Bullying

quarta-feira, 24 de abril de 2019

ORGANIZAÇÃO DO PRÉ-CONSELHO DE CLASSE NA ESCOLA JOÃO BERALDO JUNTO AOS PROFESSORES.

O  PRÉ-CONSELHO é uma  fase importante de preparação para o desenvolvimento do Conselho de Classe, ele está baseado na análise e reflexão das atividades desenvolvidas ao longo do bimestre por você junto aos seus estudantes e  que foram relevantes nos processos de ensino e de aprendizagem.
Como atividade importante do Pré-Conselho solicitamos o preenchimento e apresentação no dia do Conselho do formulário (anexo I) postado a seguir. Por medidas ecológicas e econômicas o forumulário deverá ser preenchido virtualmente.  O documento é um diagnóstico geral de cada uma das suas turmas, e é de suma importância seu preenchimento para subsidiar as discussões do Conselho de Classe. A ficha está disponível no Whatsaap da Escola e aqui também no Girassol como pediram. Você deverá baixá-la, preencher um impresso para cada uma de sua turmas e apresentar no momento do Conselho de Classe. Pode ser apresentado tanto no celular quanto em um notebook. 
Por orientação da secretaria o novo Conselho de Classe deve ter presença de Estudantes enquanto Representantes de Turma e Pais ou responsáveis. Para que o Conselho de Classe cumpra suas finalidades, e aconteça de forma organizada e produtiva é preciso que você faça sua parte com comprometimento.  Ações imprescindíveis do Professor-Conselheiro:
 Avaliar o desempenho escolar da turma e dos estudantes individualmente, definindo seu
desempenho global;
 Avaliar o desenvolvimento do estudante individualmente, considerando também a relação
professor-estudante e o relacionamento entre os próprios estudantes;
 Identificar os estudantes infrequentes e que necessitam de acompanhamento especial da escola;
 Identificar e caracterizar os estudantes com dificuldade de aprendizagem;
Identificar as possíveis causas das dificuldades no processo ensino e aprendizagem;
Analisar se as metodologias de ensino estão coerentes com as demandas de aprendizagem e interesse dos estudantes;
• Verificar a coerência dos critérios de avaliação adotados, bem como a coerência entre prática docente e a proposta da escola;
• Verificar a necessidade de intervenção pedagógica para a consolidação das habilidades e competências em cada componente curricular;
• Definir as atividades de ensino e de intervenção, a partir das competências e habilidades não
consolidadas, buscando paralelamente a melhoria dos resultados das avaliações externas (SIMAVE E SAEB).
• Acompanhar os planos de trabalho dos estudantes em Progressão Parcial;
• Acompanhar desempenho escolar de estudantes que necessitam de Plano de Estudos por alguma questão específica.

FICHA DO PRÉ-CONSELHO A SER PREENCHIDA PELO PROFESSOR VIRTUALMENTE ANTERIOR AO MOMENTO DO CONSELHO. 

Observação: vamos evitar papel, leve este formulário no celular ou no notebook.









sábado, 20 de abril de 2019

Um pensamento profundo e original marcado pela simplicidade. Assim é o Papa Francisco.


Redação no Encceja: como conseguir nota para aprovar!


Você quer realmente terminar os seus estudos da Educação Básica? A redação não é bicho de sete cabeças mas é preciso dar uma atenção especial à esta prova. Como já expliquei, as Provas de Redação e de Linguagens estão vinculadas em termos de certificação, você precisa ser aprovado nas duas ao mesmo tempo. Caso você se reprove em uma você está automaticamente reprovado também na outra. A Prova de Redação tem valor de 10 pontos e você precisa conseguir 50%, ou seja, 5,0 pontos. Mas não pense pequeno, coloque uma meta para você  alcançar 7,0 pontos. Precisamos sempre colocar nossas metas para além do mínimo estabelecido.  

DICAS INFALÍVEIS

Apresento para você encejeiros algumas dicas importantes que se você seguir você terá sucesso. Vamos começar pela Letra. Qual tipo de letra você vai usar para transcrever sua redação para a folha definitiva do Encceja?  Primeira coisa gente:
1. Não misture letra cursiva com letra de forma. Ou uma ou outra. Mas se você usar letra de forma precisa diferenciar a letra maiúscula da minúscula. O corretor  quer saber se você sabe diferenciar letra maiúscula de minúscula, ou seja se você conhece as regras de uso da letra maiúscula.
2. A caligrafia conta muito, não precisa ser bonita mas tem que ser bem legível. Não mudar o tamanho da letra.
3. Sua Redação será corrigida por dois corretores, que são dois professores de português. Se houver muita divergência na nota entra em ação um outro corretor sem saber a nota que você recebeu pelos dois primeiros corretores. Olhe o exemplo que apresentamos:
a. Corretor A te deu nota 5 e o corretor B te atribuiu nota 2. Qual será a sua nota? Observe que não tem muita discrepância entre o 5 e 3, portanto sua nota será 5.
b. Corretor A te atribuiu nota 9 e o B nota 4. Qual será a sua nota? Neste caso em decorrência da discrepância muito grande entre as notas do corretor A e o corretor B será acionado um terceiro corretor. O Corretor C, mas este não tem conhecimento das notas que você recebeu do corretor A e do corretor B
4. Tipo de Redação – A redação é do tipo dissertação-argumentativo. Tem ou não título? Quanto ao título é opcional. Você coloca ou não. Se for colocar o título escreva na 1ª linha centralizado e começa a redação na 2ª linha. Se a redação pedir o título é preciso que crie e escreva, mas isso se pedir expressamente. Se não pedir o título não coloque. Se você fizer um título ruim ( que é o cartão de visita da sua redação) você já condiciona o corretor a ter preconceitos contra a sua redação.  No Encceja a redação é mais leve e o tema está muito relacionado à vida daqueles que por vários motivos não concluir sua escolaridade no tempo regular. 
5. ESTRUTURA TEXTUAL DA REDAÇÃO – Vamos tomar como exemplo uma redação cujo tema seja a Violência praticada contra a Mulher.
a. Introdução – Apresentação do tema. Fazer um resgate histórico de como a mulher é tratado no cristianismo, a desvalorização da mulher hoje, a sociedade patriarcal e a necessidade de mudança. 
b. Argumento 1 – 1ª parte do desenvolvimento. Aqui pode ser colocado sobre a violência doméstica vivenciada por milhares de mulheres no Brasil, a lei Maria da Penha, mulheres tem medo/vergonha, não denunciam.
c. Argumento 2 – 2ª parte do desenvolvimento. A mulher na mídia, mulher objeto sexual, a mulher no mercado de trabalho e o cuidar dos filhos. Dupla jornada de trabalho. 
d. Conclusão. Aqui pode ser colocado a necessidade de mudança desta realidade que pode passar por punições mais rigídas, conscientização e papel das  escolas(educação).
e. Pode faze no rascunho, mas não pode usar lápis. É obrigatório usar caneta transparente preta. 
f. Máximo de 30 linhas e mínimo de 20 linha.  Quem escrever menos de 4 linhas recebe (0) zero.
g. Pontuação da prova de redação já colocamos que é de 10 pontos. Distribuídos em 5 itens de correção. Posteriormente detalharemos.

6. FAZER FACULDADE DEPOIS DO ENCCEJA-Assim que você conseguir seu diploma por meio do Encceja, poderá sonhar ainda mais alto:  o passo seguinte é fazer uma faculdade! Estudar nunca é demais, pois vai proporcionar a você um trabalho, um salário e uma qualidade de vida melhor. Carlos Chagas tem uma excelente opção que é a UNOPAR. Esta Universidade oferece cursos a distância conectado de grande qualidade nas mais diversas áreas. Esta é uma das coisas boas que temos em nossa cidade. Além do mais tem a UNEC em Nanuque que abriu inclusive os cursos de Direito e Medicina Veterinária.
                              Por Deodato Gomes Costa

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Um pensamento profundo e original marcado pela simplicidade. Assim é o Papa Francisco.

História do Papa Francisco
Papa Francisco foi escolhido para liderar a Igreja no ano de 2013, estando até hoje na liderança da Igreja.
Nasceu em 17 de dezembro de 1936 na Argentina, na cidade de Buenos Aires, com o nome de Jorge Mario Bergoglio, vivendo uma vida de fé em um lar muito católico, no ano de 1958 ingressou na Companhia de Jesus, onde trilhou um caminho de muita fé e esforço dentro da Igreja. O que torna a história do Papa Francisco mais tocante é que em 1200 anos ele é o primeiro pontífice não Europeu, um homem de grandes ideias, e uma vida de grande humildade e fé tem dirigido a Igreja e servindo de modelo a nós católicos.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Foram 80 tiros! E não era gravação do Rambo!

Arte: Angelo Arede / Design Ativista

Não era gravação do Rambo 6 aqui no Brasil, era uma tentativa de abordagem do exército, em mais uma favela do Rio de Janeiro.

Um pensamento profundo e original marcado pela simplicidade. Assim é o Papa Francisco.

História do Papa Francisco
Papa Francisco foi escolhido para liderar a Igreja no ano de 2013, estando até hoje na liderança da Igreja.
Nasceu em 17 de dezembro de 1936 na Argentina, na cidade de Buenos Aires, com o nome de Jorge Mario Bergoglio, vivendo uma vida de fé em um lar muito católico, no ano de 1958 ingressou na Companhia de Jesus, onde trilhou um caminho de muita fé e esforço dentro da Igreja. O que torna a história do Papa Francisco mais tocante é que em 1200 anos ele é o primeiro pontífice não Europeu, um homem de grandes ideias, e uma vida de grande humildade e fé tem dirigido a Igreja e servindo de modelo a nós católicos.

domingo, 14 de abril de 2019

Sind-Ute convoca filiados de Carlos Chagas para eleição!



Cibelle Almeida Viana, Diretora, representante de Carlos Chagas do SINDUTE, Subsede Nanuque, avisa que entre os dias 22 e 26 de Abril o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINDUTE) de Minas Gerais  realizará eleições para a Diretoria Estadual,  Diretoria da Subsedes de Nanuque  e para o Conselho Geral.

Pedimos que os professores divulguem este post nos grupos de whatsaap, para que a informação possa chegar a todos os docentes. 

No período  mencionado mesários volantes estarão colhendo os votos de todos os trabalhadores em educação filiados que se encontrarem trabalhando nas Escolas Estaduais.

Os aposentados filiados também, penso eu, tem o direito de votarem, devem portanto se dirigirem á uma Escola Estadual para registrar seu voto junto aos mesários volantes. 

O apelo é pela participação afim de se construir um Sindicato forte e de luta. 

Vejam o ofício recebido pela Escola



Confira o Ofício 003/2019 enviado à Escola

sábado, 13 de abril de 2019

Continuam as obras na Escola

As obras na Escola João Beraldo não param. Neste momento está-se trocando o piso da parte externa da Escola. Será também levantado o muro em toda a parte limítrofe com o Clube até a Avenida Gabriel Passos.







Decreto de Bolsonaro VETA o uso dos termos 'Vossa Excelência' e 'doutor' nos órgãos federais Segundo o governo, intenção é a 'desburocratizar' tratamento e 'eliminar barreiras que criam distinção' entre funcionários. O decreto estabelece que agentes públicos utilizem termo 'senhor'.

No dia 11 de Abril de 2019 o Governo Federal publicou no Diário da União o decreto nº 9.758, que Dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos da administração pública federal.

O Decreto estabelece a forma de tratamento que deve ser  empregada na comunicação, oral ou escrita, com agentes públicos da administração federal direta e indireta, e sobre a forma de endereçamento de comunicações escritas a estes agentes. Pelo decreto os agentes públicos devem ser obrigatoriamente  tratados pelo único pronome de tratamento “SENHOR”, com as devidas flexões para o feminino e plural. Segundo o decreto este é o mais  adequado tratamento, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião a que estão vinculados os agentes públicos.

Esta abordagem se aplica: aos servidores públicos ocupantes de cargo efetivo; aos militares das Forças Armadas ou das forças auxiliares; aos empregados públicos; ao pessoal temporário; aos empregados, aos conselheiros, aos diretores e aos presidentes de empresas públicas e sociedades de economia mista; aos empregados terceirizados que exercem atividades diretamente para os entes da administração pública federal; aos ocupantes de cargos em comissão e de funções de confiança;  às autoridades públicas de qualquer nível hierárquico, incluídos os Ministros de Estado; e ao Vice-Presidente e ao Presidente da República.
 Pelo que entendi este decreto não se aplica as comunicações entre os agentes públicos e autoridades estrangeiras bem como às autoridades do poder judiciário, legislativo. 

Está proibido as seguintes formas de  tratamento: vossa Excelência ou Excelentíssimo; vossa Senhoria; vossa Magnificência; doutor; ilustre ou ilustríssimo; digno ou digníssimo; e respeitável. Se o agente público público  exigir o uso de pronome especial este deverá tratar o interlocutor do mesmo modo.