Bullying

sábado, 22 de setembro de 2018

FEIRA DE CIÊNCIAS E ARTE PROFESSORA JANE ESQUERDO

Experimentar e aprender estão intimamente ligados. Isto é o que deve acontecer na Feira de Ciências e Arte Professora Jane Esquerdo que planejamos e organizamos este sábado. A feira é a oportunidade dos alunos desenvolverem projetos científicos que demonstrem determinados fenômenos para seus colegas da escola. É uma estratégia de ensino aprendizagem baseada na metodologia ativa que dá certo porque os  alunos aprendem  de forma muito mais eficaz e prazerosa.
Os professores são os responsáveis mais diretos pelo evento, mas é claro que a participação dos alunos enquanto protagonistas da feira  é fundamental.

Aos professores  cabe a tarefa de orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, organizar o espaço para o funcionamento da feira,  além de orientar como os alunos vão montar  e divulgar seus experimentos.

Para os alunos fica a tarefa mais gostosa e desafiadora: desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja: observamos, formulamos hipóteses e criamos o experimento em si para verificar a veracidade dessas hipóteses, conforme as colocações do Professor Saulo, durante a nossa reunião organizativa.



Dicas importantes para sua participação ser nota 10:

Tema:  para escolha do tema você deve pensar em algo desafiador, que instigue sua curiosidade para aprender mais, mas também não exagere, pois não adianta escolher um tema que esteja fora de seu alcance de pesquisa.

Método científico:  além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;

  Materiais:  não esqueça de fazer uma lista de materiais que deverão ser utilizados no experimento. 

  Tempo:  organize bem o tempo que dispensará para esse trabalho. .

Acessem os slides a seguir.
FEIRA DE CIÊNCIAS PROFESSORA JANE ESQUERDO COUTINHO






Nenhum comentário: