Bullying

domingo, 7 de outubro de 2018

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA GOVERNADOR NA CIDADE DE CARLOS CHAGAS-MG


RESULTADO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA CIDADE DE CARLOS CHAGAS, MINAS GERAIS.


AULA REVISIONAL DE PROBABILIDADE COM A PROFESSORA Cecília Alves da REDE CROMOS ENSINO.



A professora  Cecília Alves da Rede de Ensino Cromos, faz uma aula de revisão de um tema  da Matemática  muito importante para o Enem: probabilidade. 
A prova de Matemática e suas tecnologias é composta por 45 questões  que estão distribuídas em 30 habilidades. 

No vídeo a Professora trabalha a habilidade 28 da competência de área 7. Confira a competência de área  e a habilidade.

Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
H28 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
Ela faz uma revisão sobre a capacidade de compreender o caráter não aleatório dos fenômenos e tenta responder à pergunta: qual é a chance?

De novo, a habilidade revista aqui é aquela de resolver problema usando o conceito de PROBABILIDADE. Este vídeo foi trabalhado com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Escola João Beraldo  que farão o Enem.

Atração total. ESCOLA JOÃO BERALDO promove grande desfile de Cães e de animais de estimação na 2ªFeira de Ciências e Artes Professora Jane Esquerdo. Cadastre seu cão junto à Escola João Beraldo.


Convidamos a todos donos de cães da nossa cidade a apresentar seu cão em desfile que estamos organizando durante a nossa IIª FEIRA DE CIÊNCIAS E ARTES PROFESSORA JANE ESQUERDO que acontecerá na Escola João Beraldo. A sua presença e a de seu Cão muito abrilhantará nosso evento.

DATA: 31 de Outubro de 2018 – Quarta Feira
HORA DO DESFILE: 10:00 horas



IIª FEIRA DE CIÊNCIAS E ARTES PROFESSORA JANE ESQUERDO.

Escola João Beraldo promove IIª Feira de Ciências e Artes Professora Jane Esquerdo.


Experimentar e aprender estão intimamente ligados. Isto é o que deve acontecer na Feira de Ciências e Arte Professora Jane Esquerdo que já está sendo preparada por estudantes e professores. A feira é a oportunidade dos alunos desenvolverem projetos científicos que demonstrem determinados fenômenos para seus colegas da escola. É uma estratégia de ensino aprendizagem baseada na metodologia ativa que dá certo porque os  alunos aprendem  de forma muito mais eficaz e prazerosa.

Os alunos são os protagonistas da feira auxiliados pelos seus professores.

sábado, 6 de outubro de 2018

“Há quem tenha medo que o medo acabe”, por Mia Couto



Mia Couto (pseudônimo de Antônio Emílio Leite Couto) nasceu em Beira, Moçambique, na África, no dia 05 de julho de 1955. Sua paixão por gatos o fez adotar o pseudônimo de Mia. Filho de imigrantes portugueses, com 14 anos teve seus poemas publicados no jornal “Notícias da Beira”. Em 1971 muda-se para a capital Lourenço Marques (hoje Maputo), onde estudou Medicina, sem concluir o curso. Exerceu a função de jornalista na “Tribuna” e no “Jornal de Notícias”. Foi diretor da Agência de Informações de Moçambique.

Em 1983, Mia Couto publica seu primeiro livro de poesias “Raiz de Orvalho”, onde aborda as representações dos sonhos para refazer a memória do país e recuperar a identidade que o processo de colonização desmantelou. Em 1992, publicou “Terra Sonâmbula”, que foi considerado um dos melhores livros africanos do século XX. É um romance escrito em prosa poética, que compõe uma bela fábula que nos ensina a sonhar, mesmo nas condições mais adversas. Nos versos de “Poema Mestiço”, Mia Couto busca a identidade, além de uma esperança que é depositada no futuro, expressando o desejo de mudança.

Além de ser considerado um dos mais importantes escritores de Moçambique, tem seus livros traduzidos em diversos países. Entre outras obras, publicou “Tradutor de Chuva”

Ao final da palestra a seguir, afirma Mia:

«Há muros que separam nações, há muros que dividem pobres e ricos. Mas não há hoje no mundo muro que separe os que têm medo dos que não têm medo. Sob as mesmas nuvens cinzentas vivemos todos nós, do sul e do norte, do ocidente e do oriente. Citarei Eduardo Galeano acerca disso que é o medo global: “Os que trabalham têm medo de perder o trabalho. Os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho. Quando não têm medo da fome, têm medo da comida. Os civis têm medo dos militares, os militares têm medo da falta de armas, as armas têm medo da falta de guerras.” E, se calhar, acrescento agora eu, há quem tenha medo que o medo acabe.»




Via revista pazes.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

POR DENTRO DO ENEM, com o Professor Guilherme. - O ENEM é a única porta de entrada para as principais universidades do país.





Apresentamos o vídeo do Professor Guilherme da Rede Cromos de Ensino, com informações importantes para os nossos estudantes do 3º ano que estão inscritos para a Prova do ENEM 2018. O vídeo foi amplamente discutido junto aos alunos do 3º ano e entre os do 1º e 2º ano que vão fazer o Enem a título de treinamento.

O ENEM é a única porta de entrada para as principais universidades do país. 
1ª parte: O ENEM – 0:16 a 13:39       
2ª parte: como está estruturada a Prova do ENEM – 13:39 a 18:55 
3ª parte: como as questões são elaboradas – 18:55 a 24:06
4ª parte: como é feito o cálculo da nota. – 24:06 a 30:16
5ª parte: os Eixos Cognitivos e conhecimentos necessários.30:16 a 57:43

"Fazer o melhor na condição que você tem, até que tenha condições melhores para fazer melhor ainda". 
                                                    Mário Sérgio Cortella

Em quem você vai votar? - pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. "O voto nunca deveria ser carimbado de ódio, raiva ou irresponsabilidade em relação ao bem comum"



Odilo Pedro Scherer é um cardeal brasileiro, décimo nono bispo de São Paulo, sendo seu sétimo arcebispo e quinto cardeal. Atualmente exerce também a função de Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem por lema episcopal “In meam commemorationem”   (“fazei isto em memória de mim”).


Em quem você vai votar?

Já escolheu em quem vai votar? No próximo dia 7 de outubro, os brasileiros serão chamados às urnas para escolher um novo presidente da República, o governador e dois senadores do próprio Estado, um deputado federal e um deputado estadual. São cinco decisões determinantes para os rumos da vida política do Brasil nos próximos anos.

Embora a campanha para presidente e governador esteja em maior evidência e mereça especial discernimento, a escolha dos parlamentares não deveria receber atenção menor. De fato, eles integrarão o Poder Legislativo, com a missão de aprovar ou rejeitar os projetos do Poder Executivo e de controlar suas ações de governo. Bons deputados e senadores são tão necessários quanto bons presidentes e governadores. Para governar, o presidente precisa de uma boa base parlamentar, formada por políticos sérios, corretos e verdadeiramente interessados no bem do povo e do país.

Já está na hora de fazer a listinha, a ser levada na mão no dia da votação. Ainda dá tempo para se informar melhor sobre o perfil e a idoneidade dos candidatos, mas não se deveria chegar ao dia da eleição sem ter uma ideia clara a respeito dos candidatos a votar. O voto de cada cidadão tem peso e, por isso, fugir das urnas, votar em branco ou nulo, embora possam ser atitudes legítimas, não são a melhor prática. Além de demonstrar desinteresse pelo bem comum, isso poderia favorecer candidatos que o cidadão não gostaria de ver eleitos. O melhor mesmo é escolher e votar conscientemente, valorizando o próprio voto. E não é o caso de, simplesmente, votar com a maioria: cada um deve tomar a decisão autonomamente e responder à própria consciência pela escolha que faz.

Talvez, alguém ainda espera que a hierarquia da Igreja indique partido e candidato aos fiéis, mas isso não é possível, porque a própria lei eleitoral é restritiva em relação a isso. Além disso, foi uma decisão do próprio episcopado católico do Brasil não fazer escolhas em lugar dos eleitores. A Igreja Católica não é um partido nem tem partido: ela é uma comunidade de muitas pessoas, no meio das quais podem existir várias expressões políticas, contanto que não contradigam os fundamentos e princípios da própria Igreja. Da mesma forma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não é um partido, nem tem uma opção de partido ou candidato.

Entendemos que não é correto instrumentalizar a ação religiosa em função da busca do poder político; nem devem os clérigos mesclar atuação religiosa com campanha eleitoral. Mas é legítimo que os representantes da Igreja se interessem pela vida política e pela formação da consciência política dos cidadãos, propondo critérios de discernimento para a participação dos cidadãos na vida política e de escolha de partidos e candidatos nas eleições. Esses critérios decorrem dos princípios doutrinais e morais da fé católica e estão presentes na Doutrina Social da Igreja. Mas também decorrem da análise atenta da situação social, política, econômica e moral na qual se encontra o país.

O Papa Francisco recordou vários desses princípios na sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013), na qual ele ensina com clareza que a evangelização e a vida cristã possuem uma forte “dimensão social”. O ensinamento católico não é neutro em relação à vida política e social. Por isso, os católicos não podem se desinteressar pela promoção do bem comum e a ação política. Aos bispos da América Latina, o Papa Francisco manifestou sua preocupação pela fraca presença e atuação de católicos na vida política de seus países. Naturalmente, ele também ensina que a militância partidária e o desempenho de cargos políticos são atividades próprias da missão dos cristãos leigos.

Para ser mais direto, está claro que a Igreja Católica não incentiva o voto em quem não possui as capacidades esperadas para o exercício do cargo pleiteado, ou em quem já deu provas de corrupção, falta de retidão e honestidade na gestão do bem público. A Igreja também não incentiva a votar em quem tem propostas políticas que incluam o uso da violência e sejam contrárias à justiça e à paz, ou sejam lesivas à vida e à dignidade da pessoa, de toda pessoa. É de se esperar que aqueles que assumirão os mandatos tenham uma atenção especial pelos pobres e as camadas mais injustiçadas e esquecidas da sociedade brasileira, de maneira a promover uma verdadeira equidade e solidariedade social.


O voto nunca deveria ser carimbado de ódio, raiva ou irresponsabilidade em relação ao bem comum. Voto é questão de consciência e chegou a hora de cada um fazer a sua parte para deixar o Brasil melhor após as eleições. No final de tudo, é isso o que conta.
 Via Aletéia,  fonte:O São Paulo

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Juntamos o mimo da plantinha Érica com a afeição que temos por cada um de vocês para homenagear a Secretária D. Ana Purcina e todos colegas que trabalham como auxiliares na Secretaria da Escola!


A nossa secretária D. Ana Purcina, aos ATBs e todos que trabalham na Secretaria da Escola João Beraldo nosso grande abraço pelo seu dia. Que Deus ilumine cada um de vocês para exercerem o seu trabalho com saúde e muita paz.

Juntamos o mimo da plantinha Érica  com a afeição que temos por cada um de vocês para homenagear a Secretária D. Ana Purcina e todos colegas que trabalham como auxiliares. Tudo que vocês realizam de bom no trabalho da secretaria repercute na escola toda e traz excelentes resultados. Obrigado pela disposição de servir. 

A Érica no vaso  vai ficar cada dia  mais linda, e nem precisa de muito cuidado. Apesar de sua delicadeza, ela pode ficar a pleno sol ou a meia sombra, todo o tempo que não se ressentirá e manterá sempre esse ar campestre produzindo graciosas florzinhas lilás o ano inteiro.  

A mensagem foi feita por Aurita em nome de todos:
Todas as fotos do momento.



sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Aqueles que passaram pela nossa vida, não vão sós... Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. D. Lúcia Somerlate já está na luz intensa do amor infinito de Deus!



A fé está além dos horizontes materiais e significa a certeza de uma vida que se eterniza. A ressurreição de Cristo é o modelo da passagem que D. Lúcia vive hoje. Seus colegas de trabalho da Escola João Beraldo, onde espalhou amor e atenção para  alunos, professores e Direção  e acolhia a todos  com um coração de mãe,  deixa muita saudade entre todos que conviveram com ela. 
Que Jesus Cristo dê o devido consolo e a confiança à todos os familiares de D. Lúcia que fez o seu encontro definitivo com Deus. Que ele proteja seus filhos e filhas da angústia e do vazio desta dolorosa separação. Confiemos em Jesus Cristo e na sua promessa de ter preparado no Céu um lugar para todos e que neste momento recebe D. Lúcia na intensidade da luz.
Nossa homenagens póstumas a esta grande mulher de Deus.
"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá."
                                                    (João 11:25-26)

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Sicoob de Carlos Chagas em parceria com Júnior Achievement, organização social incentivadora de novos profissionais para o mercado de trabalho, garante cursos on line para jovens da Escola João Beraldo.




Sicoob em parceria com a Júnior Achievenment, oferece dois Cursos on line gratuito de educação empreendedora,  com ampla aceitação entre os jovens estudantes da Escola João Beraldo. 


Um dos cursos ofertados prepara o jovem para o mercado de trabalho e está intitulado de Programa Introdução ao Mundo dos Negócios , já  o outro chamado de  Programa Economia Pessoal fornece subsídios para os jovens entenderem seus interesses e suas habilidades pessoais, explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação. Vemos portanto que são cursos atuais e de grande relevância.

Conheça a EMENTA dos Cursos oferecidos, basta clicar no ícone a seguir para acessá-la:




Pelo termo de acesso ao curso on line os alunos deverão acessar o site da Júnior Achievement para ativar o código que se encontra no folder verde recebido na escola. Em seguida clicar no outro ícone para realizar o curso. Está tudo explicado no folder em detalhes. Apenas quem tem o folder verde que contém o código de acesso pode realizar o curso. 

Faça conforme  está indicado  na ilustração abaixo:


O Sicoob é uma instituição que tem presença marcante na nossa Escola e na Comunidade, com várias ações sociais. Esta instituição bancária está sempre aberta a acolher as solicitações da coletividade local e é o maior sistema de cooperativismo de crédito, com quatro milhões de cooperados em todo o Brasil.


No folder  o Sicoob, convida a todos a conhecerem suas inovações e o crescimento da economia colaborativa, oferecendo novas relações entre a instituição, as pessoas e o mundo, destacando que a essência são as pessoas numa vida financeira democrática. 

Os cursos são oferecidos em parceria com a Júnior Achiviement, uma das maiores organizações sociais,  e resultará em benefícios para a juventude da escola e da cidade. As reflexões propostas pelos cursos, conforme pesquisamos no site da empresa, acerca dos temas, inserção no mercado de trabalho e economia pessoal, adquire grande relevância no cenário de crise econômica e de desemprego em massa devido a qualificação proporcionada.  Os cursos representam uma oportunidade para o jovem  se  engajar na busca de seu próprio caminho de realização em um  tempo de muitas incertezas. 

A  personalidade do jovem está marcada por sonhos de independência financeira e de um grande desejo de ingresso no mercado de trabalho, no entanto sabemos que esta estrada precisa ser construída desde muito cedo, pois as coisas não caem do céu. Habilidade e competência se consegue com estudo e muita dedicação, por isso é preciso se qualificar para que se esteja a altura das concorrências. São em cursos assim que um jovem pode se descobrir um grande empreendedor e abrir novas perspectivas para sua vida.

 Os alunos que aderiram aos Cursos assim que concluírem junto ao site da instituição parceira do Sicoob, deverão trazer a Certificação que comprova a finalização para a escola, afim de que seja inserido em sua pasta individual de vida escolar, enriquecendo o seu currículo. 


Reconhecimento do Diretor aos Estudantes por tantas manifestações de apreço! Obrigado caríssimos alunos por tudo!




Quanto mimo tenho recebido nesses dias! Obrigado Deus pela existência dos nossos estudantes! Neles se encerra toda a razão da educação. Muito obrigado caríssimos  alunos por tanta consideração por mim! Foram tantas manifestações de carinhos! Me sinto tomado por um imenso sentimento de gratidão e é  ele que me torna feliz. Sinto mim completamente agradecido por esta dádiva de conviver com esta adrenalina! Jamais podemos esquecer quem nos interpela a ser cada dia melhor. A gratidão é o tesouro dos humilde e  a virtude das virtudes, o sentimento maior que todos os outros  sentimentos! Impossível  exprimir em palavras e em gestos a gratidão maior que sinto em estar aqui, viver o dia a dia desta escola e trabalhar  nesta convivência com tantas pessoas especiais. Me nutro de vida e me enriqueço a cada dia nesta convivência! "Gratidão... pela força que não me deixou desistir. Por ter sido escolhido pra essa Missão". Me ajude Senhor a encontrar sempre palavras de gratidão e expressões de louvor a ti, só para te agradecer, meu Deus, por estar aqui em meio a tantas necessidades e poder fazer o que sei e posso.
     Veja o álbum da gratidão.                                                                                                                Obrigado por tudo!
                                                                      Deodato Gomes!

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Professores de Carlos Chagas marcam presença em um importante Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva em Teófilo Otoni nos dias 25, 26 e 27 de Setembro.



Vários professores da nossa cidade marcam presença no Seminário de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva do IFNMG - SEPTI que está sendo realizado no IFNMG em Teófilo Otoni. Começou no dia  25, abrange 26 e termina no dia  27 de setembro de 2018.
Foto dos professores da Escola João Beraldo e do Município de Carlos Chagas no evento

Professores da Escola João Beraldo no Evento

Vejam as fotos enviadas pelas professoras participantes:
                                  Álbum das participartes.
O Seminário já acontece pela  5º vez,  e este ano o evento traz como tema “Os desafios da inclusão: aprendendo com as diferenças”. Durante estes dias as professoras de Carlos Chagas que estão participando terão a oportunidade de se atualizarem sobre um dos maiores desafios da sociedade que é sobre a inclusão. Serão muitas  palestras, oficinas e mesas redondas, que tem como objetivo identificar os desafios e estratégias para execução das políticas de inclusão social.
Acompanhe como foi o primeiro dia de atividade do Seminário com a apresentação cultural da Comunidade Quilombola do Município de Ouro de Verde de Minas. A apresentação foi realizada às 20:00, no Campus Teófilo - MG, do Instituto Federal.



Amanhã começa as oficinas, mesas redondas, e a visita à  Casa Sensorial além de muitas apresentações culturais que vão abrilhantar o evento. Os professores de Carlos Chagas que marcam presença neste evento tem o importante papel de absorver todas as novidades acerca da Educação Inclusiva e trazer para as práticas do dia a dia das escolas da nossa cidade.
Desejamos excelente Seminário e muita aprendizagem para todos os professores presentes. 

Meu filho foi diagnosticado com TDAH. E agora? Para o diagnóstico a cooperação entre pais, professores, médicos de família e psicólogos é fundamental.







O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) parece ser a doença dos dias de hoje. Quando uma criança está inquieta, não gosta de estudar, ou tem dificuldade em prestar atenção, os educadores geralmente sugerem que o TDAH pode ser o problema.

A realidade é que o TDAH, definido como tal no início do século XX, recentemente começou a ser estudado de forma sistemática. A pesquisa científica está fazendo grandes progressos, e muitas conferências em todo o mundo continuam a atualizar as mais recentes descobertas.

Mas pais e educadores muitas vezes enfrentam um grande desconhecido: talvez eles tenham repreendido demais o filho porque ele não prestou atenção, ou talvez eles foram diagnosticados porque sua filha continuava recebendo notas ruins ou por causa da tensão em casa, ou simplesmente tiveram a intuição de que “algo” estava acontecendo, mas eles não sabiam como nomear isso.

O primeiro passo é obter um bom diagnóstico. A cooperação entre pais, professores, médicos e psicólogos é muito importante.

É muito importante que a professora se lembre de:
Valorizá-los para além do TDAH.
1-Trabalhar com outras atividades que lhes permitam se levantar e se mover um pouco.
2-Ajudá-los a se destacar no que sabem fazer bem.
3-Transmitir calma: falar lentamente, suavemente, ter algum contato físico leve etc.
4-Conscientizá-los de suas dificuldades.
5-Não privá-los do recreio ou da atividade física.

O professor deve:
Ter uma atitude positiva.
1-Ser capaz de resolver problemas de forma organizada.
2-Perceber que as crianças e adolescentes com TDAH não se comportam dessa maneira porque querem, mas por causa de sua desordem.
3-Manter uma estrutura de sala de aula consistente.
4-Fornecer instruções breves e simples.
5-Adaptar os métodos de ensino para atender às suas necessidades.
6-Estar munido de informações e conhecimentos sobre TDAH.
E em casa?

Essas indicações são importantes também para os pais, uma vez que alguns estudos mostram que em uma família onde um ou mais membros têm TDAH, há estresse e irritabilidade significativamente maiores. 

Em casa, é muito importante adotar as seguintes estratégias:
Estabelecer rotinas. Isso ajuda as crianças com TDAH a se concentrarem.
1-Não dar mais do que uma ordem por vez.
2-Ter e transmitir calma.
3-Evitar a reação excessiva e o estresse: estar ciente de que a criança´ou o adolescente não é culpada por ser assim.
4-É essencial que as crianças e adolescentes com TDAH tenham relacionamentos saudáveis ​​e carinho na família, porque a desordem – especialmente quando não é entendida ou aceita pelos pais e pelo resto da família – pode afetar muito sua autoestima ou fazê-los se sentirem “rotulados”.
5-Lembrar-se de que mesmo que uma criança com TDAH possa ter dificuldades na escola, isso não significa que ela é menos inteligente ou capaz. Crianças e adolescentes com este transtorno possuem outras qualidades cognitivas que precisam ser exploradas. Todas as crianças estão cheias de recursos e habilidades. Você precisa saber como identificá-los.
6-Muitas vezes, há uma grande diferença entre a forma como os pais veem seus filhos e como seus filhos veem e compreendem o relacionamento de seus pais com eles. A comunicação é fundamental para ajudar os pais e as crianças a se entenderem melhor e a descobrir o que os motiva.
7-Às vezes, os pais sentem que crianças com TDAH não estão respondendo aos seus esforços para ajudá-las. Por outro lado, as crianças geralmente acreditam que estão cooperando da melhor forma possível, mas sentem que seus pais não lhes dão a atenção que precisam. O diálogo é uma forma muito concreta de amor, que é crucial nesses casos.
8-Outra das principais responsabilidades dos pais de crianças com TDAH é ler sobre o transtorno para que eles possam entender o que está acontecendo e procurar ajuda de associações e grupos de pais com o mesmo problema. Nem todas as terapias são aceitáveis, nem todos os medicamentos ou recursos são benéficos. Nesse sentido, é uma boa ideia estar atualizado sobre a pesquisa do TDAH e ler fontes especializadas. A melhor coisa que você pode fazer pelo seu filho é procurar a associação de pais do TDAH mais perto de você e se inscrever para seus cursos de treinamento.
                                                                                          Fonte: Aletéia

terça-feira, 25 de setembro de 2018

25 de setembro — Dia Nacional do Trânsito - O desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito em Carlos Chagas. é que provoca acidente.


Registro realizado hoje dia 25-09-18 às 6:20 horas

Alguns motoristas insistem em estacionar seus carros em locais proibidos, mesmo sabendo que existe penalidade.  Sabe-se que quem estaciona em local indevido corre o risco de ser multado, mas o fato é que hoje, dia 25 de Setembro, Dia Nacional do Trânsito, que este ano traz o tema, Nós somos o trânsito" pela manhã, por volta das 6:20 quando ia para o trabalho e passava pelo local onde fui vítima de um acidente, registrei com meu celular um caminhão estacionado exatamente onde existe uma placa de proibido estacionar. Este local, segundo o que escutamos de várias outras pessoas, quando carros grandes estacionam ali, se torna um lugar de risco porque tira a visão de quem está atravessando a rua nos vários sentidos, muitos disseram que o local se torna um  "ponto cego".  No caso o carro tem que avançar mais com o bico pela Eliezer Nascimento para ter visão do outro carro que esteja vindo pela Capitão João Pinto.Vários cidadãos já foram vítimas de acidente naquele local, Alessandro Neres Diretor Escolar da Antônia Bernardo, além de mim e de outros. De acordo com a opinião de diversas  pessoas  que analisaram o fato, esse só aconteceu por causa da não obediência à placa, proibido estacionar, que está fixada ali de forma bastante evidente. Não desejo o que vivi para ninguém, por isso estou fazendo este alerta. Andressa a motorista que entrou com o carro no sentido cooperativa, no dia em que a moto em que eu estava colidiu com o carro que ela dirigia,  disse que não viu a moto em função dos carros grandes  estacionados indevidamente no lugar proibido. Ela tem razão. Respeitar uma placa de trânsito em uma cidade pequena como a nossa é tão importante quanto em uma grande metrópole. São com estas infrações que parecem insignificantes que as tragédias de trânsito acontecem.

Pelo gráfico a seguir, organizado por mim, podemos ver o quanto Carlos Chagas aumentou sua frota de carros desde 2001, aumentando também a necessidade de maior atenção e respeito de todos que trafegam pelas ruas públicas da nossa cidade. Com este crescente aumento na frota da cidade que inclui todos os tipos de veículos que vão do carro, moto ao caminhão,  aumenta também a responsabilidade das autoridades em organizar a cidade para o deslocamento seguro de todos pela vias públicas. 

        Evolução na quantidade de veículos desde 2001 até 2016 na cidade de Carlos Chagas-MG.
                                                                                                Organizado por Deodato Gomes
                                                                                                 Fonte: IBGE-cidades 2018

Pelo gráfico vê-se que o número de veículos em Carlos Chagas em 16 anos saltou de 1379 em 2001 para 5452 em 2016. Não encontrei os dados de 2017 e 2018.  O aumento do número de carros e motos em nossa cidade,  demanda uma educação para o trânsito, como forma de agir preventivamente contra acidentes. Neste ponto ressaltamos o importante papel das escolas de trânsito da cidade. Vejam que o número de carros cresceu quase três vezes mais sem alteração nenhuma na estrutura das ruas. Foi excelente  a iniciativa de pintura de faixas de pedestre no cruzamento da Capitão João Pinto, pena que já estão praticamente apagadas. 



FOTOS DO CRUZAMENTO DA ELIEZER NASCIMENTO COM A CAPITÃO JOÃO PINTO

Muitos se valem da desculpa de uma parada rápida, para descarregar/carregar um objeto, o que não é o caso deste caminhão baú que tudo indica ter passado a noite estacionado naquele local. Não sei qual é o valor de uma multa por estacionar indevidamente, mas as pessoas acham porque a cidade é pequena podem desrespeitar as leis de trânsito  e estacionar em um local que não é permitido, oportunizando acontecimentos de sinistros.
Devemos total respeito à  sinalização pois ela  é um conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam.

                                                                                                                            Por Deodato Gomes





Ex aluno retorna à Escola João Beraldo para ministrar palestra.


Hoje pela manhã nos surpreendemos com a presença de um jovem que chegou à escola com o objetivo de ministrar uma palestra para os nossos estudantes sobre eleições e participação política.  O palestrante para nossa alegria era o Edmazinho,  filho da D. Lêda e do Sr. Edimar, nascido em nossa cidade, que só nos orgulhou com sua presença.  Estudou, se preparou, virou advogado, professor universitário e hoje retorna com sua palavra de incentivo e defesa da participação jovem na vida cidadã.  


De todas as lembranças que envolve este jovem com a Escola João Beraldo, destacamos aqui a presença constante de D. Lêda na vida escolar de todos os seus filhos, inclusive com sua participação sempre atuante no Colegiado da instituição. Lembramos também a presença do Sr. Edmar (o pai) que sempre comparecia à escola para ensinar aos nossos  alunos sobre os processos de tratamento da água, numa ação do Projeto Chuá. Por último lembramos aqui, entre muitas outras coisas, apenas para ilustrar, o Cover dos Mamonas Assassinas montado pelo jovem Edmazinho que encantava a todos da escola à época. 




Vamos fazer um pouco de memória. Edmar ingressou na Escola na antiga  1ª série em 1991 e ficou até 8ª série em 1998, pois era o que oferecíamos na época.  Sua primeira professora foi Tia Nádia na 1ª série, na 2ª foi Tia Almerinda(in memorian), na 3ª série Tia Neuma e na 4ª série Tia Cecy e Tia Vitória. E daí seguiu estudando na escola até 1998 na antiga 8ª série, hoje 9º ano, tendo muitas boas histórias para contar.


A presença do jovem Edmazinho, nos permita falar assim, porque foi como  carinhosamente era chamado na escola em seu tempo de estudante por aqui, enriqueceu o conhecimento de todos, porque trouxe incentivo à participação do jovem no processo eleitoral com seu voto e na política de modo geral. Conforme enfatizou é importante a participação do estudante desde a escola, no Grêmio Estudantil  até uma participação mais ampla na sociedade através do voto. Política se discute sim, afirmou ele, e passa longe de uma posição para voto branco ou nulo em eleições. Nesta postura de anular o voto ou votar em branco estamos concordando com o estado das coisas colocado aí. As ideias defendidas são que  política não é papo careta, e não diz respeito apenas ao governo, aos políticos profissionais (deputados, vereadores, prefeitos...), ou que tem a ver apenas com discursos, eleições, partidos ou é coisa somente  de especialista. Edmar mostrou aos jovens que na verdade, a política não está fora de nós, não é algo apenas dos políticos. Ela interessa a todos nós, faz parte do nosso dia a dia.   De acordo com Valdeí, a mensagem foi passada de forma didática, utilizando uma linguagem referenciada na cultura dos estudantes  que prendeu a atenção proporcionando uma interação com os presentes. Sabemos que a atenção do jovem hoje é uma das coisas mais preciosas e mais difíceis de se conseguir. 



Vemos que os jovens não são alienados pois querem saber de política sim, prova disso foi o interesse e a atenção com que os alunos da nossa Escola  acolheu esta palestra. A bibliotecária Bebiana Gomes Chaves assim se expressou na rede social sobre este importante trabalho desenvolvido por Edimar junto aos alunos: “Excelente palestra, grande aprendizado que aconteceu de uma forma descontraída, todos nós adoramos e agradecemos por este empenho”. Agradecemos a Edmar pela presteza e presença tão honrosa em nossa escola. 



Sua presença entre os nossos jovens foi muito importante e valiosa. O jovem hoje busca espelhos em outro jovem para construir seus modelos de escolha. Sua presença já é em si educadora e  indicadora de caminhos para os estudantes. Mais do que tudo você ensinou de que, com estudo e dedicação é possível encontrar uma trilha de realização. Parabéns pelo trabalho e nós agradecemos de coração pela disponibilidade em realizar este trabalho junto aos nossos estudantes e pela inestimável presença. Queremos contar muito mais vezes com você. Parabéns a D. Lêda e ao Sr. Edmar pela consistente educação dedicada ao filho. 
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domingo, 23 de setembro de 2018

Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira. Cecília Meireles




22 de Setembro de 2018! O noticiário anunciou o início da Primavera! Lembrei me de Vivaldi e sua música indescritivelmente linda que mais parece o movimento das flores e folhas se multiplicando na primavera para trazer um momento atulhado só de belezas.  Se o sentimento humano é capaz de perceber a divindade e a grandeza  que marca o som da Primavera, enquanto estação e da intensa beleza que marca a música de Vivaldi enquanto uma obra de arte, ele pode muito mais. Como seria bom se a vibração da Primavera de Vivaldi, como canção e a simples beleza de uma flor da estação, apenas de uma única flor,  pudessem ter o grande poder de mudar o coração de alguém?? Podemos pensar também esta canção, com tantas profusões, como o voto de milhões brasileiros que se multiplicam em flores para trazer uma primavera especial para o Brasil. A Primavera maior do nosso país neste importante momento da nossa história é o voto, que vem frutificar e renovar a esperança de felicidade de um povo. Assim como está chegando enquanto estação esperamos que esteja chegando também como tempo histórico de mudanças para o Brasil. Que chegue como flores, perfumando, remodelando, unindo as pessoas e inovando esta terra amada tão ferida em sua dignidade. No jardim da Escola,  em uma ardósia se encontra a seguinte inscrição de Cecília Meireles:  "Aprendi com a Primavera a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira".  Se quisermos a chegada de novas flores e folhagens no nosso jardim, dores são inevitáveis e efêmeras. Flores e folhagens beneficiam sabiamente da estação para retornarem reverdecidas  e plenas de beleza. Ao aparar, cortar, desbastar, esgalhar o jardim, parece  tempo de destruição, mas apenas se retira dali os excessos consumidores da seiva que impedem o ressurgimento de novas flores e folhagens. A primavera é alegria e vem com delicadeza, simbolizada nesta perfeição que retrata a música de Vivaldi. Foi a primavera que se inspirou na arte para se expressar nesta suprema canção ou foi a arte que recebeu o impulso da estação a inspiração para criar a melodia de Vivaldi. É tempo de intensos movimentos e de renascer, vibrar  e de recriar o novo nas paisagens e nos jardins, embalados pela Primavera de Vivaldi,  afim de aliviar as feridas trazidas pelas  podas vitais. Cortes, muitos cortes, de preferência embalados por canções,  é preciso que faça em nossas vidas, para retirar aquilo que consome a luz que somos e irradiamos. Eduardo Galeano escreveu muito sabiamente que "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." Uma antiga mensagem de escola dizia: para a viagem da vida é preciso que se elimine os fardos, livre-se dos apegos que tornam nossas bagagens pesadas e difíceis de carregarem, nos tornando cansados para caminhar. Libertar das malas que somos  nos ferem mas nos tornam leves e nos leva naturalmente ao que vimos a ser. A vida só dá certo de viver  se permitindo florescer e se deixarmos emanar da nossa essência coloridos e saudáveis flores e perfumes. Nascemos para sermos jardins sempre renováveis, belos, leves, e sem os excessos das plantas que embaçam os caminhos. Chegam das ervas daninhas que nos tornam sujos,  lentos e obstáculos até para o outro.  A transformação de plantas e flores inspira também o movimento do ser humano.   Que as pessoas adornem com muitas flores de inovação seus relacionamentos  familiares e de trabalho exalando um perfume depaz e bem estar em todas as convivências.  Que a essência humana possa ser alimentada pela beleza de uma flor e não se atrofie como um bonsai, por falta de amor, luz e estímulo. Uma flor se entrega à estação e mesmo nas condições mais adversas, luta para receber os nutrientes necessários para crescer linda e florescer em um movimento de constante inovação. Precisamos de uma  Primavera para  o Brasil   também para florescer e voltar ao ciclo perdido de beleza e fartura, ainda viva na memória de todos nós.  Flores mais flores, muitos jardins porque o Brasil precisa recriar a sua delicadeza perdida.  Esta  Primavera chega repleta de oportunidade e energia nova  indicando caminhos e revigorando os objetivos da vida de todos nós brasileiros. O voto vem colocar húmus nesse solo sedento de amor ansioso para germinar coisas boas. O voto é a água da participação  necessária com que cada um rega com responsabilidade o chão sagrado desta terra que pisa. O húmus e a água é ferramenta da inteligência, que olha para as angústias presentes e para os infinitos sonhos de felicidade de um povo que tem muita fome de beleza. O tumultuado cotidiano não vai nos impedir de  perceber os jardins de todos os lugares aguardando o tempo do florescer. A tempestade não impedirá a escolha do melhor jardineiro, reflexo de todo o sol que se abrirá e da chuva que molhará a terra para trazer, arte, pão e beleza.  Só assim alcançaremos  calma,  leveza, respeito e a força de um imenso jardim, que virá com a primavera de milhões de votos iluminados pelo sol que instaurará a  liberdade e a Democracia. Flores e sonhos se multiplicarão aos milhões e contornarão todas as estradas desta terra Brasil. Permitirá que os jardins adormecidos em cada brasileiro, floresça  e faça enxergar o lindo jardim escondido dentro de todas as outras pessoas irmãs.
                                  É Primavera... te amo!
                                                      Por Deodato Gomes

sábado, 22 de setembro de 2018

FEIRA DE CIÊNCIAS E ARTE PROFESSORA JANE ESQUERDO

Experimentar e aprender estão intimamente ligados. Isto é o que deve acontecer na Feira de Ciências e Arte Professora Jane Esquerdo que planejamos e organizamos este sábado. A feira é a oportunidade dos alunos desenvolverem projetos científicos que demonstrem determinados fenômenos para seus colegas da escola. É uma estratégia de ensino aprendizagem baseada na metodologia ativa que dá certo porque os  alunos aprendem  de forma muito mais eficaz e prazerosa.
Os professores são os responsáveis mais diretos pelo evento, mas é claro que a participação dos alunos enquanto protagonistas da feira  é fundamental.

Aos professores  cabe a tarefa de orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, organizar o espaço para o funcionamento da feira,  além de orientar como os alunos vão montar  e divulgar seus experimentos.

Para os alunos fica a tarefa mais gostosa e desafiadora: desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja: observamos, formulamos hipóteses e criamos o experimento em si para verificar a veracidade dessas hipóteses, conforme as colocações do Professor Saulo, durante a nossa reunião organizativa.



Dicas importantes para sua participação ser nota 10:

Tema:  para escolha do tema você deve pensar em algo desafiador, que instigue sua curiosidade para aprender mais, mas também não exagere, pois não adianta escolher um tema que esteja fora de seu alcance de pesquisa.

Método científico:  além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;

  Materiais:  não esqueça de fazer uma lista de materiais que deverão ser utilizados no experimento. 

  Tempo:  organize bem o tempo que dispensará para esse trabalho. .

Acessem os slides a seguir.
FEIRA DE CIÊNCIAS PROFESSORA JANE ESQUERDO COUTINHO