Bullying

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

E eles mudam de fase: de adolescentes para jovens, do fundamental para o médio... no entanto, grandes horizontes a serem transpostos e uma grande caminhada a ser feita se abre!...A Escola João Beraldo está aqui para ajudá-los a vencer uma a uma todas as batalhas, portando a nossa maior arma: o conhecimento! 2020 o Médio Integral nos espera!...


Clique na foto para ver todas as imagens.

A gente sempre pergunta qual o sentido de estarmos aqui para este momento em que estudantes concluem uma simples etapa de sua trajetória escolar na Educação Básica, que é o Ensino Fundamental II. 
Foi toda uma caminhada, desde a pré-escola na Educação Infantil até aqui, que é preciso ser valorizada. 
Em todos os grupos humanos de todos os tempos e culturas, esta fase do desenvolvimento humano adolescentes, foi sempre marcada por rituais  de passagens para a juventude. O sentido que encontramos para este momento é de que ele é uma travessia leve para uma vida um pouco mais crescida. Então fica bem demarcado, você está deixando de ser adolescente e se tornando um jovem. Entre ser um adolescente e ser um jovem muda muita coisa em termos biológico, cultural e emocional.  De adolescentes para mais moços e moças,  são muitos os dilemas, conflitos e situações que estão no jogo da subjetividade impulsiva de meninos e meninas. 
As responsabilidades e o comprometimento, a que são chamados,  são muito maiores para um jovem do que para um adolescente.  Os jovens tem a necessidade de terem mais responsabilidade sobre si mesmo, sobre sua própria vida do que um adolescente. Neste momento em que a exposição social aos perigos é imensa também a possibilidade de preparação para horizontes maiores.  O jovem passa a assumir mais desafios e depender um pouco menos dos seus pais. 
Quais são os desafios colocados para você, caro adolescente,  que entra nesta fase tão bonita da juventude?

Os desafios para você que entra na juventude, talvez a mais linda fase da vida é de fazê-la mais linda ainda. Escrever uma página de comprometimento no livro bom da sua história. Um comprometimento maior com sua biografia e com o seu desenvolvimento. Incrementar o seu sonho,  seguir e buscar um caminho, como disse a professora Edilane: "que aponte para o sol, para alcançar pelo menos as estrelas"!

A seriedade que o ser jovem coloca para vocês hoje,   é de manter a escalada dos seus estudos e ir subindo as montanhas da vida, numa subida íngrime, onde nada é fácil. São mais três anos de intensos e desafiantes estudos no Ensino Médio que se forem bem feitos, portas de oportunidades se abrirão.  Tenham firmeza, determinação, garra e coragem nesta nova etapa de estudos que iniciarão em 2020. Os tempos se coincidem: é o início do Ensino Médio e o início da Fase Jovem.  Não desista, não existe mágica nesta vida, conhecimento é resultado de esforço e de busca. Ingressar no Ensino Médio, focar nos estudos é essencial para o ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior e é o dever de casa que a escola passa  para vocês a partir de agora.

Faça um percurso de compromisso para o  ingresso no curso superior, construa seu futuro desde então,  já agora a partir do 1º ano em 2020. 

Aqui na Escola você receberá  todos os cuidados, conhecimentos e  informações necessárias para se desenvolver, traga a sua vontade,  se esforce e estude muito seriamente.  Já disseram com sabedoria: "Quem acredita sempre alcança...Acreditar e alcançar é fácil, impossível é alcançar sem acreditar e sem se esforçar".

Não desanime frente aos problemas e dificuldades que vão enfrentar. É preciso teimar na luta,  perseverar para trocar sua escola por uma vaga na  universidade e por um espaço no tão concorrido e incerto mercado de trabalho. 

Receba todo nosso carinho e afeto.  Agradecemos aos pais pela confiança. Acreditem em seus filhos, invistam neles, são os seus verdadeiros tesouros.  Acompanhe-os, dia a dia. Não coloquem a cabeça no travesseiro sem saber onde e com quem estão. Não deixem que se percam pelo caminho.  O cantor da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil disse: “Mães Zelosas, pais corujas, vejam como de repente as águas ficam sujas”. As águas sujam quando negligenciamos o nosso papel de autoridade familiar. Quando entupimos nossos filhos com o celular da moda e esquecemos de conviver e demonstrar o amor na rotina do dia a dia.  Mais um ano de muito trabalho e grandes resultados vai se encerrando e abrindo caminho para mais sonhos serem realizados na intensa rotina desta Escola e na vida destes jovens. Que o espírito de Natal renove as nossas energias para o ano que vai nascer. Muita saúde para continuarmos na luta pela transformação de vidas através da educação. Deixo aqui a reflexão do nossos mural de Natal:
"Celebrar o Natal é crer que apenas o inabalável amor de Deus é capaz de transformar o homem e o mundo"
Desejamos aos nossos alunos, pais,  professores um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas realizações e sucesso! 

                                    Por Deodato Gomes

Nenhum comentário: