Bullying

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Escola João Beraldo comemora mais uma de suas estudante que consegue vaga no Curso de Medicina. Leia a matéria até o final e conheça outros estudantes da Escola que também ingressaram no ensino superior, neste 2019.

As condições sociais e econômicas a que a maioria dos jovens de Carlos Chagas e suas famílias estão submetidos determinam diferentes oportunidades de acesso à plena cidadania. Os obstáculos que eles encontram não são de ordem pessoal, não é que eles são incapazes, não é por falta de empenho individual. Em todo este tempo de gestão de uma escola pública, vejo que as trajetórias dos jovens estudantes estão claramente marcadas pela estrutura social, econômica e política do nosso Brasil, que é extremamente desigual. Daí a grande importância de uma política clara de oportunização do acesso e permanência dos jovens a um curso técnico ou ao ensino superior de qualidade.
Já choramos junto com vários jovens que conquistaram vaga em universidades federais, mas não tinham recursos para pagar o ônibus, outros que desistiram por não ter onde morar na cidade onde conquistaram vaga. Mas também já nos alegramos com muitos que venceram os entraves. Sempre nos reportamos aos vitoriosos aqui em nosso blog.
Incentivamos muito aos nossos alunos a mudarem seus destinos por meio da educação. Um exemplo disto é que todos eles do 3º ano do ensino médio estão inscritos no ENEM e muitos no SASI (vestibular seriado da UFVJM). Sempre alertamos aos mesmos que precisam de muita determinação e perseverança para vencer os obstáculos sociais e econômicos que impedem a sua realização. São empecilhos que extrapolam a capacidade de empenho de muitos deles. Quando alguns dizem pra mim que querem medicina, falo que é o curso mais concorrido, que o esforço e empenho a ser empreendido deve ser quase que sobre humano para quem tem e vive nas condições que eles. É difícil, mas não impossível.
Esta é a vez de nos alegrarmos com Aimê Gomes Costa. Ela é mais uma estudante da Escola João Beraldo que consegue vaga em um curso de Medicina, com matrícula já efetivada na Universidade Nilton Lins em Manaus. João Paulo, que já cursa o 10º período, trocou um 3º ano médio noturno pela vaga na Federal em Teófilo Otoni. E todos sabem que ela só vai estudar em uma universidade onde a mensalidade do curso de medicina é de R$6.700,00 porque está amparada por um dos programas de apoio ao estudante do Governo Federal. Mas a gente está vendo os programas que garantem o jovem pobre na universidade se reduzirem, o que é uma pena. De longe, seus pais jamais teriam condições de garantir a realização do sonho da jovem Aimê, que é ser médica. Tanto assim que conseguiu vaga em Odonto na Federal do Espírito Santo, mas resistiu. Nos alegramos com ela, uma menina simples de classe popular, que consegue vaga no curso superior mais concorrido do Brasil é um grande feito, em um país que grande parcela dos jovens sequer concluem sua educação básica. Hoje, o desafio da prática da caridade não é ajudar quem já tem, quem já é, e sim se comprometer com alguém verdadeiramente necessitado. Foi a sua persistência na busca pela vaga na Medicina que agora se vê contemplada. Ela se prepara para morar e estudar em Manaus por um período de 6 anos.


Como não se alegrar com Ramine, uma jovem que tenho certeza, já está vivenciando novas experiências na Universidade Federal, cursando Serviço Social. Foi uma imensa satisfação auxiliá-la na preparação da documentação para a matrícula.



E Clara Norte aluna da Educação Física da UNEC, ao conversar com ela já vislumbramos maturidade, preocupação como seu futuro. É muito bom saber que a Escola João Beraldo influenciou´o destino desta jovem. 
Apresento Abiel novo estudante de Nutrição na UNIPAC. Ele queria muito fazer este curso. É incrível como ele está comprometido com sua formação e a preocupação com sua aprendizagem só agora. Nos tempos de Escola João Beraldo  gastamos muitos argumentos com ele. Não foi fácil mas o convencemos. Repetíamos sempre que jovem de classe popular só é capaz de vencer pelo saber. Só o conhecimento é ferramenta para transformar vidas. Deu certo não é Abiel?

Yandra sempre muito concentrada tomou o caminho do Direito. Esta cursando na UNIPAC e a gente se alegra com esta garota esperta e determinada. Ela sabe o que quer. 

Nunca deixei de acreditar em Igor Coutinho, sempre muito sério, concentrado e dedicado a tudo que faz. Agora está cursando Engenharia Elétrica na Doctum, conseguiu bolsa integral pelo ProUni. Como não se sentir feliz com um jovem que persiste e encontra o seu caminho de formação profissional.

 Medicina, Aimê, Educação Física, Clara Norte, Abiel em Nutrição, Yandra em Direito e Igor Coutinho em Engenharia Elétrica são os novos estudantes que temos a alegria de conhecer. Todos eles são jovens de grande valor, que não se acomodaram e buscam uma oportunidade para demonstrarem a responsabilidade que podem assumir na sociedade. Que Deus abençoe a todos eles, que sirvam de inspiração para outros jovens lutarem incansavelmente pela realização de seus sonhos. Faço minhas as palavras da Negra Li, ativista e cantora engajada na causa negra: 'Hey mundo jovem... o mundo é de vocês!..

                                                                 Professor Deodato Gomes

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelas escolhas e persistência. Sucessos nessa nova etapa da vida de vocês 🙏🏼

Unknown disse...

Parabéns,alunos!Parabéns, escola JB!Desejo muita persistência, coragem e objetivo e que estudem com amor.