Bullying

sábado, 20 de abril de 2019

Redação no Encceja: como conseguir nota para aprovar!


Você quer realmente terminar os seus estudos da Educação Básica? A redação não é bicho de sete cabeças mas é preciso dar uma atenção especial à esta prova. Como já expliquei, as Provas de Redação e de Linguagens estão vinculadas em termos de certificação, você precisa ser aprovado nas duas ao mesmo tempo. Caso você se reprove em uma você está automaticamente reprovado também na outra. A Prova de Redação tem valor de 10 pontos e você precisa conseguir 50%, ou seja, 5,0 pontos. Mas não pense pequeno, coloque uma meta para você  alcançar 7,0 pontos. Precisamos sempre colocar nossas metas para além do mínimo estabelecido.  

DICAS INFALÍVEIS

Apresento para você encejeiros algumas dicas importantes que se você seguir você terá sucesso. Vamos começar pela Letra. Qual tipo de letra você vai usar para transcrever sua redação para a folha definitiva do Encceja?  Primeira coisa gente:
1. Não misture letra cursiva com letra de forma. Ou uma ou outra. Mas se você usar letra de forma precisa diferenciar a letra maiúscula da minúscula. O corretor  quer saber se você sabe diferenciar letra maiúscula de minúscula, ou seja se você conhece as regras de uso da letra maiúscula.
2. A caligrafia conta muito, não precisa ser bonita mas tem que ser bem legível. Não mudar o tamanho da letra.
3. Sua Redação será corrigida por dois corretores, que são dois professores de português. Se houver muita divergência na nota entra em ação um outro corretor sem saber a nota que você recebeu pelos dois primeiros corretores. Olhe o exemplo que apresentamos:
a. Corretor A te deu nota 5 e o corretor B te atribuiu nota 2. Qual será a sua nota? Observe que não tem muita discrepância entre o 5 e 3, portanto sua nota será 5.
b. Corretor A te atribuiu nota 9 e o B nota 4. Qual será a sua nota? Neste caso em decorrência da discrepância muito grande entre as notas do corretor A e o corretor B será acionado um terceiro corretor. O Corretor C, mas este não tem conhecimento das notas que você recebeu do corretor A e do corretor B
4. Tipo de Redação – A redação é do tipo dissertação-argumentativo. Tem ou não título? Quanto ao título é opcional. Você coloca ou não. Se for colocar o título escreva na 1ª linha centralizado e começa a redação na 2ª linha. Se a redação pedir o título é preciso que crie e escreva, mas isso se pedir expressamente. Se não pedir o título não coloque. Se você fizer um título ruim ( que é o cartão de visita da sua redação) você já condiciona o corretor a ter preconceitos contra a sua redação.  No Encceja a redação é mais leve e o tema está muito relacionado à vida daqueles que por vários motivos não concluir sua escolaridade no tempo regular. 
5. ESTRUTURA TEXTUAL DA REDAÇÃO – Vamos tomar como exemplo uma redação cujo tema seja a Violência praticada contra a Mulher.
a. Introdução – Apresentação do tema. Fazer um resgate histórico de como a mulher é tratado no cristianismo, a desvalorização da mulher hoje, a sociedade patriarcal e a necessidade de mudança. 
b. Argumento 1 – 1ª parte do desenvolvimento. Aqui pode ser colocado sobre a violência doméstica vivenciada por milhares de mulheres no Brasil, a lei Maria da Penha, mulheres tem medo/vergonha, não denunciam.
c. Argumento 2 – 2ª parte do desenvolvimento. A mulher na mídia, mulher objeto sexual, a mulher no mercado de trabalho e o cuidar dos filhos. Dupla jornada de trabalho. 
d. Conclusão. Aqui pode ser colocado a necessidade de mudança desta realidade que pode passar por punições mais rigídas, conscientização e papel das  escolas(educação).
e. Pode faze no rascunho, mas não pode usar lápis. É obrigatório usar caneta transparente preta. 
f. Máximo de 30 linhas e mínimo de 20 linha.  Quem escrever menos de 4 linhas recebe (0) zero.
g. Pontuação da prova de redação já colocamos que é de 10 pontos. Distribuídos em 5 itens de correção. Posteriormente detalharemos.

6. FAZER FACULDADE DEPOIS DO ENCCEJA-Assim que você conseguir seu diploma por meio do Encceja, poderá sonhar ainda mais alto:  o passo seguinte é fazer uma faculdade! Estudar nunca é demais, pois vai proporcionar a você um trabalho, um salário e uma qualidade de vida melhor. Carlos Chagas tem uma excelente opção que é a UNOPAR. Esta Universidade oferece cursos a distância conectado de grande qualidade nas mais diversas áreas. Esta é uma das coisas boas que temos em nossa cidade. Além do mais tem a UNEC em Nanuque que abriu inclusive os cursos de Direito e Medicina Veterinária.
                              Por Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: