Bullying

sábado, 23 de março de 2024

II Desvendando o Caminho: rumo à UFVJM.

ACESSE TODAS AS IMAGENS CLICANDO AQUI 

Em uma sexta-feira especial, dia 22 de março de 2024, a cidade de Carlos Chagas foi palco de um evento que pode ser o marco na vida de muitos jovens: o II Desvendando o Caminho: Rumo à UFVJM. Graças à generosidade de Fernanda Lopes, a sala da CDL se transformou em um espaço de inspiração e orientação para os alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Cazuza já dizia: "Quem tem um sonho não dança." Essa frase ressoou em cada canto da sala, ecoando a mensagem de que é preciso mais do que sonhar; é preciso agir. Nesse encontro, os jovens foram convidados a visualizar um futuro brilhante, a construir desde já o caminho para alcançar seus objetivos. A SASI surge como uma porta aberta para essa jornada, uma chance de conquistar um lugar na sociedade por meio da educação.

O objetivo do encontro era claro: orientar sobre o Processo de Ingresso na UFVJM por meio da Seleção Seriada (SASI), ensinar como obter o Número de Identificação Social (NIS) e, acima de tudo, inspirar. Com a presença de quase 200 alunos das escolas Geraldo de Souza Norte, João Beraldo e Cooeducar, somados em três momentos,  a sala da CDL estava repleta de esperança e entusiasmo.

O Prefeito Nanayoski compartilhou sua trajetória acadêmica, destacando a importância de sua formação em engenharia para sua atuação na gestão municipal. Falou com autoridade pois já faz história como o gestor que mais investiu em educação. Célia, Assistente Social, e consolidando uma parceria com a Secretaria de Assistência Social,  esclareceu a importância do NIS para a isenção da taxa do SASI, enquanto Rodrigo, servidor técnico, apresentou a universidade e seus 42 cursos distribuídos pelos cinco campi. Alessandra, com sua experiência, elucidava ainda mais sobre o caminho para obter o NIS e a importância da SASI, em vários momentos do seminário, enfatizando a satisfação imensurável ao testemunhar um jovem alcançando o ensino superior. Lísia Colares, por sua vez, trouxe à tona o curso de medicina, apresentando seus alunos com uma empatia contagiante. Ela destacou a discrepância entre Ataléia e Carlos Chagas no número de estudantes de medicina, um fato que instiga a reflexão. Além disso, compartilhou sua inspiradora jornada acadêmica, que a levou a se tornar Doutora e professora do curso de medicina, superando as barreiras de sua origem rural.

Pedro, servidor do Setor de Contabilidade, e com muito carisma, desvendou o universo de auxílios disponíveis aos universitários, abrangendo desde alimentação até moradia. Sua apresentação foi um lembrete reconfortante de que o estudante determinado a trilhar seu caminho de realização não estará sozinho; ele encontrará apoio financeiro em cada passo da jornada.

Os depoimentos de Dr. João Paulo Peres, hoje médico e André, estudante da UFVJM, foram momentos de inspiração, mostrando que é possível alcançar sonhos grandiosos. Professores como Odeni, Neinha, Paula, Angélica, Janaína, Jéssica, Adriana, Poliana e outros acompanharam seus alunos e estiveram presentes, reforçando a ideia de que eles também devem sonhar seus alunos em um outro lugar na sociedade, não de violência e crime, mas de realização e sucesso.

A Equipe da COPESE/UFVJM, juntamente com todos os professores e alunos participantes, criaram um ambiente de motivação e possibilidades. Esse encontro não foi apenas sobre informações; foi sobre plantar a semente da esperança e do esforço no coração de cada jovem presente. Agora, eles têm a visão e a orientação necessárias para sonhar e conquistar uma vaga na UFVJM, trilhando o caminho rumo a um futuro brilhante.

Expressamos nossa profunda gratidão aos diretores Alessandro, Anadeth e Rigléia, por oportunizarem aos alunos de suas escolas essa experiência enriquecedora, que tem o potencial de se tornar um marco decisivo na trajetória de vida dos estudantes.

Professor Deodato Gomes

Como podemos ajudar um jovem a se preparar para ingressar na UFVJM?

Quais são as melhores estratégias para motivar os estudantes a buscar uma vaga na UFVJM?

Como a comunidade pode contribuir para o sucesso dos jovens no processo seletivo da UFVJM?

De que forma os professores e escolas podem apoiar os alunos na jornada rumo à UFVJM?

#DesvendandoCaminhosUFVJM

#EducaçãoCarlosChagas

Nenhum comentário: