Bullying

domingo, 24 de março de 2024

Brasileiros pelo mundo: um panorama da migração em 2023

É uma curiosidade. Muitas vezes perguntamos: quantos brasileiros vivem fora do Brasil? Estas informações que estou compartilhando aqui em meu blog sobre os brasileiros no exterior,  é fruto de uma leitura da Revista Superinteressante, até digitalizei o infográfico pra se entender melhor.  

Segundo dados recentes, a diáspora brasileira tem crescido consistentemente, chegando a 4,5 milhões de pessoas residindo fora do país. Isso representa um aumento impressionante de 45% na última década, evidenciando que o número de brasileiros buscando novos horizontes no exterior não para de crescer.

O número de brasileiros buscando novos horizontes não para de crescer! De acordo com dados atualizados, a diáspora brasileira já conta com 4,5 milhões de pessoas residindo em outros países, um aumento de 45% na última década.

Onde estão os brasileiros?

A América do Norte é o continente que acolhe a maior parte da comunidade brasileira expatriada, com mais de 2 milhões de pessoas. A Europa vem em seguida, com quase 1,5 milhão de brasileiros, seguida pela América do Sul (646.730), Ásia (222.053), África (39.600) e Oceania (53.430).

Quais os destinos mais procurados?

Os Estados Unidos, com sua forte economia e oportunidades de trabalho, lideram como o país com o maior número de brasileiros residentes (1,9 milhão). O Paraguai, com sua proximidade geográfica e facilidade de regularização, aparece em segundo lugar (254 mil), seguido pelo Japão (206,8 mil) e Guiana Francesa (91,5 mil).

Um crescimento constante

A população expatriada brasileira vem crescendo ano após ano. Em 2016, eram 3,18 milhões de brasileiros morando fora do país. Esse número saltou para 4,4 milhões em 2022 e atingiu a marca de 4,59 milhões em 2023.

Fatores que impulsionam a migração

Os motivos que levam os brasileiros a buscar uma vida no exterior são diversos. Entre os principais, podemos destacar:

Melhores oportunidades de trabalho: A busca por melhores salários, condições de trabalho e perspectivas de carreira é um fator importante para muitos migrantes.

Qualidade de vida: A busca por segurança, educação de qualidade, saúde pública eficiente e um ambiente mais seguro também impulsiona a migração.

Estudos: A busca por cursos e universidades de alto nível no exterior leva muitos jovens brasileiros a migrarem.

Reunificação familiar: Muitos brasileiros migram para se reunir com familiares que já residem em outros países.

Reflexões sobre a migração brasileira

O aumento da migração brasileira é um fenômeno complexo que exige uma análise cuidadosa. É importante levar em consideração os fatores que impulsionam essa migração, os desafios enfrentados pelos migrantes e os impactos na sociedade brasileira.

Uma boa pergunta que podemos fazer é a seguinte: quantos carloschaguenses, por faixa etária e gênero, residem em quais países e continentes no ano de 2023, e quais os principais motivos da migração nos últimos 10 anos?

Nenhum comentário: