Bullying

quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação que acolhe e transforma: a história dos Gêmeos Wandersom e Anderson

Veja todas as imagens da nossa visita aos gêmeos.

Em um cantinho esquecido pelo tempo, onde a natureza ainda dita as regras, vivem Wandersom e Anderson, gêmeos univitelinos que desafiam a rotina diária com uma jornada digna de heróis do campo. Filhos de um homem resiliente, Elivandro, que desempenha os papéis de pai e mãe, ensinando-os não apenas a cruzar rios, mas também a navegar na vida.

Antes do amanhecer, enquanto a maioria ainda está entregue aos braços de Morfeu¹, os gêmeos se despedem do conforto do lar e iniciam sua odisseia. A primeira etapa: uma caminhada matinal até a beira da BR 418, onde o transporte escolar os aguarda. Mas, antes disso, um desafio aquático os separa da estrada – a travessia do Rio Mucuri em uma canoa, que substitui o barco outrora roubado, um lembrete das adversidades que a vida impõe.

Após 26 quilômetros de viagem, chegam à Escola João Beraldo, onde cursam o 1º ano do Ensino Médio Integral. Essa rotina não é para os fracos. É uma prova de determinação e vontade de vencer.

Em uma visita especial, os professores Odeni, Virgínia e Rejane, e eu, Deodato, fomos testemunhas desse cotidiano inspirador. Contamos ainda com a graciosa presença da infante Nathali. Fomos recebidos com uma hospitalidade que aquece o coração, em um lar onde o amor e o cuidado são os pilares.

Sr. Elivandro compartilhou conosco sua filosofia de vida, de criar seus filhos com os mesmos valores que seus pais lhe ensinaram. E, antes de partir, deixamos uma mensagem para essa família extraordinária: "A determinação é a chave para superar qualquer obstáculo. Sejam sempre persistentes na busca dos seus sonhos."

Essa experiência reforçou uma crença que carregamos conosco: ao conhecer o lar e a jornada do aluno, o professor abre caminho para um ensino que acolhe e transforma. A história dos gêmeos Wandersom e Anderson é um lembrete vívido de que, em cada aluno, há uma história de luta e resiliência que merece ser reconhecida e valorizada.

1-Morfeu é o deus grego dos sonhos na mitologia grega.

A Paz interior!



A frase "Se você quer saber se fez certo, pergunte a si mesmo se tem paz. Esse sempre será o seu melhor termômetro" nos leva a uma importante reflexão sobre a ética e a moralidade de nossas ações, e seu impacto em nosso bem-estar emocional e espiritual. Na perspectiva pedagógica, essa reflexão é fundamental para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, é essencial que a educação vá além do mero ensino de conteúdos curriculares. Ela deve promover um ambiente onde os alunos possam aprender a navegar pelas questões éticas e morais que permeiam a vida cotidiana. A paz interior, como mencionado na frase, é um indicativo de que estamos agindo de maneira alinhada com nossos valores e crenças mais profundos. Isso implica não apenas fazer o que é correto aos olhos da sociedade, mas também o que é verdadeiro para nós mesmos.

Portanto, como Professores e pedagogo que somos, temos a responsabilidade de guiar nossos alunos na busca por esse equilíbrio, incentivando-os a desenvolver uma consciência crítica sobre suas ações e as consequências delas. Devemos ensiná-los a questionar, a refletir e a encontrar a paz interior como bússola para suas decisões. Ao fazer isso, estaremos não apenas formando cidadãos mais éticos e responsáveis, mas também indivíduos mais felizes e realizados.

Professor Deodato Gomes

quarta-feira, 27 de março de 2024

Reflexão sobre o melhor possível: aprendendo com Mário Sergio Cortella!

 


Gostaria de refletir com vocês sobre uma frase do filósofo Mário Sergio Cortella, que sempre repito em nossas reuniões,  que diz: “Faça o teu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda!” Esta mensagem carrega um significado profundo, especialmente para nós, que nos dedicamos à nobre missão de ensinar.

Em nossa jornada como gestor ou professor, enfrentamos desafios diários. No entanto, a verdadeira essência do nosso trabalho reside na nossa capacidade de transcender essas adversidades e fazer a diferença na vida dos nossos alunos.

Esta frase de Cortella é um convite à resiliência e ao comprometimento. Ela nos encoraja a dar o melhor de nós mesmos, independentemente das circunstâncias. É um lembrete de que a excelência não é um destino, mas uma jornada contínua de aprimoramento e dedicação.

Ao nos comprometermos com o nosso trabalho e com os nossos alunos, estamos construindo um legado de conhecimento e inspiração. Cada esforço que fazemos, cada momento que dedicamos, contribui para moldar o futuro de nossos estudantes e da sociedade como um todo.

Portanto, diante das dificuldades e das reclamações, lembremos de manter o foco no que realmente importa: a transformação positiva que podemos promover através da educação. Vamos nos unir para criar um ambiente de aprendizado que motive e empodere nossos alunos, fazendo o nosso melhor hoje, enquanto trabalhamos para construir um amanhã ainda melhor.

Professor Deodato Gomes 

Carlos Chagas se prepara para sediar os Jogos Escolares de Minas Gerais.

 

Acesse as outras imagens da reunião

Carlos Chagas, MG - A cidade de Carlos Chagas está se preparando para receber um dos eventos esportivos mais aguardados do ano: o módulo I da Etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A competição, que reunirá quase 800 atletas nascidos entre 2010 e 2012, promete movimentar a cidade e a região como uma verdadeira festa do esporte educacional e juvenil.

A reunião organizativa do evento foi conduzida, com toda simpatia por Nóbia,   representante da Superintendência Regional de Ensino (S.R.E) de Teófilo Otoni, que destacou a importância, finalidade, e objetivo da competição para o desenvolvimento dos jovens atletas. O módulo I do JEMG em Carlos Chagas envolverá alunos-atletas de 12, 13 e 14 anos, nos nipes masculino e feminino, dos 31 municípios que estão sob a jurisdição da S.R.E., em todas as modalidades esportivas.

A realização dos jogos está marcada para o período de 29 de abril a 5 de maio de 2024, e a cidade já está em plena preparação para receber as partidas e acomodar os participantes. As quadras esportivas estão sendo adaptadas e as escolas locais se organizam para fornecer alojamento e alimentação aos atletas.

Uma reunião crucial para o andamento das ações organizativas e conclusivas da etapa microrregional em Carlos Chagas e em Águas Formosas está agendada para o dia 11 de abril de 2024, na Câmara Municipal de Carlos Chagas. A reunião contará com a presença de Nóbia e Aislam, e será um momento importante para alinhar os últimos detalhes antes do início dos jogos.

Durante o período dos JEMG, as escolas de Carlos Chagas estarão envolvidas em uma série de atividades pedagógicas, incluindo a implementação de Planos de Estudos e Projetos Pedagógicos construídos previamente de forma coletiva nas reuniões módulo II pelos professores. Podemos até tomar esta frase como lema do evento, "Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo", pois ela reflete o objetivo fundamental do esporte educacional de promover não apenas o desenvolvimento físico, mas também o intelectual e emocional dos jovens atletas. E isto é o grande objetivo do esporte educacional, que está muito além da pura competitividade. 

O Prefeito Municipal, Nanyoski Tavares, um grande apoiador do esporte educacional entre os jovens, reconhece o potencial educativo do esporte e, por isso mesmo, prontamente acolheu a proposta de sediar a Microrregional Módulo I.

Presentes na reunião: o Secretário de Esportes-Dyogo Bastos, o de Educação e todos os Diretores das Escolas locais. 

A expectativa é grande para a realização dos Jogos Escolares em Carlos Chagas, que prometem ser uma verdadeira celebração do esporte educacional e da juventude, fortalecendo o espírito de equipe e a paixão pelo esporte entre os estudantes da região.

Professor Deodato Gomes

Convocação para o Seminário de Educação Empreendedora – Escola do Futuro.

 

Caros Professores, Supervisores e Diretores das Escolas Municipais e Estaduais de Carlos Chagas,

É com grande entusiasmo que convidamos todos vocês a participarem do Seminário de Educação Empreendedora – Escola do Futuro, uma iniciativa do SEBRAE, que visa sensibilizar e capacitar nossos educadores para os desafios e oportunidades da educação contemporânea. Estamos nos organizando para garantir o transporte para todos os professores incritos. 

Data: 08 de junho de 2024

Horário: 07:00 às 17:00

Local: EXPOMINAS, Rua Coronel Mario Cordeiro, 404-550, Pampulhinha, Teófilo Otoni, MG

Este evento é uma oportunidade única para refletir sobre o papel do empreendedorismo e da educação inclusiva na formação de crianças e jovens, preparando-os para uma sociedade em constante transformação na era da conectividade.

Programação Destaque:

    Palestra "Desafios da Educação no Século XXI" por Hamilton Werneck

    Painel "Escola do Futuro" com especialistas da área educacional

    Discussões sobre metodologias ativas, educação inclusiva e a poesia como ferramenta de transformação

Como Participar. Faça sua inscrição pelo link a seguir:

 https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-educacao-empreendedora-escola-do-futuro/2318386

    Após a inscrição, informe ao seu Diretor com urgência, para que possamos organizar a logística do transporte escolar para o local do evento.

A doação de alimentos não é obrigatória mas vai ter um espaço para recolher doação de alimentos, para quem quiser fazer a doação.  Mas frisamos que não é obrigatório a doação.

Contamos com a presença de todos para juntos construirmos uma educação mais inovadora, inclusiva e empreendedora. Vamos preparar nossos alunos para serem os protagonistas de seu futuro!

Credenciamento no evento:

1-Imprima o seu comprovante de inscrição pois é sua forma de identificação no credenciamento do evento, como meu exemplo a seguir:


2-Você tem a opção de acessar seu comprovante de inscrição por meio do aplicativo da Sympla no celular que pode ser baixado por meio da Play Store.

Atenciosamente,

Professor Deodato Gomes

Obs.: O dia 08 de junho é um Dia Escolar, portanto, haveria atividades nas escolas e agora está destinado a cumprir participando desse Seminário. A participação no Seminário será uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional. 

terça-feira, 26 de março de 2024

Visitando o Instituto Federal Norte de Minas!


Em uma terça-feira ensolarada de março, um grupo de entusiastas da educação embarcou em uma jornada rumo ao Instituto Federal Norte de Minas, localizado na cidade de Teófilo Otoni. A comitiva era composta por figuras interessadíssimas: Nice, a coordenadora do Polo UAB; Bernardo, o secretário do mesmo polo; Paulo, o habilidoso motorista que guiava nosso caminho; e eu, Deodato, todos nós unidos por um propósito comum - explorar novos horizontes educacionais. Retornamos com o coração repleto de sonhos. 

Fomos recebidos com um caloroso acolhimento, regado por um gostoso cafezinho,  pela Diretora Geral do Instituto, Ana Claudia Gonçalves de Sá Jardim. Com uma generosidade sem igual, ela interrompeu seus preparativos para uma viagem a Capelinha, dedicando-nos sua atenção e tempo. Em seu escritório, rodeados por caixas, instrumentos de trabalho  ouvimos histórias de dedicação e sucesso e sentimo-nos verdadeiramente bem-vindos.

Nossa conversa fluiu naturalmente, abordando os cursos EAD em andamento no Polo UAB de Carlos Chagas e discutindo possibilidades de expansão. Entre os temas destacados, mencionamos o Curso de Alimentação Escolar, uma iniciativa crucial para aprimorar as habilidades das merendeiras da nossa rede escolar. Além disso, exploramos a ideia de implementar outros cursos, como Informática, Administração Pública, Agropecuária, Gestão Escolar e Educação Inclusiva, com o objetivo de atender às diversas necessidades da nossa comunidade educacional.

Ana Claudia compartilhou conosco a oferta de cursos presenciais do Instituto, destinados aos jovens que concluem o 9º ano. As vagas disponíveis abrangem áreas como Agropecuária, Gestão Empreendedora, Informática, Tecnologia e Empreendedorismo, todos oferecidos na modalidade integrada. Foi emocionante saber que já temos estudantes de Carlos Chagas, como o Caio da Escola Oscar João Kretli, frequentando o Instituto e se beneficiando dessa excelente oportunidade educacional.

Durante nossa visita, refleti sobre a importância dos Institutos Federais e como eles estabelecem um padrão de qualidade que deveria ser o objetivo de todas as escolas públicas do Brasil. As altas proficiências dos estudantes nas avaliações sistêmicas são um testemunho claro da eficácia dessas instituições.

Ao retornarmos, Nice e Bernardo receberam na Secretaria do Instituto os certificados dos estudantes que concluíram vários cursos do Polo UAB, um momento de orgulho e realização para todos nós. A viagem foi não apenas uma jornada física, mas também um percurso de aprendizado e inspiração. Nice se encheu de confiança e retorna com mais conhecimento e possibilidade de como funciona o sistema de liberação de cursos para os Polos. Voltamos para Carlos Chagas com a mente repleta de ideias e o coração cheio de entusiasmo, prontos para implementar o que aprendemos e continuar comprometidos com a educação.

Afinal, como bem sabemos, para  o nosso Prefeito Nanayoski, educação nunca foi despesa. Sempre foi e sempre será um investimento nas pessoas, com retorno garantido.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Prefeitura de Carlos Chagas decreta ponto facultativo na quinta-feira anterior ao feriado da paixão.

A Prefeitura de Carlos Chagas, Minas Gerais, sob a liderança do Prefeito José Amadeu Nanayoski Tavares, declarou ponto facultativo para o funcionalismo público municipal na quinta-feira, 28 de março de 2024, visando um descanso prolongado devido ao feriado da sexta-feira da Paixão, em 29 de março. O decreto Nº 041/2024 assegura a manutenção dos serviços essenciais, como limpeza pública e atendimentos de urgência na saúde, com regimes de escala para Motoristas e Vigilantes. 

Importante destacar que o dia 28 de março é recesso escolar, permitindo que alunos e professores também aproveitem o período. A administração municipal enfatiza seu compromisso com a transparência e o bem-estar da comunidade. O decreto está em vigor desde 25 de março de 2024. Informações adicionais podem ser obtidas junto à Prefeitura ou no site oficial de Carlos Chagas.

Atualize seu cadastro no Sistema Saeb a partir de 25 de março.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados preliminares das escolas públicas participantes das aplicações censitárias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 no dia 15 de abril. Para ter acesso, os diretores escolares e os secretários municipais de Educação devem atualizar os dados cadastrais no Sistema Saeb, a partir da próxima segunda-feira, 25 de março. Os resultados finais da avaliação serão divulgados em junho.

Após a divulgação dos resultados preliminares, os diretores poderão interpor recursos entre 16 e 26 de abril.

Guia para acessar o sistema-Clique aqui: SAEB

Programa Pé de Meia: incentivo financeiro-educacional para Estudantes do Ensino Médio.


O Programa Pé de Meia foi lançado com o objetivo de promover a permanência e conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público, visando democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens dessa etapa educacional. Além disso, busca estimular a mobilidade social e promover mais inclusão social pela educação.

Quem pode participar?

    Estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no ensino médio regular das redes públicas, pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.

    Estudantes de 19 a 24 anos, de baixa renda, matriculados na educação de jovens e adultos (EJA), pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.

Benefícios do Programa:

    Incentivo mensal de R$ 200,00 que podem ser sacados a qualquer momento.

    Depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio.

    Adicional de R$ 200 pela participação no Enem.

Modalidades de Incentivo:

    Incentivo-Matrícula: Pago uma vez por ano por matrícula registrada no início do ano letivo.

    Incentivo-Frequência: Pago em nove parcelas durante o ano, por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas.

    Incentivo-Enem: Pago uma única vez ao estudante matriculado na terceira série da etapa, pela participação comprovada no Enem.

    Incentivo-Conclusão: Pago por conclusão dos anos letivos do ensino médio com aprovação e participação em avaliações educacionais.

Como Participar?

    Ter um CPF.

    Estar com o registro da família atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Responsabilidades do Aluno:

    Manter o registro da família atualizado no CadÚnico.

    Possuir um número de CPF.

    Cumprir os requisitos de frequência e conclusão do ensino médio.

Colaboração das Redes de Ensino:

    As redes ofertantes do ensino médio deverão colaborar e prestar as informações necessárias à execução do Programa Pé-de-Meia.

Calendário de Pagamento para 2024:

    Incentivo-Matrícula: Entre 26 de março e 7 de abril.

    Incentivo-Frequência: Primeira parcela entre 29 de abril e 6 de maio, e as outras mensalmente até 30 de dezembro.

    Incentivo-Conclusão: Depósito entre 24 de fevereiro de 2025 e 3 de março de 2025.

    Incentivo-Enem: Depósito entre 23 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025.

Importância do Programa:

O Pé de Meia prevê o pagamento de incentivos financeiros-educacionais que podem chegar a R$ 3 mil por estudante anualmente e acumular até R$ 9.200 ao final do programa, promovendo a permanência escolar e a inclusão social pela educação.

Aos Gestores, Supervisores, Professores do Amanhã e Comunidade educacional em geral,

É com entusiasmo que convidamos todos vocês a participarem do curso de formação online "Segurança e Cidadania Digital em sala de aula", uma iniciativa da Safernet Brasil em parceria com o Governo do Reino Unido no âmbito da Disciplina de Cidadania Digital.

Com mais de 1.600 educadores inscritos, este curso tem se destacado pela qualidade de seu conteúdo e pelos resultados impressionantes na aquisição de novas habilidades. É uma oportunidade única para se preparar para os desafios do uso seguro e consciente das tecnologias e para orientar crianças e adolescentes nesse processo.

O curso é totalmente gratuito e aborda temas essenciais, como bem-estar e saúde emocional online, segurança e privacidade na internet, respeito e empatia nas redes, relações seguras online, e cidadania digital para todos e todas. Com carga horária de 40 horas, o curso é realizado de forma online via Moodle, permitindo que você estude no seu próprio tempo.

Ao concluir o curso, como resultado, você receberá um certificado emitido na própria plataforma. E para celebrar os 1600 educadores inscritos, a equipe preparou um sorteio de brindes para todas as pessoas que concluírem sua formação até o dia 31 de março de 2024.

Faça parte desta rede crescente de educadores que estão transformando a realidade da educação, prevenindo violências online e promovendo o uso saudável e seguro das tecnologias nas escolas de todo o país!

Uma próxima turma inicia em 25/03, não perca essa oportunidade. Faça sua inscrição gratuita e compartilhe com colegas.

Informações importantes sobre o sorteio de brindes:

    Participarão do sorteio todas as pessoas que concluírem o curso até o dia 31/03/2024.

O sorteio será realizado no dia 01/04/2024 em transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Safernet Brasil.

Também serão sorteados 08 kits. Na ocasião, faremos o sorteio de nomes também para uma lista de espera.

As pessoas sorteadas serão contactadas pela equipe Safernet e deverão confirmar suas informações para recebimento do prêmio até a data limite informada. Caso não o façam, contataremos as pessoas da lista de espera.

Os brindes serão enviados, sem custos, via Correios, para o endereço informado pelas pessoas sorteadas.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.https://ead.safernet.org.br/cursosegurancaecidadaniadigital/

Contamos com a participação de todos.



domingo, 24 de março de 2024

Brasileiros pelo mundo: um panorama da migração em 2023

É uma curiosidade. Muitas vezes perguntamos: quantos brasileiros vivem fora do Brasil? Estas informações que estou compartilhando aqui em meu blog sobre os brasileiros no exterior,  é fruto de uma leitura da Revista Superinteressante, até digitalizei o infográfico pra se entender melhor.  

Segundo dados recentes, a diáspora brasileira tem crescido consistentemente, chegando a 4,5 milhões de pessoas residindo fora do país. Isso representa um aumento impressionante de 45% na última década, evidenciando que o número de brasileiros buscando novos horizontes no exterior não para de crescer.

O número de brasileiros buscando novos horizontes não para de crescer! De acordo com dados atualizados, a diáspora brasileira já conta com 4,5 milhões de pessoas residindo em outros países, um aumento de 45% na última década.

Onde estão os brasileiros?

A América do Norte é o continente que acolhe a maior parte da comunidade brasileira expatriada, com mais de 2 milhões de pessoas. A Europa vem em seguida, com quase 1,5 milhão de brasileiros, seguida pela América do Sul (646.730), Ásia (222.053), África (39.600) e Oceania (53.430).

Quais os destinos mais procurados?

Os Estados Unidos, com sua forte economia e oportunidades de trabalho, lideram como o país com o maior número de brasileiros residentes (1,9 milhão). O Paraguai, com sua proximidade geográfica e facilidade de regularização, aparece em segundo lugar (254 mil), seguido pelo Japão (206,8 mil) e Guiana Francesa (91,5 mil).

Um crescimento constante

A população expatriada brasileira vem crescendo ano após ano. Em 2016, eram 3,18 milhões de brasileiros morando fora do país. Esse número saltou para 4,4 milhões em 2022 e atingiu a marca de 4,59 milhões em 2023.

Fatores que impulsionam a migração

Os motivos que levam os brasileiros a buscar uma vida no exterior são diversos. Entre os principais, podemos destacar:

Melhores oportunidades de trabalho: A busca por melhores salários, condições de trabalho e perspectivas de carreira é um fator importante para muitos migrantes.

Qualidade de vida: A busca por segurança, educação de qualidade, saúde pública eficiente e um ambiente mais seguro também impulsiona a migração.

Estudos: A busca por cursos e universidades de alto nível no exterior leva muitos jovens brasileiros a migrarem.

Reunificação familiar: Muitos brasileiros migram para se reunir com familiares que já residem em outros países.

Reflexões sobre a migração brasileira

O aumento da migração brasileira é um fenômeno complexo que exige uma análise cuidadosa. É importante levar em consideração os fatores que impulsionam essa migração, os desafios enfrentados pelos migrantes e os impactos na sociedade brasileira.

Uma boa pergunta que podemos fazer é a seguinte: quantos carloschaguenses, por faixa etária e gênero, residem em quais países e continentes no ano de 2023, e quais os principais motivos da migração nos últimos 10 anos?

sábado, 23 de março de 2024

II Desvendando o Caminho: rumo à UFVJM.

ACESSE TODAS AS IMAGENS CLICANDO AQUI 

Em uma sexta-feira especial, dia 22 de março de 2024, a cidade de Carlos Chagas foi palco de um evento que pode ser o marco na vida de muitos jovens: o II Desvendando o Caminho: Rumo à UFVJM. Graças à generosidade de Fernanda Lopes, a sala da CDL se transformou em um espaço de inspiração e orientação para os alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Cazuza já dizia: "Quem tem um sonho não dança." Essa frase ressoou em cada canto da sala, ecoando a mensagem de que é preciso mais do que sonhar; é preciso agir. Nesse encontro, os jovens foram convidados a visualizar um futuro brilhante, a construir desde já o caminho para alcançar seus objetivos. A SASI surge como uma porta aberta para essa jornada, uma chance de conquistar um lugar na sociedade por meio da educação.

O objetivo do encontro era claro: orientar sobre o Processo de Ingresso na UFVJM por meio da Seleção Seriada (SASI), ensinar como obter o Número de Identificação Social (NIS) e, acima de tudo, inspirar. Com a presença de quase 200 alunos das escolas Geraldo de Souza Norte, João Beraldo e Cooeducar, somados em três momentos,  a sala da CDL estava repleta de esperança e entusiasmo.

O Prefeito Nanayoski compartilhou sua trajetória acadêmica, destacando a importância de sua formação em engenharia para sua atuação na gestão municipal. Falou com autoridade pois já faz história como o gestor que mais investiu em educação. Célia, Assistente Social, e consolidando uma parceria com a Secretaria de Assistência Social,  esclareceu a importância do NIS para a isenção da taxa do SASI, enquanto Rodrigo, servidor técnico, apresentou a universidade e seus 42 cursos distribuídos pelos cinco campi. Alessandra, com sua experiência, elucidava ainda mais sobre o caminho para obter o NIS e a importância da SASI, em vários momentos do seminário, enfatizando a satisfação imensurável ao testemunhar um jovem alcançando o ensino superior. Lísia Colares, por sua vez, trouxe à tona o curso de medicina, apresentando seus alunos com uma empatia contagiante. Ela destacou a discrepância entre Ataléia e Carlos Chagas no número de estudantes de medicina, um fato que instiga a reflexão. Além disso, compartilhou sua inspiradora jornada acadêmica, que a levou a se tornar Doutora e professora do curso de medicina, superando as barreiras de sua origem rural.

Pedro, servidor do Setor de Contabilidade, e com muito carisma, desvendou o universo de auxílios disponíveis aos universitários, abrangendo desde alimentação até moradia. Sua apresentação foi um lembrete reconfortante de que o estudante determinado a trilhar seu caminho de realização não estará sozinho; ele encontrará apoio financeiro em cada passo da jornada.

Os depoimentos de Dr. João Paulo Peres, hoje médico e André, estudante da UFVJM, foram momentos de inspiração, mostrando que é possível alcançar sonhos grandiosos. Professores como Odeni, Neinha, Paula, Angélica, Janaína, Jéssica, Adriana, Poliana e outros acompanharam seus alunos e estiveram presentes, reforçando a ideia de que eles também devem sonhar seus alunos em um outro lugar na sociedade, não de violência e crime, mas de realização e sucesso.

A Equipe da COPESE/UFVJM, juntamente com todos os professores e alunos participantes, criaram um ambiente de motivação e possibilidades. Esse encontro não foi apenas sobre informações; foi sobre plantar a semente da esperança e do esforço no coração de cada jovem presente. Agora, eles têm a visão e a orientação necessárias para sonhar e conquistar uma vaga na UFVJM, trilhando o caminho rumo a um futuro brilhante.

Expressamos nossa profunda gratidão aos diretores Alessandro, Anadeth e Rigléia, por oportunizarem aos alunos de suas escolas essa experiência enriquecedora, que tem o potencial de se tornar um marco decisivo na trajetória de vida dos estudantes.

Professor Deodato Gomes

Como podemos ajudar um jovem a se preparar para ingressar na UFVJM?

Quais são as melhores estratégias para motivar os estudantes a buscar uma vaga na UFVJM?

Como a comunidade pode contribuir para o sucesso dos jovens no processo seletivo da UFVJM?

De que forma os professores e escolas podem apoiar os alunos na jornada rumo à UFVJM?

#DesvendandoCaminhosUFVJM

#EducaçãoCarlosChagas

quinta-feira, 21 de março de 2024

Páscoa nas Escolas Públicas: entre a tradição e a legislação.

A Páscoa, período de grande encanto tanto para cristãos quanto para não cristãos, é especialmente aguardada por crianças e adolescentes devido à tradição cultural dos presentes de chocolate, como os famosos ovos de Páscoa. No entanto, muitos alunos das redes públicas de ensino da nossa cidade não têm a oportunidade de vivenciar essa experiência em casa.

Diante disso, a empatia e a caridade de empresas e da comunidade escolar em geral ao oferecer doces a esses alunos são compreensíveis. Porém, é fundamental lembrar que essas boas intenções devem estar alinhadas à legislação vigente, independentemente da frequência ou do impacto percebido.

A Lei nº 11.947 de 2009, conhecida como Lei do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e a Resolução 06-2020 do PNAE estabelecem diretrizes claras sobre a oferta de alimentos nas escolas públicas. Segundo essas normativas, qualquer alimento fornecido no ambiente escolar durante o período letivo é considerado parte da alimentação escolar, independentemente de sua origem.

Importante destacar que a Resolução 06-2020 do PNAE proíbe expressamente o uso de chocolate como parte da alimentação escolar. Essa restrição se estende a outros alimentos e bebidas ultraprocessados, como refrigerantes, refrescos artificiais, bebidas à base de xarope de guaraná ou groselha, chás prontos para consumo, e cereais com aditivos.

Portanto, as escolas e os nutricionistas responsáveis técnicos devem estar atentos a essas regulamentações ao planejar a oferta de alimentos aos alunos, garantindo que a tradição da Páscoa seja celebrada de forma legal e saudável.

Professor Deodato Gomes


Páscoa na escola: doçuras com responsabilidade!

A Páscoa se aproxima, um período mágico para crianças e adolescentes, marcado pela tradição dos ovos de chocolate. Nas escolas públicas, muitos alunos não têm a oportunidade de vivenciar essa alegria em casa. Diante disso, surge a iniciativa louvável de empresas, comunidade escolar e comunidade em geral de presentear esses alunos com doces.

No entanto, é importante lembrar que, além da boa vontade, é preciso seguir as normas que regulam a alimentação escolar no Brasil. A Lei nº 11.947/2009, Lei do PNAE, define como alimentação escolar todo alimento oferecido no ambiente escolar durante o período letivo, independentemente da sua origem.

A Resolução 06/2020 do PNAE, em seu artigo 22, proíbe expressamente a utilização de recursos do PNAE para a aquisição de alimentos ultraprocessados, incluindo chocolates. Essa medida visa garantir uma alimentação saudável e nutritiva para os alunos.

Embora a intenção de presentear os alunos com chocolates na Páscoa seja louvável, é importante buscar alternativas que estejam em conformidade com a legislação. 

Ao seguirmos as normas e buscarmos alternativas criativas, podemos celebrar a Páscoa na escola de forma responsável e inclusiva, promovendo o bem-estar e a saúde de todos os alunos.

Lembre-se:

    A cultura, a caridade e a boa vontade são valores importantes, mas precisam estar em consonância com a legislação.

    A alimentação escolar é um direito dos alunos e deve ser nutritiva e saudável. Existem diversas alternativas para celebrar a Páscoa na escola de forma legal e divertida.

Compartilhe este texto com seus amigos e familiares e vamos juntos construir uma Páscoa mais justa e saudável para todos!

Texto baseado na postagem de Leomir no Instagram.

Professor Deodato Gomes

6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional: promovendo alimentação saudável nas escolas.

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional recebe inscrições até a próxima sexta-feira, 22 de março. Os participantes que concluírem a jornada receberão o selo completo de conclusão e o Certificado de Menção Honrosa, nominados aos nutricionistas, diretores de escolas e coordenadores da jornada, assim como à escola participante.

As unidades escolares da rede básica de ensino devem realizar todo o processo exclusivamente pelo ambiente virtual de aprendizagem do FNDE. Para isso, diretores de escolas públicas da educação básica e nutricionistas precisam estar cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação — Módulo Plano de Ações Articuladas (Simec/PAR).

A jornada tem por objetivo incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional nas escolas, destacando iniciativas já em curso. O tema central é a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil.

Essa edição também traz subtemas, sendo eles: “Comer em companhia, com prazer e atenção”; “Como a crise climática afeta nossa alimentação e como podemos agir?”; “Povos e comunidades tradicionais: valorizando saberes e conexões na alimentação escolar”; “Além da cozinha: o papel da merendeira como educadora”.

A jornada – A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é uma iniciativa que ocorre desde 2017, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é fomentar o debate e a prática de ações da jornada nas escolas públicas de todo o País, destacando atividades já realizadas.

Confira o edital da 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, o Manual Orientador e o Tutorial de Inscrição.

quarta-feira, 20 de março de 2024

Abertas as inscrições para o ENCCEJA 2024.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anuncia a abertura das inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2024. Os interessados em obter a certificação para o ensino fundamental ou médio podem se inscrever no site oficial do exame, <enccejanacional.inep.gov.br/encceja>, entre os dias 29 de abril e 10 de maio, até às 23h59 (horário de Brasília).

É indispensável que os candidatos informem corretamente o número do CPF, a data de nascimento e os dados pessoais.  Além disso, é necessário indicar um endereço de e-mail único e válido, um número de telefone para contato. Para as pessoas de Carlos Chagas o Estado a ser indicada no ato da inscrição é Minas Gerais  e o município onde desejam realizar o exame é Nanuque, bem como as áreas de conhecimento em que pretendem ser avaliados.

Os participantes também escolherão sempre a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais como a instituição certificadora. Os candidatos devem verificar se a inscrição foi concluída com sucesso e criar uma senha de acesso para a Página do Participante, que será essencial para o acompanhamento da inscrição e consulta dos resultados.

O ENCCEJA é uma oportunidade valiosa para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e buscam a certificação para prosseguir em sua trajetória educacional e profissional

Professor Deodato Gomes


terça-feira, 19 de março de 2024

Dia do artesão: venha celebrar a criatividade!



19 de março é uma data especial para celebrarmos o Dia do Artesão! Mãos que criam, que pintam, que tecem e transformam: essa é a essência do trabalho artesanal, que traduz talento, dedicação e paixão em peças únicas e especiais.

Em Carlos Chagas, o Grupo Informal de Artesãos convida você para comemorar essa data tão importante! No dia 19 de março, às 16h30, na praça em frente ao Dainner, teremos um evento para celebrar a criatividade e a arte dos nossos artesãos.

Venha prestigiar! Haverá exposição de produtos artesanais, música ao vivo e sorteio de brindes. Uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho dos artesãos da nossa cidade, adquirir peças únicas e especiais, e celebrar a importância da arte artesanal.

O Dia do Artesão é um momento de reconhecer o valor do trabalho artesanal, que contribui para a cultura, a economia e a identidade de nossa comunidade.

Participe da festa! Venha celebrar a criatividade e o talento dos nossos artesãos!

#diadoartesão #arte #cultura #criatividade #carloschagas

segunda-feira, 18 de março de 2024

Campanha para incentivar jovens a tirar o título de eleitor!

Olá, galera adolescente de Carlos Chagas!

Temos um recado super importante pra vocês! A Justiça Eleitoral tá rolando uma campanha muito bacana, chamada Semana do Jovem Eleitor 2024. É a sua chance de fazer parte da história e mostrar a força da nossa juventude!

Se você tem 15 anos e vai fazer 16 até o dia 6 de outubro, já pode tirar seu título de eleitor. Isso mesmo! Você pode participar das eleições municipais desse ano e ajudar a decidir o futuro da nossa cidade.

A campanha tá rolando desde hoje e tá bombando nas redes sociais, principalmente no Instagram e no TikTok. O tema é "Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história". Então, bora lá fazer parte dessa festa!

Ah, e mesmo que o voto não seja obrigatório pra sua faixa etária, é uma chance incrível de exercer sua cidadania e mostrar que a voz dos jovens importa. Além disso, os jovens que vão completar 18 anos antes das eleições também são convocados a se alistar.

Então, não perca tempo! Vá até o cartório eleitoral mais próximo ou acesse o site do TSE e tire seu título de eleitor. Vamos juntos fazer a diferença!

Grande abraço,

Professor Deodato Gomes

ORIENTAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DO NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO SOCIAL (NIS) PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


ORIENTAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DO NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO SOCIAL (NIS) PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Para a realização do Vestibular SASI, é imprescindível que os estudantes do Ensino Médio estejam de posse do Número de Identificação Social (NIS). O NIS é fundamental para solicitar a isenção total da taxa do SASI.

Segue abaixo o procedimento para a obtenção do NIS:

Para Estudantes Já Inscritos no Cadastro Único:

O NIS pode ser obtido junto ao Setor de Cadastro Único da Assistência Social.

Somente o Responsável Familiar (RF) pelo estudante pode realizar a solicitação.

Orientamos os Diretores a estimular os alunos a pedirem aos seus responsáveis para comparecerem no Setor de Cadastro Único na Assistência Social para obter o NIS do estudante.

O RF deve comparecer ao Setor de Cadastro Único da Assistência Social portando o CPF.

Para Estudantes Não Inscritos no Cadastro Único:

Caso o estudante não esteja inscrito no Cadastro Único, este deve ser realizado pelo Responsável Familiar.

O RF deve comparecer ao Setor de Cadastro Único da Assistência Social portando o CPF e todos os documentos dos membros da família.

Ressaltamos a importância da obtenção do NIS para garantir a isenção total da taxa do Vestibular SASI e facilitar o acesso à educação superior. Contamos com a colaboração de todos para que nossos estudantes possam realizar esse processo com sucesso.

Professor Deodato Gomes

Participe do II Seminário-Desvendando o Caminho: rumo à UFVJM

Convidamos todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio de 2024 e os Diretores das respectivas escolas a participarem do II Seminário "Desvendando o Caminho: Rumo à UFVJM". O evento ocorrerá no dia 22 de março de 2024, na Sala de Reunião da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Carlos Chagas, situada na R. Hermes Souto, 40 - Centro.

Programação:

07:30 às 09:30: 1º grupo

a E.E.Geraldo de Souza Norte-60 alunos

b Cooeducar – 10 alunos

9:45 às 11:45: 2º grupo

a E.E.Geraldo de Souza Norte – 60 alunos

13:00 às 14:30: 

a E.E.Dr.João Beraldo – 35

b E.E.Geraldo de Souza Norte - 51

Neste seminário, os participantes terão a oportunidade de receber orientações mais detalhadas sobre o processo de ingresso na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Serão abordadas as formas de ingresso, o funcionamento da SASI (Seleção Seriada) da UFVJM, bem como a importância do CADÚNICO e do Número de Identificação Social (NIS) para a conseguir a liberação da taxa de isenção total do processo seletivo da universidade.

Contamos com a presença de todos para tornar este momento ainda mais enriquecedor. Participe e esteja preparado para trilhar seu caminho rumo ao ensino superior!

Professor Deodato Gomes