Bullying

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Homenagem aos 81 anos de Carlos Chagas por meio de um de seus mais importantes monumentos históricos: O Palácio da Justiça - "Fórum" Dr. José Delvart Pimenta Murta.

Clique na imagem para ver outras fotos
Homenageamos Carlos Chagas nos seus 81 anos lembrando um de seus principais monumentos históricos, o “Fórum”.  Este prédio está incrustado no centro da cidade e no espírito de todos nós. Batizado de um nome ostentoso: Palácio da Justiça. 
O nome desta construção homenageia Dr. José Delvart Pimenta Murta, prefeito de Carlos Chagas por dois mandatos alternados. Dr. José Delvart Pimenta Murta administrou a cidade por duas vezes: no 1º mandato  de 1951 a 1954 e no 2º  de 1963 a 1965. 
O Fórum é um bem público local e constitue um patrimônio cultural da nossa Carlos Chagas. Todos nós nos reconhecemos neste prédio e nos identificamos com ele, o mesmo está inserido em nossa vida e definitivamente incorporado ao nosso cotidiano. Impossível encontrar alguém que não se reconheça, enquanto filho de Carlos Chagas, neste prédio? 



Mais informações para esta postagem: ano de construção, de acordo com a placa é de 1981 e foi construido pelo então Prefeito Celso Miranda, a quem muito admiro. Na época de sua construção houve muita polêmica em relação ao local de construção. De acordo com o Blog Ferrotrilhos

"Triste foi descobrir que, fora o velho tronco exposto na praça, não há mais traços que lembrem a ferrovia na cidade. A estação (na foto com o nome de Presidente Getúlio), no quilômetro 234 da ferrovia, foi criminosamente demolida, provavelmente nos anos 80, para a construção de um fórum. Junto a ele, há uma placa laudando políticos pela construção do edifício, mas não há menção à estação ou à estrada que lhe cedeu o espaço. A data de inauguração, 1981, sugere que a estação tenha sido demolida entre os anos 70 e o início dos anos 80. Moradores da cidade me informaram que a estação de Mangalô, lugarejo próximo de Carlos Chagas, ainda está de pé, mas não pude ir até lá dessa vez".

Nenhum comentário: