Bullying

sábado, 8 de dezembro de 2018

Estudantes da Escola João Beraldo concluem a Educação Básica em grande estilo neste 2018.



Terminou... passou... acabou... esta  cerimônia de conclusão é a nossa última aula! A aula da saudade. Confesso que estou tocado, muito emocionado. Um aperto no coração, uma vontade muito grande de derramar lágrimas. Pensar que os nossos jovens do 3º ano que concluem o Ensino Médio, última etapa da educação básica,  não mais estarão em nosso dia-a-dia escolar. Este momento é de adeus! Já sentimos  saudades de todos vocês. Conhecemos e acompanhamos a maioria de todos,  desde muito pequenos. De alunos, passaram a condição de filhos, é por isso que ficamos assim tão tocados e emocionados. A cerimônia de conclusão é um momento solene que vislumbra um horizonte de esperança e fé para cada um de vocês. Assim esta cerimônia de conclusão do Ensino Médio é também, além de uma grande despedida um momento de  entrega. São filhos e filhas que ora deixam sua segunda casa que é esta escola. Todo ano os nossos alunos que ingressam na Universidade Federal nos emociona, é o que queremos para vocês.  É o testemunho de muitos deles, que mostra a importância de fazer parte de uma universidade federal e da  alegria de trocar a Escola João Beraldo pelo ingresso em um curso superior. Se muitos deles conseguiram todos  vocês podem chegar lá também. 
O crescimento de todos no conhecimento e  enquanto ser humano,  são conquistas importantes e visíveis, para quem sempre teve como motivação o cuidado pelo outro, o afeto, e o calor humano. Vão sim meninos, vão sim meninas em busca dos sonhos. O tempo é de vocês! Tudo que fizemos, trabalhamos e ensinamos emanou de um profundo amor em nosso coração. Esta é a marca da educação. Educação é um ato de coragem e de amor, já disse o nosso grande educador Paulo Freire. Nos sentimos muito honrados em poder compartilhar este momento com vocês, fazer parte de todas estas histórias tão lindas de vida, sabendo que hoje é o final, destes momentos ricos de escola João Beraldo. Tudo vira lembrança. Daqui para a frente, esta escola e todos os acontecimentos, fatos vividos, situações existenciais e testemunhadas, tornar-se-ão apenas memória,  história viva no coração de todos vocês jovens. Peço licença a Fernando Pessoa para usar sua linguagem poética e dizer que “existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Vocês se tornaram eternos, inesquecíveis em nossos corações, ninguém dá conta de explicar as coisas do amor, quando as pessoas são incomparáveis e únicas. Chegou o fim da estrada. 



O sentido de tudo é de entrega de vida. Você se tornou maior. A resposta aos desafios da vida,  agora deve ser enfrentados por vocês. Os pais e a escola entregam aos jovens concluintes sua própria vida. Agora é com você, é você com você mesmo. Ninguém mais responde por você, que passou a ser dono dos seus atos. Sua história será feita daqui para frente por você mesmo. Fazer história bonita para fazer mais caminho pois o caminho só existe se alguém caminha deixando suas marcas. Agora os pais não mais responderão por nemhum ato que praticarem. Deverão assumir as consequências dos seus atos, assumir responsabilidades e tomar decisões. As portas, as janelas do mundo estão abertas, escancaradas e o mundo é de vocês, mas é preciso conquistarem,  buscarem. A vida é movimento. Não parem. Lutem pelos seus sonhos. Não seja mais um, a se perde na poeira do seu próprio fracasso. Qualquer jovem hoje pode ser o que quiser ser nesta vida, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do se espera que ele faça.
Vejam o álbum com todas as fotos.
                                    Deodato Gomes-Diretor

Nenhum comentário: