Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
sábado, 6 de junho de 2020
Professora Terezinha tem a experiência de ensinar a Língua Portuguesa para várias gerações e se esforça para embarcar de vez no Ensino Remoto junto com seus estudantes.
quinta-feira, 4 de junho de 2020
OS recursos do FUST, poderia garantir banda larga para os estudanes da Escola Pública, segundo Renato Janine Ribeiro
quarta-feira, 3 de junho de 2020
terça-feira, 2 de junho de 2020
segunda-feira, 1 de junho de 2020
ESTUDANTES DA ESCOLA JOÃO BERALDO JÁ ESTUDAM REMOTAMENTE
sábado, 30 de maio de 2020
A professora Milena, que ministra Geografia, encarou o desafio porque sabe que não tem outra forma, estudar agora só pelos meios virtuais. A qualidade do ensino e da aprendizagem é nossa maior desafio do momento.
Maria Aparecida Paiva engajou também nesta campanha do Estude Em Casa. Agora a A Sala da nossa Casa virou agora a Sala de Aula da nossa Escola.
A professora de Educação Física Deborah faz também sua campanha chamando os estudantes para entrar na Escola João Beraldo virtual e na sua sala de aula. Este virou agora o nosso principal lugar de aprendizagem.
Mapa Mental: como fazer?
2. Não tenha medo de inserir figuras, símbolos e códigos relacionados à temática;
3. Selecione as palavras-chave e as escreva com letras minúsculas ou maiúsculas;
4. Trace linhas conectando as ideias. Elas precisam estar interligadas a partir do desenho central;
5. É importante utilizar, pelo menos, três cores diferentes para, além de facilitar o agrupamento de pensamentos, favorecer a memorização do conteúdo;
6. E, por fim, use muito a sua criatividade!
sexta-feira, 29 de maio de 2020
quarta-feira, 27 de maio de 2020
Kerson Salomão... um amigo que já é hoje uma saudade!... Ele fez sua passagem para a plenitude, hoje 27-05 pela manhã em Manaus. Deixamos aqui a nossa última homenagem a esse grande amigo-irmão de infância da Rua Frei Simeão!
segunda-feira, 25 de maio de 2020
Se Liga Na Educação - 18-05-2020
domingo, 24 de maio de 2020
sábado, 23 de maio de 2020
REFERÊNCIA CULTURAL: uma orientação que pode levar ao preconceito ou à solidariedade.
Gosto muito desta charge, ela é bastante famosa e muito significativa por isso excessivamente usada em provas. Vejo que ela expressa muito a forma de como somos
e atuamos no mundo e na sociedade. Incrível como achamos muito estranho o jeito
de pensar e ser daquele que é e se comporta diferente da forma como somos e
comportamos. Olhamos o outro a partir do nosso próprio jeito de pensar e ser. O
outro é um ser humano digno, independente de ter nascido: pobre, preto,
deficiente, índio, branco, homem ou mulher. Somos todos iguais e
ao mesmo tempo diferentes.
Porque
será que temos tanta dificuldade em aceitar o outro como nosso semelhante?
Isto para usar um termo cristão. Porque tomamos a gente como parâmetro para olhar o outro? Ninguém é superior a ninguém, desta forma ser humano nenhum pode
ser vítima de preconceitos, desprezo e estranhamento por causa do seu jeito de
pensar e ser. O preconceito é um mal escondido no mais profundo do nosso ser e disseminado entre todos. No caminho contrário a esta realidade está a Educação que tem papel importante na construção da alteridade. O preconceito desarmoniza e termina com toda a possibilidade de vivencia da solidariedade assumindo muitas vezes formas terríveis e variadas de se manifestar. Para além do veneno que se encontra em cada um
de nós e que precisa ser vigiado, o pior estranhamento para com o diferente é o prejulgamento estrutural, praticado pelo próprio Estado contra os indivíduos, que insiste no
geral, na falsa igualdade entre todos e que se expressa na configuração da exclusão e
morte dos mais pobres e relegados da nossa sociedade. Muito intrigante portanto é que é este abuso estatal que alimenta o crescimento dos venenos individuais, na medida em que não leva em conta a nossa diversidade humana, cultural, e ideológica. Mais do que nunca, neste tempo de pandemia que atinge mais os zeros econônimos, aqueles que estão fora do orçamento governamental, precisam de auxílios, e da ação providencial do Estado, para vencerem este vírus, que tem um potencial de morte muito superior entre os pobres.
Por Deodato Gomes
sexta-feira, 22 de maio de 2020
Equipe do Einstein cria novo teste para coronavírus. O Globo e 22 de Maio de 2020 - Patricia Rocco, Professora titular da UFRJ, chefe do Laboratório de Investigação Pulmonar, membro titular da ANM e ABC, Rede Vírus-MCTIC
Exame de detecção da Covid-19 com base no sequenciamento genético é vantajoso e poderá ser usado em larga escala.
Afrase de Hamlet, em uma das principais peças de Shakespeare, “ser ou não ser, eis a questão" tem várias conotações, desde a mais existencial até uma pergunta sobre como agir e se posicionar diante de um fato. A Covid-19 é uma doença causada por um coronavírus, denominado Sars-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome, Síndrome Respiratória Aguda Grave, em português). Inicialmente, acreditávamos que esse vírus acarretava, primordialmente, sintomas respiratórios, sendo apneumonia o quadro mais grave.
Nossa experiência coma Sarse Mers( Síndrome Respiratória do Oriente Médio) fez com que pensássemos que a Covid-19 se comportasse de forma similar a essas doenças, apresentando quadro gripal, com febre, tosse e dor de garganta.
Posteriormente, sintomas como perda de olfato e paladar começaram a ser descritos, sugerindo que o vírus se espalhava do epitélio olfativo para o cérebro. O sistema nervoso pode ser afetado:
1) pelo vírus que entra na célula endotelial;
2) pelo processo inflamatório local e sistêmico;
3) pela presença de trombos.
Os pacientes com Covid-19 também podem apresentar diarreia, que vem sendo atribuída à infecção direta da célula intestinal pelo vírus. Alguns estudos sugerem o uso de probióticos para melhora dos sintomas gastrointestinais. O vírus pode invadir as células miocárdicas, ocasionando arritmias e isquemia coronariana/infarto agudo do miocárdio. A disfunção renal também pode ocorrer seja pela inflamação sistêmica, hipotensão arterial e trombose. Nota-se que a trombose é fenômeno que se repete em diversos órgãos. A experiência dos intensivistas e dos patologistas — esses, através de análises de autópsias —, em muito vem nos ajudando no entendimento do comprometimento dos diferentes órgãos pelo coronavírus. Não é incomum os médicos relatarem que o paciente estava evoluindo de forma satisfatória nas unidades de terapia intensiva, quando, subitamente, apresentou falta de ar, hipotensão e parada cardíaca. Depois de certo tempo, observou-se que tais sintomas eram atribuídos a um quadro de embolia pulmonar, e esse era mais frequente do que se esperava. É fundamental a dosagem de bio marcadores para entender quando devemos iniciar ou so de anticoagulantes. Tal terapia, melhorou significativamente o prognóstico dos pacientes com o novo coronavírus. Logo, apesar de, inicialmente, a Covid-19 ter sido descrita como uma pneumonia viral, ela, na realidade, apresenta-se como doença que lesa múltiplos órgãos. Por mais que a questão pareça complexa, na verdade, é muito simples: devemos chamar o coronavírus de Mods-CoV-2 (Multiple Organ Dysfunction Syndrome, que em português é Síndrome de Disfunção Orgânica Múltipla) e não de Sars-CoV-2. É fundamental a realização de estudos que versem acerca dos mecanismos de ação do vírus, aspectos clínicos e o manejo terapêutico dessa enfermidade. A ciência evolui passo a passo para desvendar os enigmas da Covid-19. Devemos chamar o coronavírus de Mods-CoV-2 que, em português, é Síndrome de Disfunção Orgânica Múltipla