Bullying

sábado, 6 de junho de 2020

quinta-feira, 4 de junho de 2020

OS recursos do FUST, poderia garantir banda larga para os estudanes da Escola Pública, segundo Renato Janine Ribeiro


AOS GOVERNADORES, PREFEITOS E SEUS SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - SOBRE A BANDA LARGA PARA O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA
Uma das maiores dificuldades neste período de pandemia é conseguir que os alunos da escola pública tenham acesso online aos conteúdos que são proporcionados a eles. Pelo menos na educação paulista, nem metade dos alunos do ensino médio se inscreveu para ter acesso aos cursos oferecidos!
Daí decorre uma discrepância entre os alunos do setor privado, que na maior parte estão tendo aulas remotas, e os do setor público, que não as têm. A desigualdade social, com isso, só faz aumentar. Desnecessário dizer o quanto isso é grave, num país que já sofre a injustiça da desigualdade de oportunidades e que, além disso, desperdiça talentos à mancheia.
Uma das razões para tanto – talvez a principal razão técnica – é NÃO HAVER BANDA LARGA EM MUITOS BAIRROS POBRES.
Mas há uma solução para isso: é o FUST, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações. Ele foi criado em 2000 e sua finalidade, como diz o nome, é justamente dar acesso à Internet a quem não o tem. (Link nos comentários).
O que recomendo: prefeitos e governadores, façam o levantamento de seus bairros mais populosos e pobres, e peçam aos órgãos competentes que se use o dinheiro do FUST para instalar, o mais depressa possível, banda larga nessas regiões. Peçam também que, pelo menos este ano, os alunos mais carentes tenham esse serviço de graça.
Não é favor nenhum. Esse Fundo existe para isso. E seu dinheiro não pode ser desviado de sua finalidade.
Unam-se, e exijam o que é direito da população.
Renato Janine Ribeiro
Ex-Ministro da Educação

segunda-feira, 1 de junho de 2020

ESTUDANTES DA ESCOLA JOÃO BERALDO JÁ ESTUDAM REMOTAMENTE


       Este é David Yohann de Moura Fortes aluno do 6º ano,  vejam como está empenhado.

É tempo de pandemia e o estudante da Escola João Beraldo vive agora uma nova forma de estudar e bem  diferente de aprender.  A sala da sua casa virou a sua sala de aula e a sua sala de aula agora é virtual.   A Escola foi toda montada virtualmente com todos os professores e boa parcela de alunos já inseridos em sala. Eles já estão todos preparados e a postos para atender os alunos e ensinar na modalidade remota e ao vivo.
A mudança da aprendizagem física para a remota, de uma hora para a outra, é complexa para quem não está acostumado, mas não é nada que não se pode aprender. A produtividade e o tempo são os maiores desafios, afinal, em casa encontramos algumas distrações e ambientes que podem não ajudar muito no foco e na disciplina. Mas vemos que muitos dos nossos alunos estão levando a sério.

                                                            João Pedro Ferreira do 6º ano


                                              Eliene Amaral - 6ºano

Pelas fotos a gente vê que eles estão:
1.  Mantendo a rotina. Acordam, tomam seu café, muitos  vestem até mesmo o uniforme e se preparam para as suas aulas;
2.  Organizam seu ambiente pessoal de estudo. Ainda que seja numa pequena parte da mesa de jantar, garantindo que não seja distraído pelo que acontece à sua volta.
3.   Assistindo as aulas como se estivem presencialmente na Escola. Interajam, tiram dúvidas e participam como se estivesse na Escola.

Insistimos à eles que:

Preencha seu  Planejamento.


 Mantenha o contato com seus colegas e amigos para tirar dúvidas, trocar referências de estudos e se divertir e distrair  virtualmente também.
É importante fazer pausas durante os estudos, semelhante às que acontecem durante as aulas presenciais. Estudar ininterruptamente pode não ser tão eficaz como se imagina.
Não se esqueça, o isolamento social é importante no momento, cuide de você e das pessoas ao seu redor. Logo estaremos presencialmente juntos.


                             Bons estudos!
                                               Deodato Gomes Costa

GRADE DE HORÁRIOS DO PROGRAMA SE LIGA NA EDUCAÇÃO - Semana 3 de 01-06 a 05-06-2020


sábado, 30 de maio de 2020

A professora Milena, que ministra Geografia, encarou o desafio porque sabe que não tem outra forma, estudar agora só pelos meios virtuais. A qualidade do ensino e da aprendizagem é nossa maior desafio do momento.


Atenção para o chamado da Milena! Pegue o código de sua sala virtual e vamos  mergulhar no mundo  do Ensino Remoto. 

Maria Aparecida Paiva engajou também nesta campanha do Estude Em Casa. Agora a A Sala da nossa Casa virou agora a Sala de Aula da nossa Escola.



É preciso ter disciplina e foco para criar uma rotina do estudar em casa. Primeiro você precisa de um cronograma. Depois limpa a sua mesa, abra o seu PET (apostila), encontre seu livro didático, égue seu caderno e comece. Não atenda as  notificações do celular, uma pessoa que chega ou o amigo que chama. Em alguns momentos quando o sono chegar, fica difícil… mas, este é o seu maior desafio: continuar o aprendizado em casa de forma eficaz, apesar de todos os contratempos. Na Escola João Beraldo instituímos a prática do dever de casa, o que ajudou de alguma forma os estudantes a vencerem os desafios pessoais de se concentrar e focar no Estude Em Casa e a começar a criar um habito.  

A professora de Educação Física Deborah faz também sua campanha chamando os estudantes para entrar na Escola João Beraldo virtual e na sua sala de aula. Este virou agora o nosso principal lugar de aprendizagem.



Mapa Mental: como fazer?

Ferramenta importante para você estudar em casa.
Uma das reclamações mais comuns entre os estudantes é a dificuldade de absorver todos os conteúdos exigidos nas provas. Para resolver esse problema, uma das nossas sugestões para lutar contra o famoso “decoreba” e tentar usar o cérebro a favor da aprendizagem é o uso do MAPA MENTAL. 
Imagine um árvore cujo galhos são informações concisas e bem organizadas, capazes de estruturar uma ideia completa e complexa. Esse é um dos conceitos do mapa mental, ferramenta que facilita o aprendizado e memorização em longo prazo de qualquer tipo de conteúdo e está conquistando professores e estudantes. 
O mapa mental sugere a substituição dos resumos tradicionais – da esquerda para a direita, de cima para baixo – por um mapa com um tópico central e galhos com palavras chaves, símbolos, ícones, cores e desenhos. Tudo que facilite a capacidade de assimilação é bem-vindo. Essa ferramenta foi desenvolvida pelo psicólogo Tony Buzan na década de 70 e se destaca por estimular os dois lados do cérebro, o lado racional e criativo. 
Além de poder ser usado para resumos, o mapa mental também pode ser feito para ajudar estudantes no desenvolvimento de uma redação. Por facilitar a organização de ideias e assuntos, o estudante consegue montar o esqueleto da redação, ter uma visão clara do que vai escrever e, depois, desenvolver o assunto. 
Quer aprender a fazer um mapa mental? Pegue uma folha em branco, canetas coloridas e siga as dicas abaixo: 
1.    Coloque no centro de uma folha em branco o assunto a ser abordado;
2.    Não tenha medo de inserir figuras, símbolos e códigos relacionados à temática;
3.    Selecione as palavras-chave e as escreva com letras minúsculas ou maiúsculas;
4.    Trace linhas conectando as ideias. Elas precisam estar interligadas a partir do desenho central;
5.    É importante utilizar, pelo menos, três cores diferentes para, além de facilitar o agrupamento de pensamentos, favorecer a memorização do conteúdo;
6.    E, por fim, use muito a sua criatividade!

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Kerson Salomão... um amigo que já é hoje uma saudade!... Ele fez sua passagem para a plenitude, hoje 27-05 pela manhã em Manaus. Deixamos aqui a nossa última homenagem a esse grande amigo-irmão de infância da Rua Frei Simeão!



Este é um momento difícil, o luto, ah o luto, é sempre essa experiência intensa de dor inaceitável e inexplicável. A morte está dentro do plano do mistério inalcancável pelos parâmetros humanos. O nosso amigo Kerson parte deixando marcas de saudade em vivências de grandes amizades. Sentimos muito essa perda. Em 2019 esteve aqui em Carlos Chagas em encontros e reencontros de muita alegria com todos nós. Pedimos a força divina para toda a família de Kerson, neste momento de tanta tristeza: D. Madalena, seus  irmãos e irmãs. Perdemos um grande amigo e irmão para o COVID, depois de longos 27 dias internado. A família Salomão tem uma identidade com a Rua Frei Simeão, foram criados aqui mesmo na entrada da nossa cidade, mudaram para Manaus mas mantém a casa em que viveram e muitos laços com a cidade. Os filhos de D. Madalena e do Sr. Rachid Salomão viveram nesta rua, onde todos nós crianças crescemos na amizade, jogando futebol nos campinhos improvisados. Nós todos sempre estivemos presentes nas casas uns dos outros, numa convivência de famílias amigas. Sr. Rachid, um homem de personalidade muito forte, sempre em suas viagens levavam juntos à sua família alguns de nós.  Kerson deixa uma filha, Priscila que soube educar muito bem, William, que acolheu como filho, sua esposa Vânia,  sua mãe D. Madalena, Namir e Rachidinho seus irmãos,  suas irmãs Eliana(Tita), Neifinha, Hânia e Leilana.  O que a gente pode dizer para a família: conte com nossa prece neste momento de dor... Sigam em frene com Jesus Cristo e confie Nele. Existe um lugar especialmente preparado para Kerson no céu. Acreditem sempre na certeza das palavras de Jesus que afirmou ser a ressurreição e a  vida, disse também que quem crê Nele, mesmo que morra, viverá. Apesar do sofrimento é preciso encontrar força e coragem para lidar com este momento e tocar a vida adiante. O amor de todos por Kerson jamais vai embora. As pessoas que o conheceu sabe que grande ser humano é. As boas memórias não vão passar nunca, permanecerá com todos nós. Receba família, neste momento de tanta tristeza, todo nosso apoio e força. 

Clique na foto para visualizar todo o álbum da última visita da família em Carlos Chagas em janeiro de 2019.

No início de janeiro de 2019 a Família Salomão retornou a Carlos Chagas e matou a saudade deles e a nossa. Como Deus é providencial, preparou esta despedida dele dos amigos e da terra que tanto amava: Carlos Chagas. Eram contentamentos que se reencontraram. Recordamos muitos fatos das nossas vidas e vivenciamos grandes alegrias. Nesta foto da esquerda para a direita eu, Leilana, Dai, Namir, Kerson e Rachidinho. Em uma pequena reunião de cumprimentos, saudações e lembranças na casa da amiga Dai. Clique na foto para ver todo o álbum.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Se Liga Na Educação - 18-05-2020

Este programa de TV Se Liga na Educação foi transmitido no dia 25-05-2020-(segunda-feira) na Rede Minas pela manhã. Sugerido como material para ser utilizado em complementar as aulas. Uma inovação da Secretaria de Estado da Educação de Minas. Um grande esforço está se fazendo para alcançar todos os estudantes. Uma situação de desigualdade dificulta o acesso a internet, quando se consegue o acesso esta se apresenta de pouca qualidade e o estudante pobre não tem também uma máquina com recursos mínimos capazes de garantir o acesso às aulas a distância, ao aplicativo conexão escola e às apostilas. Mas ressalto que grande esforço está se fazendo para alcançar todos os estudantes.

Se Liga Na Educação - Linguagens - 25/05/20

sábado, 23 de maio de 2020

REFERÊNCIA CULTURAL: uma orientação que pode levar ao preconceito ou à solidariedade.



Gosto muito desta charge, ela é bastante famosa e muito significativa por isso excessivamente usada em provas. Vejo que ela expressa muito a forma de como somos e atuamos no mundo e na sociedade. Incrível como achamos muito estranho o jeito de pensar e ser daquele que é e se comporta diferente da forma como somos e comportamos. Olhamos o outro a partir do nosso próprio jeito de pensar e ser. O outro é um ser humano digno, independente de ter nascido: pobre, preto, deficiente, índio, branco, homem ou mulher. Somos todos iguais e ao mesmo tempo diferentes.

Porque será que temos tanta dificuldade em aceitar o outro como nosso semelhante? Isto para usar um termo cristão. Porque tomamos a gente como parâmetro para olhar o outro? Ninguém é superior a ninguém, desta forma ser humano nenhum pode ser vítima de preconceitos, desprezo e estranhamento por causa do seu jeito de pensar e ser. O preconceito é um mal escondido no mais profundo do nosso ser e disseminado entre todos. No caminho contrário a esta realidade está a Educação que tem papel importante na construção da alteridade. O preconceito desarmoniza e termina com toda a possibilidade de vivencia da solidariedade assumindo muitas vezes  formas terríveis e variadas de se manifestar.  Para além do veneno que se encontra em cada um de nós e que precisa ser vigiado, o pior estranhamento para com o diferente é o prejulgamento estrutural, praticado pelo próprio Estado contra os indivíduos, que insiste no geral, na falsa igualdade entre todos e que se expressa na configuração da exclusão e morte dos mais pobres e relegados da nossa sociedade. Muito intrigante portanto é que é este abuso estatal que alimenta o crescimento dos venenos individuais, na medida em que não leva em conta a nossa diversidade humana, cultural, e ideológica. Mais do que nunca, neste tempo de pandemia que atinge mais os zeros econônimos, aqueles que estão fora do orçamento governamental, precisam de auxílios, e da ação providencial do Estado, para vencerem este vírus, que tem um potencial de morte muito superior  entre os pobres.

                                                     Por Deodato Gomes


sexta-feira, 22 de maio de 2020

Equipe do Einstein cria novo teste para coronavírus. O Globo e 22 de Maio de 2020 - Patricia Rocco, Professora titular da UFRJ, chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar, membro titular da ANM e ABC, Rede Vírus-MCTIC

Exame de detecção da Covid-19 com base no sequenciamento genético é vantajoso e poderá ser usado em larga escala.

Afrase de Hamlet, em uma das principais peças de Shakespeare, “ser ou não ser, eis a questão" tem várias conotações, desde a mais existencial até uma pergunta sobre como agir e se posicionar diante de um fato. A Covid-19 é uma doença causada por um coronavírus, denominado Sars-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome, Síndrome Respiratória Aguda Grave, em português). Inicialmente, acreditávamos que esse vírus acarretava, primordialmente, sintomas respiratórios, sendo apneumonia o quadro mais grave.

Nossa experiência coma Sarse Mers( Síndrome Respiratória do Oriente Médio) fez com que pensássemos que a Covid-19 se comportasse de forma similar a essas doenças, apresentando quadro gripal, com febre, tosse e dor de garganta.

Posteriormente, sintomas como perda de olfato e paladar começaram a ser descritos, sugerindo que o vírus se espalhava do epitélio olfativo para o cérebro. O sistema nervoso pode ser afetado:

 1) pelo vírus que entra na célula endotelial; 

2) pelo processo inflamatório local e sistêmico; 

3) pela presença de trombos.

Os pacientes com Covid-19 também podem apresentar diarreia, que vem sendo atribuída à infecção direta da célula intestinal pelo vírus. Alguns estudos sugerem o uso de probióticos para melhora dos sintomas gastrointestinais. O vírus pode invadir as células miocárdicas, ocasionando arritmias e isquemia coronariana/infarto agudo do miocárdio. A disfunção renal também pode ocorrer seja pela inflamação sistêmica, hipotensão arterial e trombose. Nota-se que a trombose é fenômeno que se repete em diversos órgãos. A experiência dos intensivistas e dos patologistas — esses, através de análises de autópsias —, em muito vem nos ajudando no entendimento do comprometimento dos diferentes órgãos pelo coronavírus. Não é incomum os médicos relatarem que o paciente estava evoluindo de forma satisfatória nas unidades de terapia intensiva, quando, subitamente, apresentou falta de ar, hipotensão e parada cardíaca. Depois de certo tempo, observou-se que tais sintomas eram atribuídos a um quadro de embolia pulmonar, e esse era mais frequente do que se esperava. É fundamental a dosagem de bio marcadores para entender quando devemos iniciar ou so de anticoagulantes. Tal terapia, melhorou significativamente o prognóstico dos pacientes com o novo coronavírus. Logo, apesar de, inicialmente, a Covid-19 ter sido descrita como uma pneumonia viral, ela, na realidade, apresenta-se como doença que lesa múltiplos órgãos. Por mais que a questão pareça complexa, na verdade, é muito simples: devemos chamar o coronavírus de Mods-CoV-2 (Multiple Organ Dysfunction Syndrome, que em português é Síndrome de Disfunção Orgânica Múltipla) e não de Sars-CoV-2. É fundamental a realização de estudos que versem acerca dos mecanismos de ação do vírus, aspectos clínicos e o manejo terapêutico dessa enfermidade. A ciência evolui passo a passo para desvendar os enigmas da Covid-19. Devemos chamar o coronavírus de Mods-CoV-2 que, em português, é Síndrome de Disfunção Orgânica Múltipla

As inscrições para o ENEM-2020 foram prorrogadas até o dia 27-05.



O Ministério da Educação(MEC) decidiu adiar o Enem-2020 e o prazo para se inscrever foi prorrogado. Agora o estudante pode confirmar o cadastroaté a próxima quarta-feira(27). 
A Inscrição é feita na