Bullying

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Escola João Beraldo é Escola da Escolha e todos os seus profissionais receberam capacitação de uma semana em Coronel Fabriciano e em Belo Horizonte

Veja o álbum da nossa participação na capacitação em Belo Horizonte.

Todos nós que participamos da formação em Coronel Fabriciano e em Belo Horizonte, e pensando em tudo que vivemos nestes momentos de reflexão,   aprendemos que o Projeto de Vida dos nossos estudantes agora reside no “coração” do projeto escolar da Escola da Escolha. A Escola João Beraldo é hoje uma Escola da Escolha e o Projeto de Vida  dos nossos estudantes é o eixo principal de todo o trabalho que desenvolveremos neste ano de 2020. O Projeto de Vida dos estudantes da  Escola João Beraldo é a sua centralidade e a razão de existir do nosso fazer educacional. 

Veja as fotos da 1ª formação em Coronel Fabriciano

O Projeto de Vida dos estudantes será o fruto do foco e da conjugação de todos os nossos esforços. É nesse mesmo Projeto de Vida  que o currículo e a prática pedagógica realizam o seu sentido, no aspecto formativo e contributivo, na vida do nossos  jovens.



Na formação ainda aprendemos que Projeto de Vida é a solução central, e que ele  atribui sentido e significado ao projeto escolar da João Beraldo, em resposta aos desafios advindos do mundo contemporâneo sob o ponto de vista da formação dos jovens. Na Escola João Beraldo que hoje é  denominada da Escolha, os estudantes serão levados a refletir sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para as suas vidas, onde almejam chegar e que pessoas que pretendem ser.

Não se trata de definir carreira. Trata-se, antes, de definir:

quem eles querem ser;
que valores querem construir e instituir em sua vida como fundamentais;
que conhecimentos esperam ter constituído de maneira a ter ampliado e diversificado o seu repertório e que, no conjunto, o apoiarão na tomada de decisões sobre os diversos domínios de suas vidas.
Trata-se portanto, de pensar sobre o homem/mulher que se deseja ser, com todas as suas escolhas, da qual também faz parte a profissional.


Nenhum comentário: