Bullying

quinta-feira, 5 de março de 2020

O Jovem e a importância do Inglês e do Espanhol - Um Seminário de sensibilização.Um trabalho de convencimento dos estudantes.


Existem milhões de falantes de inglês e Espanhol em todo o mundo. Mas o jovem da Escola Pública não sabe o que fazer do inglês e do Espanhol. Não sabem que são idiomas importantes, e não apenas duas línguas comuns. Não sabem que vale a pena dedicar tempo, esforço e energia para aprender um outro idioma, muito menos como a fluência do inglês e do Espanhol podem afetar sua vida. Por isso estamos organizando este Seminário de Língua Estrangeira Moderna, pois queremos convencer o nosso jovem da importância do Espanhol e do Inglês em sua vida. Queremos mostrá-lo que é possível aprender estes idiomas na Escola Pública. 
Se o Estudante quer mais oportunidades acadêmicas ou de carreira? Se ele quer também explorar mais cultura e entretenimento? Ou se ele quer ser capaz de se comunicar com pessoas de todo o mundo? Precisa estudar e se esforçar para aprender uma dessas línguas. Falta um sentido ao jovem que não sabe uma outra língua. O inglês e o Espanhol são dois idiomas importantes para todos os tipos de objetivos profissionais e pessoais que envolvem a vida dos estudantes. É possível sim alcançar fluência nesses idiomas e mudar sua vida utilizando estas ferramentas.

quarta-feira, 4 de março de 2020

Acolhida do Girassol - Semana de 02 a 06 de Março de 2020 - Muito entusiasmo ao receber os nossos Estudantes.

Na nossa 1ª Reunião Pedagógica conversamos muito sobre Convivência Democrática e Planejamento.

Em nossa 1ª Reunião Pedagógica deste 2020 discutimos e alinhamos muitos pontos de Convivência Pedagógica, de forma a assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes e relações democráticas no âmbito da Escola. 
Retomamos o tema da PROCRASTINAÇÃO como algo a ser combatido na Escola em decorrência dos problemas em cadeia causados à organização escolar no seu todo. 

CICLO DA PROCRASTINAÇÃO




























Imagem Neotriad

Planejamento Anual e Plano de Aula.

Revisitamos os pontos da construção coletiva das normas dos professores. Divididos em grupo rediscutimos  ponto por ponto, desde a obrigatoriedade de participação no marco zero da Educação Integral que é o Momento de Acolhida dos nossos estudantes. Todos os dias recebemos eles no portão com muito entusiasmo e tem sido muito gratificante.



Mais pontos acordados entre os professores: usar uniforme preferencialmente azul marinho, crachá com caráter autorizativo, assiduidade e pontualidade, assinatura do ponto, cumprimento do tempo de 50 minutos de aula, o envio dos dados do Diário Escolar Digital em tempo hábil de acordo com a legislação, registro de frequência e matéria lecionada em tempo real, Planos de Aula prontos abrangendo 15 dias, não permitir a saída de estudantes no início e no fim das aulas, cumprimento das horas atividades, assumir os Projetos Interdisciplinares da Escola, cumprir as diretrizes de avaliação bem como sua formatação, respeito na aplicação das provas dos colegas, assumir com responsabilidade o papel de professor tutor/referência e por fim manter a organização e higiene na sala de professor. 






Planejamento Anual e Plano de Aula

Foi apresentado os formulários e explicado como  são preenchidos. Os mesmos devem ser enviados para o seguinte e-mail: escola.146579.pedagogico@educacao.mg.gov.br  até dia 09  de março de 2020. Este documento será validado pelas especialistas e arquivados virtualmente e ficarão a disposição de todos para acompanhamento e consulta. Baixe o formulário de Planejamento, sem completá-lo on line:




Baixe o formulário do Plano de Aula, quinzenal.





Discutimos sobre a importância pedagógica do Xadrez, sobre o Seminário de Línguas agendado para dia 18 de março e a Feira de Ciência marcada para Julho, junto com a Feira das Eletivas.
Os 25 créditos serão distribuidos da seguinte forma: 13 créditos para uma Avaliação Escrita, os 12 serão distribuídos entre Simulado, com 3 sendo 1 destinado à redação, 2,0 pontos destinado às provas de EO.

domingo, 1 de março de 2020

Cuidado com fake news sobre coronavírus Pesquisadora da USP rebate informações falsas que circulam nas redes e reforça: não há motivo para pânico. Lavar as mãos é uma das dicas reais de prevenção contra o coronavírus


São Paulo – Fake news é uma praga moderna. Alastra-se pelas redes sociais e aplicativos de forma viral. As mais recentes, além das disseminadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, são as que tratam de formas de prevenção contra o coronavírus.

Em reportagem do Jornal da USP, a farmacêutica-bioquímica Laura de Freitas desmente algumas das muitas informações falsas que estão circulando país afora. Mestra e doutora em Biociências e Biotecnologia, a pesquisadora da USP pede para quem receber alguma mensagem duvidosa ou tiver mais dúvidas, entrar em contato com a equipe do Nunca vi 1 Cientista, pelo Facebook ou Instagram.

E, claro, nunca compartilhar mensagens sobre as quais não se possa checar a fonte das informações. Isso vale para qualquer mensagem, não só as que tratam do coronavírus.

“Se uma mensagem cita um artigo, mas não o mostra, desconfie. São grandes as chances de ser uma mensagem falsa”, ressalta a pesquisadora.

Por exemplo, lembra ela, não existem artigos que tenham medido quanto tempo o vírus dura nas mãos, mas é verdade que as mãos são as principais transmissoras de vírus e bactérias. “Lave as mãos após cumprimentar várias pessoas e tocar em objetos públicos, como corrimãos e maçanetas, e após usar o transporte público. Se não tiver como lavar as mãos imediatamente, o álcool em gel é uma boa alternativa.”

Laura Freitas ressalta: não há motivo para pânico. “Em pessoas jovens (menos de 40 anos) ele causa uma gripe e a taxa de mortalidade é de 0,2%, ou seja: morrem 2 pessoas a cada 1.000 infectadas.”

Coronavírus não causa fibrose

Uma das fake news sobre o coronavírus alerta que, como o infectado pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias, quando tiver febre e/ou tosse e for ao hospital, os pulmões geralmente terão 50% de fibrose e será tarde demais. Assim, a falsa informação relata que “especialistas de Taiwan” ensinam uma autoavaliação “simples” que pode ser feita todas as manhãs em “ambiente com ar limpo”.

“Respire fundo e prenda a respiração por mais de 10 segundos. Se você completá-lo com sucesso sem tossir, sem desconforto, congestão ou aperto etc, isso prova que não há fibrose nos pulmões, basicamente indicando que não há infecção.” 

A cientista da USP desmistifica: “É verdade que após ‘pegar’ o vírus podemos passar vários dias sem ter nenhum sintoma até a doença ‘aparecer’. Chamamos isso de período de incubação. Mas não é verdade que ao termos tosse e febre os pulmões já estão com 50% de fibrose”.

A fibrose pulmonar, lembra Laura Freitas, é uma condição em que o pulmão “ganha várias cicatrizes”, ficando mais “duro”, e isso dificulta a respiração. “Mas isso leva anos para acontecer. A fibrose acontece quando a pessoa tem uma doença crônica, como doenças reumáticas, ou fica exposta no trabalho a coisas que causam inflamação nos pulmões. Infecção pelo coronavírus não causa fibrose pulmonar”, explica. Além disso, de acordo com a doutora, o diagnóstico de fibrose envolve sete etapas diferentes de exames, além de toda uma avaliação clínica pelo médico. “Prender o ar por 10 segundos não faz parte das etapas de diagnóstico.”

Beber água não mata o vírus

Outra fake news começa com uma frase célebre desse tipo de falsa informação: “conselhos excelentes sérios por médicos japoneses”. E segue receitando garantir boca e garganta sempre úmidas. “Tome alguns goles de água a cada 15 minutos, pelo menos… Mesmo que o vírus entre em sua boca, beber água ou outros líquidos os lavará pelo esôfago e pelo estômago. Uma vez lá na barriga, seu ácido do estômago matará todo o vírus. Se você não beber água suficiente com mais regularidade, o vírus pode entrar nas traqueias e nos pulmões. Isso é muito perigoso.”

A farmacêutica-bioquímica Laura de Freitas reforça que manter a hidratação do nariz e da boca realmente dificulta a infecção pelo vírus, mas não tem nada a ver com “lavar” o vírus pelo esôfago ou estômago. “Nosso nariz produz um muco natural que nos protege contra vírus e bactérias ao formar uma camada protetora em cima das nossas células”, informa a cientista. “Quando estamos desidratados ou o tempo está muito seco, a quantidade desse muco diminui, e isso facilita a entrada dos vírus e bactérias. Manter-se hidratado ajuda o corpo a se proteger de infecções respiratórias, mas não é uma garantia: depende do número de vírus que entrar no seu nariz/boca.”

E reforça: “as melhores medidas para se proteger são: lavar as mãos após cumprimentar pessoas e usar o transporte público (ou tocar em qualquer coisa pública), manter-se hidratado, comer de forma saudável e evitar aglomerações de pessoas”.

Calor e gargarejos não funcionam

Outra fake news afirma que vírus é fraco e não resiste ao calor. “Temperaturas de 26 ou 27° C já matam o dito cujo”, prega a mentira. 

A doutora, no entanto, lembra: a temperatura média do nosso corpo varia entre 36°C e 37°C. “Se o vírus ‘morresse’ a 26°C não seria capaz de causar uma infecção em humanos. Se o vírus estiver fora do corpo em um ambiente com temperatura alta, entre 30°C e 40°C, ele dura menos tempo ‘vivo’, porque vai ‘desidratar’ rápido, mas continua sendo capaz de causar infecção por bastante tempo.”

Ela avisa também que chá quentinho é gostoso, mas não vai matar o vírus. “O vírus infecta os pulmões, e o chá não chega até lá”, diz, desmentindo a receita que manda beber água quente ou chá quente para matar o coronavírus.

Outra informação falsa que circula nas redes sociais diz que uma das características do vírus é a tosse seca. E que por 3 a 4 dias ele ficaria restrito à garganta. “Assim, nesta fase fazer gargarejos já ajuda a minimizar o impacto. A 2a fase da doença dura 5 a 6 dias e nesta fase o vírus causa coriza e também infecta os pulmões causando pneumonia. A doença vencida este prazo se torna letal…a pessoa tem a sensação de estar respirando debaixo d’água.”

Para derrubar mais essa mentira, a cientista da USP explica que o coronavírus covid-19 (atual), assim como o SARS-CoV (2002), infecta as células do pulmão, não da garganta ou do nariz. “Eles usam o nariz e a garganta como porta de entrada no corpo apenas. A tosse e a coriza (nariz escorrendo) são sintomas do vírus se multiplicando e o nosso corpo reagindo. Fazer gargarejos não vai matar o vírus, mas pode aliviar aquela coceira na garganta. Por infectar as células do pulmão, ele pode mesmo causar pneumonia, mas isso só acontece nas pessoas mais debilitadas, com imunidade muito baixa, principalmente idosos (mais de 80 anos).”

Depois de 40 anos de vida dedicados à educação, Juelice se despede da gente! Veja ao final o lindo testemunho dela.

Clique na imagem acima e veja o registro do momento do nosso Adeus à nova aposentada.

Depois de 40 anos dedicados à educação Juelice, uma grande educadora, se aposenta e se despede de todos nós. Realizamos este último encontro com ela como um momento de sua partida da Educação. Como é bom sair assim, sem perder o encantamento pelo que faz e  produzindo muito ainda. 
Não existe significado capaz de alcançar este momento em sua vida Juelice, no qual você pode olhar para traz e agradecer por sua história que foi feita de compromisso na construção de pessoas felizes e melhores por meio da educação. 
Já existe Jú em cada cantinho da Escola João Beraldo, que foi seu espaço de realização profissional,  as marcas do seu amor educacional. Marcas do eterno presentes em você, estão imortalizadas nas pessoas que cuidou. Já disse o poeta que "o amor deixa marcas que não dá para apagar". Jamais pode ser esquecido aquilo que foi envolvido pela sua luz pedagógica. Já estamos com saudade do seu toque especial e do seu jeito profissional de fazer as coisas. Por outro lado estamos contentes, pois ninguém mais do que você merece descansar, viver intensos momentos com sua netinha Sophia.
Desejamos que aproveite ao máximo os muitos anos de vida que ainda tem,  para ouvir suas palestras, ler um livro, viajar e curtir ser Vovó de Sophia. Como aposentada, você não terá espaço para vazio em sua vida, diante de tantas possibilidades. Muitas felicidades pra você. 
Juelice um nome eternamente registrado nas estradas da educação. 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Pela Alfabetização Enxadrista, todos os professores da Escola João Beraldo dominarão os conhecimentos básicos do Xadrez para trabalhar com os alunos. Um trabalho que começou em 2011, e que cada vez mais se consolida.


Um trabalho que começou em 2011, e que cada vez mais buscamos sua consolidação enquanto instrumento didático.  Veja como tudo começou:clique aqui.
O Jogo de Xadrez é cada vez mais uma realidade na Escola João Beraldo, chamada hoje de Escola da Escolha. Incansável é o trabalho para que todos os professores aprendam o básico e utilizem o Xadrez como o poderoso recurso pedagógico que é.  Ele é o jogo que pode ajudar os estudantes a desenvolverem raciocínios e criar relações sociais saudáveis. Jogo de tabuleiro, em que pensar e elaborar estratégias são ações fundamentais para vencer uma partida, o xadrez é cada vez mais um aliado importante dos professores  da Escola João Beraldo. É grande o esforço que fazemos para disseminar este esporte na nossa Escola. O trabalho educativo-pedagógico com o Xadrez não pode ficar a cargo de um professor mas deve ser incorporado por  todos os professores de todos os componentes curriculares. Ele não precisa ser um perito no assunto, ter expertise, dominando lances infalíveis de ataque e proteção, no entanto o que precisamos é apenas de uma ALFABETIZAÇÃO ENXADRISTA. Para o jogo de xadrez ganhar o aluno o vetor principal é o professor de todas as disciplinas que deve dominar: sua história milenar, os mitos que o envolvem, o nome de todos os personagens, a movimentação das peças no tabuleiro, e com qual finalidade as peças ocupam as casas durante os lançes. Desta forma ele pode ensinar  esta riqueza para seus alunos, adotando inclusive o tema nas suas avaliações. O professor tem um papel fundamental no envolvimento dos seus estudantes com este jogo que desenvolve o raciocínio e a concentração.
Temos mais de 100  peças de jogos e todas as mesas do pátio foram marcadas com o diagrama do tabuleiro, objetivando a consolidação deste esporte como ferramenta pedagógica. 
O xadrez exige que seu praticante enxergue várias jogadas à frente bem como simulações mentais dos seus movimentos e de como o seu adversário irá reagir. Para isso, o estudante deve construir um repertório de conhecimento amplo, para que tenha capacidade de encontrar os melhores movimentos das  suas peças. Tudo que precisamos para forçá-los a raciocinar e ter concentração. Aliás, essa é uma das vantagens do xadrez enquanto um jogo que exige atenção total mesmo quando se espera o adversário jogar.
A neurociência aplicada à educação afirma que ao contrário do que sempre pensamos, é mito que o cérebro tem atenção para duas atividades ao mesmo tempo. A nossa atenção só da conta de uma atividade por vez.   Augusto Cury trabalhou muito em seus livros a Síndrome do Pensamento Acelerado(SPA), problema grave que vem acometendo nossos adolescentes e jovens. Querem fazer várias coisas ao mesmo tempo, são sempre levados à dispersão através dos seus celulares, insistem em ser multitarefa quando o cérebro tem o seu limite de atender uma demanda por vez. O xadrez ganha relevância exatamente neste ponto, pelo fato de trabalhar no sentido contrário. Ensina a paciência, a esperar pelo movimento do outro e a ter chance de fazer melhor, num clima de concentração que não possibilita fazer outra atividade naquele momento.
Impressionante como a imaginação é ativada  pois cada movimento no xadrez abre uma infinidade de opções. Cada peça tem seu movimento particular, e o adolescente, o jovem ou o adulto,  tem à sua frente, em um tabuleiro de xadrez,  um universo inteiro para criar e imaginar. O estudante precisa ser versátil para aplicar as regras e tentar superar o adversário.
Um movimento errado pode significar uma derrota no xadrez. E o adolescente irá, então, ter que lidar com seus próprios erros e saber administrá-los. Como outro benefício do xadrez é oferecer chances para se redimir, ele pode encontrar uma saída para consertar aquele problema. A solução terá que vir dele, sem interferência de adultos. Um princípio perfeitamente sintonizado com a Escola da Escolha onde o Jovem não é o problema ele é a solução. 
Todo o raciocínio desenvolvido em torno do xadrez ajuda o adolescente  a encarar com mais facilidade os componentes do Currículo Referência de Minas e da BNCC. A matemática é a que mais vantagem leva, pois requer recursos que o xadrez também exige: lidar com probabilidade, progressões, geometria (o movimento do cavalo, por exemplo, exige do adolescente entender movimentos no espaço que não são lineares).
Outros componentes curriculares também ganham com a adesão do xadrez na escola, como história, pois o estudante desenvolve concentração e capacidade de analisar o tabuleiro como um todo, assim como essa disciplina.
O aluno só tem a ganhar aprendendo xadrez na escola. E a Escola João Beraldo tem a preocupação de, ao inserir o jogo de tabuleiro no ambiente, manter uma orientação constante a toda equipe pedagógica, de forma que os adolescentes e jovens não se vejam sozinhas diante do jogo. E então o que estamos esperando para lançar mão de vez deste instrumento?
           Por Deodato Gomes Costa

Quarta-feira de cinzas – o mistério do “cristão-fênix”



A fênix é esse pássaro mítico que, quando morre, se incendeia e renasce imediatamente de suas cinzas. O cristão que entra na Quaresma na quarta-feira de cinzas é como uma fênix. No entanto, ele deve ter cuidado para não queimar suas asas

O cristão que entra na Quaresma tem tanto orgulho de si quanto a fênix tem orgulho de suas penas, cores e porte altivo. E então, de repente, sobrecarregado pelo seu pecado, ele desaparece em meio à fumaça. Renascendo, ele precisa recomeçar, como se algo lhe escapasse, como se uma rachadura em seu ser o impedisse de ser eterno.
Quando o amor da fênix se transforma em orgulho
O cristão pode se considerar orgulhoso por ser cristão. O tempo pode não mais apagar aquilo que custa caro. Corneille (escritor francês) fez Polyeucte (Peça teatral) dizer: “Um cristão não tem medo de nada, não esconde nada: aos olhos de todos, ele sempre é cristão“. O cristão tem o seu olhar atraído pela beleza das cores da vida. Ele acaricia as plumas da pureza de seu coração, ele tem orgulho de si mesmo, que foi salvo sem mérito algum, mas que sabe que é amado. Se Cristo é o único salvador dos homens, não vemos o porque não podemos dizer que todos nós precisamos da salvação e que sofremos por não saber disso.
No entanto, o amor próprio da fênix pode se transformar em orgulho. É quando o belo pássaro desaparece carbonizado. O cristão derrapa no orgulho, não por não por se considerara muito orgulhoso de sua fé, mas quando reduz a graça ao simples querer da natureza, a exigência espiritual em defesa de uma cultura. O orgulho é a raiz do pecado, mas acima de tudo é a loucura de acreditar que é possível ser cristão sem colocar as suas bases em Cristo. A combustão do cristão é a secularização. O monte de cinzas é o resultado fatal de seu erro, que pode, no entanto, se transformar em penitência, especialmente nesta quarta-feira de cinzas.
O cristão, uma fênix perdoada que ressuscita com o Senhor
A fênix renasce do seu monte de cinzas. Como ela foi capaz de fazer isso com as suas próprias forças? Para nascer, é preciso ser gerado. Ninguém pode dar vida a si mesmo, só é possível recebê-la. A fênix que renasce como se nada tivesse acontecido é como o cristão que deve tudo ao seu Senhor e que foi perdoado. Somente a graça dá a vida e assim o perdão é recebido. É impossível dar a si mesmo as condições de seu perdão, pretendendo um acordo negociado com Deus.
O perdão é incondicional, mas podemos ouvi-lo pela voz humana do sacerdote, como no Evangelho, pela voz humana de Jesus. “Somente Deus pode perdoar pecados”, objetaram os judeus; mais uma razão para esperar tudo do perdão sacramental, aquele que vem de Deus.
Irmão Thierry-Dominique Humbrech


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ESCOLA JOÃO BERALDO ACOLHE SEUS ESTUDANTES CANTANDO



Música para acolhida diária dos Estudantes da Escola João Beraldo

Que bom que você veio Olê lê lê...
Que bom que você chegou Olá lá lá...
Este nosso Encontro mais alegre e mais bonito agora vai ficar!
Que bom que você veio Olê lê lê...
Que bom que você chegou Olá lá lá...
Este nosso Encontro mais alegre e mais bonito agora vai ficar!

Venha de onde viver...
Chegue de onde chegar,
Não importa o lugar,
O importante é que bem vindo aqui você sempre será!
Venha de onde viver...
Chegue de onde chegar,
Não importa o lugar,
O importante é que bem vindo aqui você sempre será!

Que bom que você veio Olê lê lê...
Que bom que você chegou Olá lá lá...
Este nosso Encontro mais alegre e mais bonito agora vai ficar!
Que bom que você veio Olê lê lê...
Que bom que você chegou Olá lá lá...
Este nosso Encontro mais alegre e mais bonito agora vai ficar!

Este nosso Estudar,
Faz o sonho realizar,
Então venha prá cá,
O importante é o estudante não desanimar.
.
Este nosso Estudar,
Faz o sonho realizar,
Então venha prá cá,
O importante é o estudante não desanimar.

CONTRATO DE CONVIVÊNCIA PEDAGÓGICA DA TURMA

Escola João Beraldo é Escola da Escolha e todos os seus profissionais receberam capacitação de uma semana em Coronel Fabriciano e em Belo Horizonte

Veja o álbum da nossa participação na capacitação em Belo Horizonte.

Todos nós que participamos da formação em Coronel Fabriciano e em Belo Horizonte, e pensando em tudo que vivemos nestes momentos de reflexão,   aprendemos que o Projeto de Vida dos nossos estudantes agora reside no “coração” do projeto escolar da Escola da Escolha. A Escola João Beraldo é hoje uma Escola da Escolha e o Projeto de Vida  dos nossos estudantes é o eixo principal de todo o trabalho que desenvolveremos neste ano de 2020. O Projeto de Vida dos estudantes da  Escola João Beraldo é a sua centralidade e a razão de existir do nosso fazer educacional. 

Veja as fotos da 1ª formação em Coronel Fabriciano

O Projeto de Vida dos estudantes será o fruto do foco e da conjugação de todos os nossos esforços. É nesse mesmo Projeto de Vida  que o currículo e a prática pedagógica realizam o seu sentido, no aspecto formativo e contributivo, na vida do nossos  jovens.



Na formação ainda aprendemos que Projeto de Vida é a solução central, e que ele  atribui sentido e significado ao projeto escolar da João Beraldo, em resposta aos desafios advindos do mundo contemporâneo sob o ponto de vista da formação dos jovens. Na Escola João Beraldo que hoje é  denominada da Escolha, os estudantes serão levados a refletir sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para as suas vidas, onde almejam chegar e que pessoas que pretendem ser.

Não se trata de definir carreira. Trata-se, antes, de definir:

quem eles querem ser;
que valores querem construir e instituir em sua vida como fundamentais;
que conhecimentos esperam ter constituído de maneira a ter ampliado e diversificado o seu repertório e que, no conjunto, o apoiarão na tomada de decisões sobre os diversos domínios de suas vidas.
Trata-se portanto, de pensar sobre o homem/mulher que se deseja ser, com todas as suas escolhas, da qual também faz parte a profissional.


sábado, 15 de fevereiro de 2020

Em 2020 Acolhemos os nossos estudantes assim... deste jeito diferente, se comprometendo e se encantando muito mais com a educação de todos eles.


Neste 2020 acolher, proteger, abrigar e amparar os nossos estudantes foi recebê-los de forma diferente, foi aproximar se de todos e nos deixar aproximar também deles e delas, com festa e muita alegria. É papel de todos nós educadores: receber, acolher bem, orientar e garantir o pleno desenvolvimento de todos eles e elas no ambiente escolar, articulando todas as relações interpessoais que permeiam a tarefa tão árdua de educar.
 Foi um passar distinto pelo portão onde eles e elas atravessam todos os dias para entrar na Escola. Mostramos aos adolescentes que aqui é sua casa de formação, e que se quiserem podem avançar na vida e se realizarem por meio do estudar. O momento de acolhida foi marcado por imensa gentileza e generosidade, aceitação e carinho, respeito e compreensão.  É com esses valores que nos preoparamos para  o início desse ano letivo que vai mexer com a história de vida de centenas deles.  Nos disponibilizamos em acolhida com muitas palmas, pois acreditamos que podemos fazer ricas transformações nessas vidas que estão sob nossa responsabilidade, muitas vezes marcadas por tantas turbulências. Com o nosso trabalho de educar queremos mudar o rumo  dessa inquietude, apontando horizontes de sucesso. É possível voar mais alto sim, apesar de toda falta de investimento nesta juventude,  desde que ela acorde a tempo de construir as asas do conhecimento em sua própria vida.
                   Deodato Gomes Costa

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Escola João Beraldo recebe duas jovens do Estado de Pernambuco, Monalisa e Mariana para acolherem os estudantes da escola neste início do ano letivo de 2020.


Monalisa e Mariana vieram de Pernambuco para fazer a acolhida dos estudantes da Escola João Beraldo no início do ano letivo. A aluna Milena auxiliou as duas durante todo o trabalho realizado.


Nesta semana recebemos duas estudantes de Pernambuco que vieram para nossa Escola com a bonita missão de fazer o acolhimento dos estudantes e professores da Educação Integral no início do ano letivo de 2020. Monalisa e Mariana duas jovens bem simpáticas com seus sotaques nordestino encantou os estudantes e toda a equipe escolar.  Temos certeza que este momento marcará definitivamente a vida dos nossos estudantes neste 2020. Foi desenvolvida uma reflexão com eles sobre a importância do engajamento de cada estudante no processo de construção do seu autodesenvolvimento e da realização do seu Projeto de Vida. Muito se conversou sobre seus sonhos, seus valores e o que pensam sobre o futuro que cada um poderá construir para si. 

As jovens de Pernambuco, muito bem preparadas para lidar com o rebuliço adolescente,  estimularam os  jovens a pensar sobre o papel a ser desenvolvido enquanto protagonistas de suas próprias vidas, sobre como ser agentes ativos de transformação e renovação da sociedade e sobre a necessidade de deixar de ser expectador para ser promotor das próprias ações e de se perceber como fonte de iniciativa, autonomia e liberdade. 
Foi plantada uma semente pelas duas jovens no coração dos estudantes da Escola João Beraldo. A mensagem final que ficou é a de que todos jovens podem ter sonhos e descobrir no projeto escolar maneiras de encaminhar suas vidas e de se realizar plenamente como pessoa.
Com as Protagonistas, Mariana e Monalisa os estudantes conheceram as bases do novo Projeto Escolar neste 2020 e começaram  a estabelecer os vínculos entre os colegas e professores. Foram estimulados também a iniciar os primeiros exercícios como Protagonistas, e a perceber a clara intenção de permitir que sintam-se pertencentes à Escola João Beraldo desde os primeiros dias deste ano letivo. Que os estudantes percebam a força dos seus sonhos e as expectativas em torno da sua realização, que vejam também a Escola como espaço que apresenta as ferramentas capazes de ajudá-los a se realizarem.

Estudantes debatem e criam regras de convivência democrática no ambiente escolar da João Beraldo. #JB2020QuemEstudaVence


Foto do momento da Plenária. Clique nela para ver todas as imagens.

Hoje foi dia de construir um grande consenso e estabelecer regras entre todos os estudantes, professores e Direção  da Escola João Beraldo. Em todos os turnos abordamos questões do nosso cotidiano que envolve a nossa convivência geral da Escola, na sala de aula e de relacionamento entre todos. Questões importantes que favorecem à construção de um ambiente interno democrático e de aprendizagem. Um documento mestre orientou todo o debate. As questões de pontualidade, respeito, saídas constantes da sala de aula, atividades feitas fora do prazo, uso do uniforme,  foram colocadas na roda para discutir e amarrar princípios, regras e diretrizes que vão nortear o trabalho de ensino aprendizagem durante todo este ano de 2020. Ao final todas as turmas registraram suas posições que foram compartilhadas por todos em um grande plenário. Um grande momento de reflexão que ficou registrado e consolidado em um documento CHAMADO DE CONTRATO DE CONVIVÊNCIA PEDAGÓGICA. Posteriormente todos eles assinarão o compromisso de cumprir o regulamento que eles mesmos se dedicaram a construir.
São os nossos estudantes aprendendo na prática a debater e construir acordos importantes a serem estabelecidos no nosso regimento interno e a vivenciar um grande momento de democracia estudantil. 

                                          Deodato Gomes Costa

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Ele se foi, o Carlindo Paim, conhecido pelo carinhoso codinome de Vei Chia. Ele que era o Garçom nas Serestas da Capela da D. Janete. Fica aqui a nossa última homenagem a esse grande ser humano!



Difícil um Carlos Chaguense da velha guarda que não conheceu ele: Carlindo Paim de Souza. Aquele que frequentou as antigas serestas na Capela da Dona Janete foi sempre servido por ele, Vei Chia, o impecável garçom sempre de prontidão.




 Neste fevereiro (07) ele partiu do nosso convívio exatamente às 8:45, para fazer o seu encontro definitivo com Deus.  
Deixa o neto Pietro, os filhos: Aline, Vítor Vitório, Virgínia, Alzira e sua esposa Ana Vitória, nossa querida irmã. 
É um momento muito difícil para todos que tinham uma convivência com ele. Uma pessoa muito querida que deixou muitas marcas boas por onde passou. Um descanso para ele que estava vivendo praticamente no hospital e passando por tanta dor.
É intensa e incomensurável este luto, diante de alguém que era muito querido de todos... cunhados, sobrinhos... 
Deus enxugará todas as lágrimas dos seus filhos, da sua esposa, do seu neto e mostrará a sua  família a imensa necessidade de seguir adiante.  
Ele não morreu porque já está no coração de todos nós em forma de saudade.
O corpo será velado na Capela de São Sebastião a partir de hoje (07-02) às 12 horas. 

CHEGOU A HORA DE VOLTARMOS PARA A ESCOLA! ÚNICO LUGAR EM QUE SE OFERECE A CHANCE DE EVOLUIR E APRENDER. A ESCOLA É A GRANDE OPORTUNIDADE QUE A VIDA NOS DÁ. Bom início de aulas! #JB2020QuemEstudaVence


sábado, 1 de fevereiro de 2020

ESTUDANTES DA ESCOLA JOÃO BERALDO FAZEM VIDEO PARODIA DO AUTO DA COMPADECIDA. Olha o talento de Camila.

NOVO ENSINO MÉDIO É UM PRESENTE PARA A JUVENTUDE DE CARLOS CHAGAS. #JB2020QuemEstudaVence.

Nesse modelo de educação, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para o futuro. Nas Escolas do Novo Ensino Médio, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a  educação básica.

CONFIRA AQUI A LISTA DAS CIDADES E DAS ESCOLAS.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

FORMULÁRIO DE PLANEJAMENTO ANUAL DE ACORDO COM O NOVO CURRÍCULO DE MINAS, COM OS LIVROS DIDÁTICOS PÚBLICOS ESCOLHIDOS E COM AS MATRIZES DE REFERÊNCIAS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS.

Para o Planejamento, como conversamos em reunião, baixe o formulário do Planejamento Geral Anual por bimestre e preencha tendo como documentos orientadores o Currículo de Minas (educação infantil ou ensino fundamental I e II) e a BNCC (Ensino Médio) e o Livro didático escolhido na escola.  O formulário é o mesmo para o ensino fundamental I,  II e o Ensino Médio.

 


ENSINO FUNDAMENTAL

O Plano de Curso Bimestral foi estruturado por ano de escolaridade e por Componente Curricular, constando a descrição das unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), alinhados às Matrizes de Referência do SAEB e aos conteúdos dos livros didáticos (PNLD) escolhidos pelo professor da Escola. Em cada Componente Curricular, as habilidades foram distribuídas por Bimestre e mensalmente de acordo com a progressão, tornando-as mais complexas e aprofundadas a medida que o (a) estudante percorre sua trajetória escolar. A progressão das habilidades é compreendida pela relação entre o processo cognitivo e o objeto do conhecimento ao se mobilizar uma ação no percurso das aprendizagens dos (as) estudantes.
Para o Planejamento do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano, basta você baixar o seu Plano de Curso e personalizá-lo e enviar para o e-mail indicado:
escola.146579.pedagogico@educacao.mg.gov.br

Acesse aqui todos os Planos de Curso anuais anos iniciais e finais do Ensino Fundamental
https://1drv.ms/u/s!AhFGJ2ekm76Sj25ACmHPobP4XrjI?e=e9tO7O




Na página do Currículo Referência de Minhas Gerais, utilizando link: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/curriculo-referencia/curriculo-em-planilhas, você também pode gerar seu próprio plano por componente curricular.


Na página do Curriculo Referência de Minas, utilizando o link: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/curriculo-referencia/curriculo-em-planilhas, você pode também gerar seu próprio plano por componente curricular.

LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ESCOLHIDOS PELOS PROFESSORES, EM CONJUNTO COM A REDE MUNICIPAL.




ACESSE O CURRÍCULO DE MINAS (FUNDAMENTAL)para conhecê-lo-Clique aqui


ACESSE A BNCC DO MÉDIO PARA FAZER O PLANEJAMENTO GERAL Clique aqui



“Uma boa estrada é, ao mesmo tempo, prisão e liberdade: há que se ir por ela para aumentar a rapidez e a segurança, mas é preciso estar atento à eficácia dos atalhos e a alegria e à plenitude da paisagem". Danilo Gandin

Na última coluna do formulário distribua seu planejamento no ano letivo de 2020.



Um evento mundial que deve ser considerado no Planejamento de 2020.

Jogos Olímpicos de Verão de 2020, conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXII Olimpíada, mais comumente Tóquio 2020, será um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2020, na região metropolitana de Tóquio, Japão.
Datasexta, 24 de jul. de 2020 – domingo, 9 de ago. de 2020
Países participantes206 (estimado)
Cerimônia de abertura24 de julho

domingo, 26 de janeiro de 2020

EXCELENTE CAMPANHA DO TSE CONTRA AS FAKENEWS.



No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. 
Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.