Iluminando mentes, girando ideias – onde a educação floresce e as reflexões ganham neurônios, guiando pais, educadores e alunos na dança contínua em busca do saber, tal como girassóis em seu compasso com o sol.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
(Encceja) terá provas em 5 de agosto.
Quem se inscreveu e não
compareceu tem necessidade de justificar ausência. Gratuito, o Encceja Nacional
teve uma taxa de ausência de 60% em 2017. Para evitar mais prejuízos aos cofres
públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das
provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar
sua ausência deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele, acrescido da
correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente. Quem faltar ao
Encceja 2018 e quiser fazer o Encceja 2019, por exemplo, terá que justificar a
ausência no Sistema de Inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade.
Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres
públicos para realizar o exame.
As inscrições para o
Encceja Nacional 2018 serão realizadas das 10h de 16 de abril às 23h59 de 27 de
abril (horário de Brasília – DF). Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas
as solicitações para atendimento por nome social. A aplicação, em todas as
unidades da federação, ocorrerá em 5 de agosto de 2018. As provas no turno
matutino serão aplicadas às 9h e as do turno vespertino, às 15h30. Em todas as
localidades deverá ser seguido o horário de Brasília - DF. A divulgação dos
resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Leia o Edital: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/nacional/2018/edital_n15_de_13032018_encceja_nacional_2018.pdf
Prepare para o Concurso de
Professor e de Supervisor.
Estudar para
o concurso é super importante para se alcançar o objetivo que é o de conquistar um cargo na
Educação Pública Estadual. É preciso se preparar, porque no que diz respeito a
concurso não existe sorteo que existe é
dedicação e estudo.
Aprovação
é resultado de foco e de estudo. É agora a grande oportunidade de se efetivar
como professor ou supervisor educacional, no Estado de Minas Gerais
Portanto
planeje seu tempo e se dedique.
Estou
divulgando aqui esta plataforma de estudo on line caso você se interessa.
Realizamos neste sábado dia 10 de Março o nosso 3º encontro Pedagógico, sempre regado por muitas discussões polêmicas e decisões que envolvem o nosso fazer docente. O tema da V Conferência ocupou quase todo o tempo: Cuidar do Brasil, cuidando das águas! Podemos também parafrasear: Cuidar da escola, cuidando das águas. E começamos o dia com uma palestra ministrada por um dos nossos alunos.
O aluno do 2º ano Yann fez uma palestra para os professores, trazendo o problema da água da chuva e os impactos da mesma na escola e no seu entorno. Ele enfatizou a necessidade que se tem de fazer a captação da água da chuva e usá-la para fins não potáveis como: regar o jardim da escola, limpeza geral do prédio escolar bem como o uso na descarga dos vasos, como forma de uso consciente deste recurso que é de todos.
Voltamos ao tema da Conferência avaliando e retomando os pontos da sua organização:
Vimos que o tema“CUIDAR DE
NOSSAS ÁGUAS”é extremamente
importante, por inúmeros motivos, e abordá-lo no processo educativo é de grande
valia para nossa escola e para construção das boas atitudes em nossos estudantes.
Não basta falar por falar do tema. É preciso
proporcionar ao aluno a informação correta e conquistá-lo para uma atitude de protagonismo em
relação à proteção da ÁGUA. Mas, como proteger a ÁGUA?
O nosso Rio Mucuri tão sofrido é o resultado do encontro de vários pequenos rios e por isso ele é nosso rio maior. Se a gente se encontra o objetivo de refletirmos e cuidarmos das nossas águas, também nos tornaremos grandes.
Trazendo para o universo pessoasl, vimos que:
CUIDAR DA
ÁGUAé também ter
como prática o uso responsável e o combate ao desperdício, ou seja, desenvolver
o hábito de não escovar os dentes ou fazer a
barba ou lavar a louça com a torneira aberta; não lavar a calçada com a
mangueira aberta, desperdiçando água; reaproveitar a água da lavagem de roupa;
guardar a água da chuva, não demorar muito embaixo do chuveiro,etc.
Aqui a discussão pegou, quando se analisou o problema do esgoto. Todos os presentes acham que estão pagando taxa de esgoto mas não está recebendo este serviço. Será que os nossos esgotos estão sendo lançados in natura no rio porque é fato que a taxa de esgoto está sendo cobrada em nossas contas. Mas falta nos esclarecimentos.
Que ações de cuidado das águas poderiam ser desenvolvidas?
O bom e o
correto uso do solo no espaço da Bacia Hidrográfica do nosso Rio Mucuri é fundamental para a
proteção da ÁGUA: a existência de rede de coleta e de tratamento do esgoto para
que o mesmo não seja lançado diretamente (“in natura”) no rio; a separação no domicílio
e coleta do lixo para que o mesmo não seja carregado pela água da chuva para
dentro do rio; o reflorestamento da mata ciliar e a manutenção do restinho que aind existe para retenção dos resíduos e fixação
do barranco na beira do rio, de forma a impedir o seu processo erosivo; a
vegetação ribeirinha necessária para a manutenção da temperatura adequada da
água e também para evitar a erosão; o não uso de agrotóxico na beira do rio - (penso que isto aqui não temos) e a
não construção de casas sobre nascentes ou na beira de rios e o não
manilhamento dos cursos d’água são ações importantes de CUIDADO COM A ÁGUA.
Imagine
uma força corajosa que se desdobra em muitas lutas e ainda se
apresenta com toda a fina delicadeza das flores, completamente marcada pela energia criadora da
vida. Uma força assim modelada na abundância indescritível e incansável do amor, só poderia ser a da mulher. É a força húmus da humanidade, a força da sensibilidade que se traduz em aconchego, serenidade em meio a tempestade, fertilidade da existência e eternidade dos sonhos humanos. A essência da humanidade é divina e feminina e é força que sustenta o mundo.
Imagine outra força corajosa e delicada, agora de um Anjo, que guia destinos, multiplica sonhos e recria vidas. Imagine a existência dessa energia que tem o ensinar como razão de seu existir e dá sentido para um mundo em desalinho!... Esta é a força da mulher professora que com o sopro de tuas palavras recria todos os dias incansavelmente, centenas de vida, na vivência dolorosa de uma profissão que insistem em torná-la invisível!
Duas
forças jamais vencidas, imortalizadas pela luta de valentes mulheres. Um gênero e uma profissão imprescindíveis: da mulher e da professora. Qual força é mais poderosa? Da mulher professora ou da Professora mulher? Impossível saber.
Forças ocultadas pelos podres poderes constituídos!
A professora e a mulher se plasmam no corpo feminino da educação que é feminina. Forças que se equilibram na
esperança da mulher que grita aos céus por justiça e da professora que clama aos homens por reconhecimento.
Duas
forças singulares e inseparáveis já provadas por tantos obstáculos que insistem em
negá-las.
É
pela força da mulher que se perpetua a vida!
É
pela força da professora que a vida se traduz em doação! É destas forças que violenta a opressão e abre caminhos para a liberdade, que estamos falando!
Parabéns
Mulher!..
Parabéns
professora!..
Vocês
são as colunas mestras da civilização... Ainda vai-se acreditar que é pela força da mulher... e pela força
da professora que se transformará o mundo.
Inscrições:
26 de fevereiro de 2018 09:00 a 8 de março de 2018 23:59
Taxa
de Inscrição: R$ 70,00
Identificação
do Candidato
Ao
iniciar uma nova inscrição, será solicitado o nome do candidato, o número de um
documento do candidato e um endereço de e-mail.
Uma
vez preenchidos esses dados, o candidato deverá clicar em
"Prosseguir". Será gerado então um "número de controle"
para o candidato, o qual será encaminhado via e-mail para aqueles que
cadastraram o endereço eletrônico.
Esse
"número de controle", juntamente com o "número do CPF"
cadastrado, dará acesso às consultas e outras funções do sistema de inscrição.
Assim, é importante guardá-lo para que se possa retornar ao sistema em qualquer
ocasião.
Dados
Pessoais
Nessa
página, será feita a entrada dos dados cadastrais para a inscrição, sendo a
veracidade das informações de inteira responsabilidade do candidato.
Deve-se
dar uma atenção especial ao endereço informado, pois qualquer correspondência
referente à inscrição será encaminhada para o mesmo.
Todos
os campos com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.
Cargo
(Opções)
As opções de cargo serão
filtradas de acordo com os critérios descritos no Edital.
Caso seja oferecida mais
de uma opção de cargo, apenas a primeira será de preenchimento obrigatório.
Confirmação
dos Dados
Nessa tela, o candidato
deverá conferir seus dados, para que os mesmos sejam enviados ao processamento
final.
Uma vez feito isso, as
informações cadastradas não poderão mais ser alteradas. Assim, é de grande
importância que o candidato confira cada item cuidadosamente.
Todos os dados e a
veracidade das informações são de inteira responsabilidade do candidato.
Olha a carinha deles aí, de pipoca e refrigerante na mão, num ambiente fresquinho, aguardando o início da animação infanto-juvenil chamada SING.
O
projeto denominado CINEMA É PRA VOCÊ, SIM,
funciona assim como uma magia. De um jeito bem diferente, transformando uma
carreta em uma grande SALA DE CINEMA se garantiu um momento riquíssimo de cultura e lazer para estudantes, que nunca foram a um cinema. Vejam como uma ação simples pode proporcionar educação e lazer para as pessoas. Considerando os volumosos recursos aplicados em políticas públicas, muitas vezes com poucas consequências sociais, esta deve ser bem em conta.
Os
nossos alunos marcaram presença nesta promoção cultural que trouxe a 7ª arte
para a nossa cidade e garantiu diversão e conhecimento para 40 dos nossos
estudantes. É grande a satisfação de todos nós por esta iniciativa simples mas
muito valiosa. Ela mexeu com a emoção e o pensamento dos nossos
pré-adolescentes que foram assistir ao filme.
Os nossos 40 alunos assistiram a animação chamada SING, onde um empolgado Coala chamado Buster decide criar uma competição de
canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. Bem no estilo desses que vemos na televisão chamado The Voice. A disputa movimenta o
mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de
olho nos 15 minutos de fama e US$ 100 mil dólares de prêmio. E a partir daí, imaginem o que acontece.
A função da arte e em especial do cinema aqui em questão é também a
de ajudar na transformação de vidas. O jovem em contato a cultura e a arte se
enche de elementos que se tornam capazes de ajudá-lo a construir um projeto de vida e de
sonho, capaz de coloca-lo no caminho de sua própria realização. É esta mobilização de sentimentos e pensamentos nobres que favorece a reflexão construtiva e pode direcionar os nossos adolescentes.
Acompanhamos os nossos estudantes que foram ver o
filme na carreta que vira cinema e dali já saímos com mais idéias para melhorar
nossa sala de projeção.
Este ano vamos revitalizar mais ainda a nossa Sala, já temos inclusive o ar condicionado para instalar. Precisamos também melhorar o som para que fique com mais qualidade. Pesquisando descobri que o projetor utilizado no Cinema na carreta é igual ao nosso, que todas as escolas receberam da Secretaria. Tragam mais cultura e arte para os nossos estudantes, através da implementação de política culturais eficientes, e contribua para o combate da violência na sociedade e para a promoção da Paz. Cidades pequenas e pacatas se tornam cada vez mais doentes socialmente, com as drogas e a violência contaminando a nossa juventude.
Já se sabe que toda a problemática da cidade deságua na escola, que muitas vezes não tem os meios para solucionar os problemas. A arte é uma excelente forma de retirar a nossa juventude das situações de insegurança e risco social. E a escola tem de saber o que fazer com a arte. Nossas escolas não sabem o que fazer com uma das mais importantes maneiras de expressão do ser humano que é o cinema em particular e a arte em geral. Vejam aqui todas as fotos feitas pela Professora de Educação Física Deborah: https://photos.app.goo.gl/akn3eXZguwqd8t9A2 Deodato Gomes
A Escola João Beraldo está toda mobilizada para a sua V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A Escola participou de todas as Conferências que aconteceram até hoje. Este grande encontro trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. Depois da versão na Escola acontecerá em Belo Horizonte e em Brasília quando muitos adolescentes serão levados para participarem da Conferência Estadual e Nacional. Na IV Conferência o nosso aluno Yan esteve em Belo Horizonte levando o Projeto de Ação que foi escolhido na Conferência da Escola.
No dia 23 de Março- Sexta-Feira a Escola realizará a sua V Conferência, “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, no pátio da escola em um grande momento de educação ambiental.
Mobilizaremos pais, adolescentes e jovens da comunidade escolar, buscando promover a reflexão e o desenvolvimento de estudos, proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando os desafios e alternativas, na escola e em nossa cidade.
Desde que começou as aulas no dia 19 de Março, estamos vivenciando a primeira parte da Conferência que é a fase de estudo do tema. Muito já se tem discutido e pensado sobre reutilização, captação, e economia de água e sobre o grande risco que o Planeta corre de faltar água no mundo. Os professores já definiram com os alunos os grupos que apresentarão o Projeto de Ação, concorrendo uma Caderneta de Poupança no Sicoob. Formulário de estruturação dos grupos por turma. https://drive.google.com/file/d/1HdnO56xEFiRnV5kFbAMZrA6UuGts8QaQ/view?usp=sharing
Os candidatos que fizeram
as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e
Adultos (Encceja) e solicitaram retirar o certificado ou declaração de
proficiência do Ensino Médio pela Secretaria de Estado de Educação de Minas
Gerais devem ficar atentos a Escola que a Secretaria de Estado credenciou foi
aESCOLA ESTADUAL ALFREDO SÁ em Teófilo
Otoni.
Endereço da Escola:
ESCOLA
ESTADUAL ALFREDO SÁ
Av
Doutor Luiz Boali Porto Salman, 650 –
Centro
- Teófilo Otôni, MG - CEP: 39802-000
Telefones: (33) 3522-2413
- (33) 3522-5043
A
certificação ou a declaração de proficiência poderão ser obtidas a partir do
início do mês de março, mas àqueles que necessitam do documento em caráter de
urgência já podem fazer a solicitação, desde que comprovem a urgência (ingresso
em faculdade, curso técnico ou admissão em emprego). É necessário que o
candidato apresente Carteira de Identidade e CPF.
Clique aqui para acessar a página do participante:
Os candidatos que fizeram
o Encceja para conquistar a certificação do Ensino Fundamental deverão aguardar
a divulgação dos resultados pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O 2º dia do nosso Momento Pedagógico foi dedicado à organização coletiva da nossa V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, na Escola. Fizemos todas as outras, temos todos os certificados de participação fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Começamos com a leitura da Carta do Diretor aos docentes. Este é um trabalho de grande relevância, um precioso momento de educação ambiental que necessita ser assumido por todos com compromisso e seriedade.
Para fundamentar o nosso trabalho pudemos contar com, Dr. Valdeí Gonçalves Viana que é ATB da Escola e também advogado que contribuiu de forma brilhante abordando sobre a Lei da Águas e seus desdobramentos ( Lei nº 9.433). A Lei foi publicada em Janeiro de 1997 e instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.
O Dr. Valdeí atendeu ao nosso objetivo que era o de nos ajudar a refletir acerca dos princípios fundamentais da Lei das Águas nos seguintes pontos:
A água como um bem de domínio público.
A água como um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
Como se coloca o problema da água em situações de escassez?
Como fica o uso prioritário dos recursos hídricos quando confrontamos o consumo humano, a dessedentação de animais versus o uso na industria e na agropecuária?
A gestão dos recursos públicos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas?
A bácia hidrográfica como unidade territorial para implementação do Plano Nacional de Recusros Hídricos (PNRH).
A atuação do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos.
A descentralização da gestão dos recursos hídricos e a participação do poder público, dos usuários e das comunidades.
A palestra proferida por Dr. Valdeí Viana, sobre a Lei das Águas aconteceu em preparação para a V Conferência na Escola - Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas.
2 - Depois da Palestra, como se diz na linguagem da rede # partiuorganizaçãodaconferencia. Fomos para a organização da V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE. Sem teoria não existe prática eficiente e o contrário também é válido. No coletivo, fizemos a leitura de alguns documentos e centramos foco no passo a passo da conferência.
Conheça o tema da Conferência
Estudamos todo o passo a passo da Conferência e organizamos um cronograma. A nossa V Conferência acontecerá no dia 23 de Março de 2018, e o pontapé inicial com os alunos em sala será o estudo do tema em sala de aula. Este é um momento importante que cada vai levar para os alunos a temática da conferência: Vamos cuidar do Brasil, cuidando das Águas. O professor deve vivenciar com todas as suas turmas a riqueza que envolve este tema, com foco principal na turma pela qual é responsável, com a qual deve construir seu projeto de ação. O grupo de 05 alunos que com melhor projeto, na escolha dos delegados da já tem garantido uma Caderneta de Poupança do SICOOB. Vejam como ficou nossa organização:
Até dia 31 de Março deveremos inserir o registro da Conferência no site do Ministério.
Premiaremos com uma caderneta de poupança do SICOOB o grupo de 05 alunos que apresentarem o melhor Projeto de Ação, e que esteja seguindo as normas do trabalho.
Será escolhido também o aluno delegado e o suplente para participação nos outros níveis da Conferência se for o caso.
Serão escolhidos também na Conferência os membros da COMVIDAS.
Algo precisa ser feito para a educação das novas gerações em relação ao consumo consciente da água. Precisamos educar para consciência de cobrar dos governos, das Industrias e dos que usam água na agricultura e na pecuária um uso racional desses recursos. Nós todos precisamos nos sensibilizar para um uso doméstico da água responsável e sem desperdício, na escola e na nossa casa. Não podemos deixar o deserto acontecer para percebermos o imprescindível valor da água para a vida no Planeta.
Dissemos que o 2º dia do nosso Momento Pedagógico, 16-02-2018- (Sexta-Feira) foi marcado por muita emoção. E foi mesmo. Afinal, estas duas colegas (foto acima), depois de longa caminhada na educação, se aposentaram. Fizeram sua travessia pela escola de forma bonita e digna de celebração.
Silvânia e Lucília,
enfim acabaram seu tempo de educadoras aqui conosco. Quanta coincidência! Vocês duas se aposentam exatamente quando recomeçamos o ano letivo de 2018! Somos testemunhas desta trajetória de lidas educacionais notáveis. Enxergamos profunda beleza na vida profissional construídas por vocês. Um ofício que foi exercido com toda grandeza para melhorar este mundo tão caótico que vivemos. Nos anais do infinito da educação, vocês se tornam pessoas inesquecíveis por todo bem que fizeram às crianças, adolescentes e jovens! Como exímias colaboradoras de Deus na construção de gente e na transformação de vidas deixou que Ele se revelasse como oferenda em tudo que fizeram, no exercício deste ofício tão árduo. Quantos sonhos alimentados e construídos pela força e sabedoria de suas palavras. Quantos caminhos redirecionados pela energia dos seus gestos. O ato de ensinar ficou mais digno depois de vocês. Vocês ensinam que ser educador é opção de vida, é sacerdócio e doação e por isso mesmo uma profissão que não pode ser levada de qualquer jeito. A despeito de tudo de ruim que marca a educação do nosso país vocês fizeram tudo com compromisso e dedicação mesmo nos dias finais de encerramento da carreira. É bonito ver deixarem a escola, dando o seu melhor até nos últimos momentos do estar conosco, sem lamúrias e completamente entusiasmadas com o que fazem. Gandhi, que tanto lutou pela paz e que também não acreditava na violência como forma de resolver as coisas nos ensinou com suas palavras que de modo suave, qualquer um pode sacudir o mundo. Estas palavras de Ghandi vocês nos ensinam é na prática a partir do seu exemplo com a vida que dedicaram à educação. Sejam felizes na vida de aposentadas!... Muita saúde... Amamos vocês!...
Por Deodato Gomes
Post scriptum - Continuaremos com o registro do 2º dia do Momento Pedágoco, dia 16 de Fevereiro de 2018, na próxima postagem.
Foi rico, foi valioso, foi grandioso demais o nosso retorno. Ganhamos 3 colegas de fora, dois de Nanuque e uma de Ataléia que vieram somar força conosco neste trabalho. Educar é um ato de amor e sempre vale a pena!
Fizemos a leitura do artigo a seguir e discutimos bastante a Educação para Competência. Educar para a Competência é o paradigma que marca a BNCC. Esta é a metodologia na qual a BASE está ancorada. Para acessar o artigo do Professor Vasco Moreto - "Educar para Competência: o desafio do professor no novo contexto social, é só clicar na imagem abaixo. Vale a pena estudá-lo. O professor de Matemática vai adorá-lo porque todos os seus exemplos é deste componente curricular.
Assistimos e discutimos a palestra do mesmo autor do artigo acima sobre como Ensinar para a Competência e habilidade. É bastante didático e claro a forma como ele explica esta teoria. É a teoria paradigma da BNCC. Ele trabalha o conceito de Perrenoud (1999, p. 30), de forma magistral: "Competência é a faculdade de mobilizar um
conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.). Para
solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações". Assista de novo se for o caso, mas tenha o domínio conceitual desta teoria que é ferramenta essencial do ofício do professor.
Estudamos a Base Nacional Comum Curricular- (BNCC). Ficou definido que cada professor deve baixar e estudar a BNCC do seu componente curricular específico, porque todo o Planejamento de 2018 será feito a partir deste documento, que hoje já é obrigatório para o Brasil. Minas já movimenta no sentido de adaptar a BASE aos CBC, com a realização de duas vídeo conferência. Discutimos e constatamos que toda política pública educacional do Brasil será modificada: livro didático, formação de professores, avaliação externa etc... para adequar às exigência da BASE. Segue o link da Base.
Além disso relembramos a necessidade de acolhimento a todos indistintamente da sua condição física social e mental. A equidade fala da atenção especial àqueles que mais necessitam. Docência e Equidade devem ser o nosso grande desafio. Não faz sentido, fazer mais por quem já é e tem. Não esqueçamos desta imagem, amplamente discutida em nossas reuniões:
E assistimos a este vídeo com fotos de passeata da APAE em que a Escola participou, com esta Canção do Lênine que traduz de forma tão linda a necessidade da Escola acolher a todos em suas especificidades sem estigmas e preconceitos, conscientes de que " Ser diferente é normal":
Deus, meu Deus. Autor da vida. Senhor da História. Estamos juntos em oração. Juntos como determinaste. E juntos sentimos a Tua presença e consagramos esse novo ano. E juntos pedimos-Te que possamos ser fiéis à nossa vocação. Que neste novo ano, Senhor, os professores se lembrem da vocação de ensinar. Que sejam tocados pelo Teu amor, para que possam partilhar amor.
Que estejam entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena ser bom, que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam, ao mesmo tempo, mais sábios e mais humildes.
Que neste novo ano, Senhor, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que, nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente, tocando no coração de todos eles, sem distinção. E que a carência que vem de famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz.
Que, neste novo ano, cada funcionário se regozije de sua missão. Que ninguém se sinta diminuído, e que o respeito seja o guia de cada relação. Que a arrogância não encontre eco nesses espaços. Que a prepotência dê lugar ao olhar singelo de todos que precisam aprender. E Tu sabes, Senhor, que todos, sem distinção, precisam aprender.
Que nessa escola, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que os acidentes sejam pequenos e não retirem o sorriso e o encanto das pessoas que aqui vêm para exercitar a arte e a missão de construir a felicidade. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui.
Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa de nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.
Senhor, abençoa este novo ano! Queremos renovar nossa fidelidade ao Teu chamado. Queremos renovar nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa, da causa do amor. E que o amor, esse sentimento divino e humano, esse sentimento que sintetiza Tua essência, nossa essência, seja a razão de estarmos aqui.
A
ideia de superioridade, divina ou bélica, cobriu-a com o manto do poder.
Pela
força ergueu impérios e sustentou civilizações.
Pela
alienação justificou injustiças e legitimou a discriminação.
Ganhou
nome quando eslavos viraram ‘escravos’ nas mãos dos bizantinos.
Dominou
mundo afora, invadiu terras adentro, expandiu a ganância mercantilista e fez da
exploração do continente negro seu maior mercado.
Viu
senhores mouros do norte africano ostentarem servos de pele alva e olhos azuis
mediterrâneos, enquanto negociavam artigos de luxo e peças de ébano.
Cativou
povos, devastou territórios, extraiu riquezas do solo e de animais em nome de
coroas europeias.
Era
rentável negócio até para chefes negros que a alimentavam com gente de sua
gente.
Calunga
Grande muito ouviu os lamúrios dos Tumbeiros abarrotados em sua ordem.
Calunga
Pequena muito acolheu os vencidos pela sua sentença.
Plantou
seus filhos em nossos canaviais, cafezais e minas de ouro e diamantes.
Lavou
com sangue negro o chão das senzalas e os pés-de-moleque das cidades.
Foi
senhora de todos os senhores, mãe das sinhás, amante dos feitores.
Marcou
com ferro os que ousavam lhe renegar, levantar a cabeça.
Perseguiu
os de alma indomável que corriam ao encontro do sonho quilombola.
Quimeras
da liberdade de uma raça pirraça fortificadas entre serras e matas que teimavam
lhe enfrentar.
Porém,
as eras de prática envenenaram até as mais legítimas das lutas quando expuseram
suas raízes humanas nos quilombos.
Provocou
precisa e astuta fusão entre crenças apadrinhadas pela fé, amparo do rosário
das desventuras nesse benedito logradouro.
Coroou
santos reis e sagradas rainhas ao som de louvores batucados. Fitas da linha do
tempo presente e passado. Espelhos da ancestralidade.
Ouviu
os ventos soprados de longe que ressoaram brados iluminados de liberdade pelas
paragens brasileiras.
Abolir-te
foi palavra de ordem.
Utopia
e justiça para uns. Falência e loucura para outros. Caminho sem volta para
muitos.
“O
homem de cor” ganhou voz pelas ruas, força nos punhos da população, para além
das leis parcialmente libertadoras.
Contudo,
mesmo enfraquecida, sobrevivia sob a égide dos grandes latifundiários e nas
vistas grossas da hipocrisia.
Ferida
com a ponta afiada da pena de ouro que a áurea princesa empunhou ao assinar sua
redentora extinção, maquinada por uma sedenta revolução industrial de sotaque
inglês, caiu.
Uma
voz na varanda do Passo ecoou:
–
Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão!
Folguedos,
bailes, discursos inflamados e fogos de artifício mergulharam o povo em dias de
êxtase e glória.
Pão
e circo para aclamação de uma bondade cruel, pois não houve um preparo para a
libertação e ela não trouxera cidadania, integração e igualdade de direitos.
Mais
viva do que nunca, os aprisionou com os grilhões do cativeiro social.
Ainda
é possível ouvir o estalar de seu açoite pelos campos e metrópoles.
Consumimos
seus produtos.
Negligenciamos
sua existência.
Não
atualizamos sua imagem e, assim, preservamos nossas consciências limpas sobre
as marcas que deixou tempos atrás.
Segue
vivendo espreitada no antigo pensamento de “nós” e “eles” e não nos permite
enxergar que estamos todos no mesmo barco, no mesmo temeroso Tumbeiro,
modernizando carteiras de trabalho em reformadas cartas de alforria.
A Reino Unido da Liberdade entrou na avenida exatamente com o enredo “Ao Mestre com Carinho, na Escola da Vida eu Sou
Professor”, a escola de samba busca o tricampeonato do Carnaval amazonense. A
comissão de frente veio destacando os primórdios da Educação retratando a
Grécia Antiga, enfocando os primeiros professores: nossos próprios pais.
Entre os destaques da escola, estava a 1ª
porta bandeira Dayane Serra, que atravessa a passarela do samba grávida de
cinco meses. "Eu sempre gostei de Carnaval deste pequena e este ano tive a
oportunidade de ser a 1 porta bandeira da escola. Estou muito feliz em poder desfilar
neste momento da minha vida", disse.
Entre as alas que chamaram a atenção do
público estava a tradicional ala das baianas, que veio com as brincantes
caracterizadas como singelas e carismáticas professoras.
Outra ala de destaque foi a que homenageou a
educação física, representando as modalidades futebol, basquete, natação,
ginástica, nado sincronizado, vôlei, judô, entres outros. Na lateral, vieram
foliões como os técnicos, com as
bandeiras balançando.