Bullying

domingo, 15 de setembro de 2019

Conheça a história que deu origem ao Setembro Amarelo.


Há muitos anos, setembro é considerado o mês de combate ao suicídio. Mas poucas pessoas conhecem a história por trás dessa data.
Tudo começa em 1994, no Colorado, Estados Unidos, quando o jovem Michael Emme, garoto de 17 anos, cometeu suicídio dentro do Mustang 1968, carro que comprou e reformou para ser seu primeiro veículo.
Mike(apelido carinhoso) tirou a própria vida em frente de casa, dentro do carro, dias antes de completar 18 anos. Os pais, desesperados ao ver que o garoto disparou um tiro na própria cabeça, não conseguiam entender como não perceberam que ele não estava bem.
No velório de Mike, os familiares e amigos prepararam centenas de cartões amarrados com fitas amarelas. Dentro deles estava a mensagem: "Se precisar, peça ajuda" e telefones de várias pessoas. Esses cartões se espalharam por vários lugares dos Estados Unidos e em poucos dias os amigos e familiares de Mike começaram a receber ligações de pessoas que estavam pensando em dar cabo da própria vida.

E dessa forma nasceu a Associação Yellow Ribbon, que passou a conscientizar as pessoas em todo os Estados Unidos. Logo, esse movimento também ficou famoso no Brasil, e estabeleceu setembro, mês da morte de Mike, como época primordial de combate ao suicídio.

Texto - Joel Paviotti

sábado, 14 de setembro de 2019

Missa de 7º dia do falecimento de Wilton Rodrigues.



Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:25,26

Lucília e filhos, tem a honra de convidar amigos e familiares para a missa de sétimo dia de  falecimento de Wilton Rodrigues, que será realizada na Igreja de Bom Jesus, domingo dia 15 de setembro de 2019, às 7 horas da manhã.

Escola João Beraldo parabeniza a todos os aprovados no vestibular da Unimontes EAD e em especial às servidoras da Escola Clarice e Célia.



Comemoramos com Clarice e Célia, servidoras da Escola João Beraldo a conquista da vaga no Curso de Pedagogia na Unimontes EAD.

Clarice - servidora da Escola João Beraldo
 Ela já havia conquistado uma vaga em serviço social na Federal assim que terminou o ensino médio e não foi fazer. Agora chegou sua vez Clarice.
Célia - também servidora da Escola João Beraldo

É um momento importante para vocês e também para todos nós da Escola João Beraldo, que acompanhamos a trajetória de Clarice, pois estudou e concluiu sua educação básica na própria escola em que trabalha.  Somos testemunhas do seu grande esforço colega. 

É o inicio de uma nova caminhada na vida de vocês... Que vocês tenham sabedoria para superarem os desafios e enfrentem a nova situação com determinação e muito esforço!


                             Rumo ao sucesso, sempre!
                          Seus colegas da João Beraldo

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Rede Estadual e Municipal de Educação de Carlos Chagas se reunem e escolhem o mesmo livro didático para o quadriênio 2020-2023

Clique na imagem acima pára acessar todas as fotos

Na noite desta quinta feira dia 12/09/2019 professores da rede estadual e municipal de ensino escolheram com muito cuidado o Livro Didático para o quadriênio 2020-2023. Os mesmos, que foram muito bem acolhidos,  se reuniram na Escola Municipal Manoel Esteves Otoni. O momento solene contou com a presença de todos os professores que pela primeira vez escolheram o mesmo livro para todas as redes. Um avanço uma vez que os estudantes migram muito entre as redes e escolas. As Escolas, com esta atitude,  vão poder inclusive se ajudarem mais no monitoramento dos livros.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País.

O Livro didático não se constitui em um instrumento neutro. Cada livro é produto de uma dada visão de mundo, de homem, de educação e de escola. A escolha do livro didático deve ser, portanto, um exercício da autonomia intelectual/pedagógica do professor que, de acordo com seus próprios princípios, opta pelos meios e decide os fins. Se for assim, teremos no livro um valioso apoio para nossa prática. Caso contrário, corremos o risco de colocar em uso um instrumento para o trabalho dissociado do modo de pensar.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Professores da Escola João Beraldo, gravam mensagem de incentivo ao Professor Adriano.



Professor Adriano,
Por maior que seja a dificuldade pela qual esteja passando, não desanime. Confie, mantenha a fé e a esperança.
Não se esqueça de que Deus não dá uma cruz mais pesada do que aquela que podemos carregar. Ele dá a lição e as provas conforme o nível de entendimento e evolução do Espírito.
Lembremo-nos de que Jesus está no leme deste barco da sua vida. Ele está te guiando e te amparando em todos os instantes, deste momento difícil da sua vida.
Estamos aqui solidário, torcendo e em oração. Força, Adriano, não desista nunca.
  ESCOLA JOÃO BERALDO.

PARABÉNS VALDEÍ ! A amizade é a pedra angular da vida!!



Hoje convidamos o amigo Valdeí Viana para celebrar significativamente o dia especial em que o Autor da Vida o inscreveu na história. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Sepultamento do Professor e Músico Wilton Rodrigues será hoje (09-09) às 16 horas. O corpo sairá da Capela Velório São Sebastião em Carlos Chagas.

O corpo do Professor e músico, Wilton Rodrigues Alves, conhecido em toda nossa Carlos Chagas, será sepultado nesta segunda-feira (09-09-2019), as 16:00 horas no cemitério da cidade. Professor Wilton  faleceu ontem (08) por volta das 9 horas , em um acidente fatal na estrada do distrito do Pena para Carlos Chagas. O mesmo estava em atividade em um Projeto Acadêmico da Escola Estadual Olga Prates juntamente com todos os outros professores e a Direção da Escola Sônia Rodrigues, que está desolada. O caixão com o corpo do professor Wilton Rodrigues está sendo velado na Capela Velório de São Sebastião aqui em Carlos Chagas. Um clima de comoção tomou a comunidade educacional da cidade. 
Wilton Rodrigues Alves, ou simplesmente Wilton era formado em música e ministrava aulas em duas escola da cidade: Escola Estadual Olga Prates e Escola Estadual Antônia Bernardes, para turmas do integral. Muito querido pelos estudantes das escolas que prestam homenagens ao mesmo. Wilton sabia como nunca cativar os estudantes para os instrumentos que ensinava. Além disso Wilton era um ativista cultural, sempre preocupado com as políticas públicas culturais de todos as esferas de governo e era muito respeitado pela forma inquestionável de defender suas ideias e compromissos com a arte. 
 A família agradece a todos pelas manifestações de solidariedade, ao tempo que os convida para o sepultamento que acontece hoje(09) às 16 horas. Professor Wilton  estava com 50 anos de idade, deixa esposa Lucília, também professora, filhos, Addaê, Abiel e Aimê. Wilton está levando a alegria de saber que a filha Aimê tinha conquistado vaga no curso de medicina, um grande desejo do mesmo.
Ele era muito querido e deixa um vazio imenso no coração de todos nós. Sua convivência com todos sempre foi pautada por elevados princípios. 
Valeu Wilton, você já é luz junto a Deus. Rogue a Ele por todos nós que permanecemos aqui. Faremos tudo para fazer valer o seu legado.
Por Deodato Gomes

domingo, 8 de setembro de 2019

Suspensão das aulas na Escola João Beraldo. Que este comunicado chegue a todos os alunos professores e responsáveis.



COMUNICADO: não haverá aula na segunda-feira dia 09 de Setembro de 2019
Comunicamos aos alunos, professores e demais membros do corpo administrativo que, em decorrência do grave acidente que levou a morte do Professor Wilton Rodrigues e que deixou também machucado o Professor Adriano, estamos suspendendo as aulas da segunda feira  dia 09-09-2019. 
Deodato Gomes Costa
Diretor

Wilton se despede de todos, mas deixa sua Inconveniência Azul. Veja ao final da postagem apresentação de Wilton no dia 17 de Agosto na Escola durante o curso de História Regional.


Wilton Rodrigues Alves, nasceu em Carlos Chagas MG, em 28 de Agosto de 1969. Está na estrada em busca de meios para levar suas composições à um público maior que os Espaços onde o músico frequentemente se apresenta. Artista sensível, autor de 50 canções inusitadas nas quais expressa de forma inteligente sua percepção genial do mundo e das coisas. Suas canções, donas de um sentimento de muita delicadeza, emociona pois vai de encontro à inerente necessidade de beleza existente no ser humano. As canções de Wilton Rodrigues estão muito além de um regionalismo de vale como estamos acostumados a rotular algumas obras de artistas locais e elas estão em inconformidades com o mundo. A temática das suas canções transitam desde os dilemas universais do ser humano, até mesmo as questões que envolvem o ser humano na sua convivência social. Nas suas palavras ele diz que “Esse trabalho tem uma natureza mais urbana de se fazer musica, mas deixa a rítmica ser influenciada pelos sons regionais como: Xote, afoxé, Regae, Ijexá e Jazz‖.’ Sobra Inteligência e sensibilidade nas suas composições. Wilton Rodrigues, batalha pela gravação de seu CD, que já tem até nome: Inconveniência Azul. E ele próprio vê seus trabalho como a busca de uma nova estética para a música popular brasileira. A poética de Wilton encanta, tem enlevo, delicadeza e se encaixa ao desejo humano de encontrar e se preencher de uma transcendência que só a música boa pode proporcionar. Parafraseando Ferreira Gullar, podemos dizer: música, porque a vida só não basta e acrescentando Hannah Arendt, repetimos: música, porque a vida só não basta nesta sociedade que banalizou o mal. O artista é formado em música e mantém em sua casa um pequeno espaço como conservatório onde ensina música com foco no violão à muitos jovens que querem ter o prazer de tocar um instrumento musical. Este é o trecho de uma obra pessoal em que escrevo sobre arte.  
COSTA, Deodato Gomes. Caderno de Referência. pág.83, 2018. No prelo.


A Greve escolar pelo clima proposta por Greta Thumberg, foi repetida pelos adolescentes da Escola João Beraldo no desfile de 7 de setembro quando decidiram levar para a Avenida o problema do Aquecimento Global, depois do trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Escola.

Maria Virgínia, estudante do 9º ano foi a nossa Greta Thumberg
A tradução da frase é: Greve escolar contra o clima.
Olha ela aí a grande inspiradora dos nossos estudantes. Vejam como é interessante, uma adolescente como referência para os próprios adolescentes. 
Greta Thumber, a adolescente sueca que inspirou nossos alunos. 16 anos e dona de grande consciência, acerca dos problemas ambientais do mundo. 

Foi inspirados em Greta Thumberg que  os estudantes  da Escola João Beraldo  foram ao desfile de 7 de setembro, sintonizados com jovens do mundo inteiro em protesto global contra mudança climática. Eles protestaram por medidas efetivas no combate ao aquecimento global.
Todos os adolescentes da Escola conheceram Greta a partir de um trabalho de educação ambiental que foi feito muito antes do 7 de setembro. Acatamos a ideia de realizar a participação da João Beraldo no desfile como sendo um protesto contra o aquecimento a exemplo da adolescente sueca Greta Thumberg e de outros adolescentes do mundo inteiro.  A sugestão ganhou força com eles quando estes passaram a conhecer a linda história de Greta, que uma vez por semana faltava às aulas em sua escola, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. A sua ideia era de que só seria ouvida se faltasse as aula, para protestar. Depois disto montamos uma oficina para que os próprios adolescentes produzissem seus cartazes com papelão a partir de criações individuais e de pesquisa na internet. O tema foi pensado muito antes da conjuntura das queimadas na Amazônia.  




Agradecemos a todos os professores, alunos e servidores em geral pela presença e acompanhamento dos estudantes desde a concepção, preparação dos cartazes e frases até a presença de todos na avenida. O trabalho coletivo, baseado na colaboração que brota do coração de um educador é o único capaz de garantir o sucesso de um projeto educacional tão complexo. 
                Por Deodato Gomes

Aqui você pode ver o álbum com todo o desfile. 




sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Escola João Beraldo realiza RODA DE CONVERSA motivados pelo setembro amarelo para que os estudantes possam expressar experiências, sentimentos e opiniões a respeito do suicídio.



O suicídio tem se tornado algo cada vez mais frequente na sociedade, resultando em um preocupante problema de saúde pública, sendo cada vez mais recorrente no público jovem. A escola tem um papel importante na prevenção do suicídio, pois pode promover ações para conscientizar os alunos e a comunidade de como procurar ajuda, diante de um tema tão difícil. 
Nós profissionais da educação também devemos refletir sobre o nosso papel  diante desse assunto, pois deparamos em nosso dia a dia com alunos auto mutilados, depressivos e com tendências suicidas. Sendo assim, propomos esta roda de conversa informal que visa a abordagem do tema de forma em que os alunos possam expressar experiências vividas, sentimentos e opiniões a respeito do assunto, de maneira confortável e segura, promovendo um momento em que haja troca de experiências e superações. A roda de conversa será realizada nas salas de aula misturando todos os alunos das turmas. Durante o momento, é importante que os estudantes tenham a oportunidade de relatar suas experiências pessoais, e as diferentes maneiras que encontraram para superar as dificuldades enquanto jovem. O ideal é que a conversa seja o mais espontânea possível. 
A conversa vai se dar em três momentos: 
1. Apresentação do tema, definindo o que é? Por que os jovens tentam contra a sua própria vida? Existem preconceitos em relação a quem tenta o suicídio? Será que é uma fraqueza de “espírito”? O que devo fazer quando sei que alguém está em risco de suicídio?
2. Neste momento é importante fechar a Roda discutindo a importância da valorização da vida. É importante a escola, mostrar apoio e preocupação com o bem estar dos alunos e conversar sobre o assunto com os alunos? Por que? 
3. Registro das reflexões desenvolvidas.

O Psiquiatra Dr. Marco Abud explica sobre o tema.



quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Escola João Beraldo comemora mais uma de suas estudante que consegue vaga no Curso de Medicina. Leia a matéria até o final e conheça outros estudantes da Escola que também ingressaram no ensino superior, neste 2019.

As condições sociais e econômicas a que a maioria dos jovens de Carlos Chagas e suas famílias estão submetidos determinam diferentes oportunidades de acesso à plena cidadania. Os obstáculos que eles encontram não são de ordem pessoal, não é que eles são incapazes, não é por falta de empenho individual. Em todo este tempo de gestão de uma escola pública, vejo que as trajetórias dos jovens estudantes estão claramente marcadas pela estrutura social, econômica e política do nosso Brasil, que é extremamente desigual. Daí a grande importância de uma política clara de oportunização do acesso e permanência dos jovens a um curso técnico ou ao ensino superior de qualidade.
Já choramos junto com vários jovens que conquistaram vaga em universidades federais, mas não tinham recursos para pagar o ônibus, outros que desistiram por não ter onde morar na cidade onde conquistaram vaga. Mas também já nos alegramos com muitos que venceram os entraves. Sempre nos reportamos aos vitoriosos aqui em nosso blog.
Incentivamos muito aos nossos alunos a mudarem seus destinos por meio da educação. Um exemplo disto é que todos eles do 3º ano do ensino médio estão inscritos no ENEM e muitos no SASI (vestibular seriado da UFVJM). Sempre alertamos aos mesmos que precisam de muita determinação e perseverança para vencer os obstáculos sociais e econômicos que impedem a sua realização. São empecilhos que extrapolam a capacidade de empenho de muitos deles. Quando alguns dizem pra mim que querem medicina, falo que é o curso mais concorrido, que o esforço e empenho a ser empreendido deve ser quase que sobre humano para quem tem e vive nas condições que eles. É difícil, mas não impossível.
Esta é a vez de nos alegrarmos com Aimê Gomes Costa. Ela é mais uma estudante da Escola João Beraldo que consegue vaga em um curso de Medicina, com matrícula já efetivada na Universidade Nilton Lins em Manaus. João Paulo, que já cursa o 10º período, trocou um 3º ano médio noturno pela vaga na Federal em Teófilo Otoni. E todos sabem que ela só vai estudar em uma universidade onde a mensalidade do curso de medicina é de R$6.700,00 porque está amparada por um dos programas de apoio ao estudante do Governo Federal. Mas a gente está vendo os programas que garantem o jovem pobre na universidade se reduzirem, o que é uma pena. De longe, seus pais jamais teriam condições de garantir a realização do sonho da jovem Aimê, que é ser médica. Tanto assim que conseguiu vaga em Odonto na Federal do Espírito Santo, mas resistiu. Nos alegramos com ela, uma menina simples de classe popular, que consegue vaga no curso superior mais concorrido do Brasil é um grande feito, em um país que grande parcela dos jovens sequer concluem sua educação básica. Hoje, o desafio da prática da caridade não é ajudar quem já tem, quem já é, e sim se comprometer com alguém verdadeiramente necessitado. Foi a sua persistência na busca pela vaga na Medicina que agora se vê contemplada. Ela se prepara para morar e estudar em Manaus por um período de 6 anos.


Como não se alegrar com Ramine, uma jovem que tenho certeza, já está vivenciando novas experiências na Universidade Federal, cursando Serviço Social. Foi uma imensa satisfação auxiliá-la na preparação da documentação para a matrícula.



E Clara Norte aluna da Educação Física da UNEC, ao conversar com ela já vislumbramos maturidade, preocupação como seu futuro. É muito bom saber que a Escola João Beraldo influenciou´o destino desta jovem. 
Apresento Abiel novo estudante de Nutrição na UNIPAC. Ele queria muito fazer este curso. É incrível como ele está comprometido com sua formação e a preocupação com sua aprendizagem só agora. Nos tempos de Escola João Beraldo  gastamos muitos argumentos com ele. Não foi fácil mas o convencemos. Repetíamos sempre que jovem de classe popular só é capaz de vencer pelo saber. Só o conhecimento é ferramenta para transformar vidas. Deu certo não é Abiel?

Yandra sempre muito concentrada tomou o caminho do Direito. Esta cursando na UNIPAC e a gente se alegra com esta garota esperta e determinada. Ela sabe o que quer. 

Nunca deixei de acreditar em Igor Coutinho, sempre muito sério, concentrado e dedicado a tudo que faz. Agora está cursando Engenharia Elétrica na Doctum, conseguiu bolsa integral pelo ProUni. Como não se sentir feliz com um jovem que persiste e encontra o seu caminho de formação profissional.

 Medicina, Aimê, Educação Física, Clara Norte, Abiel em Nutrição, Yandra em Direito e Igor Coutinho em Engenharia Elétrica são os novos estudantes que temos a alegria de conhecer. Todos eles são jovens de grande valor, que não se acomodaram e buscam uma oportunidade para demonstrarem a responsabilidade que podem assumir na sociedade. Que Deus abençoe a todos eles, que sirvam de inspiração para outros jovens lutarem incansavelmente pela realização de seus sonhos. Faço minhas as palavras da Negra Li, ativista e cantora engajada na causa negra: 'Hey mundo jovem... o mundo é de vocês!..

                                                                 Professor Deodato Gomes

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

‘O silêncio dos homens’: por que tantos meninos ainda não choram?

Você precisa ser forte”, “Menino não chora”, “Isso é coisa de menina”. Os estímulos (ou desestímulos) que as crianças recebem na infância compõem os seus primeiros referenciais de mundo. É na fala e no comportamento dos adultos que os pequenos aprendem o que é permitido, bem visto, socialmente aceitável, certo e errado. O documentário brasileiro “O silêncio dos homens”,  surgiu para discutir essas questões a partir dos modelos de masculinidade aprendidos na  infância.

O intuito do longa, é refletir sobre como as masculinidades são construídas nos primeiros anos de vida, e reverberam muitas vezes de modelos nocivos que prejudicam não só a autoimagem dos homens, mas também as relações que ele cria.

Que tipo de homens formamos quando oferecemos aos meninos uma educação que não ensina a chorar, ser sensível ou demonstrar vulnerabilidades? Assim, a produção demonstra quais os impactos que a educação pautada em desigualdade de gênero sobre a identidade dos homens, e como essas consequências contribuem para a permanência da cultura de violência que afeta homens e mulheres.

O filme traz depoimentos de homens e profissionais ligados à saúde mental e sociologia, além de dados de uma pesquisa do Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP (Universidade de São Paulo). que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões relacionadas à masculinidade.

“O homem não pode agir como ele gostaria de ser, por conta de tudo o que foi ensinado a ele de como um homem deve ser”, afirma o sociólogo Túlio Custódio, pesquisador da curadoria de conhecimento Inesplorato.

O impacto da masculinidade desconectada da educação socioemocional também aparece no filme atrelada à paternidade, em depoimentos que contam como isso afeta a relação com os filhos. O agricultor José Antônio Ciríaco Neto compartilha que se tornar pai trouxe a percepção de como sua própria educação foi baseada em exemplos de autoridade excessiva e violência.

“Tudo isso me oprimiu até eu ouvir minha esposa dizer ‘estou grávida’. Eu quero para o meu filho coisas diferentes das que o meu pai fez comigo”, conta Ciríaco.

Desde a primeira infância, os meninos crescem praticamente sem ver os homens exercendo o papel de cuidador. Segundo o Censo do Professor, do Inep, somente 2% de professores homens ocupam vagas na educação infantil. Tudo isso impacta a forma como as crianças percebem o que é o modelo de masculinidade vigente, e como elas devem reproduzi-lo.

Raquel Franzin, coordenadora de Educação do Instituto Alana, trabalhou como professora de creche e traz exemplos de como a diferenciação entre meninos e meninas acontece na prática, na própria percepção do que é o cuidado e de quem tem prioridade sobre ele.

“A gente aceita os meninos sujos, com o nariz escorrendo, com a troca de fraldas demora. Já com as meninas temos uma tolerância menor. E com os bebês e meninos negros, deixamos ainda mais para o final da fila. Eles são os últimos a serem cuidados”.

Assista ao filme “O silêncio dos homens na íntegra”, e aproveite para compartilhar com os homens que você conhece:




domingo, 1 de setembro de 2019

Vamos aproveitar o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para buscar romper o silêncio sobre o assunto, para realizar uma RODA DE CONVERSA com nossos alunos.



O Setembro Amarelo é um campanha que visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de associar à cor ao dia 10 de setembro, que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste dia faremos uma Roda de Conversa sobre o tema. 
Atualmente, no mundo ocorre 1 morte a cada 40 segundos e só no Brasil, 32 pessoas se suicidam diariamente.
O suicídio é um fato complexo, por isso devemos estar atentos aos sinais de alerta que podem indicar a necessidade de ajuda: isolamento, perda de interesse por atividades que gostava, mudanças de hábitos e frases como "preferia estar morto" ou "não aguento mais", por exemplo.
Ao perceber que alguém próximo está apresentando qualquer sinal, ofereça ajuda!

Fonte: página do facebook do Dr. Marco Abud


sábado, 31 de agosto de 2019


Neste sábado dia 31 de agosto, um grupo de professores das redes estadual e municipal de Carlos Chagas, mais os diretores da Escola Manoel Esteves e da João Beraldo pararam para aprender a aplicar mais sobre metodologias ativas de aprendizagens. Viviane e Vanessa da Secretaria Municipal participaram em Nanuque gostou e fez de tudo para trazer para Carlos Chagas esta capacitação que ajuda os docentes a escolher melhor o livro didático que será usado nos próximos 4 anos, a partir de 2020.
Nós pudemos ver o quanto essas ferramentas são poderosas e a grande necessidade de colocar o aluno e sua aprendizagem como foco do ensino dentro do contexto do novo Currículo de Minas, que preconiza a mudança do ensino de conteúdo para o paradigma da competência. As metodologias ativas proporcionam maior aprendizagens dos alunos em termos quantitativos e qualitativos, tornando o trabalho do professor mais efetivo e recompensador. Sem falar na atenção do estudante, dimensão importante do ensinar, cada vez mais de conquistar.
No encontro, além de aprendermos algumas técnicas, vimos que  a aprendizagem ativa é aquela em que o processo de ensino-aprendizagem não acontece, simplesmente, com os alunos na sala de aula, recebendo, ouvindo e escrevendo informações passivamente. Ao contrário, os alunos se tornam verdadeiros protagonistas do processo de aprendizagem, o que viabiliza o cumprimento dos programas de ensino estabelecidos no Currículo de Minas e uma aprendizagem mais efetiva.

 Olha o trabalho que fizemos com HOLOGRAMA*.




*O que é um Holograma:

Holograma é uma imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais. Essas "fotografias em três dimensões" são formadas através do processo da holografia, que funciona devido a propriedade ondulatória da luz.

Holograma
Os hologramas são parecidos com "miragens" ou "ilusões" bastante realistas, reproduzindo em 3D imagens originalmente em duas dimensões ou mesmo tridimensionais. No entanto, para que o holograma funcione é necessário a propagação de uma fonte de luz em somente uma direção, como um raio laser, por exemplo, e um filme hipersensível.
A luz do raio laser deve se dividir em dois feixes, sendo que um ilumina o objeto (refletindo sobre o filme) e o outro iluminando diretamente o filme ou local onde o holograma será registrado.
As fotografias tradicionais registram apenas a intensidade das ondas luminosas, os hologramas são criados pois são registradas não apenas a intensidade, mas também todas as saliências e vales das ondas de luz.
A tecnologia da holografia foi criada pelo físico húngaro Dennis Gabor, em 1948, feito este que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1971. No entanto, a holografia somente começou a ser explorada a partir da década de 60, com o aperfeiçoamento do laser. Os hologramas são divididos em duas principais categorias: hologramas de transmissão (que necessitam da luz do laser); e o holograma de reflexão (usado nos selos holográficos comuns em cartões de crédito e diplomas, por exemplo. São feitos com base na reflexão da luz).
A aplicação dos hologramas é comum em diversas áreas, principalmente na artística, na investigação científica, no marketing e publicidade, e na segurança e anti-falsificação (selos holográficos, por exemplo).
Com o avança da tecnologia, os hologramas já podem ser reproduzidos em alguns smartphones e outros dispositivos.

Fonte: significados
                                   Deodato Gomes

Neste pequeno filme de animação, um pássaro magnífico se apresenta para o Imperador dentro de um palácio brilhante. Sua plumagem é uma chama de cor. Um melro, observando com inveja, se esforça para adquirir o que ele tanto deseja, apenas para descobrir que uma gaiola dourada não pode competir com o céu aberto.


sexta-feira, 30 de agosto de 2019

TODAS AS OBRAS DO SASI-UFVJM-2019, VOCÊ ENCONTRA AQUI NO INFORMATIVO GIRASSOL.

OBRAS LITERÁRIAS DO SASI - 2019

No que diz respeito à Literatura, o candidato deverá demonstrar conhecimentos sobre as seguintes obras literárias:

Obras literárias da 1ª Etapa:

a) AZEVEDO, Álvares. Noites na taverna (contos) - 1ª ETAPA
http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/noitenataverna.pdf


b) ARRAES, Guel. Caramuru: a invenção do Brasil (filme): 1ª ETAPA





c) LEGIÃO URBANA. Dois (álbum): 1ª ETAPA




Obras Literárias da 2ª Etapa:

a) RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto (teatro)-2ª ETAPA:



b) DIEGUES, Carlos. Xica da Silva (filme)-2ªETAPA





c) NOEL ROSA. Noel por Noel (álbum)-2ªETAPA

Inscrições no SASI no período de 01-08 a 10-09, confira também as obras da 1ª e 2ª etapa. Todas disponível aqui.






No que diz respeito à Literatura, o candidato deverá demonstrar conhecimentos sobre as seguintes obras literárias:

Obras literárias da 1ª Etapa:

a) AZEVEDO, Álvares. Noites na taverna (contos)
http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/noitenataverna.pdf

b) ARRAES, Guel. Caramuru: a invenção do Brasil (filme)


c) LEGIÃO URBANA. Dois (álbum)





 

Obras Literárias da 2ª Etapa:

a) RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto (teatro)
http://joinville.ifsc.edu.br/~luciana.cesconetto/Textos%20teatrais/Nelson%20Rodriques/Nelson%20Rodrigues%20-%20O%20Beijo%20no%20asfalto.pdf

b) DIEGUES, Carlos. Xica da Silva (filme)




c) NOEL ROSA. Noel por Noel (álbum)
https://www.vagalume.com.br/noel-rosa/discografia/noel-por-noel.html

Estude aqui sobre Noel.


O SASI é um vestibular dividido em três fases durante o Ensino Médio. Com mais tempo para se preparar, você divide o processo seletivo em etapas e não acumula preocupação.

domingo, 25 de agosto de 2019

Adolescente morre ao se jogar de caixa d'água por sofrer bullying






O aluno que o acompanhava no momento da queda contou que os dois se jogariam juntos porque sofriam bullying dos colegas
Imagem Pixabay

Um estudante de 14 anos morreu após se jogar de cima da caixa d'agua da Escola Estadual Rocca Dordall, na Rua Doutor Rodrigues de Almeida, 143, na Vila Buenos Aires, região de Guaianazes, zona leste de São Paulo, na noite desta quarta-feira (21). Um segundo aluno, que também se jogaria, relatou que ele e o amigo sofriam bullying dentro do colégio. 
De acordo com uma moradora vizinha da escola, durante todo o dia os garotos foram vistos em cima da caixa d'água, quando por volta das 18h45, o adolescente se jogou da caixa, que fica a uma altura de aproximadamente 50 metros.
O aluno que o acompanhava no momento da queda, de 12 anos, contou aos moradores, que os dois se jogariam juntos porque sofriam bullying dos colegas e que ele só não se jogou porque foi impedido pelo amigo. Ele relatou que sempre eram xingados e recebiam apelidos pejorativos.
Moradores relataram ainda que o menino estava vivo após a queda, mas que o socorro só chegou após 30 minutos dos vários acionamentos que foram realizados. Três equipe do Corpo de Bombeiros estiveram no local e constataram a morte do garoto.
O Corpo de Bombeiros informou que as equipes saíram da base às 18h50 e que a primeira equipe chegou no local às 19h05. 
No momento da queda, não havia aula na escola e apenas funcionários da direção estavam no local. Os moradores denunciaram que o local é de fácil acesso, já que os portões ficam sempre abertos e que há um buraco por onde crianças têm acesso à unidade a qualquer momento do dia.
O menino que sobreviveu foi levado junto com os pais para o 53º Distrito Policial, no Parque do Carmo, onde o caso foi registrado.
Secretaria da Educação 

A Seduc (Secretaria da Educação) lamentou o episódio e afirmou que uma equipe da pasta já foi enviada para "acompanhar e prestar todo o apoio necessário às famílias e à unidade". Ainda de acordo com o órgão, a diretoria regional da Seduc colabora com a investigação.
*Estagiária da Agência Record, sob supervisão de Ana Vinhas

Guerras do Brasil.doc Guerras do Brasil.doc 5 Episódios | Duração média dos eps. 26 min.

Guerras do Brasil.Doc apresenta em uma série documental de 5 episódios de 26 minutos, os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do país. A narrativa será costurada pelos depoimentos dos principais conhecedores dos fatos. Clips de imagens com trilha utilizando imagens de arquivo e ilustrações darão um ritmo ágil aos programas, permitindo ao espectador visualizar os acontecimentos e compreender a história do país a partir do seu cerne: o conflito.