Bullying

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Mão na Mão - Márcio Faraco




Mão na Mão - Márcio

As águas nos olhos do seu Francisco, 
O chão vermelho de Salvador,
João e José juntos correm risco,
Ela não voltou da noite de horror
Pobres, índios e negros na mira
São sempre os mesmos suspeitos
Um menino corre, o drone atira
E a televisão diz  "bem feito"

Ninguém, solta a mão de ninguém,
Eu sei que a noite será escura
Um longo caminho
De dor e procura
Mas não podemos nos perder

Vão nos ouvir, vão nos perseguir
Vão querer nos calar, vão nos reprimir
Vão delatar, vão espionar
Vão tentar dividir para conquistar
Quando o silêncio chegar
Querendo nos impedir
Nunca deixaremos de cantar
Mão na mão vamos resistir.

Ninguém, solta a mão de ninguém,
Eu sei que a noite será escura
Um longo caminho
De dor e procura
Mas não podemos nos perder

Ninguém, solta a mão de ninguém,
Ninguém, solta a mão de ninguém,

COMPARECIMENTO DO SERVIDOR NA PERÍCIA MÉDICA


Reforçamos a orientação do Coordenador do Núcleo Regional de Saúde do Servidor, sobre a obrigatoriedade de levar o Boletim de Inspeção Médica (BIM) devidamente preenchido e assinado, junto aos outros documentos quando o servidor comparecer ao atendimento de perícia médica.
ATENÇÃO:  O BIM deve emitido para cada uma das admissões em atividade, de acordo com o modelo próprio para a respectiva situação funcional (efetivo ou designado, modelos anexos) e a impressão deve ser feita frente e verso, preenchendo apenas a primeira página. 
Acesse os BINS aqui.

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Av. Visconde do Rio Branco, nº 931, Sala 204 – Centro
CEP 39.800-118 – TEÓFILO OTONI

Tel: 33 3522.5408

sábado, 15 de dezembro de 2018

E você, o que você quer buscar em 2019? Um novo ano está chegando. E com ele novas buscas. O que você quer buscar em 2019? Seja grandes realizações, seja pequenas coisas, esteja sempre disposto e atento aos sinais que a vida dá.



Pode estar o céu mais lindo lá fora, quem não estiver buscando a luz, não vai ser capaz de ver o sol. 
Alegria pode estar esperando em todas as esquinas, quem não estiver buscando um sorriso, sempre vai atravessar a rua. 
Os sonhos podem fazer todos os convites, quem não busca ouvir, sempre vai estar preso à realidade. 
A pessoa certa pode esbarrar na gente todos os dias, quem não estiver buscando amor, não vai entender o que o corpo diz. 
O mundo pode mostrar a harmonia que existe em todas as coisas, quem não estiver buscando a paz, não vai enxergar. 
A vida pode mostrar o tempo todo que nós não precisamos ser todos iguais, mas só quem busca olhar com o coração, vai perceber os sinais. 

E você, o que você quer buscar em 2019?


Direitos iguais de aprendizagem para todos



Benefícios para os estudantes com a nova organização curricular

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Um currículo que contemple uma formação geral, orientada pela BNCC, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam ou, ainda, em curso(s) ou habilitações de formação técnica e profissional, contribuirá para maior interesse dos jovens em acessar a escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.

Estudantes serão orientados para escolher dos itinerários formativos

A lei dispõe sobre o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes, o que será o momento desencadeador para refletir sobre o que se deseja e conhecer as possibilidades do Novo Ensino Médio. A escola deverá criar os espaços e tempos de diálogo com os estudantes, mostrando suas possibilidades de escolha, avaliando seus interesses e, consequentemente, orientando-os nessas escolhas. Ou seja, é fundamental trabalhar o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, para que sejam capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.

Formação profissional e técnica do estudante
A formação profissional e técnica será mais uma alternativa para o aluno. O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, os sistemas de ensino deverão certificá-lo no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.

O Novo Ensino Médio e as disciplinas dos currículos
Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório. Os currículos de referência das redes e os Projetos Pedagógicos das escolas que irão definir a organização e a forma de ensino dos conteúdos e conhecimentos de cada um desses componentes, considerando as particularidades e características de cada região.

Educação física, arte, sociologia e filosofia, língua portuguesa e matemática.
A LDB inclui, no ensino médio, obrigatoriamente, estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia (Art. 35-A, § 2°). Já o ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas (LDB, Art. 35-A, §3°), independente da(s) área(s) de aprofundamento que o estudante escolher em seu itinerário formativo.

E a língua inglesa? Por que foi escolhida como obrigatória?
Anteriormente, a LDB não trazia a língua inglesa como estudo obrigatório. A Lei nº 13.415/2017 torna o inglês obrigatório desde o 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Os sistemas de ensino poderão ofertar outras línguas estrangeiras se assim desejarem, preferencialmente o espanhol.

Profissionais com notório saber poderão atuar como docentes no itinerário de formação profissional e técnica
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Art. 61, IV) permite a atuação dos profissionais com notório saber exclusivamente para atender a formação técnica e profissional e estes profissionais deverão ser reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado.

ENEM  e a implementação da nova estrutura do Ensino Médio
A Lei do Novo Ensino Médio, que altera a LDB, não trata especificamente do ENEM. O MEC compreende que o ENEM deverá se adequar à BNCC, portanto a mudança será gradual e só deverá ocorrer a partir de 2020.

Formação de professores
A formação de professores para atuar na educação básica, conforme disposto na LDB, será realizada em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a formação em nível médio, na modalidade normal (LDB, Art. 62). Os profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica também podem atuar na educação básica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação (Art. 61, V).

Oferta do novo currículo nas escolas de ensino médio
A oferta do novo currículo depende da aprovação do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo CNE e homologação pelo MEC, o que está previsto para acontecer em 2018. Após a homologação, no primeiro ano letivo subsequente à data de publicação da BNCC, os sistemas de ensino deverão estabelecer um cronograma de implementação. O início da implementação da BNCC nas escolas de ensino médio deve ocorrer a partir do segundo ano subsequente à sua data de publicação. Ou seja, as redes não precisarão implementar todas as mudanças de uma só vez. Haverá um período para planejamento e implementação do Novo Ensino Médio.

Implementadas das escolas em tempo integral
O Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 1.145/2016 substituída pela Portaria nº. 727/2017, instituiu o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, e a Lei nº 13.415/2017 instituiu a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, estabelecendo um período de 10 anos para repasse de recursos às SEE.

O investimento do governo federal será de R$ 1,5 bilhão até 2018, correspondendo a R$ 2.000 por aluno/ano com previsão de atender, aproximadamente, 500 mil novas matrículas de tempo integral. Os recursos são repassados às SEE e estas executam Plano de Trabalho já aprovado pelo MEC, quando da adesão ao programa. Vale lembrar que o PNE estabelece que, até 2024, o país deve atender, pelo menos, 25% das matrículas da educação básica em tempo integral. É importante ressaltar que a lei do Novo Ensino Médio não determina que todas as escolas passem a ter o ensino médio integral, mas sinaliza que, progressivamente, as matrículas em tempo integral sejam ampliadas.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O Novo Ensino Médio



O Novo Ensino Médio

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Ministro da Educação homologa etapa do Ensino Médio da BNCC



Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

É um conjunto de orientações que deverá nortear a (re)elaboração dos currículos de referência das escolas das redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas. A carga horária da BNCC deve ter até 1800, a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes.

Itinerário formativos

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

2019 pode ser o seu ano!

Ao encerrar o ano a palavra que colocamos em nossa mente é GRATIDÃO!


A nossa última reunião foi de agradecimento. Agradecer muito por toda conquista e todos os desafios enfrentados. É esse sentimento que nos ajudará a aperfeiçoar para o que está por vir em 2019. 
Em 2018 foram muitas as dificuldades, mas elas nos possibilitaram muitos aprendizados. São as dificuldades que nos ajudam a superar os limites e a crescer profissionalmente. Cada vez mais precisamos nos convencer que só o trabalho e a abnegação são formas corretas de se enfrentar os obstáculos que aparecem.  É preciso sempre pensar: O que podemos fazer hoje para sermos muito melhor amanhã.
Que nós possamos alcançar tudo que pudermos no ano que está por vir. Muita energia para iniciarmos o ano de 2019, e vivenciarmos um tempo de muitas incertezas. Que se abram muitas oportunidades para todos nós e que sejamos coroados de sucesso. 
Vamos lá gente, nós podemos fazer o futuro acontecer. 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

ATENÇÃO PARA OS EXAMES PARA PRÉ-ADMISSIONAL Resolução SEPLAG nº 77/2018 DESIGNAÇÃO / 2019


Caros Colegas professores apresentamos a relação dos exames Pré-admissional para designação. 

EXAMES PARA PRÉ-ADMISSIONAL - Resolução SEPLAG nº 77/2018

EXAMES PARA PRÉ-ADMISSIONAL – Resolução SEPLAG nº 77/2018
DESIGNAÇÃO / 2019
I - Hemograma completo;
II - Urina rotina;
III - Glicemia de jejum;
IV – Videolaringoscopia ou videolaringoestroboscopia, com laudo descritivo contendo, na filmagem, a imagem da face do requerente, bem como a data de realização do exame para os candidatos à função pública de Professor de Educação Básica – PEB
§1º Os exames descritos nos incisos I a III somente serão aceitos se realizados nos 30 (trinta) dias anteriores à data de marcação da inspeção pericial e o exame descrito no inciso IV, nos 90 (noventa) dias anteriores à data de marcação da inspeção pericial.
§2º O material de exame de urina de que trata o inciso II deverá ser colhido no próprio laboratório, devendo esta informação constar do resultado do exame.
§3º Nos resultados de todos os exames descritos nos incisos acima deverão constar o número de identidade do candidato, a identificação dos profissionais que os realizaram e a data de sua realização.
§4º Na inspeção pericial poderão ser exigidos exames e testes complementares julgados necessários para a sua conclusão.

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Artistas brasileiros gravam videoclipe em defesa dos direitos humanos

Lançada pela Anistia Internacional, canção "Manifestação" conta com a participação de mais de 30 artistas, como Chico Buarque, Criolo, Ellen Oléria e Fernanda Montenegro.




Para comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 57 anos da fundação da Anistia Internacional, mais de 30 artistas brasileiros gravaram o videoclipe Manifestação. A letra da música, composta por Carlos Rennó, aborda as violações de direitos humanos frequentes no Brasil e conclama a sociedade a se mobilizar.

Com música de Russo Passapusso, Rincon Sapiência e Xuxa Levy, participam do videoclipe os artistas Criolo, Péricles, Rael, Rico Dalasam, Paulo Miklos, As Bahias e a Cozinha Mineira, Luedji Luna, Siba, Xênia França, Ellen Oléria, BNegão, Filipe Catto, Chico César, Paulinho Moska, Pretinho da Serrinha, Pedro Luís, Marcelino Freire, Ana Cañas, Marcelo Jeneci, Márcia Castro, Larissa Luz, Ludmilla e Chico Buarque. A gravação também tem a participação das atrizes Camila Pitanga, Fernanda Montenegro, Letícia Sabatella e Roberta Estrela D’Alva.

“O lançamento deste clipe é um marco para lembrarmos que, mesmo após 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a mobilização para que nossos direitos sejam garantidos continua sendo crucial. A letra da música descreve graves violações de direitos humanos, como a violência que sofrem as populações negras, indígena, quilombola, LGBTI, bem como refugiados, mulheres e pessoas que vivem em favelas e periferias. No país que tem o maior número de pessoas assassinadas por ano, a canção-protesto transmite a força e ânimo que tanto precisamos para continuar lutando”, afirma Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional.

“Através das 32 vozes que a gravaram, a canção busca dar voz aos silenciados, invisibilizados, excluídos, discriminados, às vítimas de preconceito, racismo e intolerância, aos violentados brasileiros citados à exaustão em Manifestação”, diz Carlos Rennó.
https://www.manifestacao.org/
Fonte: Via Rede Brasil Atual

sábado, 8 de dezembro de 2018

Estudantes da Escola João Beraldo concluem a Educação Básica em grande estilo neste 2018.



Terminou... passou... acabou... esta  cerimônia de conclusão é a nossa última aula! A aula da saudade. Confesso que estou tocado, muito emocionado. Um aperto no coração, uma vontade muito grande de derramar lágrimas. Pensar que os nossos jovens do 3º ano que concluem o Ensino Médio, última etapa da educação básica,  não mais estarão em nosso dia-a-dia escolar. Este momento é de adeus! Já sentimos  saudades de todos vocês. Conhecemos e acompanhamos a maioria de todos,  desde muito pequenos. De alunos, passaram a condição de filhos, é por isso que ficamos assim tão tocados e emocionados. A cerimônia de conclusão é um momento solene que vislumbra um horizonte de esperança e fé para cada um de vocês. Assim esta cerimônia de conclusão do Ensino Médio é também, além de uma grande despedida um momento de  entrega. São filhos e filhas que ora deixam sua segunda casa que é esta escola. Todo ano os nossos alunos que ingressam na Universidade Federal nos emociona, é o que queremos para vocês.  É o testemunho de muitos deles, que mostra a importância de fazer parte de uma universidade federal e da  alegria de trocar a Escola João Beraldo pelo ingresso em um curso superior. Se muitos deles conseguiram todos  vocês podem chegar lá também. 
O crescimento de todos no conhecimento e  enquanto ser humano,  são conquistas importantes e visíveis, para quem sempre teve como motivação o cuidado pelo outro, o afeto, e o calor humano. Vão sim meninos, vão sim meninas em busca dos sonhos. O tempo é de vocês! Tudo que fizemos, trabalhamos e ensinamos emanou de um profundo amor em nosso coração. Esta é a marca da educação. Educação é um ato de coragem e de amor, já disse o nosso grande educador Paulo Freire. Nos sentimos muito honrados em poder compartilhar este momento com vocês, fazer parte de todas estas histórias tão lindas de vida, sabendo que hoje é o final, destes momentos ricos de escola João Beraldo. Tudo vira lembrança. Daqui para a frente, esta escola e todos os acontecimentos, fatos vividos, situações existenciais e testemunhadas, tornar-se-ão apenas memória,  história viva no coração de todos vocês jovens. Peço licença a Fernando Pessoa para usar sua linguagem poética e dizer que “existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Vocês se tornaram eternos, inesquecíveis em nossos corações, ninguém dá conta de explicar as coisas do amor, quando as pessoas são incomparáveis e únicas. Chegou o fim da estrada. 



O sentido de tudo é de entrega de vida. Você se tornou maior. A resposta aos desafios da vida,  agora deve ser enfrentados por vocês. Os pais e a escola entregam aos jovens concluintes sua própria vida. Agora é com você, é você com você mesmo. Ninguém mais responde por você, que passou a ser dono dos seus atos. Sua história será feita daqui para frente por você mesmo. Fazer história bonita para fazer mais caminho pois o caminho só existe se alguém caminha deixando suas marcas. Agora os pais não mais responderão por nemhum ato que praticarem. Deverão assumir as consequências dos seus atos, assumir responsabilidades e tomar decisões. As portas, as janelas do mundo estão abertas, escancaradas e o mundo é de vocês, mas é preciso conquistarem,  buscarem. A vida é movimento. Não parem. Lutem pelos seus sonhos. Não seja mais um, a se perde na poeira do seu próprio fracasso. Qualquer jovem hoje pode ser o que quiser ser nesta vida, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do se espera que ele faça.
Vejam o álbum com todas as fotos.
                                    Deodato Gomes-Diretor

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II- TELESSALA E ALUNOS DOS 9ºs anos

Muito Boa Noite a todos!

Estimados alunos dos 9ºs  ano e da Telessala do ano de 2018, caros pais, professores, e todos os presentes. 
A gente sempre pergunta qual o sentido de estarmos aqui para este momento em que alunos estão concluindo uma simples etapa da Educação Básica que é o Ensino Fundamental II. 
Foi toda uma caminhada, desde a pré-escola na Educação Infantil até aqui, que é preciso ser valorizada. 
Todos os grupos humanos em todos os tempos e de todas as culturas, os seus adolescentes, sempre foram marcados por rituais de passagens para a juventude. O sentido que encontramos para este momento é de que ele é uma passagem para uma vida mais madura. Está bem demarcado, você está deixando de ser adolescente e se tornando um jovem. De adolescente para mais moço são muitos os dilemas, conflitos e situações que estão no jogo da subjetividade destes meninos e meninas. 
As responsabilidades e o comprometimento são muito maiores para um jovem do que para um adolescente.  Este tem mais responsabilidade sobre si mesmo, sobre sua própria vida do que um adolescente. O jovem passa a assumir mais desafios e depender um pouco menos dos seus pais. Quais são os desafios colocados para você que entra nesta fase tão bonita da juventude?
Conto aqui a História do jovem que quis enganar o sábio: -O Jovem e o Sábio
Tem uma canção que diz: “Nossa linda juventude, página de um livro bom”. 
Os desafios para você que entra na juventude, talvez a mais linda fase da vida é de fazê-la mais linda ainda. Escrever uma página de comprometimento no livro bom da sua vida. 


A responsabilidade que a vida coloca para vocês hoje,  ainda é de manter a escalada dos seus estudos. Tenham firmeza, determinação, garra e coragem nesta nova etapa da educação básica que iniciarão no próximo ano. É o início do Ensino Médio.  Não desista, não existe mágica nesta vida, conhecimento é resultado de esforço e de busca. Ingressar no Ensino Médio, focar nos estudos é essencial para sua realização. 

Faça uma caminhada de compromisso para o  ingresso no curso superior, já a partir do 1º ano em 2019. Aqui na Escola levamos todas as informações necessárias para você, basta que você tenha vontade e estude. 
Não desanime frente aos problemas e dificuldades que vão enfrentar. É preciso persistir na luta, logo vão concluir o Ensino Médio, e se perseverar pode ingressar alcançar sucesso, trocando sua escola por uma  universidade. 
Receba todo nosso carinho e afeto.  Agradecemos aos pais pela confiança. Acreditem em seus filhos, invistam neles, são verdadeiros tesouros.  Acompanhe-os,  não deixem que se percam pelo caminho.  Gilberto Gil disse: “Mães Zelosas, pais corujas, vejam como de repente as águas ficam sujas”. As águas sujam quando negligenciamos o nosso papel de autoridade familiar.  Mais um ano de muito trabalho e grandes resultados vai se encerrando e abrindo caminho para mais sonhos serem realizados. Que o espírito de Natal renove as nossas energias para o ano que vai nascer.

Desejamos aos nossos alunos, pais,  professores um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas realizações e sucesso! 
                                    Por Deodato Gomes 
Vejam todas as fotos da Cerimônia de conclusão.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

CULTO DE AGRADECIMENTO PELA CONCLUSÃO DOS 9ºs, 3ºs ANOS E TELESSALA.


O Culto de agradecimento pela Conclusão dos 9ºs,  3º anos e Telessala reuniu parte da comunidade escolar na quadra da Escola João Beraldo, neste final de 2018.
A espiritualidade e a formação humana que acompanharam toda a trajetória escolar dos nossos alunos ao longo deste ano foi contemplada neste Culto.
Pais, familiares, amigos e professores,  participaram deste momento de oração e agradecimento por esta importante conquista escolar dos nossos adolescentes.
Lídia Martins, que presidiu a celebração conduziu de forma especial e destacou em sua homilia a importância de sermos sal da terra e luz do mundo neste tempo tão conturbado da nossa história. Ressaltou a figura bíblica de Salomão que entre tantos pedidos a Deus, escolheu a sabedoria. Diferenciando sabedoria de conhecimento destacou que é pela sabedoria que alcançamos a plenitude. 
Os alunos tiveram participação ativa durante o Culto, pedindo a Deus pelos seus pais, educadores e escola e ofertando a bandeira da Escola, elemento da cultura estudantil, como oferenda a Deus.
Ao final de tudo vemos que o sentimento de gratidão ficou explícito e os vínculos de amor e amizade ficaram ainda mais fortalecidos. Agradecemos a Juelice, responsável pelo momento, a Clodoaldo, William e Lídia pela presteza em servir.
Fotos do Culto.

                                                                                           Por Deodato Gomes

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

O Conselho Nacional da Educação (CNE) aprovou o Parecer e a Minuta de Resolução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao Ensino Médio.Segundo o presidente da comissão da base, o documento aprovado prevê que apenas português e matemática tenham carga horária obrigatória em todos os três anos do ensino médio.




O texto original foi entregue pelo Ministério da Educação (MEC) ao CNE em abril deste ano e desde então foi submetido a audiências públicas em diferentes regiões e recebeu contribuições da sociedade. O documento se soma à etapa da BNCC do Ensino Fundamental e da Educação Infantil homologada no ano passado. Pela primeira vez o país vai contar com uma normativa nacional que define o conjunto de conhecimentos essenciais e indispensáveis a crianças e jovens. Isto vai contribuir para diminuir as desigualdades educacionais entre estados e promover a qualidade da aprendizagem. 

"Você tem um Ensino Médio que não é mais aquele igual para todo mundo e nem totalmente estruturado porque ele precisa trabalhar com diferenças que existem tanto do ponto de vista regional como até individual do próprio estudante. Isso tudo guiou muito uma base que ela vai ter referencial importantes mas que ele não impõe determinadas questões a serem trabalhadas. É esse o trabalho que a gente vai fazer para que a gente possa ter o que a gente chama de equidade.Um resultado final que dê garantia ao acesso ao mundo do trabalho e de acesso ao ensino superior a todos os estudante brasileiros."  Eduardo Deschamps-Presidente da Comissão da BNCC-do CNE

O texto segue agora para homologação pelo MEC. A BNCC servirá de orientação  à elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais e federal de ensino, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. Os estados terão um ano para fazerem o cronograma de implementação e mais um ano para efetivar as mudanças.

" O governo se preparou para apoiar as redes nesse processo e nós vamos seguir acompanhando enquanto estivermos aqui". Kátia Smole-Secretaria de Educação Básica do MEC


CULTO DE CONCLUSÃO DOS 9ºs E 3ºs ANOS DA ESCOLA JOÃO BERALDO, será amanhã dia 05 de dezembro às 18 horas na quadra da Escola.


A melhor forma de agradecer pela estrada trilhada é nos encontrando para rezar. Em oração agradecemos a Deus por termos transpostos barreiras, vivenciados dias de lindos por de sol, contemplados incontáveis maravilhas que Deus nos proporcionou neste 2018, mas também pelos dias de intensas lutas e dores que tivemos.  
Deus, obrigado pelos milagres realizados na vida de cada jovem desta escola neste 2018 por meio da educação e na nossa vida de educadores.
Jamais ficamos desamparados,  porque estivestes presente nos momentos mais difíceis desta caminhada. Como é  difícil encontrar a tua paz em meio a tantos conflitos.
Neste Culto Senhor, te agradecemos pelas desilusões. Elas nos ensinaram que nosso coração deve estar sempre em Ti. 
Agradecemos  pelas lágrimas que derramamos, elas nos purificaram e nos  fizeram enxergar as coisas de forma diferente.
Agradecemos por colocar em nosso coração o dom de perdoar. 
Agradecemos Senhor pelo amanhecer, ele nos mostra que sempre podemos recomeçar.
Agradecemos também pelo anoitecer ele nos lembra a vida na sua transitoriedade.  Somos apenas passageiros desse barco chamado vida.
Agradecemos também pelo conhecimento conquistado, que ele sirva para a nossa vida e para servir o outro.  Quanto mais conhecemos mais próximos de ti ficamos. Porque és a total iluminação. 
Obrigado pela consciência que temos de que tudo nesta vida depende unicamente de Ti. 
Amém.
                       Por Deodato Gomes Costa

Inclusão e emoção neste belo comercial de Natal



Boticário, conhecido no Brasil por se destacar no segmento de perfumaria, deu a largada na temporada de campanhas de Natal bem produzidas, daquelas que fazem o público pensar muito além da marca e dos produtos que se pretendem vender; daquelas que nos fazem pensar no que realmente queremos para a nossa vida no próximo ano. 

O filme que está no ar mostra a tristeza de um menino surdo ao ouvir a professora dizendo que só deveriam ficar na sala os alunos que fazem parte do coral. Do lado de fora a professora entrega uma partitura para garoto, que fica todo contente. Em casa, ele ensaia sozinho e, no dia da apresentação de fim de ano da escola, dá um verdadeiro show, “cantando” em libras no meio de seus colegas. A plateia se emociona.

No fim do comercial, o outro lado da história: o menino surdo ilustra o filme com desenhos. 

O Boticário informou que o personagem do filme chama-se Leonam e que ele é realmente deficiente auditivo. Também foi ele o encarregado pelos desenhos. 

Nas redes sociais da empresa, os seguidores elogiaram muito a iniciativa que usa a emoção para fazer um alerta sobre a importância da inclusão.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Curso de Língua Portuguesa: na prática a teoria é ativa.



Este é o Curso que está sendo oferecido para todos os professores de Língua Portuguesa que  tem, como ponto de partida, as metodologias ativas que têm sido cada vez mais colocados em prática pelos professores. Percebe-se que esses modelos metodológicos, por valorizarem o protagonismo dos estudantes, vêm auxiliando-os a desenvolverem as habilidades em curso. Nesse sentido, faz-se necessário discutir teoricamente aquilo que já vem sendo experimentado na prática.
Para se inscrever é necessário que utilizem o e-mail institucional/nominal de servidor da educação-exemplo: seu.nome@educacao.mg.gov.br 
Somente serão matriculados cursistas com cpf e e-mail válidos.
Caso não possua o e-mail institucional nominal ou tenha esquecido sua senha de acesso entre em contato com a equipe do NTE de sua Superintendência Regional de Ensino.

Link para inscrição:

domingo, 2 de dezembro de 2018

O Papa acendeu hoje a primeira vela do Advento unindo as crianças Sírias vítimas de uma guerra que já dura 8 anos e a todos os fiéis que acendem velas!

Papa adere à campanha pela Síria e acende a primeira vela do Advento na Praça S. Pedro.
Veja a triste realidade das crianças da Síria às quais o Papa se refere.



A campanha natalina de oração, ajuda e solidariedade ao país martirizado por 8 anos de guerra, é intitulada “Velas pela Paz na Síria”.

Após rezar a oração mariana do Angelus com o povo de Deus na Praça São Pedro, o Papa Francisco anunciou sua adesão à campanha natalina de oração,  “Velas pela Paz na Síria”. Vejam o que ele disse sobre esta situação:

"O Advento é tempo de esperança e nesse momento eu gostaria de fazer minha a esperança de Paz das crianças da amada e martirizada Síria. Castigada por uma guerra que já dura 8 anos. Por isso aderindo a iniciativa de ajuda a Igreja que sofre, eu vou acender agora um vela unindo me a tantas crianças Sírias e tantos fiéis no mundo em que neste momento acendem também as suas velas.Essa chama de esperança, dispersem as trevas da guerra. Rezemos e ajudemos os cristãos a permanecerem na Síria e no Oriente Médio . Como testemunha de misericórdia de perdão e de reconciliação. Que essa chama de esperança, chegue também a todos aqueles que sofrem com conflitos e tensões em várias partes do mundo, próximas e distantes. Que a oração da igreja os ajude a sentir a proximidade de Deus fiel e toque todas as consciências por um compromisso sincero em favor da Paz. Que Deus nosso senhor, perdoe aqueles que fazem a guerra, aqueles que produzem armas, para destruir-se e converta os seus corações. Rezemos pela Paz na amada Síria". 

No Advento não vivemos apenas a espera do Natal, somos também convidados a despertar a expectativa do retorno glorioso de Cristo, preparando para um encontro final com ele, com escolhas coerentes e corajosas. Palavras do Papa hoje na abertura do advento.



No encontro dominical com os fiéis, o Papa Francisco indicou estas atitudes citadas acima, recomendadas por Jesus como o caminho, neste início de Advento, para “sairmos de um modo de vida resignado e habitual e alimentar esperanças e sonhos para um novo futuro, com a vinda de Deus”.


O Evangelho deste domingo nos adverte contra a opressão de um estilo de vida egocêntrico e dos ritmos convulsivos de nosso cotidiano 

“O Advento nos convida a um compromisso de vigilância, a olhar para fora de nós mesmos, ampliando nossa mente e nosso coração para nos abrirmos às necessidades de nossos irmãos e ao desejo de um novo mundo. É o desejo de tantos povos martirizados pela fome, pela injustiça e pela guerra; é o desejo dos pobres, dos mais frágeis e abandonados", frisou o Papa.

“ Este tempo é apropriado para abrir nossos corações, para nos questionarmos concretamente sobre como e para quem dedicamos nossas vidas ”
A segunda atitude para viver bem o tempo da espera pelo Senhor é a oração: trata-se de levantar e rezar, voltando nossos pensamentos e nossos corações para Jesus que está para vir.

Mas qual é o horizonte da nossa espera em oração?


Como o profeta Jeremias, que fala ao povo severamente sofrido pelo exílio e que teme perder sua identidade, nós cristãos também corremos o risco de nos mundanizar e até mesmo "paganizar" o estilo cristão. Por isso, precisamos da Palavra de Deus.




“Que a Virgem Maria, mulher da espera e da oração, nos ajude a fortalecer nossa esperança nas promessas de seu Filho Jesus, para nos fazer sentir que, através das aflições da história, Deus permanece fiel e utiliza também os erros humanos para nos demonstrar sua misericórdia”.