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quarta-feira, 24 de abril de 2019

ORGANIZAÇÃO DO PRÉ-CONSELHO DE CLASSE NA ESCOLA JOÃO BERALDO JUNTO AOS PROFESSORES.

O  PRÉ-CONSELHO é uma  fase importante de preparação para o desenvolvimento do Conselho de Classe, ele está baseado na análise e reflexão das atividades desenvolvidas ao longo do bimestre por você junto aos seus estudantes e  que foram relevantes nos processos de ensino e de aprendizagem.
Como atividade importante do Pré-Conselho solicitamos o preenchimento e apresentação no dia do Conselho do formulário (anexo I) postado a seguir. Por medidas ecológicas e econômicas o forumulário deverá ser preenchido virtualmente.  O documento é um diagnóstico geral de cada uma das suas turmas, e é de suma importância seu preenchimento para subsidiar as discussões do Conselho de Classe. A ficha está disponível no Whatsaap da Escola e aqui também no Girassol como pediram. Você deverá baixá-la, preencher um impresso para cada uma de sua turmas e apresentar no momento do Conselho de Classe. Pode ser apresentado tanto no celular quanto em um notebook. 
Por orientação da secretaria o novo Conselho de Classe deve ter presença de Estudantes enquanto Representantes de Turma e Pais ou responsáveis. Para que o Conselho de Classe cumpra suas finalidades, e aconteça de forma organizada e produtiva é preciso que você faça sua parte com comprometimento.  Ações imprescindíveis do Professor-Conselheiro:
 Avaliar o desempenho escolar da turma e dos estudantes individualmente, definindo seu
desempenho global;
 Avaliar o desenvolvimento do estudante individualmente, considerando também a relação
professor-estudante e o relacionamento entre os próprios estudantes;
 Identificar os estudantes infrequentes e que necessitam de acompanhamento especial da escola;
 Identificar e caracterizar os estudantes com dificuldade de aprendizagem;
Identificar as possíveis causas das dificuldades no processo ensino e aprendizagem;
Analisar se as metodologias de ensino estão coerentes com as demandas de aprendizagem e interesse dos estudantes;
• Verificar a coerência dos critérios de avaliação adotados, bem como a coerência entre prática docente e a proposta da escola;
• Verificar a necessidade de intervenção pedagógica para a consolidação das habilidades e competências em cada componente curricular;
• Definir as atividades de ensino e de intervenção, a partir das competências e habilidades não
consolidadas, buscando paralelamente a melhoria dos resultados das avaliações externas (SIMAVE E SAEB).
• Acompanhar os planos de trabalho dos estudantes em Progressão Parcial;
• Acompanhar desempenho escolar de estudantes que necessitam de Plano de Estudos por alguma questão específica.

FICHA DO PRÉ-CONSELHO A SER PREENCHIDA PELO PROFESSOR VIRTUALMENTE ANTERIOR AO MOMENTO DO CONSELHO. 

Observação: vamos evitar papel, leve este formulário no celular ou no notebook.









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