Bullying

domingo, 8 de setembro de 2019

A Greve escolar pelo clima proposta por Greta Thumberg, foi repetida pelos adolescentes da Escola João Beraldo no desfile de 7 de setembro quando decidiram levar para a Avenida o problema do Aquecimento Global, depois do trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Escola.

Maria Virgínia, estudante do 9º ano foi a nossa Greta Thumberg
A tradução da frase é: Greve escolar contra o clima.
Olha ela aí a grande inspiradora dos nossos estudantes. Vejam como é interessante, uma adolescente como referência para os próprios adolescentes. 
Greta Thumber, a adolescente sueca que inspirou nossos alunos. 16 anos e dona de grande consciência, acerca dos problemas ambientais do mundo. 

Foi inspirados em Greta Thumberg que  os estudantes  da Escola João Beraldo  foram ao desfile de 7 de setembro, sintonizados com jovens do mundo inteiro em protesto global contra mudança climática. Eles protestaram por medidas efetivas no combate ao aquecimento global.
Todos os adolescentes da Escola conheceram Greta a partir de um trabalho de educação ambiental que foi feito muito antes do 7 de setembro. Acatamos a ideia de realizar a participação da João Beraldo no desfile como sendo um protesto contra o aquecimento a exemplo da adolescente sueca Greta Thumberg e de outros adolescentes do mundo inteiro.  A sugestão ganhou força com eles quando estes passaram a conhecer a linda história de Greta, que uma vez por semana faltava às aulas em sua escola, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. A sua ideia era de que só seria ouvida se faltasse as aula, para protestar. Depois disto montamos uma oficina para que os próprios adolescentes produzissem seus cartazes com papelão a partir de criações individuais e de pesquisa na internet. O tema foi pensado muito antes da conjuntura das queimadas na Amazônia.  




Agradecemos a todos os professores, alunos e servidores em geral pela presença e acompanhamento dos estudantes desde a concepção, preparação dos cartazes e frases até a presença de todos na avenida. O trabalho coletivo, baseado na colaboração que brota do coração de um educador é o único capaz de garantir o sucesso de um projeto educacional tão complexo. 
                Por Deodato Gomes

Aqui você pode ver o álbum com todo o desfile. 




Nenhum comentário: