não está sob controle no
Brasil.
Foineste 11 de Maio de 2021, ás 17 horas, o dia em que as colegas de Fernanda Neres da
Secretaria Municipal de Educação e das Escolas se mobilizarem para uma forma alternativa
de Chá de Fralda. Em formato de carreata, já que nesses tempos de Pandemia não
se pode aglomerar, elas fizeram uma visita inusitada à amiga que se encontra
nos últimos dias do nascimento do André Filho. Como deixar de marcar presença neste
momento tão importante de chegada do filhinho de Fernanda?As colegasse espalharam entre uma carreata pela Rua Joaquim Murtinho, onde Fernanda
mora,buzinando e carregando enfeites
personalizados, muitos balões azuis eum
berço improvisado,em um encontro rápido
com a nova mamãe e o novo papai. O casal apareceu em frente a casa para receber essa expressão de muito carinho.
Todos se encontraram na própria rua para atender ao convite virtual. Ninguém
esqueceu de levar a máscara e o álcool em gel,de enfeitar o carro e de fazeraquela foto de registro do momento, que aqui compartilhamos com todos
vocês.
Muitas mensagens de carinho foram disseminadas por grupos de whatsaap: "Fernanda fizemos com muito amor pensando o tempo todo em você e sua família!!! Que Deus vos ilumine e proteja sempre!! Que essa linda família seja guiada por Deus e que vocês sejam sempre muito felizes"! Disse Patrícia Supervisora da Escola Aymar. Fernanda muito emocionada respondeu: "Genteeeeee eu ameiiiiii muito, vocês nem imaginam!!!!Muito obrigada pelo carinho!!! Não temos palavras pra expressar a emoção!!!! Deus abençoe vocês!!!" Muitas manifestações de carinho, muitas mesmo que não dá para reproduzir aqui. Danielle que trabalha juntinho de Fernanda disse:"Fé, Muitas felicidades nessa nova jornada, ser mãe é uma dádiva de Deus, Deus lhe abençoe e te ilumine."
Viva André Filho! Que este Anjo chegue cheio de saúde e
repleto das bençãos de Deus. Muitas alegrias para a mamãe, o papai e a vovó
Graça. Andrezinho esse presente precioso de Deus só trará muitas alegrias para toda a família!
Clique na imagem acima e veja muita formas culturais e uma única forma de ser mãe...
Difícil imaginar uma cena
mais comovente que nos cative e nos proporcione a paz do que a mãe carregar no
colo seu filho pequeno. Talvez um dos temas em que os pintores se detiveram, em
uma infinidade de quadros da Madona e o menino. Os fotógrafos não conseguem
esgotar as diferentes formas de a mãe levar o filho nos braços. As famílias
registram os momentos encantadores dos filhos no colo da mãe no primeiro
instante após o nascimento. Diga-se de passagem, já há muito tempo, assim que a
criança nasce, deixá-la um tempo no colo da mãe é a primeira atitude pós-parto.
Um mistério. Não encontro
outra palavra para explicar a sublimidade deste momento. Duas pessoas distintas
numa unidade inseparável. Como se fala, a criança nos primeiros meses ainda se
sente parte da mãe, até que pouco a pouco vai se identificando como alguém
completo. Vai se reconhecendo como um novo ser. Entretanto, o cordão umbilical
cortado, que estabelece novos circuitos fisiológicos, não oferece ainda uma
independência plena… e parece que permanecerá por toda a vida. A cena de Nossa
Senhora ao acolher o corpo chagado de seu Filho, descido da cruz, é a expressão
máxima desta ligação sublime, sem tempo para terminar.
Colo leva a acolher. E
acolher nos braços que sustentam o indefeso o mais próximo de si, para que se
sinta seguro. No colo, corações se falam e se escutam num diálogo de percepções
sem palavras, no qual não há idiomas distintos, mas uma linguagem universal:
“Eu te amo. Eu te protejo, agasalho e alimento. Comigo estarás em paz”. Neste
âmbito, a mãe manifesta a graça de Deus presente na mulher pela maternidade, e,
em cada filho, a nossa condição de criaturas elevadas a ser filhos de Deus.
Com o passar do tempo,
vamos deixando o colo da mãe e andamos pelas próprias pernas. Contudo, quando
vem o cansaço das corridas de brincadeiras, o sono da noite, os braços erguidos
em súplica buscam os braços que o conduziram ao colo da mãe. É uma estação obrigatória
antes de ser colocado no berço. Mais tempo, e já o colo se vai esquecendo. As
pernas fortalecidas, a autonomia desenvolvida, levanta-se e deita-se sem o
colo, que já não pode sustentá-lo. Às vezes, porém, bate a saudade, mas, sem
poder ser carregado, se busca deitado debruçar a cabeça no colo da mãe. E nos
dias cinzentos, de brigas e dificuldades
da vida… o colo vem à memória como um remédio da magia da alquimia que cura a
tudo sem querer saber como ou porquê.
Colo, porto seguro. Não
podemos deixar de olhar ao nosso redor e perceber que na sociedade atual está
sendo esquecido, terceirizado, substituído por frias cadeirinhas almofadadas.
Já escrevemos aqui sobre a importância dos primeiros anos da memória oculta da
criança. Não se recorda, mas se viveu. E há toda a diferença entre ter tido um
colo de mãe, ou não. O solo onde se coloca a semente é fundamental para o seu
desenvolvimento para sempre. Se isto é valido para uma planta, o que se dirá
para uma criança?!
Pela minha, pela sua,
pela nossa, por todas as MÃES. Estejam elas presentes aqui na terra ou se já
encontram-se no mundo espiritual ( no céu).
PAI da vida, o
SENHORsendo DEUS , quisestes mostrar a
vossaface materna através de MARIA, mãe
de JESUS,que é o verdadeiro modelo para
todas as mães.
E neste dia tão especial,
peço ao senhorPAI eterno e onipresente
que todas as VOSSAS bênçãos recaiam sobre todas as Mães do mundo. E que através
do VOSSO AMOR, dão vida e perpetuam VOSSA sagrada obra. Somos testemunhas
deVOSSApresença no AMOR de nossas Mamães, através da dedicação, da doação que
nelas se fazem presentes e iluminam nossas vidas.
Pai amado, SENHOR nosso
DEUS, abençoe nossas Mamães hoje e sempre, pois sabemos que através delas,
recebemos suas bênçãos todos os dias de nossas vidas !
MÃE
Palavra sublime.
Mulher em forma de
flor,cuja bondade se exprime em doses
de puroAMOR.
Foi sucesso de
participação o CONCURSO VIRTUAL EU E MINHA MÃE BEM NA FOTO. Quase 100 pessoas se interessaram e enviaram a foto homenageando suas mães com legendas supercriativas. A proposta
de levar mensagens referenciadas nos valores para as redes sociais foi cumprida tomando como base essa figura
importante do nosso lar que são as mães. O grande e bem merecido recado ressoou
por toda a rede: Obrigado Mãe! toda
GRATIDÃO a ti e era exatamente esse o objetivo ocupar as redes sociais com assuntos referenciados nos valores.
Terminamos de apurar o
resultado e encontramos fotos maravilhosas marcadas por muita interação. A brincadeira virtual teve como ganhadora Glenda
Alves que aparece na foto com seu filho Mateus Silva Souza, aluno do 2º ano da tia Graça da E. Municipal
Professora Arminda Lopes. O prêmio já está a disposição da vencedora do
simbólico certame.
·4 vasilhas tupperware
·1 Creme da Natura, doado pela Diretora da Maria Ribeiro Tavavares-Edileila
·1 escova no cabelo, oferecida pelo Espaço
de Beleza Juma Venância
·1 unha oferecida pela manicure Jéssica também
no Espaço deBeleza Juma Venância.
aqui é o momento em que a ganhadora recebe os prêmios do Concurso:
Agradecemos a Juma e Jéssica pelo patrocínio desses prêmios que vão deixar a mãe muito mais linda.
O trabalho que fazem no cabelo é uma verdadeira obra de arte.