Bullying

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Atenção integral à educação


Um marco fundamental da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança pelas Nações Unidas, em 1989, foi que deixamos de olhar a criança como “propriedade” dos pais ou de instituições de caridade, para vê-la como um “ser de direito”. Esse marco nos remete ao título do relatório do Unicef para celebrar a data: “Para cada criança, todo direito”.

De maneira geral, a situação das crianças melhorou no mundo nos últimos 30 anos, como o acesso ao ensino primário, ainda não universalizado em países como o Paquistão, o Afeganistão ou a Nigéria, mas, mesmo nessas partes do mundo, com grande aumento de meninas na escola.

No Brasil, a matrícula e a frequência escolar apresentaram melhoras importantes, em especial no ensino fundamental já universalizado e na pré-escola, com mais de 92% das crianças frequentando a educação infantil. A taxa de mortalidade infantil também caiu bastante, fruto de avanços na saúde pública, na atenção à gestante e na educação das mães.

A importância do cuidado com a primeira infância entrou de vez na agenda pública, inicialmente a partir de uma luta por acesso a creches, que depois passaram a ser vistas como unidades escolares. O Brasil começou a entender que investir na primeira infância é preventivo e vantajoso. Segundo o Nobel de Economia James Heckman, a cada dólar investido entre os 0 e 6 anos de vida, o retorno é de 14 centavos de dólar para cada ano de vida daquela criança. Isso significa mais aprendizado, menos violência e menos vulnerabilidade.

No Brasil, além de iniciativas estaduais, como o Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, o governo federal instituiu o Programa Criança Feliz, que surge como uma ferramenta para que famílias com crianças na primeira infância possam promover seu desenvolvimento integral de acordo com o Marco Legal da Primeira Infância aprovado em 2016. Hoje, o Criança Feliz é considerado o maior programa de atenção integral para primeira infância do mundo, pelo WISE Awards.

Mas nem tudo são boas notícias. Na educação ainda temos grande defasagem idade/ano e mais de 1,2 milhões de jovens de 15 a 17 anos fora da escola. Além disso, apesar de 91,5% dos jovens dessa faixa estarem na escola, só 68,7% estão no ensino médio  - etapa correta para a idade.

E parte desse mau resultado pode ser explicado pela falta de integração das políticas públicas, em especial, entre a educação e a assistência social. Além disso, educação e saúde nem sempre conversam. Cada criança é vista como se outra fosse, pelas diferentes políticas públicas envolvidas, o que impossibilita uma ação estratégica de garantia de direitos.

Daí a importância de uma lei recém-aprovada que estabelece que as redes escolares contem com uma equipe interdisciplinar de suporte com psicólogos e assistentes sociais, derrubando um veto presidencial.

Além disso, uma política de segurança ineficaz, focada em ações cinematográficas, tem levado à morte desnecessária tanto de policiais como de várias crianças. Até quando vamos chorar nossas Ágathas ou admitir que quem teve a infelicidade de nascer em áreas conflagradas não tem direito à proteção que deveria ser assegurada à infância?

Se tivéssemos sido exemplares na tarefa de educar nossas crianças, talvez nossa única preocupação seria agora a de prepará-las para um mundo em que os avanços da Inteligência Artificial vão delas demandar competências de nível mais sofisticado do que hoje temos condições de lhes oferecer. Contudo, ainda nos depararmos, nas escolas, com altos índices de reprovação, evasão escolar e com baixa aprendizagem. É preciso entender que a atenção à criança envolve tanto a garantia de uma infância saudável no presente quanto a preparação oportuna para um futuro que lhe permita a possibilidade de realizar seus sonhos.

Parte do mau resultado pode ser explicado pela falta de integração entre o ensino e a assistência social.

O Globo - 24 Dezembro de  2019 - FLORIANO PESARO E CLAUDIA COSTIN
  • Floriano Pesaro é sociólogo e foi deputado federal (PSDB-SP),
  •  Claudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV e foi ministra da Administração e Reforma do Estado

Olha que reflexão super atual que a Cecília Meireles faz no seu texto Compras de Natal.



A cidade deseja ser diferente, escapar às suas fatalidades. Enche-se de brilhos e cores; sinos que não tocam, balões que não sobem, anjos e santos que não se movem, estrelas que jamais estiveram no céu.
As lojas querem ser diferentes, fugir à realidade do ano inteiro: enfeitam-se com fitas e flores, neve de algodão de vidro, fios de ouro e prata, cetins, luzes, todas as coisas que possam representar beleza e excelência.
Tudo isso para celebrar um Meninozinho envolto em pobres panos, deitado numas palhas, há cerca de dois mil anos, num abrigo de animais, em Belém.
Todos vamos comprar presentes para os amigos e parentes, grandes e pequenos, e gastaremos, nessa dedicação sublime, até o último centavo, o que hoje em dia quer dizer a última nota de cem cruzeiros, pois, na loucura do regozijo unânime, nem um prendedor de roupa na corda pode custar menos do que isso.
Grandes e pequenos, parentes e amigos são todos de gosto bizarro e extremamente suscetíveis. Também eles conhecem todas as lojas e seus preços — e, nestes dias, a arte de comprar se reveste de exigências particularmente difíceis. Não poderemos adquirir a primeira coisa que se ofereça à nossa vista: seria uma vulgaridade. Teremos de descobrir o imprevisto, o incognoscível, o transcendente. Não devemos também oferecer nada de essencialmente necessário ou útil, pois a graça destes presentes parece consistir na sua desnecessidade e inutilidade. Ninguém oferecerá, por exemplo, um quilo (ou mesmo um saco) de arroz ou feijão para a insidiosa fome que se alastra por estes nossos campos de batalha; ninguém ousará comprar uma boa caixa de sabonetes desodorantes para o suor da testa com que — especialmente neste verão — teremos de conquistar o pão de cada dia. Não: presente é presente, isto é, um objeto extremamente raro e caro, que não sirva a bem dizer para coisa alguma.
Por isso é que os lojistas, num louvável esforço de imaginação, organizam suas sugestões para os compradores, valendo-se de recursos que são a própria imagem da ilusão. Numa grande caixa de plástico transparente (que não serve para nada), repleta de fitas de papel celofane (que para nada servem), coloca-se um sabonete em forma de flor (que nem se possa guardar como flor nem usar como sabonete), e cobra-se pelo adorável conjunto o preço de uma cesta de rosas. Todos ficamos extremamente felizes!
São as cestinhas forradas de seda, as caixas transparentes os estojos, os papéis de embrulho com desenhos inesperados, os barbantes, atilhos, fitas, o que na verdade oferecemos aos parentes e amigos. Pagamos por essa graça delicada da ilusão. E logo tudo se esvai, por entre sorrisos e alegrias. Durável — apenas o Meninozinho nas suas palhas, a olhar para este mundo.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Inscrições para o Prouni começam dia 28 de janeiro


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2020 já têm data marcada. Estudantes de todo o país poderão começar a se inscrever no dia 28 de janeiro. O prazo vai até as 23h59 de 31 de janeiro.

As informações sobre o calendário do programa foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23), em edital do Mistério da Educação. Os interessados podem se inscrever no portal do Prouni.

O ProUni oferta bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e renda.

Direcionado aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, a iniciativa tem sistema informatizado e impessoal para garantir transparência e segurança no processo.

Confira o cronograma:

- 28 de janeiro a 31 de janeiro – inscrições
- 4 de fevereiro - divulgação de resultados da primeira chamada
- 4 a 11 de fevereiro – comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada)
- 4 a 14 de fevereiro – registro no SISPROUNI e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada)
- 18 de fevereiro – divulgação dos resultados da segunda chamada

- 18 a 28 de fevereiro - comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada)

- 18 de fevereiro a 3 de março - registro no SISPROUNI e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada)

* Com informações do Ministério da Educação

A INCANSÁVEL GUERREIRA CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.


No dia 23 de setembro, Greta Thunberg encerrava seu discurso de não mais de 500 palavras diante do plenário das Nações Unidas. Nas arquibancadas, líderes mundiais observavam a menina de apenas 16 anos que se tornou o maior ícone da luta contra as mudanças climáticas. —"Eles estão fracassando conosco. Mas os jovens estão começando a entender sua traição. Os olhos de todas as gerações futuras estão sobre vocês. Não vamos deixá-los continuar com isso. Bem aqui, agora, é onde traçamos a linha. O mundo está acordando. E a mudança está chegando, gostem ou não" — afirmou Greta. 
Sua determinação chamou a atenção para as mudanças climáticas, uma conquista de dimensões planetárias que fez com que Greta fosse escolhida “Personagem Mundial 2019” pelo Grupo de Diários América (GDA), uma aliança de 11 jornais da América Latina, da qual O GLOBO faz parte. 
Um ano antes, em 20 de agosto de 2018, a mesma adolescente decidiu não ir à escola para se sentar do lado de fora do Parlamento sueco e protestar contra o que considerava o pouco progresso na redução da emissão de carbono em seu país. Com uma placa que dizia Skolstrejk för klimatet (“Greve pelo clima”), essa garota pequena, de rosto sério e diagnosticada com síndrome de Asperger enfrentou um assunto que muitos cientistas e ativistas haviam notado, mas poucos estavam dispostos a propor soluções. Foi tal o impacto que, duas semanas depois, ela fez seu primeiro discurso em público, algo que surpreendeu até seus pais, já que ela sofre de mutismo seletivo, o que não a impediu de se apresentar em 2019 em frente ao Fórum de Davos, em uma comissão do Senado dos EUA, no plenário da ONU e na COP 25, em Madri. Nascida na Suécia, em 3 de janeiro de 2003, filha da soprano Malena Ernman e do ator e escritor Svante Thunberg, desde pequena Greta era uma menina introvertida. Aos 8 anos, viu um documentário sobre mudanças climáticas e ficou tão chocada que isso causou uma profunda depressão. — "Eu penso demais. Algumas pessoas podem deixar as coisas acontecerem, mas eu não, especialmente se há algo que me preocupa ou me deixa triste" —disse ao jornal inglês The Guardian. 
Para Eloisa Silva, consultora de sustentabilidade e membro da rede de Iniciativa de Jovens Líderes das Américas, “o ‘fenômeno Greta’ é uma combinação de um momento histórico, em que o status quo está sendo questionado em todas as esferas, e vozes fortes surgem com o movimento feminista”. — Greta, sendo uma dessas vozes, pede mudanças claras e apela à ética das autoridades. Ela não tem medo, nem outra agenda além de representar o movimento social —disse.

FENÔMENO 

Sua determinação levou milhões de pessoas às ruas para se juntar à Sexta-feira pelo Futuro, enquanto outras aderiram ao flygskam ou “vergonha de voar”, que busca que as pessoas passem a usar meios de transporte menos poluentes. Ainda que tenham existido ativistas de peso que alertaram sobre as mudanças climáticas, o grande salto de Greta está na maneira como fala, e que muitos atribuem ao fato de ter Asperger, o que faz com que não se distraia com os interesses sociais próprios da idade. Não foram poucas as vozes que a atacaram. Em julho, a Opep a declarou “a maior ameaça” à indústria de combustíveis fósseis, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, tuitou sarcasticamente que “ela parece ser uma garota muito feliz” e Jair Bolsonaro a chamou de “pirralha”. No primeiro, ela considerou a crítica como “um elogio”, enquanto as palavras de Trump e de Bolsonaro se tornaram sua biografia no Twitter.

sábado, 21 de dezembro de 2019

Decretos de Natal - O Globo de 21 Dezembro de 2019 - FREI BETTO


Decretos de Natal - O Globo  de 21 Dezembro de  2019 - FREI BETTO

Fica decretado que, neste Natal, em vez de dar presentes, nos faremos presentes junto aos famintos, carentes e excluídos. Papai Noel que nos desculpe, mas lacradas as chaminés, abriremos corações e portas à chegada salvífica do Menino Jesus.
Por trazer a muitos mais constrangimentos do que alegrias, fica decretado que o Natal não mais nos travestirá no que não somos: neste verão, arrancaremos da árvore de Natal todos os algodões de falsas neves; trocaremos nozes e castanhas por frutas tropicais; renas e trenós por carroças repletas de alimentos não perecíveis; e, se algum Papai Noel sobrar por aí, que apareça de bermuda e chinelos. Fica decretado que, cartas de crianças, só as endereçadas ao Menino Jesus, como a do Pedrinho, que escreveu convencido de que Caim e Abel não teriam brigado se dormissem em quartos separados; propôs ao Criador ninguém mais nascer nem morrer, e todos nós vivermos para sempre; e, ao ver o presépio, prometeu enviar seu agasalho ao filho desnudo de Maria e José.
Fica decretado que as crianças, em vez de brinquedos e bolas, pedirão bênçãos e graças, abrindo seus corações para destinar aos pobres todo o supérfluo que entulha armários e gavetas. A sobra de um é a necessidade de outro, e quem reparte bens partilha Deus. Fica decretado que, pelo menos um dia, desligaremos toda a parafernália eletrônica, inclusive o telefone celular e, recolhidos à solidão, faremos uma viagem ao interior de nosso espírito, lá onde habita Aquele que, distinto de nós, funda a nossa verdadeira identidade. Entregues à meditação, fecharemos os olhos para ver melhor. Fica decretado que, despidas de pudores, as famílias farão ao menos um momento de oração, lerão um texto bíblico, agradecerão ao Pai e Mãe de Amor o dom da vida, as alegrias do ano que finda, e até dores que exacerbam a emoção sem que se possa entender com a razão. Finita, avida é um rio que sabetero mar como destino, mas jamais quantas curvas, cachoeiras e pedras haverá de encontrar em seu percurso. Fica decretado que arrancaremos a espada das mãos de Herodes e nenhuma criança será mais surrada ou humilhada, nem condenada ao trabalho precoce e à violência sexual. Todas terão direito à ternura e à alegria, à saúde e à escola, ao pão e à paz, ao sonho e à beleza. Como Deus não tem religião, fica decretado que nenhum fiel considerará a sua mais perfeita que a do outro, nem fará rastejar a sua língua, qual serpente venenosa, nas trilhas da injúria e da perfídia. O Menino do presépio veio para todos, indistintamente, e não há como professar que é “Pai Nosso” se o pão também não for nosso, mas privilégio da minoria abastada. Fica decretado que toda dieta se reverterá em benefício do prato vazio de quem tem fome, eque ninguém dará ao outro um presente embrulhado em bajulação ou escusas intenções. O tem pogas toem fazer laços será muito inferiora o dedicado adar abraços. Fica decretado que as mesas de Natal estarão cobertas de afeto e, dispostos a renascer com o Menino, trataremos de sepultar iras e invejas, amarguras e ambições desmedidas, para que o nosso coração seja acolhedor como a manjedoura de Belém. Fica decreta doque, como os reis magos, daremos todos um voto de confiança à esperança, para que ela conduza este paí sadias melhores. Não buscaremos o nosso próprio interesse, mas o da maioria, sobretudo o dos que, à semelhança de José e Maria, foram excluídos da cidade e, co mouma família sem-terra, obrigados a ocupa rum pasto, onde nasceu A queleque, segundo sua mãe ,“despediu os ricos comas mãos vazias e encheu de bens os famintos” e, no Sermão da Montanha, exaltou como “bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça”.

COLAPSO FLORESTA É USINA DE ÁGUA - Cientistas alertam que Amazônia já dá sinais de transformação da floresta em campos - reportagem do jornal O Globo de 21-12-2019

COLAPSO FLORESTA É USINA DE ÁGUA
Cientistas alertam que Amazônia já dá sinais de transformação da floresta em campos

A nuvem negra que fez do dia noite em São Paulo, em 19 de agosto, chamou a atenção do mundo para as queimadas na Amazônia, cujas cinzas cobriram o céu da metrópole. Mas, em pleno bioma, há sinais mais evidentes da gravidade da situação. A Floresta Amazônica já apresenta sintomas de que caminha para o colapso, alerta o editorial assinado pelo climatologista Carlos Nobre e pelo biólogo americano Thomas Lovejoy e publicado na “Science Advances”, respeitado periódico científico. Há marcas claras de que estamos mais próximos do chamado ponto de inflexão, a transformação da floresta tropical em savana, com consequências para o clima do continente. Um risco identificado pelo próprio Nobre em 1990, em estudos pioneiros, e previsto para acontecer por volt ade 2050, se as mudanças climáticas não fossem combatidas. Nobre destaca que a transição para a savanização — a substituição da floresta por campos — mostra estar em curso no norte do Mato Grosso e no sul do Pará, com a estação seca mais prolongada e quente. A previsão era de que a savanização poderia ocorrer em meados deste século. Ane Alencar, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), diz que diferenças de até 13°C entre a temperatura de áreas desmatadas e remanescentes de floresta são claras nas cabeceiras do Xingu, no Mato Grosso.

O desmatamento, do qual as queimadas são o sinal mais evidente, tem acelerado o processo ao substituir a cobertura de árvores por pastagens, plantações sema mesma capacidade de retenção de umidade ou áreas devastadas e abandonadas. Ane explica que, sema floresta,não há ciclagem de água, poisa u mi da deéba ixa em grandes áreas desmatadas. — Temos visto os sinais se intensificarem acada ano.

Cresceu a mortalidade de árvores nativas da úmida Amazônia. A floresta morre e o clima sofre —destaca Nobre. No editorial, Nobre e Lovejoy frisam que as secas sem precedentes de 2005, 2010 e 2015/16 mostram que o ponto de inflexão “está aqui, é agora” e que a floresta precisa ser restaurada para “recuperar seu ciclo hidrológico e continuar a servir como motor do clima continental e parte essencial do ciclo de carbono”. O texto chega no fim de um ano em que o desmatamento da Amazônia subiu 29,5%, o maior aumento em duas décadas. A floresta ajuda a regular a chuva em escala local e em todo o continente. É ela que proporciona condições favoráveis à agricultura na América do Sul, à exceção do Chile. A cada dia, a transpiração das árvores leva 22 bilhões de toneladas de água do solo da floresta para a atmosfera. Cerca de 50% das chuvas têm origem na transpiração da própria floresta.

O vapor d’água transportado pelos ventos da Amazônia — os chamados rios voadores — é crucial para o abastecimento de água do sudeste da América do Sul. Um estudo apresentado no Sínodo para a Amazônia, no Vaticano, neste ano, mostrou que cerca de 70% do PIB do continente deriva da zona de influência da chuva produzida pela floresta.

ESTIAGEM PROLONGADA

A Floresta Amazônica devolve para a atmosfera, que redistribui pelo continente, pelo menos 75% da umidade que recebe das chuvas. Porém, quando uma área é desmatada, 50% da água é perdida no solo e não volta à atmosfera, diz o editorial. Dados indicam que a estação seca em 50% da Bacia Amazônica já se prolonga por algumas semanas, principalmente em áreas desmatadas. “O quanto a floresta ainda suportará até se converter numa savana tropical?”, questionam os autores. Segundo Nobre, parte da floresta, principalmente as regiões afetadas por grandes incêndios florestais, provavelmente já mudaram para um sistema diferente, que levará décadas ou séculos para se recuperar. O editorial afirma que o desmatamento levará ao aparecimento de savanas principalmente no leste e no sul da Amazônia, com possibilidade de se estender para áreas a sudoeste e ao centro, “porque essas zonas estão naturalmente perto do mínimo necessário de chuva para a floresta se manter”. Os cientistas advertem ainda que a área desmatada já é significativa e “assustadora”: 17% da Bacia Amazônica e cerca de 20% da Amazônia brasileira. Nobre e Lovejoy afirmam, todavia, que é possível evitar o desastre por meio de projetos ambiciosos de restauração, “particularmente nas regiões desmatadas e que hoje são pastagens e área de plantações abandonadas”. Elas representam 23% da área desflorestada.

CHANCE DE RECUPERAÇÃO

“Essas áreas, largadas à própria sorte, são provavelmente a principal razão por que a Amazônia já não virou uma savana em expansão”. Os cientistas destacam que as áreas mais críticas para o reflorestamento são o sul e o leste do bioma. Lembram que um projeto nessa linha poderia ser parte das metas assumidas no Acordo de Paris. Eles salientam que práticas econômicas de visão de curto prazo, como as monoculturas de soja, cana de açúcar e criação extensiva de gado, deveriam ser substituídas pela bioeconomia, baseada na floresta em pé e na biodiversidade. “O povo e os líderes dos países amazônicos têm o poder, a ciência e os instrumentos para evitar um desastre de escala continental. Juntos, podemos mudar a direção a favor de uma Amazônia sustentável.”

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Com um ano de atraso, TSE finalmente proíbe disparo em massa pelo WhastApp Quando a Folha revelou a prática na campanha de 2018, muitos negavam que existisse, e Judiciário confundia com impulsionamento

     Reprodução:Chips usados em empresa para enviar mensagens de WhatsApp em massa
Mais de um ano após a publicação das reportagens da Folha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalmente passou a punir o envio em massa de disparos de mensagens por WhatsApp nas campanhas eleitorais, revelado pelo jornal. A resolução publicada nesta quinta-feira (19) pelo TSE, que regulamenta propaganda eleitoral na internet, proíbe o “disparo em massa de mensagens instantâneas”, além de responsabilizar quem divulgar informação falsa na campanha.

Quando fizemos as primeiras denúncias sobre o uso de disparos em massa de WhatsApp para disseminar propaganda e desinformação na campanha eleitoral de 2018, entre outubro e dezembro de 2018, muita gente disse que isso nem existia. Políticos e integrantes de campanhas afirmavam que não havia nenhuma automação, nenhum software contratado, era tudo “orgânico”.
O próprio TSE não sabia a diferença entre impulsionamento –forma de dar mais destaque a propagandas e postagens no Facebook e Twitter, que é contratada diretamente das plataformas– e disparos em massa no WhatsApp –feitos por agências de marketing contratadas pelas campanhas ou por apoiadores, que não envolvem nenhum pagamento direto ao WhatsApp.

Na época, o então relator da prestação de contas de Jair Bolsonaro, ministro Luís Roberto Barroso, determinou que Google, Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp informassem todas as contratações “de impulsionamento de conteúdos na rede mundial de computadores em favor do candidato eleito à Presidência da República, senhor Jair Messias Bolsonaro, com o detalhamento individual de cada uma das operações.”

A pergunta estava errada: os disparos de WhatsApp eram contratados de agências, não da plataforma, e por apoiadores, não diretamente pela campanha.

“É preciso fazer distinção entre impulsionamento e disparo. Impulsionamento é definido pela legislação eleitoral como atividade contratada e mediante pagamento. WhatsApp não faz impulsionamento, e os termos de uso vedam expressamente os disparos em massa”, afirmou Thiago Sombra, representante do WhatsApp, durante a audiência pública do dia 27 de novembro, que tratou da resolução do TSE.

Foi o próprio WhatsApp, ao lado de Facebook, InternetLab e SaferNet, que pediu que a legislação contivesse uma proibição expressa aos disparos em massa.

“A maior contribuição que o WhatsApp quer dar a essas eleições se relaciona ao artigo 34, que veda a propaganda eleitoral via telemarketing. Nossa sugestão é que se estenda (a proibição) a ferramentas que ofereçam mensagens eletrônicas em massa automatizadas ou através de spam”, disse Sombra, e a sugestão foi incorporada na resolução.

Segundo ele, a empresa espera que “a legislação eleitoral coíba uso de ferramentas de mecanismos de disparo em massa para evitar o que vimos em termos de desinformação.”

Conforme revelaram as reportagens da Folha, as campanhas ou apoiadores contratavam agências de marketing para dispararem em massa milhares de mensagens para grupos de WhatsApp ou usuários.  

A resolução também proíbe a utilização, doação ou cessão de dados pessoais de clientes de empresas, em favor de candidatos, de partidos políticos ou de coligações, e a venda de cadastro de endereços eletrônicos.
Reportagens da Folha mostraram como agências recorriam ao uso fraudulento de nome e CPF de idosos para registrar chips de celular e garantir o disparo em massa de lotes de mensagens em benefício de políticos. Outras empresas vendiam bancos de dados com nomes, números de celulares e perfis de pessoas para quem eram enviadas as mensagens políticas.

Em documento enviado pelo WhatsApp à CPMI das Fake News no mês passado, a plataforma afirmou que baniu mais de 400 mil contas do Brasil entre 15 de agosto e 28 de outubro de 2018, período da campanha eleitoral do ano passado.

Se, na época, o TSE tivesse pedido, e o WhatsApp tivesse fornecido, os números de telefones que foram banidos pela plataforma durante a campanha por uso irregular (disparo em massa), seria possível identificar de onde vinham esses disparos, a partir do IP. No entanto, como a plataforma só é obrigada a guardar esses metadados por seis meses, dificilmente forneceria essas informações agora.

"Em 2017, a lei eleitoral deu ao TSE a responsabilidade e o poder de regulamentar a propaganda 'de acordo com o cenário e as ferramentas tecnológicas existentes em cada momento eleitoral, e é isso que o Tribunal está fazendo. A inclusão da vedação a disparos em massa e os dispositivos novos sobre privacidade se complementam no enfrentamento de problemas reais e nos quais o enquadramento jurídico dependia de maior interpretação. É um passo importante até mesmo para conscientizar juízes que enfrentarão os casos vindos de eleições municipais sobre os instrumentos que eles têm à sua disposição", diz Francisco Brito Cruz, diretor do InternetLab.

Outro ponto importante da legislação foi estabelecer que candidatos, partidos e coligações terão o dever de checar o conteúdo que forem usar na campanha, mesmo que tenha sido produzido e divulgado por terceiros, como sites de notícias. A novidade, conforme explicou o repórter Reynaldo Turollo Jr.,  é que o ofendido pela informação falsa terá direito de resposta.

“A utilização, na propaganda eleitoral, de qualquer modalidade de conteúdo, inclusive veiculado por terceiros, pressupõe que o candidato, o partido ou a coligação tenha verificado a presença de elementos que permitam concluir, com razoável segurança, pela fidedignidade da informação”, diz um dos artigos da resolução aprovada.

Especialistas respiraram aliviados porque um trecho controverso que estava na minuta da resolução foi suprimido. O trecho dizia que, caso não ficasse demonstrado “o uso de fontes de notória credibilidade”, seria assegurado o direito de resposta ao ofendido –mas nem sempre é claro o que são “fontes de notória credibilidade”.

"O TSE foi sensível às questões que apareceram nas eleições de 2018, mas também mostrou preocupação com a proteção de princípios como a liberdade de expressão”, disse Cruz.

Segundo Diogo Rais, professor de direito eleitoral do Mackenzie e coordenador do livro “Direito Eleitoral Digital”, obviamente a resolução do TSE não consegue dar conta de todas práticas irregulares de propaganda eleitoral pela internet, mas, ao menos, passa a tratar de várias que antes nem sequer eram previstas.

“Grande parte da propaganda eleitoral migrou para o ambiente digital, mas a maior parte das pessoas do meio jurídico ainda são muito analógicas. Não podíamos mais equiparar um post a um panfleto.” Segundo Rais, os advogados eleitorais precisam ter em mente que muitas dessas campanhas de desinformação podem se rastreadas, é preciso pedir quebra de sigilo, ir atrás de IP. 
Patrícia Campos Mello
Repórter especial da Folha, foi correspondente nos EUA. É vencedora do prêmio internacional de jornalismo Rei da Espanha.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Como vão ser tratadas pela justiça eleitoral as fake news na eleições para prefeito em 2020.Reportagem esclarece sobre-FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS de 2020.




O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) incluiu na resolução sobre propaganda eleitoral das eleições de 2020 um dispositivo para tornar mais fácil aos candidatos obter direito de resposta contra informações inverídicas ou notícias falsas, as chamadas fake news, propagadas por campanhas adversárias. 
A resolução diz que o próprio candidato se responsabiliza pelas informações apresentadas na propaganda eleitoral, inclusive as "veiculadas por terceiros", como sites e jornais, ficando pressuposto que os dados apresentados tiveram sua veracidade checada pela campanha antes de sua veiculação.
Caso haja a disseminação de informações consideradas falsas, a resolução prevê que os atingidos poderão pedir direito de resposta. A medida sobre disseminação de notícias falsas vale para a propaganda política de qualquer modalidade, ou seja, desde o horário eleitoral no rádio e TV até a propagação de santinhos impressos ou a propaganda pela internet e redes sociais. A resolução sobre propaganda eleitoral em 2020 foi aprovada hoje pelo TSE. O texto afirma que a concessão do direito de resposta não exclui eventual responsabilização penal. O Código Eleitoral prevê como crime o ato de "divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado". A pena é de detenção de dois meses a um ano ou o pagamento de multa.Luís Roberto Barroso, que será o presidente do TSE durante as eleições do próximo ano.
O TSE disponibiliza em sua página na internet dicas de como reconhecer uma notícia falsa e produziu a série em vídeo "Minuto da Checagem", distribuída a veículos de comunicação de todo o país.
Fonte: UOL - Brasília

Publicadas as listas DEFINITIVAS com a classificação final dos candidatos inscritos para o processo de designação 2020


Já estão disponíveis para consulta as listas com a classificação definitiva dos candidatos inscritos para participar do processo de designação 2020. As listagens podem ser consultadas no site 
www.designaeducacao.mg.gov.br

A relação com todos os nomes será utilizada para as designações, na modalidade on-line e na modalidade presencial, ao longo de todo ano letivo de 2020.

Todas as orientações sobre o processo de inscrição para o banco de interessados na designação da rede pública estadual para o ano de 2020 estão na Resolução SEE Nº 4.230/2019. 
Clique aqui para acessá-la


Calendário Escolar 2020: ano letivo na rede estadual de ensino começa no dia 10 de fevereiro Resolução que estabelece os procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas do Calendário Escolar 2020 foi publicado nesta quinta-feira (19/12)


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou no Diário Oficial, desta quinta-feira (19/12), a Resolução nº 4.254/2019 que estabelece o Calendário Escolar 2020. O documento define os procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas para a rede estadual de ensino no próximo ano. O Calendário Escolar prevê o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária legalmente estabelecida.

De acordo com o documento, o ano escolar na rede estadual, que é quando os professores e demais servidores retomam as atividades, terá início no dia 03 de fevereiro. O ano letivo, que é marcado pelo retorno dos alunos às unidades de ensino, começará no dia 10 de fevereiro. Já o recesso escolar do mês de julho será de 13 a 25. O fim do ano letivo está previsto para o dia 16 de dezembro e do ano escolar para o dia 18 do mesmo mês.


Avaliações externas

No início do ano letivo, entre os dias 10 e 28 de fevereiro, as escolas deverão realizar a aplicação da Avaliação Diagnóstica. Já as provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro.

Semanas de conscientização


O Calendário Escolar também traz os períodos para realização de atividades previstas em lei, como a "Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, instituída pela Lei nº 12.615, de 1997, que deverá acontecer de 19 a 26 de junho. A "Semana Estadual das Juventudes", instituída pela Lei nº 22.413 de 2016, será realizada de 12 a 18 de agosto. Já a “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009, acontecerá de 16 a 20 de novembro.

Sábados letivos

Em 2020, a rede pública estadual terá quatro sábados destinados às atividades escolares em seu calendário. O primeiro acontecerá no dia 01 de agosto. Em setembro será o dia 19 e em outubro será no dia 24. O quarto sábado letivo será no dia 05 de dezembro. Esses dias serão considerados letivos destinados à composição dos dias letivos e da carga horária legalmente estabelecida.

Calendário harmonizado

Foi a partir desta gestão que a SEE/MG passou a publicar um calendário unificado e harmonizado da rede. Por trazer prazos de lançamentos de notas e frequências, por exemplo, além de datas de realização dos conselhos de classe, o calendário escolar harmonizado contribuiu para o fortalecimento da visão de rede, além de promover as condições de avaliação centralizada e possibilitar as possíveis correções de rota. A partir de um calendário comum, a SEE e as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) puderam acompanhar e contribuir de forma mais efetiva com as escolas.



FONTE: Secretaria de Estado da Educação

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A biblioteca Escolar Leny Conceição Rodrigues, encerra suas atividades com excelentes resultados de leitura dos estudantes da Escola João Beraldo.

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A biblioteca Leny Conceição Rodrigues, encerra suas atividades neste 2019 com chave de ouro. Vivenciamos momentos importantes de aprendizagem a partir do trabalho desenvolvido pelas bibliotecárias Danielle e Braulina. O incentivo das mesmas foi fundamental para o grande número de alunos que frequentaram aquele recinto para conversar sobre leitura e trocar livros. 

Honramos o nome da nossa Biblioteca: Leny Conceição Rodrigues, como ex-diretora desta Escola, como um espaço fundamental de aprendizagem dos estudantes. Ela não é apenas um repositório de conhecimento e cultura, suas portas estão sempre abertas aos nossos estudantes, que consultam o seu vasto acervo, pesquisando ou levando para casa um bom título para o deleite literário. O trabalho de incentivo à leitura é intenso, porque acreditamos neste recurso como instrumento impulsionador do saber dos estudante. 
A Biblioteca Leny Conceição Rodrigues conta com um grande acervo literário de todos os gêneros sendo assim um importante espaço de convivência e disseminação de idéias. Este espaço não deixa de estar conectado com o futuro pois está dotado de internet, facilitando a pesquisa na rede mundial de computadores. 
Alguns alunos destaque na leitura neste ano de 2019, Maria Vitória 6º ano, Erick 7º ano, Maria Virgínia 9º ano, Jessica 1º ano, Andrine 1º ano, Mariana 2º ano e Marcos do EJA II. 
Para 2020 avançaremos muito mais ainda neste trabalho interessante de leitura, com a implantação da Educação Integral no 1º ano do Ensino Médio.  Nossos sinceros agradecimentos às professoras de leitura da Escola que trabalham com toda dedicação estimulando os adolescentes, jovens e adultos da nossa escola a realizarem esta importante viagem através das "asas de papel"
                Por Deodato Gomes 

Instituto Federal de Governador Valadares oferece curso gratuito de aperfeiçoamento em matemática


A capacitação é gratuita e tem como público-alvo professores de matemática do ensino médio. As aulas serão ministradas no IFMG-GV entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2020, de 9h às 17h. Interessados podem se inscrever até o dia 21/01.

Estão abertas até o dia 21 de janeiro de 2020 as inscrições para a 37ª edição do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem) oferecido pelo IFMG - Campus Governador Valadares em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 

Público alvo

Terão prioridade no processo seletivo os professores do Ensino Médio. 

Inscrições

As inscrições são online e devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/qYJgB2r2jAu3DJ4N6 .

A lista dos selecionados será divulgada até o dia 22/01/2020. Os candidatos selecionados deverão confirmar participação até às 15h do dia 23/01/2020 pelo e-mail papmem2020ifmg@gmail.com.

Aulas e conteúdo 

O curso se realizará entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2020, de 9h às 17h. As atividades de cada dia consistem de aulas teóricas na parte da manhã, ministradas no IMPA, no Rio de Janeiro, e transmitidas em tempo real para o IFMG pelo sistema de teleconferência, e na parte da tarde de trabalhos práticos em sala de aula. 

O IFMG - Campus Governador Valadares localiza-se na Av. Minas Gerais, n. 5.189 - Bairro Ouro Verde.

O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. O curso é totalmente gratuito. Os professores participantes que obtiverem 80% ou mais de aproveitamento receberão certificado de Curso de Atualização emitido pela Coordenadoria de Extensão do IFMG.

Outras informações podem ser obtidas com o prof. Renato Tolentino pelo e-mail renato.tolentino@ifmg.edu.br ou pelo telefone (33) 3272-5400 - Ramal 5411.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Homenagem aos 81 anos de Carlos Chagas por meio de um de seus mais importantes monumentos históricos: O Palácio da Justiça - "Fórum" Dr. José Delvart Pimenta Murta.

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Homenageamos Carlos Chagas nos seus 81 anos lembrando um de seus principais monumentos históricos, o “Fórum”.  Este prédio está incrustado no centro da cidade e no espírito de todos nós. Batizado de um nome ostentoso: Palácio da Justiça. 
O nome desta construção homenageia Dr. José Delvart Pimenta Murta, prefeito de Carlos Chagas por dois mandatos alternados. Dr. José Delvart Pimenta Murta administrou a cidade por duas vezes: no 1º mandato  de 1951 a 1954 e no 2º  de 1963 a 1965. 
O Fórum é um bem público local e constitue um patrimônio cultural da nossa Carlos Chagas. Todos nós nos reconhecemos neste prédio e nos identificamos com ele, o mesmo está inserido em nossa vida e definitivamente incorporado ao nosso cotidiano. Impossível encontrar alguém que não se reconheça, enquanto filho de Carlos Chagas, neste prédio? 



Mais informações para esta postagem: ano de construção, de acordo com a placa é de 1981 e foi construido pelo então Prefeito Celso Miranda, a quem muito admiro. Na época de sua construção houve muita polêmica em relação ao local de construção. De acordo com o Blog Ferrotrilhos

"Triste foi descobrir que, fora o velho tronco exposto na praça, não há mais traços que lembrem a ferrovia na cidade. A estação (na foto com o nome de Presidente Getúlio), no quilômetro 234 da ferrovia, foi criminosamente demolida, provavelmente nos anos 80, para a construção de um fórum. Junto a ele, há uma placa laudando políticos pela construção do edifício, mas não há menção à estação ou à estrada que lhe cedeu o espaço. A data de inauguração, 1981, sugere que a estação tenha sido demolida entre os anos 70 e o início dos anos 80. Moradores da cidade me informaram que a estação de Mangalô, lugarejo próximo de Carlos Chagas, ainda está de pé, mas não pude ir até lá dessa vez".

Aconteceu a nossa reunião de Prestação de contas e de Confraternização de Natal 2019.



Mais um ano de muito trabalho, estudo, dedicação e aprimoramento profissional para a equipe de funcionários da Escola João Beraldo.  Para comemorar tudo isso, foi que nos reunimos em um encontro de prestação de contas, de avaliação dos trabalhos de 2019 e de  confraternização de natal, realizado no último dia  16 de dezembro, sexta feira.
Foi uma oportunidade para avaliarmos o trabalho que vimos desenvolvendo, pensarmos os desafios que nos esperam para 2020,  reunir a família João Beraldo e brindar o Natal e o Ano Novo que se aproximam. 
O momento natalino contou com trocas de presentes e renovação das esperanças e da amizade dos membros dessa equipe de peso. Foi também um renovar da nossa fé na educação e das certezas de que em 2020 podemos fazer ainda melhor a educação acontecer em nossa Escola. 

Vencedor do sorteio da bicicleta, na Cerimônia de Conclusão do 3º ano, foi o estudante Kauã do 9º ano.



Kauã, estudante do 9º ano é o  ganhador da bicicleta. 

O estudante, concluinte do 9º ano 2019, Kauã,  participou do sorteio de uma bicicleta, promovido pela Escola e foi o ganhador.  O sorteio foi organizado com o objetivo de conseguir fundos para custear o serviço de som e a decoração da Cerimônia de conclusão. Conversando com os estudantes, acatamos a sugestão dos concluintes, de sortear uma bicicleta como forma de colaboração financeira para financiar o momento.
O sorteio aconteceu no dia 13 de dezembro, na Cerimônia de Conclusão dos 3ºs anos. Coube a Pietro, filho da professora Virgínia, retirar o papel que terminou por contemplar o estudante Kauã. 
Tudo foi discutido pelo professor orientador da turma e registrado nas circulares de Conclusão das emitidas pela Escola. 
Todos os estudantes concluintes do 9º e do 3º ano que colaboraram,  participaram do sorteio. 

domingo, 15 de dezembro de 2019

Em 2020, brilhe do seu jeito.

 
Assista com atenção o comercial de Natal do Bradesco, é que as vezes ele passa despercebido junto a outras propagandas e a gente não se atenta para a linda e importante mensagem do mesmo. Todos nós podemos brilhar, cada um de nós do nosso próprio jeito, é esta a mensagem veiculada nesta história. O pequeno filme de apenas 3 minutos, mostra uma grande lição de amor e solidariedade. 
Luna é uma vagalume que vive um momento de tristeza por não poder acender sua luzinha. No entanto,  apesar de sua luz não se acender é a única que se arrisca a salvar seus coleguinhas,  depois de serem capturados por crianças. É uma mensagem de afirmação da inclusão e da diversidade em tempos de intensas manifestação de ódio e intolerância ao diferente, uma vez que Luna, é deficiente. A convivência saudável propõe cada dia mais, que saibamos lidar com as diferenças. Os seres humanos são diferentes em muitos aspectos: gênero, raça, classe social, fisica, visão política e tantas outras manifestações do diferente.
No filme aparece também o Vitinho, uma criança com Síndrome de Down, que assumindo o espírito natalino de solidariedade ajuda Luna a libertar seus amiguinhos. O mais interessante em tudo é que Luna e Vitinho, são capazes de ver coisas que os outros ditos “normais” não conseguem enxergar.
Penso que a animação é um convite a repensarmos nosso olhar, nossos gestos e nossas atitudes com o diferente.  São as diferenças que permitem ampliar a nossa forma de ver as pessoas e as coisas, desenvolvendo o respeito ao outro em seu jeito de ser e existir.

A Escola João Beraldo se vestiu da Esperança do Natal neste 2019!...


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Toda a possibilidade de realização está sempre em nossas mãos, mas nada é mágico, é preciso coragem e determinação para transformar momentos difíceis em grandes desafios, buscando no incansável trabalho  passos para dias melhores. 
Neste Natal, nossa Escola se vestiu das esperanças do Natal.  Que o grande potencial de  cada um dos nossos estudantes  revele-se em cada aprendizagem conquistada. 
Vamos sentir de forma mais  forte ainda o significado da palavra amor em nossas vidas. Vamos buscar os raios da luz do conhecimento para  iluminar o nosso  caminho e transformar o nosso  coração.
O Natal é um chamado para  refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.
Que o verdadeiro espírito do Natal  nos  guie durante o ano novo que está para começar. Que Deus ilumine a todos nós e nos proporcione grande a alegria de viver.
                   Deodato Gomes 


sábado, 14 de dezembro de 2019

Término do Ensino Médio e começo da maioridade. Muitos sonhos se colocam no horizonte desses jovens!... Um futuro iluminado para todos eles e elas...



Um misto de sentimentos de muita alegria... e saudade já toma conta do nosso coração neste momento!

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Terminou... passou... acabou... esta  cerimônia de conclusão está sendo  a nossa última aula! Confesso que estou tocado, muito emocionado. Um aperto no coração, uma vontade muito grande de derramar lágrimas! Pensar que os jovens do 3º ano que concluem o Ensino Médio,  não mais estarão em nosso dia-a-dia escolar. Este momento é de adeus! Já sentimos saudade de todos vocês. Conhecemos e acompanhamos a maioria de todos vocês desde muito pequeno. De alunos já passaram a condição de filhos, é por isso que ficamos assim tão emocionados. A cerimônia de conclusão é um momento solene que vislumbra um horizonte de esperança e  fé em cada um de vocês. Assim esta cerimônia de conclusão da Educação Básica é também, além de  uma grande despedida um momento de  entrega. São filhos e filhas que ora deixam sua segunda casa que é esta escola. 

 Vão sim meninos, vão sim meninas em busca dos sonhos. O tempo é de vocês! Tudo que fizemos, trabalhamos e ensinamos emanou de um profundo amor em nosso coração. Esta é a marca da educação. Educação é um ato de coragem e de amor, jã disse o nosso grande educador Paulo Freire. Nos sentimos muito honrados em poder compartilhar este momento com vocês, fazer parte de todas estas histórias tão lindas de vida, sabendo que hoje é o final, destes momentos ricos de escola João Beraldo. Tudo vira lembrança. Daqui para a frente, esta escola, todos os acontecimentos, fatos vividos e situações existenciais testemunhadas, se tornarão apenas a história viva no coração de todos vocês. Peço licença a Fernando Pessoas para usar sua linguagem poética e dizer que “existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Vocês se tornam eternos, inesquecíveis em nossos corações, ninguém dá conta de explicar as coisas do amor, quando as pessoas são incomparáveis e únicas. Chegou o fim da estrada. O sentido de tudo é de entrega de vida. O jovem não engana o sábio, pois a resposta aos desafios agora devem ser enfrentados pelos próprios jovens. Os pais e a escola entregam aos jovens concluintes sua própria vida. Agora é com você, é você com você mesmo. Ninguém mais responde por você. Passastes a ser dono dos seus atos. Sua história será feita daqui prá frente por você mesmo. Fazer história bonita para fazer mais caminho pois o caminho só existe se alguém caminha deixando suas marcas. Agora os pais não mais responderão por vocês. Vocês deverão assumir as consequência dos seus atos. Assumir a responsabilidade e tomar decisões. As portas, as janelas do mundo estão abertas, escancaradas e o mundo é de vocês. Conquistem, busquem. A vida é movimento. Não parem. Lutem pelos seus sonhos. Não seja mais um. Não seja mais um que se perde na poeira do seu próprio fracasso. Qualquer jovem hoje pode ser o que quiser ser nesta vida, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do se espera que ele faça.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO divulga vídeo sobre EDUCAÇÃO INTEGRAL, afirmando: "Estudos comprovam: Médio Integral aumenta a probabilidade de o jovem ingressar no Ensino Superior e alcançar maiores salários na vida profissional." Não perca essa oportunidade! Confira a lista ao final da postagem.



EDUCAÇÃO INTEGRAL é a maior inovação no Ensino Médio em Carlos Chagas, no ano de 2020. São apenas 114 vagas para atender apenas estudantes exlusivamente do 1º ano do Ensino Médio. Estudos comprovam: Médio Integral aumenta a probabilidade de o jovem ingressar no Ensino Superior e alcançar maiores salários na vida profissional. Não perca essa oportunidade.

Confira a lista a seguir:

E eles mudam de fase: de adolescentes para jovens, do fundamental para o médio... no entanto, grandes horizontes a serem transpostos e uma grande caminhada a ser feita se abre!...A Escola João Beraldo está aqui para ajudá-los a vencer uma a uma todas as batalhas, portando a nossa maior arma: o conhecimento! 2020 o Médio Integral nos espera!...


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A gente sempre pergunta qual o sentido de estarmos aqui para este momento em que estudantes concluem uma simples etapa de sua trajetória escolar na Educação Básica, que é o Ensino Fundamental II. 
Foi toda uma caminhada, desde a pré-escola na Educação Infantil até aqui, que é preciso ser valorizada. 
Em todos os grupos humanos de todos os tempos e culturas, esta fase do desenvolvimento humano adolescentes, foi sempre marcada por rituais  de passagens para a juventude. O sentido que encontramos para este momento é de que ele é uma travessia leve para uma vida um pouco mais crescida. Então fica bem demarcado, você está deixando de ser adolescente e se tornando um jovem. Entre ser um adolescente e ser um jovem muda muita coisa em termos biológico, cultural e emocional.  De adolescentes para mais moços e moças,  são muitos os dilemas, conflitos e situações que estão no jogo da subjetividade impulsiva de meninos e meninas. 
As responsabilidades e o comprometimento, a que são chamados,  são muito maiores para um jovem do que para um adolescente.  Os jovens tem a necessidade de terem mais responsabilidade sobre si mesmo, sobre sua própria vida do que um adolescente. Neste momento em que a exposição social aos perigos é imensa também a possibilidade de preparação para horizontes maiores.  O jovem passa a assumir mais desafios e depender um pouco menos dos seus pais. 
Quais são os desafios colocados para você, caro adolescente,  que entra nesta fase tão bonita da juventude?

Os desafios para você que entra na juventude, talvez a mais linda fase da vida é de fazê-la mais linda ainda. Escrever uma página de comprometimento no livro bom da sua história. Um comprometimento maior com sua biografia e com o seu desenvolvimento. Incrementar o seu sonho,  seguir e buscar um caminho, como disse a professora Edilane: "que aponte para o sol, para alcançar pelo menos as estrelas"!

A seriedade que o ser jovem coloca para vocês hoje,   é de manter a escalada dos seus estudos e ir subindo as montanhas da vida, numa subida íngrime, onde nada é fácil. São mais três anos de intensos e desafiantes estudos no Ensino Médio que se forem bem feitos, portas de oportunidades se abrirão.  Tenham firmeza, determinação, garra e coragem nesta nova etapa de estudos que iniciarão em 2020. Os tempos se coincidem: é o início do Ensino Médio e o início da Fase Jovem.  Não desista, não existe mágica nesta vida, conhecimento é resultado de esforço e de busca. Ingressar no Ensino Médio, focar nos estudos é essencial para o ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior e é o dever de casa que a escola passa  para vocês a partir de agora.

Faça um percurso de compromisso para o  ingresso no curso superior, construa seu futuro desde então,  já agora a partir do 1º ano em 2020. 

Aqui na Escola você receberá  todos os cuidados, conhecimentos e  informações necessárias para se desenvolver, traga a sua vontade,  se esforce e estude muito seriamente.  Já disseram com sabedoria: "Quem acredita sempre alcança...Acreditar e alcançar é fácil, impossível é alcançar sem acreditar e sem se esforçar".

Não desanime frente aos problemas e dificuldades que vão enfrentar. É preciso teimar na luta,  perseverar para trocar sua escola por uma vaga na  universidade e por um espaço no tão concorrido e incerto mercado de trabalho. 

Receba todo nosso carinho e afeto.  Agradecemos aos pais pela confiança. Acreditem em seus filhos, invistam neles, são os seus verdadeiros tesouros.  Acompanhe-os, dia a dia. Não coloquem a cabeça no travesseiro sem saber onde e com quem estão. Não deixem que se percam pelo caminho.  O cantor da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil disse: “Mães Zelosas, pais corujas, vejam como de repente as águas ficam sujas”. As águas sujam quando negligenciamos o nosso papel de autoridade familiar. Quando entupimos nossos filhos com o celular da moda e esquecemos de conviver e demonstrar o amor na rotina do dia a dia.  Mais um ano de muito trabalho e grandes resultados vai se encerrando e abrindo caminho para mais sonhos serem realizados na intensa rotina desta Escola e na vida destes jovens. Que o espírito de Natal renove as nossas energias para o ano que vai nascer. Muita saúde para continuarmos na luta pela transformação de vidas através da educação. Deixo aqui a reflexão do nossos mural de Natal:
"Celebrar o Natal é crer que apenas o inabalável amor de Deus é capaz de transformar o homem e o mundo"
Desejamos aos nossos alunos, pais,  professores um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas realizações e sucesso! 

                                    Por Deodato Gomes